segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Pedágio mais caro

Divulgação     Aumento é baseado no IPCA e deveria ter ocorrido em julho

Nelson Tucci

Passadas as eleições, surgem novidades para a população. Uma delas, por coincidência contratual, é o aumento dos pedágios nas praças paulistas. Quem trafega pelas rodovias Anchieta, Imigrantes, Anhanguera, Bandeirantes, Castelo Branco, Raposo Tavares, Ayrton Senna, Tamoios e, também, pelo Rodoanel, já desembolsa mais alguns reais.

Na praça Santos (km 250 da Cônego Domênico Rangoni) a tarifa subiu para R$ 13. Já na praça São Vicente (km 280 da Padre Manoel da Nóbrega) o preço continua R$ 7,60. Nas demais rodovias a tarifa está pouco mais de 2% maior. Segundo a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), o aumento é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) e deveria ter ocorrido em julho último, sendo postergado por conta da pandemia.


VENDAS – A Fenabrave (associação dos distribuidores de veículos) anunciou o balanço de emplacamentos de veículos do mês passado, confirmando que novembro foi o melhor mês do ano. De acordo com a entidade, os 214,2 mil licenciamentos representam alta de 4,4% sobre outubro mas quando comparado novembro/20 contra novembro/19 o resultado é de 7,2% negativos.

A volta do IOF nos financiamentos e uma eventual segunda onda da Covid-19, pode puxar as vendas de dezembro para baixo, por isso Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave, manteve-se cauteloso e preferiu manter a projeção de 1,88 milhão de emplacamentos no ano. A se confirmar, a retração em 2020 será de 29%, em relação ao ano passado.


RANKING – A Fiat comemora sua colocação no topo de vendas, em novembro, pelo terceiro mês consecutivo. A montadora emplacou 39,3 mil veículos, ostentando 18,4% de market share. Com apenas 60 unidades a menos aparece a GM, garantindo 18,3% de participação. Os destaques, de cada uma delas, são o Ônix (GM) e a picape Strada – que vende mais que pãozinho quente e ainda tem fila de espera. 

No acumulado do ano, entretanto, a GM está à frente (é o quinto ano consecutivo), com 296,3 mil unidades, seguida pela Volkswagen, com 290 mil. A Fiat, em 11 meses somados, vem em terceiro lugar, com 282 mil veículos. Na sequência vêm Hyundai, Ford e Toyota.


Divulgação                                      Modelo caiu no gosto do consumidor

COMEMORA – A Hyndai comemora no Brasil a fabricação de 200.000 unidades do Creta.  Lançado aqui em 2017, é exportado para a Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Nós, de Veículos & Negócios, avaliamos diferentes versões com motorização 1.6 e 2.0 e o carro foi aprovado.

O SUV compacto é fabricado em Piracicaba/SP e somente neste ano foram produzidas 38.296 unidades.


Divulgação                          São Bernardo do Campo tem ônibus por app

UBUS – Seu busão agora está na ponta dos dedos. Isto porque a BR7 Mobilidade lançou o UBus, serviço de ônibus que integra linhas convencionais, com o transporte sob demanda. Pelo aplicativo UBus, o cliente pode programar a sua viagem ao escolher dia, horário e, inclusive a sua poltrona nas vans da operadora, que são personalizadas para facilitar a identificação dos usuários. Além disso, outra facilidade será as modalidades de pagamentos por cartão de crédito ou com Cartão Legal, que são feitos diretamente pelo aplicativo.

Para utilizar e desfrutar das vantagens do serviço BR7+ basta baixar o aplicativo do Ubus no Google Play ou na App Store. Os veículos serão menores e diferenciados, a partir de vans padronizadas e equipadas com poltronas reclináveis, Wi-Fi, USB e ar-condicionado. Têm capacidade para transportar 18 passageiros e contam com bilhetagem eletrônica e validação por QRCode para tornar mais seguro e prático o embarque e desembarque.


Divulgação                     Modelito custa a partir de R$ 284,9 mil

LANÇAMENTO – A Audi do Brasil inicia em dezembro a pré-venda do novo Audi A5 Sportback. Com visual renovado e mais conteúdo tecnológico, o modelo traz como itens de série controle de cruzeiro adaptativo, faróis dianteiros LED Matrix, display com tela sensível ao toque e tecnologia de assistência elétrica. O modelo chega ao Brasil em janeiro, em duas versões, a partir de R$ 284.990.

O Sportback conta com elementos introduzidos a partir da nova linguagem de design da Audi, como a grade frontal Singleframe mais larga e saídas de ventilação acima da grade que foram inspiradas no clássico Audi Sport quattro de 1984. No interior as linhas horizontais são tão marcantes como o novo display sensível ao toque MMI, o centro de controle do sistema operacional. Ele funciona como o ponto focal do painel de instrumentos e está ligeiramente inclinado em direção ao motorista, com experiência semelhante à utilização de um smartphone.

O veículo é equipado com o premiado motor 2.0 TFSI, que desenvolve 190 cv de potência em torque de 320 Nm, e transmissão S Tronic de dupla-embreagem e sete velocidades, que oferece rápida troca de marchas e faz o conjunto acelerar de 0-100 km/h em 7,3 segundos. Está disponível em nove cores e três combinações diferentes de interior.


COMUNICAÇÃO – A Volkswagen do Brasil acaba de ser reconhecida, pelo 10º ano consecutivo, entre as “Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas”, na categoria “Automotivo”. A Volkswagen venceu as 10 edições já realizadas do prêmio, promovido pela revista Negócios da Comunicação em parceria com o Centro de Estudos da Comunicação (Cecom).

“Ficamos honrados em receber mais uma vez este reconhecimento, que mostra como, mesmo diante do cenário de 2020, a proximidade e a credibilidade que fomos construindo com os jornalistas ao longo dos anos se manteve constante e fortalecida”, destaca Priscilla Cortezze, diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen Região América do Sul e Brasil.

Ela esteve junto de Michel Escanhola, assessor de comunicação digital e Fabiano Severo, supervisor de comunicação do produto.


Divulgação   Feliciano: executivo trabalha na Michelin desde 1982

COMANDO – A Michelin anunciou Feliciano Almeida como o novo presidente da Michelin América do Sul. O executivo brasileiro retorna ao país e assume o lugar de Nour Bouhassoun, que terá novas responsabilidades no grupo, na França, após cinco anos no cargo.

Feliciano Almeida trabalha na Michelin desde 1982. Durante esse período, ocupou diversos postos de liderança, nas áreas Comercial, Marketing e Direção Geral, em regiões como Europa, América do Norte, América do Sul, Central e Caribe. Antes da nova posição, ele atuava como CEO e presidente da América Central.


TERMINAL – A Brasil Terminal Portuário (BTP) anunciou, na semana que passou, o novo diretor financeiro da empresa: Steen Larsen. Cidadão dinamarquês, Larsen, que até então ocupava o cargo de diretor de negócios e diretor financeiro da APM Terminals Moin, atua há mais de 20 anos no mercado e traz vasta experiência em finanças e operação portuária.


Divulgação   Fredy: possibilidade de fechar negócio durante a pandemia

ARTIGO

Transformação digital no setor automotivo

Por Fredy Evangelista (*)

Não podemos negar que a pandemia trouxe alguns avanços em relação a utilização da tecnologia e, sem dúvidas, no setor automotivo houve grandes melhorias. O foco do segmento passou a ser no consumidor 4.0, que ansiava pela transformação digital, o que se tornou um dos fatores prioritários para garantir a sobrevivência em tempos tão incertos.

Prova disso foram os resultados da 21ª edição da Pesquisa Global com Executivos do Setor Automotivo 2020 (GAES 2020), realizada pela KPMG, que constatou que os executivos respondentes reconheceram a importância de entender as necessidades e preferências do seu público-alvo, os critérios que definem suas decisões de compra online e os recursos que estes consideram fundamentais.

Com o isolamento social, as pessoas se abriram muito mais à possibilidade de fechar negócios online, por exemplo, destacando que garantia de satisfação (41%), vantagem de preço (38%) e marca confiável (36%) estão entre os principais fatores que os levariam a efetivar uma compra.

Visando fidelizar e atender às necessidades desses clientes, as empresas estão se reinventando. Um exemplo disso foi a questão do test drive, um dos problemas encontrados para quem desejava adquirir um carro sem sair de sua casa. A maioria das marcas e concessionarias hoje já consegue levar o automóvel desejado até onde o consumidor está, o que muda completamente a percepção que essa pessoa tem daquela marca.

Outra novidade é que agora algumas revendedoras já possuem plataformas que possibilitam assinar o contrato, fechar o financiamento com o banco e resolver todos os trâmites com o despachante ou com o Detran de forma online, diminuindo 80% do tempo gasto em todo o processo. Afinal, mesmo com mais tempo disponível, a última coisa que queremos é ocupá-lo com burocracias, não é mesmo?

A pandemia, sem dúvida, está mudando de forma irrevogável o ramo automotivo, um dos mais tradicionais a nível mundial. Cabe às empresas aproveitarem esse momento para se reinventarem para oferecer uma melhor experiência para seu consumidor, e a tecnologia está aí para ajudar neste quesito. E você, vai ficar de fora dessa?

(*) Fredy Evangelista é CEO da Vianuvem, primeira startup com software BPM que não utiliza códigos para a construção de processos.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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