segunda-feira, 9 de julho de 2018

Crescem emplacamentos no semestre

Divulgação     Mais 12,37% na comparação com igual período do ano passado

Nelson Tucci

O emplacamento de veículos automotores no primeiro semestre do ano – encerrado dia 30 último – cresceu 12,37% na comparação com igual período do ano passado. Informação é da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgando o desempenho no mês de junho e do acumulado dos primeiros seis meses do ano.
De acordo com a entidade foram vendidos 1.691.556 veículos no primeiro semestre do ano, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, representando crescimento de 12,37% na comparação com a mesma base de 2017.
Apenas neste junho último, as 287.721 unidades vendidas representaram alta de 3,85% perante igual mês de 2017. Entretanto, o resultado quando comparado ao mês de maio, mostra queda de 2,45%. Para o presidente da federação, Alarico Assumpção Jr., os resultados não foram melhores em função da greve dos caminhoneiros.

RELATÓRIO – A Costa Cruzeiros apresenta a edição 2017 do relatório de sustentabilidade "Sea You Tomorrow - A Route to the Future”, com os projetos e os resultados alcançados ao longo de 2017 e que seguem a estratégia de desenvolvimento sustentável definida pela Agenda 2030 da ONU.
“Para a Costa, a sustentabilidade é um ativo estratégico para todos os processos corporativos, voltado sempre para uma abordagem de inovação responsável. Por meio dessa agenda sustentável, temos uma oportunidade extraordinária para identificar soluções e promover novas formas de economia. Somos a primeira empresa da indústria de cruzeiros a aceitar o desafio de atuar em linha com os objetivos da Agenda 2030 e estamos enfrentando essa questão com grande senso de responsabilidade. Um exemplo desse compromisso são os dois novos navios que encomendamos, os primeiros do setor de cruzeiros movidos por Gás Natural Liquefeito (GNL), o combustível fóssil mais limpo do mundo atualmente”, diz Neil Palomba, presidente da Costa Crociere.
“O Relatório de Sustentabilidade apresenta resultados significativos, alcançados graças a uma abordagem integrada e multisetorial que envolve diferentes públicos, incluindo os hóspedes a bordo. Estamos fortemente comprometidos em consolidar o projeto 4GoddFood, no qual temos a meta de reduzir em 50% o desperdício de alimentos a bordo dos navios da Costa até o ano de 2020, 10 anos antes do objetivo proposto pela Agenda 2030 da ONU”, explica Stefania Lallai, diretora de Sustentabilidade da Costa Crociere.
O Relatório de Sustentabilidade da Costa Cruzeiros é dividido em três seções: Mar, Você e Amanhã, que abordam as questões relativas à proteção ambiental, a criação de valores compartilhados e a inovação responsável, pilares para as iniciativas da companhia.

Divulgação         Dunlop comemora parceria com Toyota

PNEUS – Juntas desde 2015, trabalhando em parceria, a Dunlop e a Toyota resolveram estreitar mais os laços em 2018. A união entre as empresas se estendeu para o mais recente lançamento do Yaris.
A contribuição da Dunlop como uma das fornecedoras para o novo modelo da Toyota é o pneu EC300+, na medida 185/60R15 84H para equipar versões hatchback e sedã, com opções de motores 1.3 e 1.5. De acordo com a assessoria, o EC300+ conta com “tecnologia sustentável, que garante baixo consumo de combustível, além de oferecer conforto ao dirigir, maior durabilidade e excelente frenagem em todas as superfícies”. A expectativa da extensão da parceria é de repetir o sucesso alcançado nos modelos Hilux (cabines simples e dupla) e SW4, que são vendidos com os pneus AT20 e AT25, responsáveis por render à fabricante de pneus prêmios de excelência de qualidade nos anos de 2016 e 2017.
“Este é um acontecimento muito importante e que merece ser celebrado pela Dunlop. O segmento é bastante promissor para a empresa e avançamos em um mercado extremamente competitivo. Com a ampliação da parceria, nosso planejamento é aumentar as vendas para montadoras em quase 10%.”, afirma Leandro Baruta, gerente sênior de Equipamento Original.

RECALL – A Audi do Brasil convoca proprietários dos veículos modelos A4 Avant 2.0, A4 Sedan 2.0, A5 Cabriolet 2.0 e A5 Sportback 2.0, ano/modelo, 2013 e 2014, fabricados entre 16/2/12 e 21/5/14, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a substituição da bomba suplementar do líquido de arrefecimento do motor.
No comunicado, a empresa informa que partículas no líquido de arrefecimento provenientes de agentes externos ou penetração de umidade na eletrônica da bomba suplementar de arrefecimento do motor podem acarretar o bloqueio do componente. Se bloqueada ou em curto-circuito, esta bomba pode superaquecer, com risco de incêndio no compartimento do motor, podendo ocasionar danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros.
Para agendamento e mais informações, a Audi disponibiliza o telefone 0800 777 2834 e o site www.audi.com.br

RECALL MOTO – A Polaris do Brasil Importação e Comércio de Veículos e Motocicletas Ltda. convoca os proprietários dos veículos RZR XP 1000 e RZR XP4 1000, ano/modelo 2014 a 2018 fabricados entre 30/09/13 e 03/10/17, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a substituição do protetor térmico (defletor de calor).
No comunicado, a empresa informa que alguns veículos foram fabricados com o protetor térmico incapaz de isolar adequadamente os gases de escapamento quando da ocorrência de fissura no silencioso do escapamento, podendo resultar em derretimento de componentes próximos e, consequentemente, risco de incêndio, ocasionando danos graves ou fatais ao condutor e/ou terceiros.
A empresa alerta que a utilização desses veículos deve ser suspensa imediatamente até que a substituição seja realizada. Mais informações pelo fone (19) 3115.9344/9346, das 8 às 18 horas, email garantiabr@polaris.com e site www.polarisdobrasil.com.br

PEÇAS – O Relatório da Frota Circulante 2018, produzido pelo Sindipeças, revela que a idade média da frota nacional de veículos é de nove anos e sete meses, a maior dos últimos anos. O levantamento diz ainda que 52% do total têm entre seis e 15 anos de idade. Veículos que exigem manutenção e reposição de peças, o que pode se tornar um problema para marcas de carros antigos ou fora de linha.
Na hora que um desses fora de linha quebrar, os sites de comércio eletrônico podem ser uma boa alternativa para a aquisição de peças. Um deles é o ArsenalCar, reunindo em seu centro logístico, na Grande São Paulo, itens para carros de marcas e modelos, a partir da década de 70, entre os quais Opala, Chevette, Vectra, Fusca, Kombi, Corcel, Escort, entre outros. Mais em www.arsenalcar.com.br

LOGÍSTICA – A Tereos e a VLI anunciam investimento conjunto para a construção de dois armazéns de açúcar no estado de São Paulo e a assinatura de um contrato de longo prazo para o transporte de 1 milhão de toneladas de açúcar bruto por ano. Os armazéns serão instalados dentro do sistema ferroviário da VLI, que começa no interior de São Paulo e termina no Porto de Santos. Durante este ano fiscal e o próximo, a Tereos investirá um total de R$ 145 milhões e a VLI aportará outros R$ 60 milhões em dois anos.
A Tereos, segunda maior produtora de açúcar do mundo, assegura infraestrutura logística para o escoamento, do interior do estado até o porto, da sua atual produção própria de açúcar bruto e vendas originadas por trading. A parceria prevê um acordo comercial para transporte ferroviário de açúcar bruto com destino à exportação. As cargas partem do terminal intermodal da VLI na cidade de Guará, no Noroeste de São Paulo, próximo ao polo de produção da Tereos, e seguem pelos trilhos até o Tiplam, terminal portuário da VLI em Santos. De 2013 a 2017, o açúcar transportado pela VLI nessa mesma rota dobrou (passando de 2,3 milhões de toneladas para 4,6 milhões de toneladas), impulsionado pela operação desses terminais.
O Brasil é o maior produtor mundial de açúcar, com uma participação de mercado próxima a 50% das exportações mundiais. O investimento anunciado, em um mercado-chave para o açúcar como o Brasil, oferece uma sólida plataforma de entrada para a Tereos no segmento logístico brasileiro.

Divulgação                   Modelos venderam 18% mais no 1° semestre

MERCEDES – As vendas dos modelos Sprinter Mercedes-Benz – da categoria de “Large Vans” (3,5 a 5 toneladas de PBT) – cresceram 18% no primeiro semestre deste ano. Entre janeiro e junho, foram emplacadas 3.256 unidades, ante 2.766 unidades no mesmo período de 2017. Com isso, a Empresa atinge 37% de participação no acumulado do ano.
“O crescimento de 18% nas vendas da Sprinter significa 10 pontos percentuais a mais em relação aos 8% do mercado como um todo. Num segmento extremamente competitivo como o de Large Vans isso é muito importante e nos motiva a conquistar mais espaço no mercado”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil: “Os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os maiores compradores dessa linha de veículos”.
As principais aplicações que estão puxando as vendas da Sprinter hoje no Brasil são o e-commerce, distribuição geral de produtos nos grandes centros urbanos, ambulância, transporte executivo e turismo.

POLI-USP – De 22 a 25 deste mês os alunos da Poli-USP participam, nos Estados Unidos, da competição anual Global Vehicle Development Project, conhecida por tratar de desafios da mobilidade urbana. Acontece entre as universidades de 12 países que integram o Programa PACE (Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education), liderado pela General Motors mundial para o desenvolvimento da educação de engenharia automotiva. A competição será realizada na unidade da montadora – GM Global Technical Center, na cidade de Warren, Michigan, durante o Fórum PACE 2018.
Nesta edição, as equipes terão de apresentar o protótipo funcional (o veículo pronto para ser usado) de uma solução de mobilidade individual para cidades – Personal Urban Mobility Acess (PUMA), que complemente o transporte público, cobrindo pequenas distâncias, e atendam às necessidades de um cliente específico. A equipe da Poli-USP decidiu, após pesquisa de mercado em São Paulo, desenvolver veículo portátil para pessoas mais velhas, entre 53 e 71 anos de idade.
Os times da competição são formados obrigatoriamente por alunos de diferentes países, entre as instituições de engenharia e design que participam do Programa PACE. A iniciativa colabora para o intercâmbio das escolas e possibilita aos estudantes vivenciarem experiência similar ao ambiente de trabalho globalizado das empresas do setor automotivo. No time da Poli, há universitários da Índia, Estados Unidos, Alemanha, além do Brasil (Poli-USP e Instituto Mauá de Tecnologia).
Os alunos da Poli-USP são supervisionados pelo professor Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola. O Brasil é o único país da América do Sul que participa do Programa PACE – a Poli-USP ingressou em 2005 como a primeira escola brasileira selecionada pelo Programa. As universidades são equipadas com software e laboratórios, oferecidos pelas empresas participantes no PACE. A Poli-USP possui quatro laboratórios equipados pelo Programa, com estações de trabalho e software para Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE), aplicados para conceber, projetar e fabricar veículos.

SOCIAL – O projeto “Costurando o Futuro”, idealizado pela Fundação Volkswagen, acaba de formar 200 novos empreendedores na região de Francisco Beltrão, no Paraná, nos cursos de corte e costura, empreendedorismo e design artesanal. A iniciativa visa a estimular o protagonismo e a autonomia por meio da capacitação profissional, impulsionando a geração de trabalho e renda em comunidades com índice de vulnerabilidade social.
Desde seu início, em 2009, este projeto reutilizou mais de 76 toneladas de tecidos, sobras de bancos e cintos de segurança. A iniciativa surgiu no ABC paulista – próxima à fábrica Anchieta da Volkswagen. Em 2012, foi levada para São José dos Pinhais (PR) – onde a Volkswagen do Brasil também tem fábrica – e estabeleceu uma rede de costureiras.
Após o sucesso das primeiras turmas, nas cidades de São José dos Pinhais e Rio Branco do Sul, a iniciativa chega a 271 empreendedores certificados e mais de 64 produtos desenvolvidos, como bolsas, chinelos, nécessaires, entre outros acessórios. No primeiro semestre de 2018, o “Costurando o Futuro” envolveu dez municípios do Sudoeste paranaense, localizados na região de Francisco Beltrão.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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