segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Vai ter greve?

Divulgação      Congelamento do ICMS, por 90 dias, não aplacou o ânimo

Nelson Tucci

Buscando atrair motoristas de aplicativos e taxistas, mais operadores de contêineres de Santos/SP e de Itajaí/SC, representantes dos caminhoneiros querem paralisar o transporte rodoviário em protesto contra os constantes aumentos dos combustíveis no país. O congelamento do ICMS (estadual), por 90 dias, não aplacou o ânimo do pessoal que vê na política da Petrobras (paridade com o mercado internacional) a grande responsável pela disparada dos preços.

Na última quinta-feira, Plínio Dias, do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas, conversou em Brasília, com deputados da Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas, mas saiu com a mesma convicção de paralisação a partir de hoje. Da videoconferência participaram ainda cerca de 80 caminhoneiros, de vários estados, informou Nereu Crispim (PSL-RS), presidente da frente.

Até o fechamento deste BLOG, no sábado, não existia certeza da parte de ninguém, mas a mobilização continuaria no fim de semana. Vamos ver como amanhecerá o Brasil, nesta segunda-feira, Dia de Todos os Santos.


Divulgação   Hyundai HB20 vencedores do SMVR - Autos 2021

VALOR – Com índice de valorização de 17,2%, após um ano de uso, o Hyundai HB20 foi o automóvel melhor avaliado na 8ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência Autoinforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação, que este ano contou com 17 categorias e o campeão geral.

Segundo a organização, todos os modelos vencedores obtiveram índices positivos, diante da realidade adversa do mercado interno brasileiro, devido à falta de veículos 0 km, decorrente do desabastecimento de insumos (semicondutores, em especial), e da supervalorização de veículos seminovos, devido à demanda elevada.

“Além de todos vencedores das 17 categorias terem anotado índices positivos, dos 126 modelos pesquisados, 101 também registraram valorização e apenas 25 obtiveram índices de depreciação”, observa Joel Leite, idealizador da certificação: “Executivos do setor automotivo brasileiro afirmam que o abastecimento de insumos só retornará ao normal no segundo semestre de 2022. Diante dessa previsão, muito provavelmente em nossa 9ª edição do SMVR-Autos também verificaremos índices de valorização e não de depreciação”.


CATEGORIAS – Ainda sobre o prêmio (ver post acima), 17 modelos foram contemplados pelo Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2021 em suas categorias: Renault Kwid (Entrada + 14,5%), Nissan Leaf (Elétrico + 11,8%), Hyundai HB20 (Hatch Compacto + 17,2%), BMW Série 1 (Hatch Premium + 12%), Volvo XC40 Hybrid (Híbrido + 13,2%), Honda Fit (Monovolume/Minivan + 13,3%), Fiat Strada (Picape Pequena + 14,3%), Fiat Toro (Picape Compacta + 12,3%), Ford Ranger (Picape Média + 16,1%), Fiat Grand Siena (Sedã Entrada + 12%), Hyundai HB20S (Sedã Compacto + 15,7%), Honda Civic (Sedã Médio + 12,9%), Honda Accord (Sedã Grande + 4,6%), Volkswagen Nivus (SUV Entrada + 10,5%), Chevrolet Tracker (SUV Compacto + 15,9%), Volkswagen Tiguan (SUV Médio + 11,5%) e Toyota SW4 (SUV Grande + 16,1%).

A pesquisa considerou os 126 modelos 0 km mais vendidos, de 20 marcas. Além das marcas/modelos vencedores desta 8ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, foram analisados modelos das marcas Caoa Chery, Citroën, Jeep, Kia Motors, Land Rover, Lexus, Mitsubishi, Peugeot e Suzuki.

Na avaliação de Luiz Cipolli Junior, do Departamento de Pesquisa da Agência Autoinforme, “a depreciação, ou a valorização, depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Daí a importância do selo”.


Divulgação   A3 Sedan (foto) e Sportback chegam ao país com novo design.

NOVIDADE – As primeiras unidades da nova geração do Audi A3 Sedan e do Audi A3 Sportback desembarcaram no Brasil e começam a ser entregues aos clientes do período de pré-venda. Os novos modelos são comercializados na versão Performance Black, com o premiado motor 2.0 TFSI, e em um lote limitado da versão com propulsor 1.4 TFSI, batizada de S line Limited.

Daniel Rojas, responsável pela área de vendas na Audi do Brasil, comentou: “Os clientes, as concessionárias e nós, da Audi, estávamos ansiosos pela chegada dos novos Audi A3. O modelo possui uma rica história no país e, finalmente, chega ao nosso mercado totalmente novo, com design arrojado e esportivo no interior e exterior e um avançado nível tecnológico, que representa um verdadeiro salto entre as gerações”.


Divulgação  Nas cores Branco Summit, Prata Switchblade, Azul Eclipse e Cinza Topazio

S10 – Uma das versões mais cultuadas por fãs de picape de estilo aventureiro acaba de estrear no país. É a Chevrolet S10 Z71, que promete um pacote de itens exclusivos e funcionais para trilhas fora-de-estrada. Concebida pelos times de desenvolvimento de produto da GM dos Estados Unidos e do Brasil, esta caminhonete traz mais de 20 itens de personalização.

O modelo A Z71 vem para ampliar o leque de configurações da S10 e, segundo a GM, seu propósito é fortalecer ainda mais a marca, trazendo um outro perfil de consumidor, ainda que ele também se identifique com os valores do campo ou enxergue a picape como parte do seu estilo de vida.

"A S10 Z71 chega num momento em que as pessoas estão descobrindo formas diferentes de trabalhar e de se divertir. Cresce o interesse por viagens de automóveis, por esportes de aventura e pelo maior contato com a natureza. E para explorar este universo off-road, nada melhor que uma picape robusta e confortável, que já provou superar os mais complexos desafios do agronegócio", destaca Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing GM América do Sul.


SEMICONDUTORES – A crise mundial de semicondutores exige repostas mais rápidas para solucionar os problemas desencadeados pela falta do produto na manufatura. Poucos meses depois da abertura da fábrica de semicondutores em Dresden, na Alemanha, a Bosch anuncia o investimento de 400 milhões de euros em 2022 para a expansão das fábricas de Dresden e Reutlingen, na Alemanha, e em um novo centro de teste para semicondutores em Penang, na Malásia. “As demandas por semicondutores crescem em uma velocidade vertiginosa. Por conta dos desenvolvimentos recentes, estamos expandindo exponencialmente a nossa produção de semicondutores para atender os nossos clientes da melhor forma”, afirma Volkmar Denner, CEO mundial da Bosch.

Deste investimento, a maior parte será destinado à expansão da fábrica de semicondutores em Dresden. Cerca de 50 milhões de euros também serão destinados à expansão da fábrica de Reutlingen, próximo a Stuttgart e, ao todo, 150 milhões em novas salas limpas (clean-rooms) para procedimentos industriais entre 2021 e 2023. Por fim, a Bosch construirá um centro de teste em Penang, na Malásia, que a partir de 2023 poderá testar os sensores e chips semicondutores. “Esses investimentos demonstram, mais uma vez, a importância estratégica de ter nossa própria capacidade produtiva para a tecnologia core de semicondutores”, complementa Denner.


Divulgação        Porsche homologa os pneus Continental

CONTINENTAL – Os pneus da Continental foram homologados como equipamento original do Porsche Taycan, esportivo elétrico de alto desempenho, reforçando a presença da marca alemã neste segmento que projeta forte crescimento para o futuro. No ano passado, seis dos 10 fabricantes de veículos elétricos com maior volume de produção em todo o mundo confiaram na experiência tecnológica dos pneus da Continental como equipamento original de fábrica.

Na eletromobilidade, a menor resistência possível ao rolamento e as baixas emissões de ruído desempenham um papel fundamental. Nos equipamentos originais, as características do pneu têm grande importância, pois eles têm um significativo impacto na experiência de condução do veículo.

Os modelos da Continental aprovados foram o PremiumContact 6 e o ProContact RX, ambos com marcas XL para maior capacidade de carga. O ProContact RX é um pneu de passeio com foco especial na elevada tração e firme desempenho em frenagens seja em pista seca ou molhada.


PNEUS – A Assurant, empresa global em produtos e serviços de proteção ligados à vida conectada, amplia sua parceria com a Bemol, uma das principais redes varejistas da região Norte do Brasil, para oferecer aos clientes da rede o Seguro Pneus Bemol.

Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), foram vendidos mais de 40 milhões de pneus de reposição no Brasil, somente em 2020, representando 60% da venda total de pneus no país. Destes, boa parte foi adquirida como substituição em casos de defeitos e deformidades causados por estresse externo, decorrente da má conservação de vias públicas ou de pequenos acidentes cotidianos.

A Bemol, empresa amazonense, torna-se a primeira do Brasil a comercializar o Seguro Pneus da Assurant. Esta modalidade protege o cliente em caso de rachaduras ou ondulações nas paredes laterais, que o impediriam de rodar com segurança, garantindo ao segurado o reembolso para adquirir os novos pneus, diz a empresa, em nota.


BILHETE – A Autopass, empresa paulistana de mobilidade urbana e operadora da cadeia de gestão de bilhetagem nos transportes públicos, escolheu a tecnologia Infobip e os serviços de sua parceira de negócios DNK Infotelecom para facilitar a compra de passagens de trem da CPTM, metrô e ônibus por meio do WhatsApp. Trata-se de um projeto desenvolvido para a Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo. A oferta Infobip/DNK permitiu que a Autopass dobrasse a capacidade de se comunicar com os passageiros, enviando 30 mensagens por segundo e garantindo o atendimento de 60 usuários simultaneamente. O sistema faz o primeiro atendimento automático por chatbot e transfere ao call center se necessário.

As estações de metrô e CPTM recebem em torno de 1 milhão de pessoas por dia em suas estações. Os passageiros buscam agilidade na compra das passagens, evitando enfrentar filas para compra ou carregamento do cartão. “Uma pesquisa nos mostrou que a grande maioria dos passageiros usa o WhatsApp no dia a dia e a escolha desse canal para facilitar o acesso ao bilhete foi natural”, afirma Lilia Cristina Ferrari Macieira, coordenadora de atendimento ao cliente da empresa.

Por meio do novo canal, o passageiro pode recarregar o cartão BOM ou comprar o Bilhete Digital QR Code (passagem unitária) por uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros, o WhatsApp. O pagamento pode ser por meio do PIX, o que evita ter de entrar nas filas nos guichês de atendimento.


FEIRA – Com a retomada gradual de eventos e feiras, um novo encontro de veículos vai ocorrer, em São Paulo. É o Mundo Motor Brasil, que inicia a retomada do setor e garante seguir todos os protocolos de segurança.

O encontro será semanal, sempre às terças-feiras, a partir de 17h30, no Pavilhão do Sambódromo do Anhembi. Haverá modelos de diversas categorias, como antigos, hots, superesportivos, drifts, motocicletas, caminhões, customizados e modificados, 4x4, entre outros.

A organização cobrará R$ 40 dos veículos, R$ 20 das motos e R$ 10 de cada pessoa que pretenda dar este rolé.


POSTOS – Já está aberto o credenciamento online e gratuito para a 15ª edição da ExpoPostos & Conveniência, evento que reúne o mercado de distribuição e revenda de combustíveis, serviços, equipamentos, tecnologias, lojas de conveniência e food service.

A feira de negócios será realizada de 8 a 10 de março de 2022, no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5). Acompanhe os preparativos pelo Twitter @expopostos e no próprio site www.expopostos.com.br


NÁUTICA – De 4 a 9 de novembro acontecerá no São Paulo Boat Show o maior salão náutico indoor da América Latina. Neste ano, a feira volta a ocorrer no São Paulo Expo e a expectativa da organização é a geração de R$ 220 milhões em negócios. Entre as embarcações de renomados estaleiros nacionais e internacionais, destaque para luxuosos barcos, com diversos estilos e tamanhos, que podem custar até R$ 13,5 milhões.


IATES – Anunciando foco em inovação, expansão do modelo de negócios e estratégias ESG (sigla, em inglês, para gestão ambiental, social e governança), Davide Breviglieri passa a presidir o Conselho da Azimut Yachts do Brasil, enquanto Francesco Caputo assume o cargo de CEO do estaleiro no país. A marca, com matriz italiana, é líder mundial em fabricação de megaiates de luxo.

Davide Breviglieri, que atuou durante nove anos como CEO no Brasil, assume a presidência do Conselho, sendo o responsável pela evolução do modelo de negócios cada vez mais integrado ao sistema global da marca. Ele prevê dobrar a produção de iates no Brasil nos próximos três anos, além de novidades em embarcações e ampliação da infraestrutura fabril. Já o novo CEO, então diretor comercial Francesco Caputo, promete “trazer o cliente cada vez mais próximo à marca, para o centro da operação”.


Divulgação        Érica: experiência em vendas e logística

DHL – A DHL Supply Chain, companhia de armazenagem e distribuição, reforçou sua alta liderança no Brasil, promovendo quatro executivos para o cargo de vice-presidente (VP): Erica Couto, responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios; Gabriela Guimarães, líder de E-commerce e Operações de Varejo; Fábio Miquelin, comandando a área de Transportes; e Rodrigo Viscardi, de Gestão de Pessoas.

As mudanças ocorrem em um período em que houve um incremento da demanda logística no Brasil, especialmente por conta do boom de e-commerce, insumos básicos e de saúde. Tanto que a operadora saltou de cerca de 10 mil colaboradores em 2019 para mais de 18 mil em 2021. Esse crescimento também se deu em termos de malha de distribuição, pontos de transbordo e áreas de armazenagem, além de ter realizado relevantes investimentos em sistemas de TI e inovação.


CAMINHÕES – Nesta segunda, 1º, Evandro Pretel assumirá a vice-presidência de Suprimentos da Volkswagen Caminhões e Ônibus, substituindo Luiz Alvarez, que foi transferido para a Volkswagen do Brasil. Evandro, que é da Scania Latin America, passará a se reportar a Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.


PORTOS – A fim de proporcionar mais agilidade nas atividades de exportação do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam, em Santos/SP), a VLI, que opera terminais, ferrovias e portos, implementou um sistema de embarque simultâneo com dois carregadores (ship loaders) em um mesmo navio, aumentando exponencialmente a produtividade nos embarques de açúcar e grãos.

Por meio da técnica, as operações alcançam uma taxa efetiva de carregamento de 4.400 toneladas por hora, fazendo dos embarques neste terminal os mais ágeis para insumos do gênero. Este parâmetro representa um ganho de até 24 horas nos embarques em um navio que transporta 60 mil toneladas em comparação com os carregamentos que utilizam um único ship loader.

O Tiplam é responsável por 23% da soja e do milho exportados pelo Brasil, além de 20% da safra de açúcar e grãos, e tem se tornando referência.


LUBRIFICANTES – A retomada da indústria de lubrificantes aos patamares pré-pandemia só deve ocorrer em 2024. A retração global no ano passado foi de 10%, com 35 milhões de toneladas comercializadas, ante as 38,8 milhões de 2019. A expectativa é de crescimento anual entre 1,5% e 2% nos próximos três anos, com investimentos contínuos em novas tecnologias focando sustentabilidade e eficiência.

Os dados sobre mercado e perspectivas foram revelados por Sergio Rebêlo, da Factor Kline, na palestra inaugural da 14ª edição do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, organizada e promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Realizado nas manhãs dos dias 27 e 28 deste mês, o evento teve por tema central a “A indústria de lubrificantes pós-pandemia”.

Em sua palestra sobre “Mercado de lubrificantes pós-pandemia”, Rebêlo projetou para o Brasil expansão anual de pelo menos 2% das vendas, com avanços tecnológicos que representarão novo mix na oferta de produtos. Na sua avaliação, a participação dos sintéticos e semissintéticos será ampliada, acompanhando tendência da indústria automotiva de reduzir emissões e melhorar a eficiência energética.


PRÊMIO – Empresa do grupo Simpar na locação e venda de caminhões, máquinas e equipamentos, a Vamos foi reconhecida como a melhor empresa do ano na categoria Transporte, Logística e Serviços Logísticos na 48ª edição do prêmio Melhores e Maiores, organizado pela revista Exame.

Pioneira no segmento de aluguel de veículos de carga no país, a Vamos conta com uma frota de mais de 18 mil veículos em todo o território nacional.


FALSOS – Nada menos que sete sites que utilizavam ilegalmente o nome do Detran.SP para pregões de veículos virtuais foram retirados do ar na quinta-feira, 28, pela Polícia Civil. A diligência cumpriu ainda três mandados de busca e apreensão, nas cidades de Mauá e São Paulo. Os suspeitos distribuíam os valores financeiros em uma série de contas de terceiros e laranjas. Mais de 20 vítimas foram identificadas em todo o estado de São Paulo, o que representa aproximadamente R$ 2 milhões em prejuízo aos cidadãos.

Os sites que foram retirados do ar são: www.chacalleiloes.com, www.autoluxoleiloes.com, www.meskanleiloes.com, www.felixleiloes.com, www.cosmopolisleiloes-detransp.com, www.presidenteleiloes.com, www.arujaleiloes-sp.com e www.leiloesdetran-mg.com Para ajudar na investigação, celulares e notebooks também foram apreendidos durante a operação.


Divulgação               Diego: “Não é um processo simples”

ARTIGO

Qual seu nome? Saiba como são escolhidos os nomes dos carros

Diego Fischer (*)

Miguel, Arthur, Heitor, Helena e Alice foram os nomes mais registrados no Brasil em 2020. Escolher como será chamado um filho não é tarefa fácil. Ele carregará consigo seu nome a vida toda. Olhando para o lado, tudo tem uma forma como é chamado, seja um novo modelo de celular recém-lançado, seja um carro.

Criar o nome para um carro também não é um processo simples. As montadoras precisam escolher nomes curtos e de fácil entendimento para que consigam emplacar um veículo no mercado – sem contar que é um processo global, pois o mesmo modelo é comercializado em diferentes lugares do mundo.

Exemplificando, alguns nomes são abreviações, como o Fiat Mobi, que vem de “mobilidade”, ou o Nissan Versa, que é a redução de “versatilidade”. Ainda, existem homenagens a esportes e cidades, como Gol, Brasília e Parati, todos da Volkswagen. Alguns veículos conhecidos por seus números e letras são: BMW 320i, Mercedes-Benz A200, Audi A3, Citroën C3 e Peugeot 208.

Um dos carros mais marcantes na história dos automóveis é o Fusca. O veículo da Volkswagen, que originalmente foi batizado como VW 1500, começou a ser produzido em 1953. Por ser uma empresa alemã, os operários brasileiros não conseguiam pronunciar o nome da montadora e, consequentemente, do modelo: ela era chamada, por muitos, de “Volks”. No alemão, a letra “v” é pronunciada com som de “f”, ou seja, “Folks”. Logo surgiu o apelido Fusca, que foi adotado pelos brasileiros e oficializado pela fabricante.

Já o Palio, um dos principais nomes da Fiat, buscou transmitir uma ideia de velocidade e competitividade. Palio é uma tradicional corrida de cavalos na Itália que é realizada na cidade de Siena desde 1238, mas que também acontece em outras cidades italianas, como Verona e Bolonha, sendo essa a origem do nome.

Na prática, existem empresas responsáveis pela criação de um nome, e esse trâmite pode começar cinco anos antes do lançamento do veículo, e passa por uma série de profissionais antes de uma decisão final. São criadas listas que chegam a ter 600 sugestões, que são enviadas para diversos escritórios no mundo todo para colher insights regionais e checar se algum dos nomes pode ter conotação negativa. Após diversas fases do processo, a lista é reduzida para 8 ou 10 opções, e a escolha final passa, obviamente, pelo alto escalão da montadora, que bate o martelo e define o nome do novo modelo.

Cada pessoa, cada carro, cada nome deixa seu legado por onde passa. Chega a ser nostálgico falar e lembrar de certos nomes…

(*) Diego Fischer é CEO da Carupi, startup de tecnologia que facilita o trâmite de compra e venda de automóveis.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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