segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Fenatran retorna em novembro

Divulgação         Organização da feira espera gerar R$ 9 BI em negócios

Nelson Tucci

Vem aí a Fenatran, tradicional feira de veículos comerciais, após três anos de hiato motivado pela Covid-19. O evento vai ocorrer entre os dias 7 e 11 de novembro, no São Paulo Expo.

A organização da feira espera gerar R$ 9 BI em negócios e, para tanto, aumentou em 20% o espaço físico – em relação a 2019. Como novidade, esse ano haverá exposição de empresas do setor de energia.


Divulgação                           Meta é atingir zero emissão de CO2

DESCARBONIZAÇÃO – Focada em sua estratégia global de sustentabilidade, que tem por meta atingir zero emissão de CO2 até 2050, a Cummins acaba de se filiar à Associação Brasileira de Hidrogênio, ABH2. Criada há cinco anos, a entidade visa fomentar a cadeia de produção, distribuição e uso desse importante elemento para fins energéticos e industriais no território brasileiro.

“A associação à ABH2 vem reforçar o nosso propósito de ser líder em soluções baseadas em tecnologias de hidrogênio”, comenta Fábio Magrin, que assumiu em fevereiro a liderança para a América Latina da unidade de negócios New Power, criada no final do ano passado, e dos negócios da Cummins no segmento de motores HHP (High Horse Power). A empresa enxerga nos eletrolisadores, os dispositivos para produção do hidrogênio, parte importante na sua estratégia rumo à descarbonização.


COMPENSAÇÃO – O maior rally do mundo, Sertões 2022, terá como novidade este ano um frota inteligente e zero emissão de CO2. Iniciado dia 26 último, evento vai até 10 de setembro.

O carbono zero será possível com a contribuição das empresas que trabalham com inteligência de dados em tempo real, como a plataforma de monitoramento da Smart Driving Labs, presente pela quarta vez seguida na prova, e que estará nos oito estados contemplados e 14 cidades que a caravana irá passar.

Além dos veículos de competição, o evento conta com uma frota de aproximadamente 70 veículos Mitsubishi L200 Triton da organização, que circulam com tripulações responsáveis pela área técnica, comunicação, ambiental, staff, dentre outras. A tecnologia de monitoramento e análise de dados instalada nos veículos Mitsubishi L200 Triton irá garantir maior segurança durante os 4.811km de trechos cronometrados.


PRÊMIO – Para incentivar a condução mais segura no Sertões 2022, a Smart Driving Labs irá premiar o melhor motorista em cada uma das seis categorias em disputa. Este ano o valor do prêmio subiu, criando um estímulo a mais para os participantes. Ao todo, serão distribuídos R$ 30 mil entre os condutores que tiverem a melhor pontuação, diante dos R$ 24 mil de 2021.

A prova que comemora os 30 anos do Rally dos Sertões também vai homenagear o Bicentenário da Independência. Será o maior rally do mundo em trechos cronometrados; o maior rally de todos os 29 anos da história do Sertões, um tributo ao Brasil. Larga de Foz do Iguaçu/PR, que abriga as cataratas, um dos maiores tesouros naturais do mundo, e chega ao mar de Salinópolis/PA, após 7.216km, dos quais 4.811km de trechos cronometrados.


Divulgação            Frota está disponível para a organização do evento

FROTA – O que pouca gente imagina é que desenhar o percurso de mais de 7.200 quilômetros em estradas de terra, areia, cascalho, lama, erosões e diversas outras dificuldades é uma tarefa que dura meses, feita a bordo de uma frota de picapes Mitsubishi L200 Triton, totalmente originais de fábrica.

Na edição 2022 do Rally dos Sertões, nada menos do que 72 unidades da picape – maior frota já cedida - estão fazendo muito mais do que a árdua tarefa de levantamento de percurso. São elas quem ficarão à cargo dos organizadores e fiscais de prova para todo o tipo de apoio aos competidores, desde reboque até serviços de socorro.


SIMEA – A abertura do Simea – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva 2022 foi marcada pela defesa dos biocombustíveis brasileiros, tanto por parte dos executivos de montadoras e autopeças como também do governo federal. O tema central deste ano, “A contribuição da cadeia automobilística na descarbonização”, atraiu mais de 750 profissionais ao Expo Center Norte – Centro de Convenções, em São Paulo.

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), nos dias 18 e 19 de agosto, o evento contou com painéis, palestras, debates e 39 sessões técnicas, sobre conectividade, motores, combustíveis e materiais, entre vários outros temas, além de uma mostra de tecnologia com participação das principais empresas do setor.

A presidente de honra do Simea, Margarete Gandini, coordenadora geral de Fiscalização de Regimes Automotivos do Ministério da Economia, ressaltou o trabalho da engenharia automotiva brasileira em prol dos avanços no setor. Já o coordenador geral de ambientes inovadores e startups do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), José Antônio Silvério, encerrou a sessão de abertura falando dos investimentos do governo, com destaque à destinação de R$ 2,5 bilhões, a partir de 2020, ao setor acadêmico brasileiro.


Divulgação               Pesados por assinatura: novidade é apresentada

ALUGUEL – A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e a Volkswagen Financial Services (VWFS) lançaram, na última quinta-feira, 25, um programa de assinaturas para locação de caminhões: o VW Truck Rental. O serviço é primeiro a ser oferecido por uma montadora e será uma nova opção de mobilidade para os clientes, com benefícios exclusivos, agilidade nas transações e redução nos custos operacionais.

“Com a pandemia, muitas empresas encontraram dificuldades para crédito, optando pela locação de veículos. O VW Truck Rental busca reduzir os custos operacionais dos transportadores, e ainda facilitar a gestão da frota e a contratação do serviço, já que será ofertado pelas 150 lojas de nossa rede de concessionários autorizados”, explica Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

As assinaturas do VW Truck Rental podem ser feitas de modo totalmente digital no site www.vwtruckrental.com.br, ou em uma das concessionárias VWCO. E o programa já conta com seis modelos de caminhões disponíveis, de leves a extrapesados.


Divulgação                       100% elétrico, modelo arrasta 8,6 t de carga útil

100% ELÉTRICO – Quando optou por se tornar a primeira marca de automóveis de passeio e veículos comerciais com uma família repleta de modelos 100% elétricos, em setembro de 2019, a JAC Motors passou a apresentar novidades consecutivas no mercado brasileiro.

A chegada do JAC E-JT 12,5 contraria, porém, as lógicas anteriores. Diferentemente dos outros lançamentos, que foram apostas da marca, esse novo modelo nasceu por intermédio de um pedido direto dos clientes. Foram frotistas que haviam adquirido o iEV1200T e, satisfeitos com seu rendimento, solicitaram à JAC uma opção de caminhão 100% elétrico com PBT maior – o iEV1200T possui 8,5 t –, a fim de cumprir alguns roteiros logísticos que exigiam maior capacidade de carga.

Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, explica o que fez: “Fomos à China, trouxemos esse caminhão e o equipamos com o terceiro eixo, criando o E-JT 12,5. Trucado, compacto, com PBT de 12,5 toneladas e carga útil de 8,6 t, o que é uma enormidade. E melhor do que tudo isso: ele traz uma economia espantosa de R$ 1,32 no custo por km rodado e também atende aos princípios de ESG dessas companhias”.


VOO – A companhia aérea Azul aumentou em 37% o número de voos semanais para o Rio, entre novembro de 2019 e setembro de 2022. Este número corresponde a uma oferta de 24 mil assentos disponíveis para os clientes que embarcam ou desembarcam por semana nos aeroportos daquela cidade.

Presente no território carioca desde março de 2009, ou seja, três meses após o seu primeiro voo comercial, a Azul acredita no potencial turístico e corporativo do estado. Atualmente, a companhia conta com uma média de 50 operações diárias, com voos diretos para cidades como Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Vitória e para Campinas – cidade que sedia o Aeroporto de Viracopos, o principal hub da Azul para conexões nacionais e internacionais.


VOO 2 – A TAP teve um primeiro semestre com resultado líquido de -202,1 milhões de euros, ainda assim 291,1 milhões de euros melhor do que no mesmo período de 2021 e mantendo uma melhoria trimestral consecutiva.

A retomada de atividade da TAP prosseguiu durante o segundo trimestre de 2022 com as receitas, o número de passageiros e o número de partidas mais do que duplicando em comparação com o segundo trimestre de 2021. A TAP informa que está a se recuperar da crise, com o ASK, o número de passageiros e o número de partidas a alcançaram entre 81% e 92% dos níveis pré-crise de 2019, enquanto as receitas atingiram 99% do seu nível pré-crise no segundo trimestre de 2019.


INVESTIDOR – A logtech Freto, que conecta caminhoneiros às melhores cargas do mercado rodoviário, superou, em julho deste ano, os R$ 10 bilhões em fretes movimentados na sua plataforma. Nos primeiros cinco meses do ano, esse volume cresceu 20% na comparação com o mesmo período de 2021. Já a receita da plataforma teve um salto de 50% no primeiro semestre de 2022. A base de caminhoneiros, extremamente qualificada, segundo a empresa, alcançou os 161 mil.

Um ano após a captação da sua primeira rodada de investimentos, no valor de R$ 22,5 milhões, a startup, conversa com novos investidores. O objetivo é escalar suas soluções em um setor que demanda eficiência logística e transparência operacional, aliadas a condições de trabalho dignas de quem transporta mais de 60% da economia brasileira pelas rodovias.

O cenário de capital de risco, mais seletivo, não preocupa Thomas Gautier, CEO do Freto, responsável por liderar este destacado case de intraempreendedorismo do setor rodoviário dos últimos anos: “Estamos bem perto do break even, sendo responsáveis com o caixa da empresa desde o primeiro dia. Isso é um grande diferencial no contexto atual”.


SEGUROS – Apesar do aumento recorde da arrecadação de prêmios do seguro de automóvel, o percentual de veículos com seguro caiu nos últimos 12 meses. Em junho deste ano, quando a Susep fez a sua última divulgação, as seguradoras tinham arrecadado R$ 39,1 bilhões de prêmios nos últimos 12 meses, 22% superior a junho do ano passado, que foi de R$ 32 BI. Porém, apesar do aumento, o preço médio do seguro subiu de R$ 1.692 para R$ 2.022 no mesmo período, de acordo com a área de inteligência de mercado da TEx.

“Tivemos um aumento de quase 20%. O que praticamente anulou o aumento da arrecadação dos prêmios. E se levarmos em conta que a frota aumentou 3,14%, segundo o Denatran, podemos estimar que o percentual de veículos com seguro tenha caído aproximadamente 1% no período”, explica Genildo Dantas, gerente de inteligência de dados da TEx.

Para o executivo, o seguro de automóvel foi bem desafiador nos últimos meses, no pós-pandemia, com valorização expressiva dos veículos, aumento dos combustíveis, falta de peças e aumento das taxas de roubo/furto.


Divulgação              Soluções à geração de energia, entre 53 kVA a 750 kVA

GERADOR – A Cummins Brasil em parceria com a Motormac, fornecedora exclusiva de grupos geradores Cummins Power Generation, motores e peças genuínas Cummins na região Sul do país, promove durante a 45ª edição da Expointer a linha de soluções voltada à geração de energia, entre 53 kVA a 750 kVA, fabricados no Brasil. O evento é realizado entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

Os destaques das empresas serão os grupos geradores sustentáveis e emissionados: a família com motor eletrônico QSB7, composta por três modelos C170D6E (170 kW), C185D6E (185 kW) e C200D6E (208 kW), de 60Hz, e os B3.3 de 40 kW (50 kVA) e 60 kW (75 kVA).


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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