segunda-feira, 2 de julho de 2018

Os 50 anos do Corcel

Divulgação              O projeto original era da Willys com a Renault

Nelson Tucci

O Ford Corcel completa 50 anos de seu lançamento no Brasil. É, certamente, um daqueles modelos que marcaram época e foi sucesso da marca no país. Durante seus 18 anos de vida (de 1968 a 1986), somou 1,4 milhão de unidades produzidas e criou um novo padrão no segmento de carros médios, dando origem a uma família completa que incluiu a perua Belina, a picape Pampa, o sedã de luxo Del Rey e a perua Del Rey Scala.
O Corcel teve como base o chamado projeto “M”, que a Willys-Overland do Brasil desenvolvia em parceria com a Renault quando foi adquirida pela Ford em 1967. A versão final incluiu adaptações no motor, câmbio e suspensão. O nome Corcel, escolhido entre 400 opções, foi inspirado no sucesso do Mustang. Com linhas simples e equilibradas, o sedã familiar de quatro portas e tração dianteira (que provocou sobrecarga na cruzeta, situação só resolvida no Corcel II) surpreendeu pelo espaço interno, pela visibilidade e pelo conforto dos bancos. A direção, mesmo sem ter assistência hidráulica, era leve de manobrar. Seu motor 1.3 foi o primeiro a trazer radiador selado, que dispensava a reposição de água.
A remodelação da linha chegou no final de 1977, com o Corcel II, trazendo uma carroceria nova de duas portas – a preferência na época –, nas versões L básica, LDO de luxo e esportiva GT. Por ser mais larga e mais baixa ela fazia o carro parecer maior, apesar de ter praticamente o mesmo comprimento. Lançado com motor 1.4, o Corcel II passou a ser equipado em 1979 com um propulsor 1.6, mais potente. Em 1980, ele introduziu o 1.6 a álcool.

Divulgação              Tecnologia para atrair consumidor

COPA – A Hyundai Motor Brasil é a primeira marca de automóveis a entrar no IGTV, novo recurso do Instagram que permite a publicação de vídeos verticais mais longos, com até uma hora de duração. A montadora sul-coreana aproveitou a estreia da ferramenta na última semana e publicou o primeiro vídeo em seu canal, que também está disponível no perfil @hyundaibr.
O conteúdo da postagem é um compilado dos principais momentos da primeira rodada da Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018, da qual a montadora é apoiadora. Já a segunda publicação mostra o resumo da campanha “Be there with Hyundai”, que escolheu a frase “Mais que 5 estrelas, 200 milhões de corações” para o ônibus da Seleção Brasileira. A estratégia, a partir de agora, é abastecer o canal com vídeos diários.
Mas não é só no IGTV que a Hyundai aposta em conteúdo exclusivo. Com a #HyundaiNaCopa, Instragram Stories são publicados diariamente com informações pré, durante e pós-jogo. Os materiais disponibilizados são produzidos pelo time do Desimpedidos, canal de futebol, responsável pela cobertura da Copa para a Hyundai Motor Brasil, e por parceiros da montadora no Brasil, onde há uma equipe especializada em “war room” a postos 24 horas por dia, garantindo maior agilidade nas postagens, e na Rússia.

SHOW DE RECALL – Se você tem um carro da marca Fiat Chrysler atenção para não estragar as férias das crianças. É que a FCA anunciou na sexta-feira última um novo recall para vários modelos. No total foram detectados defeitos em 223.034 unidades do Uno, Argo, Mobi, Strada, Toro, Palio Weekend, Grand Siena e Fiorino.
A campanha tem início a partir de hoje. Desta vez o motivo apontado pela montadora é a eventual falha dos relés dos sistemas de ignição e injeção de combustível dos carros, o que pode levar ao desligamento inesperado do motor e comprometer a dirigibilidade dos veículos envolvidos.
A ação envolve todas as versões de Uno, Argo, Mobi, Toro e Grand Siena com o ano modelo 2018 e 2019, Strada na versão 1.4 com no modelo 2017 e 2018, além de Palio Weekend e Fiorino na versão 1.4 com ano modelo 2018. Para melhor orientação, procure uma concessionária da marca e agende revisão.

Divulgação       Audi consegue economia de materiais em novo processo

PINTURA 1 – Duas cores e um só processo. A Audi está expandindo seus métodos de pintura com a adição de pintura sem excesso de pulverização. Essa tecnologia permite que superfícies específicas de uma carroceria sejam pintadas em cores diferentes – tudo em um único processo de pulverização. É um método econômico e considerado pela fábrica como “ecologicamente correto”. Em uma oficina de pintura piloto na fábrica de Ingolstadt, a Audi está testando um método único na indústria, com tetos de carros na cor preta para contrastar com a carroceria.
O uso de revestimentos pesados, que demoram a ser aplicados, não é mais necessário quando se pinta sem excesso de pulverização. Para aplicar uma cor contrastante, os funcionários anteriormente tinham de usar equipamentos de proteção em parte relevante da carroceria e depois pintá-la separadamente com um segundo processo. Com esta pintura sem excesso de pulverização, um instrumento de alta precisão controlado por robô agora mede a solda a laser entre o teto e a estrutura lateral antes que cada carro seja pintado.

PINTURA 2 – “Pessoas" e "movimento": essas foram as principais inspirações para a pintura "mais nipônica" do Nissan Kicks em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa. O projeto vencedor é do Rio de Janeiro, de Daniel Ferreira Junqueira, estudante de design da Pontifícia Universidade Católica. Inspirado nos kanjis, o conceito de Daniel será reproduzido num Nissan Kicks real.

ROBÔS – A Assessoria de Imprensa da Nissan no Brasil também deve ter aderido à tecnologia dos robôs, distribuindo material informativo mecanicamente, pois sequer responde a prosaicos e-mails.
  
AUTÔNOMOS – A Jaguar Land Rover está testando carros inteligentes e conectados em estradas do Reino Unido para se preparar para carros autônomos.
Os testes em vias públicas fazem parte de um projeto de 7,1 milhões de libras destinado a criar a primeira infraestrutura para carros autônomos, totalmente conectada, no Reino Unido. Mais de 60 km de estradas britânicas se beneficiarão de uma combinação mundial de tecnologias sem fio (DSRC, redes móveis 3/4G, WiFi e redes de fibra ótica), garantindo que os veículos sempre possam ser conectados uns aos outros.
Colin Lee, gerente de conectividade da Jaguar Land Rover, diz: “Para aproveitar todos os benefícios dos carros autônomos, precisamos entender a infraestrutura necessária para apoiá-los. A conectividade não só nos leva um pouco mais perto de tornar os carros autônomos uma realidade, mas também cria a plataforma para trazer recursos de segurança mais conectados aos nossos clientes nos próximos anos”.
Com duração aproximada de 30 meses, o projeto é composto por um grupo de empresas como Visteon Engineering Services Ltd., Jaguar Land Rover, Prefeitura de Coventry, Universidade de Coventry, Highways England Company Ltd., HORIBA MIRA, Huawei UK Co Ltd., Siemens, Vodafone Group Services Ltd., Transport for West Midlands e Universidade de Warwick.

Júlio Soares/Divulgação                Novo modelo oferece mais conforto ao motorista

ÔNIBUS – A Neobus já produz e comercializa o seu mais novo modelo de ônibus urbano, New Mega. É o primeiro modelo projetado e desenvolvido com base na recente estratégia de atuação da marca para tornar sua linha de produtos mais adequada às novas demandas do mercado brasileiro e dos clientes.
Ele é resultado de mais de um ano de pesquisas e desenvolvimento. “O ônibus mantém todos os atributos já reconhecidos da marca Neobus. Para o usuário, focamos na ergonomia e comodidade e, para o cliente, o veículo proporciona diferenciais de praticidade, facilidade de manutenção e menor custo operacional do que os principais modelos disponíveis no mercado”, destaca o executivo João Paulo Ledur.
Internamente, o modelo oferece mais espaço e ergonomia para o motorista. O painel passou a contar com novas saídas de ar, inclusive para as pernas, com ventilação mais forte e eficiente. O console é mais ergonômico, proporcionando mais espaço para pernas e movimentação. O novo posicionamento do motorista diminui o desgaste físico e permite que se concentre apenas na condução do veículo.

Divulgação    Apaixonados pelas “kombosas” poderão curtir modelos históricos

KOMBI – Amanhã, 3, o Sambódromo do Anhembi receberá a “Noite da Kombi Modificada”, evento que reunirá os fãs de um dos mais icônicos carros da Volkswagen. Com cerca de 300 Kombis na pista, o Auto Show Collection homenageará o modelo brasileiro que ganhou diversas modificações de seus fãs.
O evento terá participação de diversos clubes de Kombi. Haverá exposição dos principais modelos e versões da Kombi como a pickup, furgão, guincho, motorhome, ambulância, standart e luxo tanto da primeira geração (1957 a 1976), da segunda conhecida como Clipper (1976 a 1996), e a Mexicana (1997 a 2013) incluindo tanto os modelos com motor refrigerado a ar quanto os equipados com motor a água 1,4 litro flex.
Além da exposição, os visitantes terão como atrações uma área de compra e venda de veículos antigos, área de food trucks, praça de alimentação, mercado de peças, amplo estacionamento e infraestrutura com segurança, equipe de apoio, sonorização e iluminação, no maior ponto de encontro dos fãs de automóveis e motocicletas de São Paulo. Mais no site www.autoshowcollection.com.br

FENABRAVE – Vem aí o 28º Congresso & ExpoFenabrave, o maior encontro anual do Setor da Distribuição de Veículos da América Latina, realizado pela Fenabrave. Evento acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, sob o tema “Resiliência. O mundo é digital e o relacionamento é humano”.
Além dos workshops temáticos, o congresso contará com mais uma edição do encontro dos vendedores, consultores técnicos e gestores de concessionárias.

PSA – Benjamin Sokolowski, atualmente head de Relações Públicas e Relações Governamentais da Opel/Vauxhall, foi nomeado head de Relações Públicas e Relações Governamentais do Groupe PSA, a partir de 1º de agosto. Ele responderá a Grégoire Olivier, secretário-geral do Groupe PSA.
Em sua nova função, Sokolowski será responsável por assuntos públicos e relações com os governos em todos os países em que o grupo possui atividades e receberá o suporte de Fabricio Biondo para a região da América Latina. Ele sucede a Virginie de Chassey, que continuará sua carreira profissional fora do grupo.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Um comentário: