segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Elétricos avançam. E vêm chegando

Divulgação     Autonomia de 300 km: 8 horas para recarregar em 220 volts

Nelson Tucci

A JAC Motors está lançando o iEV 40, primeiro modelo com propulsão 100% elétrica da marca no Brasil. Trazido da China, mercado que representa mais da metade de todos os modelos elétricos do mundo, o JAC iEV 40 foi responsável pela venda de 43 mil unidades em 2018 naquele país.
Para ser vendido por aqui, o Grupo SHC, representante da JAC Motors no Brasil, escolheu, entre diversas configurações de capacidade de carga de bateria e equipamentos, a mais completa, a mais equipada, a de maior autonomia. O preço anunciado será de R$ 139.990 e a pré-venda já começou na rede. As primeiras unidades chegarão às mãos dos compradores ainda no primeiro semestre.
De acordo com seu representante, o carro elétrico da JAC Motors se distinguirá rapidamente da concorrência por diversos aspectos, tanto relacionados ao desempenho e ao baixo consumo bem como à vasta lista de equipamentos de série. “O JAC iEV 40 terá todos os equipamentos que um carro desta faixa de preços pode ter. O grande trunfo do modelo será o sistema de propulsão elétrica, que é extremamente silencioso e econômico, proporciona emissão zero de poluentes e necessita de somente 8 horas para ser recarregado numa tomada comum de 220 volts”, garante Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

Divulgação                    Equipe do Bayern troca ônibus por carro elétrico

SUBSTITUIÇÃO – O time do Bayern realizou uma inesquecível substituição, dia 24 último. Desta vez não “na” equipe, mas “para” a equipe. É que o FC Bayern é um dos primeiros parceiros da Audi a testar o novo Audi e-tron. No aeroporto de Munique, os membros do conselho, treinadores e jogadores do campeão alemão de futebol tiveram a chance de experimentar o versátil utilitário elétrico. A Audi organizou uma série de atividades para convidados, incluindo uma experiência de condução do Audi e-tron, substituindo o ônibus dos jogadores.
Embora a segunda metade da temporada da Bundesliga já tenha começado, os futebolistas alemães tiraram um tempo para se encontrar com a fabricante de carros de luxo em um evento chamado "FC Bayern e Audi e-tron". O primeiro modelo de série totalmente elétrico da Audi será lançado no mercado europeu nas próximas semanas e as estrelas do FC Bayern estão entre as primeiras a testar o carro antes da estreia.
"A Audi tem uma grande parceria com o FC Bayern desde 2002. Tanto a Audi quanto o FC Bayern consistem em inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável – assim como o Audi e-tron", diz Thomas Glas, diretor de marketing esportivo da Audi AG: "Esse evento único no aeroporto de Munique foi a oportunidade perfeita para apresentar o e-tron e as tecnologias inovadoras por trás dele à equipe antes que se tornem uma parte permanente do dia a dia de nossos clientes".

FREIOS – A Cobreq, empresa do grupo Nisshinbo, apresenta ao mercado a pastilha de freio N-2055 para eixo dianteiro, seu novo lançamento para atender o modelo Mercedes-Benz Sprinter.
A Cobreq é uma das marcas do grupo TMD Friction, tradicional fabricante de pastilhas de freio do mundo. A empresa desenvolve lonas, sapatas e pastilhas de freio abrangendo veículos das linhas leve, pesada e de motos. Localizada em uma área de 100 mil m², em Salto, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo TMD Friction fora da Europa.

ÁLCOOL – Acontecerá amanhã e quarta-feira o “Industry Summit Petronas”, em Contagem/MG. O encontro reunirá técnicos, engenheiros e especialistas em seus segmentos de mercado para compartilharem conhecimento e discutir as novas tendências tecnológicas que irão alavancar os negócios no futuro do setor sucroalcooleiro. O evento também terá treinamentos, apresentação de cases de sucesso e palestras com especialistas em manutenção, tendo como foco a troca de experiência sobre os problemas técnicos recorrentes no dia a dia – além de experiências e melhores práticas da atualidade.
“Trata-se de uma forte imersão que possibilita avaliar problemas e, mais que isso, traçar novos caminhos que levam às soluções para negócios”, explica Bruno Reis Bechtlufft, gerente de Marketing Industrial Américas da companhia.

CORES – As cores acromáticas – branco, preto, cinza e prata – ainda são a preferência dos consumidores e representam 80% dos carros produzidos em todo o mundo, de acordo com o Relatório de Cores para Tintas Automotivas da BASF, que analisou a distribuição de cores no mercado automotivo em 2018.
A pesquisa apontou ainda que o branco é a cor mais popular. A cada quatro carros fabricados na América do Norte e a cada três fabricados na Europa, um é pintado de branco, enquanto na Ásia-Pacífico um, a cada dois carros fabricados, recebe a cor branca. A popularidade da cor prata caiu ligeiramente comparada ao ano anterior.
Com relação às demais tonalidades, o azul é o mais popular, seguido pelo vermelho. “Na América do Sul, o vermelho é a cor preferida entre as cromáticas”, afirma Marcos Fernandes, diretor de Tintas Automotivas da BASF para a região.

Divulgação            Companhia expandiu vendas, apesar do mercado

VOO – A Airbus Helicopters entregou 356 aeronaves de asa rotativa e registrou 413 pedidos brutos de helicópteros em 2018. Em 2017 houve 350 pedidos, mantendo a sua liderança no mercado civil e para público enquanto reforça a sua posição no mercado militar. A empresa também registrou 148 pedidos para helicópteros leves bimotores da família H135/H145 e garantiu 15 pedidos para a nova geração H160. Ao final do ano passado, o acumulado geral subiu para 717 helicópteros.
“Nossa performance comercial em 2018 demonstra a resiliência que desenvolvemos como empresa para nos ajudar a operar em um ambiente que ainda é desafiador”, afirmou Bruno Even, CEO da Airbus Helicópteros: “Mesmo o mercado civil e parapúblico ainda sendo baixo em todo o mundo, conseguimos manter a nossa liderança global graças ao nosso portfólio de produtos e serviços”.

Divulgação           TAP opera 2.500 voos por semana: frota de 63 Airbus e mais 17 na frota regional TAP Express

VOO 2 – Na última sexta, 25, o Aeroporto de Salvador recebeu o pouso inédito no Nordeste da aeronave Airbus A330neo, vinda de Lisboa, e sendo operada pela TAP Air Portugal, única companhia a utilizar este que é um dos mais modernos aviões em atividade no Brasil atualmente.
O voo TP029 decolou de Lisboa, em Portugal, às 16h30 (horário local), com duração total de 8 horas e 35 minutos.
Com isso, a capital baiana passou a ser a terceira cidade do mundo e a primeira do Nordeste a receber um voo dessa aeronave.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

4 comentários: