segunda-feira, 16 de julho de 2018

Festa para o Opala

Divulgação      Clássico brasileiro já foi considerado o melhor motor nacional

Nelson Tucci

O Auto Show Collection, tradicional evento de carros antigos realizado no Sambódromo do Anhembi, organizará amanhã (17) a Noite do Opala. O clássico brasileiro – que já foi considerado o melhor motor nacional – receberá uma homenagem pelos seus 50 anos, com a presença de pilotos da Stock Car, Old Stock Race, clubes de várias regiões do Estado.
O evento, na capital paulista, marcará os 50 anos de lançamento do Opala, primeiro automóvel de passeio fabricado pela General Motors no Brasil e que, passados 26 anos após ter saído de linha, mantém uma legião de fãs em todo o país. A exposição reunirá 102 veículos originais, nos modelos sedã, cupê e a perua Caravan, fabricados de 1969 a 1992, em encontro co-organizado com o Clube do Opala de São Paulo.
Além dos carros originais, a Old Stock Race estará presente com Opalas de corrida na competição realizada em várias etapas no Autódromo de Interlagos. A programação completa do evento está em www.autoshowcollection.com.br

RESILIÊNCIA – O maior evento anual do setor da distribuição de veículos da América Latina, realizado pela Fenabrave, acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O 28º Congresso & Expo Fenabrave traz, como tema central, “Resiliência. O mundo é digital e o relacionamento é humano”, e espera-se mais de 3 mil pessoas, entre congressistas e visitantes na área de exposições.
Neste ano, além da programação normal – cerimônia de abertura, palestra magna, painel de encerramento, a apresentação da J.D. Power – a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também poderá ser acompanhada pela imprensa.
No primeiro dia o painel de lançamento do Sistema de Inteligência Territorial da Macrologística Agropecuária contará com as presenças de Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Joaquim Lima de Oliveira, ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República; Eumar Novacki, secretário executivo do MAPA; Maurício Lopes, presidente da Embrapa; Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, Fenacodiv e Aladda; e Luiz Carlos de Carvalho, presidente da ABAG, com moderação de Evaristo de Miranda, chefe da Embrapa Territorial.
A mesa redonda que acontece no dia 8 de agosto discutirá os assuntos relacionados à logística brasileira e receberá Gustavo Spadotti, da Embrapa, Renato Pavan, presidente da Macrologística e da Embrasilos e terá Eumar Novacki como moderador.

DE NOVO – Dia 2 julho, neste espaço, comunicamos um grande recall da FCA – Fiat Chrysler. Passadas duas semanas, adivinha só quem está de volta? A FCA, desta vez convocando os felizes proprietários dos modelos Dodge, Chrysler, Jeep e Freemont a agendarem junto a uma concessionária da marca, a partir de hoje (16) a atualização do software da central de injeção eletrônica.
Os modelos envolvidos são o Dodge Jorney ano/modelo 2014 a 2018 – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de 105355 a 412307; Dodge Durango ano/modelo 2014 e 2015 – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de 279153 a 953627; Dodge Challenger ano/modelo 2015/2015 – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de 712534; Chrysler 300 ano/modelo 2014 a 2016 – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de 237744 a 111303; Jeep Cherokee ano/modelo 2014 e 2015 – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de 134303 a 792687; Jeep Compass ano/modelo 2016 a 2018 – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de H00104 a J01073 ; Jeep Grand Cherokee ano/modelo 2014 a 2018 – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de 265215 a 423556; Freemont ano/modelo 2014 e 2015 – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de 100154 a 680020
No comunicado – acompanhado pelo Procon-SP – , a empresa informa ter detectado que, na hipótese de o piloto automático do veículo estar acionado, uma eventual falha da central de injeção eletrônica não permitirá a sua desabilitação, mantendo assim a aceleração do veículo, o que pode comprometer as condições de dirigibilidade e aumentar o risco de colisão, com consequentes danos físicos e materiais ao motorista, aos passageiros e a terceiros. Para agendamento e mais informações 0800 703 7150 – www.jeep.com.br e 0800 707 1000 – www.fiat.com.br

DRONES – Estão abertas até 1° de agosto as inscrições para o curso de atualização em drones – seus produtos e suas aplicações, coordenado pelo Núcleo de Geoprocessamento do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O curso é semipresencial, com aulas teóricas, de laboratório e de campo.
A atividade pretende atender as demandas de quem necessita de conhecimentos sobre o assunto e difundir os conceitos e práticas para o bom uso dessa tecnologia. A carga total é de 82 horas, sendo 40 horas de aulas presenciais e 42 horas não presenciais. As aulas têm início previsto para 17 de agosto no Campus São Carlos da UFSCar, com término em outubro de 2019.
São pré-requisitos para inscrições: ter conhecimentos básicos de Informática, Geografia e Cartografia e dominar a leitura e a compreensão dos idiomas do material didático do curso (Português, Espanhol e Inglês). Estão sendo oferecidas 25 vagas. As aulas presenciais serão ministradas aos sábados, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Mais informações em www.nucleodegeo.ufscar.br

BÊBADOS – A fiscalização da Lei Seca autuou 11 pessoas em operação realizada durante a tarde e a noite de sábado último (14), em Santos. Ao todo foram fiscalizados 557 veículos durante blitz realizada na Avenida Presidente Wilson.
Os condutores foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do etilômetro e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responderem a processo administrativo no Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Um dos motoristas autuados, além dessas penalidades, também responderá na Justiça por crime de trânsito porque apresentou índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenado, poderá cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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