segunda-feira, 23 de julho de 2018

Moto Honda mostra maior valor

Autoinforme       NXR: campeã 2018, com 6,7 % de depreciação em um ano

Nelson Tucci

A Honda NXR 160 Bros foi a grande campeã do Selo “Maior Valor de Revenda–Motos”, edição 2018. Esta é uma certificação concedida pela Agência Autoinforme com base em estudo de depreciação que avalia o comportamento de preço das motos vendidas no mercado brasileiro.
O evento de premiação, feito em parceria com a Textofinal de Comunicação, foi realizado na última sexta-feira, 20, em São Paulo, e é derivado do Selo Maior Valor de Revenda Autos. A premiação para o setor de duas rodas, em sua terceira edição, homenageia as motos que obtiveram o maior valor de revenda depois de um ano de uso. O estudo de depreciação de veículos realizado pela Autoinforme é elaborado com base na cotação da Molicar e os preços avaliados são os realmente praticados no mercado e não os de tabela. É feita a comparação do preço real (praticado) da moto zero quilômetro vendida em abril de 2017 com o preço da mesma moto, usada, vendida no mesmo mês de 2018.
A NXR 160 Bros apresentou uma depreciação de apenas 6,7% depois de um ano e levou a Honda a receber a certificação Maior Valor de Revenda pelo terceiro ano consecutivo. Além da campeã geral, que foi vencedora na categoria Trail, a Honda venceu em outras duas categorias: Motoneta, com a Biz 110i (9,1% de depreciação) e Street, com a linha CG 125 (8,5%).

YAMAHA – Ainda sobre o prêmio “Maior Valor de Revenda–Motos”, a Yamaha foi a marca com o maior número de certificações, conquistando cinco: Crossover, com a MT-09 Tracer, que obteve um índice de 11,7%, Scooter até 200 cc, com a NMAX 160 (12,5%); Naked até 800cc, com a MT-07 690 (11,7%); Naked acima de 800cc, com a MT-09 850 (11,4%) e na categoria Sport até 800cc, com a YZF-R3 com uma depreciação de 11,8%.
A Triumph ganhou em duas categorias neste ano: Big Trail até 800cc, com a Tiger 800 com índice de 12,8% e a Street Twin 900 foi ganhadora na categoria Clássica, com perda de 11,8%. A BMW recebeu os troféus nas categorias Big Trail acima de 800cc, com a moto R 1200 GS (depreciação de 12,9%) e na Sport acima de 800cc, com a BMW S 1000 RR, que teve um índice de -11,1%.
A histórica Harley-Davidson venceu nas categorias Custom acima de 800cc, com a Softail Heritage (14,6%) e na Touring em primeiro e segundo lugar com a Touring Road King em primeiro e a Touring Street Glide em segundo, as duas com índice de 12,3%. Enquanto a Shineray ganhou pela primeira vez na categoria de entrada 50cc, com 15,8% de depreciação. Na categoria Custom, a Kawasaki recebeu o selo com a Vulcan S 650 e uma taxa de 12,3% de depreciação na categoria e a Dafra ganhou o selo na categoria Scooter acima de 200 cc e uma taxa de depreciação de 12,6%.
Assim como os demais veículos automotores, a moto é um dos raros bens de consumo que continua valorizado depois de sair da loja. E a manutenção do seu valor depende de vários fatores, como valores intrínsecos (o carisma da marca) e valores objetivos (boa rede revenda, bom atendimento, manutenção fácil e econômica etc).
De acordo com o criador do selo, Joel Leite, o objetivo é incentivar a indústria e as importadoras a oferecerem, cada vez mais, melhores produtos e melhores serviços de pós-vendas, de modo que os consumidores possam obter o máximo do seu investimento.

RECALL – A BRP Brasil Motorsports convoca os proprietários dos veículos CAN-AM Outlander, ano/modelo 2018, fabricados entre 27/10/17 e 1/3/18, a agendarem junto a um revendedor da marca, a reconfiguração da tubulação de ventilação do tanque de combustível.
A empresa informa ter constatado que o tanque de combustível pode acumular pressão excessiva devido a um respiro obstruído. Isso pode fazer o combustível borrifar em ocupantes ou outras pessoas presentes ao abrir a tampa do combustível e causar ferimentos. Além disso, se houver uma fonte de ignição presente, isso pode criar um risco de incêndio, causando ferimentos e ou danos graves ou fatais ao condutor e/ou terceiros.
Para agendamento e mais informações, a BRP disponibiliza o telefone (19) 3113.9600, das 8 às 18 horas, e o site www.can-am.com.br

RECALL 2 – A Volkswagen do Brasil convoca os proprietários dos veículos Tiguan Allspace, ano/modelo 2018, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a partir de hoje, 23, a substituição do airbag frontal do passageiro e da porca de fixação do pivô da suspensão dianteira.
A empresa alerta ter constatado uma dobra incorreta da bolsa do airbag frontal do passageiro, devido a uma falha no processo de fabricação. Em caso de colisão que demande o acionamento, esta bolsa se desdobrará de forma irregular, podendo ocasionar danos físicos ao passageiro dianteiro.
Sobre a suspensão, foi constatada a possibilidade de aplicação de baixo torque na porca de fixação do pivô da suspensão dianteira que poderá resultar na sua soltura. Este defeito compromete a dirigibilidade do veículo causando risco de acidentes graves com danos físicos e materiais aos ocupantes e/ou terceiros. Para agendamento e mais informações, a Volkswagen disponibiliza o telefone 0800 019 8866 e o site www.vw.com.br

RECALL 3 – Ainda a Volkswagen convocou na última semana os proprietários dos veículos Gol, Voyage e up!, ano/modelo 2017 e 2018, com data de fabricação de 1/2/16 a 21/9/17, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a partir desta 2ª, 23, a substituição do airbag frontal do motorista.
A empresa revela que o airbag do motorista não corresponde ao modelo especificado. Em caso de colisão que demande o seu acionamento, este componente não oferecerá a proteção especificada, podendo ocasionar danos físicos ao motorista.
A Volkswagen disponibiliza o telefone 0800 019 8866 e o site www.vw.com.br

RECALL 4 – A Polaris do Brasil Importação e Comércio de Veículos e Motocicletas Ltda. convoca os proprietários dos veículos RZR Turbo, ano 2016 a 2018 fabricados entre 2/10/15 e 9/12/17, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a substituição da cobertura da bomba de combustível.
A empresa afirma que alguns veículos foram fabricados com um conjunto de flange da bomba de combustível que, quando exposto a determinados produtos químicos pode se degradar ao longo do tempo e causar um vazamento de combustível. Se este vazamento ocorrer na presença de uma fonte de ignição, poderá resultar em um risco de incêndio, ocasionando danos graves ou fatais ao condutor e/ou terceiros.
A empresa alerta que a utilização desses veículos deve ser suspensa imediatamente até que a substituição seja realizada. Para mais informações, a Polaris disponibiliza o telefone (19) 3115.9344/ 9346, das 8 às 18 horas, email garantiabr@polaris.com e o site www.polarisdobrasil.com.br

RECALL / DIREITOS – O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores que a empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

Divulgação         Material pode diminuir 400 kg o peso de um automóvel

ALUMÍNIO – O uso do alumínio permite reduzir em mais de 400 quilos o peso de um carro de tamanho médio. Com um veículo mais leve, há uma economia significativa de combustível, além de emitir menos poluentes e causar um menor desgaste de pneus e peças. Por isso, o principal evento da cadeia produtora do alumínio do Brasil, a ExpoAlumínio – Exposição Internacional do Alumínio, acredita representar um importante papel para o setor automobilístico: conectar fornecedores de toda a cadeia produtiva do alumínio ao setor automotivo e de transportes. O evento será entre os dias 3 e 5 de setembro, no São Paulo Expo.
“Devido às suas múltiplas aplicações e eficiência, o alumínio é um produto em crescente demanda na indústria de mobilidade. Identificamos a necessidade para o setor de se ter um evento como a ExpoAlumínio 2018, que cria conexões assertivas que posteriormente se desdobrarão em parcerias e novos negócios”, comenta o diretor da ExpoAlumínio 2018, Leandro Lara.
Além de tornar os veículos mais eficientes, outra vantagem do uso do alumínio no setor de transportes é que o material pode ser reciclado infinitamente. Um estudo realizado pelo Centro para Recuperação e Reciclagem de Recursos do Instituto Politécnico de Worcester (WPI), em Massachusetts (EUA), constatou que 91% do alumínio presente nos automóveis descartados no país são reciclados. O metal reciclado entra em um novo ciclo de vida na forma de rodas, para-choques e motores. Já de acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o Brasil também tem um grande potencial para o aumento na reciclagem do alumínio utilizado nos automóveis. O metal é o principal produto reciclado no território nacional, com 602 mil toneladas só em 2015 – o índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas, por exemplo, chega a 98%.

TROCA – Como parte da estratégia de crescimento de suas exportações e negócios internacionais, a Marcopolo S.A. promove mudanças na estrutura da equipe comercial responsável pelo atendimento de mercado externo. José Luiz Moraes Goes é o novo gerente executivo para a Região Américas enquanto Rodrigo Estevan Alves assume a gerência da Região Ásia, Pacífico e Índia, antes atendida por Goes. Ambos se reportam ao diretor de Estratégia e Negócios Internacionais da companhia, André Vidal Armaganijan.

Divulgação    Roberto Carvalho: mais de 18 anos de experiência no setor

DIREÇÃO – A BMW tem um novo diretor comercial no Brasil: trata-se de Roberto Carvalho, executivo com mais de 18 anos de experiência no setor automotivo. Previamente à BMW, Carvalho respondia pela operação de vendas da General Motors, no Canadá, e já desempenhou papel de liderança em empresas como Hyundai do Brasil, Porsche North America, entre outras. Ele substitui Martin Fritsches, que passou a ocupar a função de vice-presidente de Vendas da Rolls-Royce Motor Cars para a região das Américas do BMW Group.
Formado em Administração de Empresas pela PUC, no Rio Grande do Sul, MBA em Marketing pela Universidade Luterana do Brasil e MBA executivo pela Ivey Busines School, Carvalho conduzirá diversos projetos, incluindo a otimização de toda a rede de concessionários BMW no Brasil, o trabalho em conjunto com a fábrica do BMW Group em Araquari (SC), e a potencialização de ofertas envolvendo produtos BMW em todo território nacional.

Mobilis               Aluno passa por diversas situações no simulador

SIMULAÇÃO – Pegar no volante e dirigir pela primeira vez é algo que assusta muita gente. O receio frente a situações desconhecidas aterroriza alguns motoristas de primeira viagem, já que ainda não estão seguros quanto ao seu comportamento na direção. Por isso, é importante uma formação adequada para que os novos condutores estejam confiantes já no primeiro contato dirigindo pelas ruas.
Os órgãos de trânsito – Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Detrans – enxergaram a necessidade de mudar e melhorar a qualidade de formação dos motoristas, e os simuladores tornaram-se obrigatórios desde janeiro de 2016. O diretor-presidente do Detran de São Paulo, Maxwell Vieira, conta que já existem 1.956 simuladores cadastrados em todo o Estado.
Para Jobel Araújo, gerente da Mobilis, empresa que fabrica e implanta simuladores, um dos principais responsáveis pelas ocorrências que levam os motoristas iniciantes a se envolverem em um acidente é a dificuldade de prever e gerir os riscos que irão encontrar nas vias públicas: “Com a utilização dos simuladores na formação dos futuros condutores, acreditamos numa transformação positiva. Essa tecnologia aperfeiçoa o treinamento dos motoristas, que passam a avaliar melhor e prestar mais atenção aos fatores de risco. O instrutor poderá, por exemplo, orientá-lo em aulas com excesso de veículos, pedestres e até crianças na saída da escola”.

Divulgação         Modal de Paranaguá registrou recorde de movimentação

PORTO – A utilização de ferrovias para movimentação de cargas no Porto de Paranaguá aumentou 21% nos últimos seis anos e 2018 já registra a maior quantidade de produtos transportados por trens, no acumulado de janeiro a maio, no cais paranaense.
No primeiro semestre foram 4.876.620 toneladas movimentadas sob trilhos e a expectativa é que a participação do modal seja cada vez maior. O mês de maio registrou recordes históricos no desembarque por trem: foram descarregadas no Porto de Paranaguá 1,014 milhão de toneladas de produtos via ferrovia, o que representa 28,1% da movimentação total. O número representa a melhor marca registrada desde janeiro de 2011. Já no mês de junho, chegaram até Paranaguá por trem 1.012.224 de toneladas de produtos.
Entre os principais produtos movimentados em Paranaguá, transportados por via férrea, destacam-se o açúcar (40%), soja (23%), milho (11%), contêineres (9%), além de farelos (7%), derivados de petróleo (6%) e fertilizantes (3%). O Grupo Interalli, responsável pela unidade da Companhia Brasileira de Logística (CBL), apostou no modal ferroviário para a movimentação de líquidos. O novo terminal, que iniciou suas operações no mês de junho e é considerado o terminal de líquidos mais automatizado do país, conta com quatro plataformas rodoferroviárias e um sistema capaz de operar 32 vagões simultaneamente.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário