segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Carros autônomos ganham rodagem

Divulgação       Citroën C4 Picasso: diferentes aspectos da segurança

Nelson Tucci

Quatro modelos de demonstração Citroën C4 Picasso equipados com funções autônomas já percorreram 60 mil quilômetros em modo “hands off” (sob supervisão do condutor) nas rodovias expressas da Europa desde o início dos testes, em meados de 2015. E para as próximas semanas, o Grupo PSA anuncia novos testes com condutores não especializados no modo “eyes off” (sem supervisão do motorista) sob a vigilância de engenheiros de teste a fim de avaliar a segurança em condições reais.
Os objetivos prioritários desses ensaios são de analisar os diferentes aspectos da segurança de funcionamento dos sistemas e detectar situações potencialmente perigosas, ligadas às infraestruturas e aos usuários das estradas.
“As diferentes situações permitiram uma evolução dos algoritmos de pilotagem e de inteligência embarcada de modo a garantir um comportamento seguro dos veículos autônomos do Grupo PSA”, informa o fabricante, acrescentando que “o sistema de condução autônoma pôde assim alcançar um alto nível de confiabilidade em todas as situações”.

Divulgação             Carro brasileiro em testes no Centro-Oeste

JALAPÃO – A primeira unidade do Range Rover Evoque produzida em Itatiaia está em uma jornada desbravando o Brasil, como parte do projeto “Filhos deste Solo”. O modelo acaba de percorrer a região do Jalapão (TO), um dos lugares mais isolados do país.
Por trás de seu design urbano, o veículo mostra sua capacidade para percorrer com desenvoltura todos os tipos de terreno. Para isso, o modelo conta com o exclusivo sistema Terrain Response, que adapta as configurações de torque, relação de marchas, aceleração e tração ao tipo de terreno em que se trafega, ao simples toque de um botão.
O modelo também conta ângulo de entrada e de saída de 25º e 33º respectivamente, capacidade de transposição de áreas alagadas com até 50 cm de altura, tração nas quatro rodas e sistemas como o HDC – High Descend Control – ideal para descidas íngremes, mesmo em pisos escorregadios.

Divulgação         Principal novidade é o motor 1.4 TSI, de 150 cv

NOVIDADE – A station wagon mais moderna e inovadora da marca chega à linha 2017 com novidades. O Golf Variant passa a contar com motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cv em suas duas versões: Comfortline e Highline. O comando de voz, acionado pelo volante multifuncional, agora é item de série em todas as configurações. A oferta de rodas de liga leve também é nova para a linha 2017.
O Golf Variant é produzido na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México, sendo exibido pela primeira vez no Brasil no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo (2014) e chegando ao mercado nacional em maio de 2015.
A versão 2017 é equipada com o motor 1.4l TSI Total Flex. Pertencente à família EA211, o motor tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor. Esse motor desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) na faixa de 4.500 rpm a 5.500 rpm. Seu torque máximo, de 25,5 kgfm (250 Nm), surge já a apenas 1.500 rpm e se mantém até os 4.000 rpm, independentemente da mistura de combustível.

PRÊMIO – A Volkswagen do Brasil recebeu na semana passada, pelo 6º ano consecutivo, o prêmio “Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas” na categoria “Setor Automotivo”, durante evento realizado em São Paulo. Promovido pela revista Negócios da Comunicação em parceria com o Centro de Estudos da Comunicação (Cecom), o reconhecimento é baseado em pesquisa realizada em julho com 25 mil jornalistas de todo o Brasil e de todos os segmentos, pela H2R Pesquisas Avançadas e auditada pela consultoria britânica BDO Brazil.
O prêmio foi recebido pelo diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil, André Senador, acompanhado de outros integrantes da equipe de comunicação da empresa.

NEW FLYER – A Marcopolo S.A., companhia brasileira líder na produção de carrocerias para ônibus, informa que sua controlada integral Marcopolo Canada Holdings Corp. alienou 4,5 milhões de ações de emissão da New Flyer Industries Inc. (NFI), equivalente a 7,4% de participação no capital social da companhia, através de um processo de bought block trade liderado pelo CIBC Capital Markets, pelo valor de CAD 181,8 milhões. Após a conclusão da operação, a Marcopolo Canada continua sendo a maior acionista da NFI com participação equivalente a aproximadamente 10,8% ou 6.587.834 ações.
A Marcopolo reitera que pretende permanecer com a atual participação acionária na New Flyer e que a empresa canadense segue sendo parte importante da estratégia da Companhia. A Marcopolo e a New Flyer confirmaram suas iniciativas de cooperação comercial em curso sob o Memorando de Entendimento de 2013, pelo qual as duas empresas seguirão explorando oportunidades de cooperação em termos de engenharia, compras e outras atividades operacionais, bem como avaliando a introdução de produtos e tecnologia da Marcopolo nos mercados do Canadá e dos Estados Unidos, e de produtos e tecnologia da New Flyer nos mercados globais.

Divulgação    Inauguração em Iracemápolis: segundo semestre de 2017

PROVAS – A Mercedes-Benz anunciou em Hanover, na Alemanha – durante o 66º Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2016 – o início das obras do maior e mais completo campo de provas do Brasil totalmente dedicado a caminhões e ônibus. Com investimento inicial de R$ 70 milhões, o local abrigará, num terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, uma estrutura especializada e 18 pistas de asfalto, concreto e terra, numa extensão total de 25 km para os mais variados tipos de testes.
“Escolhemos o maior evento de veículos comerciais do mundo, o IAA, para anunciar este novo marco de inovação que coincide com os 60 anos da nossa Empresa, completados agora no dia 28”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, que apresentou essa novidade juntamente com Stefan Buchner, presidente mundial da Mercedes-Benz Trucks.
O campo de provas trará ganhos de produtividade para a Mercedes-Benz do Brasil na execução de testes e no desenvolvimento de caminhões e ônibus. Isso se deve ao fato de que todas as atividades estarão concentradas num mesmo local, o que inclui variados testes funcionais, de ruído, estruturais e off-road, além de homologações de itens de segurança, ruídos e emissões gasosas. Além das pistas, o centro de testes terá uma estrutura de apoio com salas, computadores, rede de TI e oficina mecânica.

SOCIOEMBIENTAIS – Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil, participou na quinta-feira última, de um debate sobre os desafios e as oportunidades para a indústria sobre os valores éticos e socioambientais, junto a empresários e especialistas brasileiros e estrangeiros. O encontro fez parte da quinta edição do CNI Sustentabilidade, encontro promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Rio de Janeiro.
No primeiro painel intitulado “A influência dos valores socioambientais nos padrões de produção e consumo” foram debatidas tendências de mercado com a inserção de aspectos éticos e relativos à sustentabilidade, como respeito a comunidades e conservação do meio ambiente.
Os painelistas discutiram e apresentaram exemplos de como a indústria pode transformar seus negócios, criar novos modelos rentáveis a partir da globalização e democratização das novas tecnologias em busca do desenvolvimento sustentável.

ALIMENTOS – Mais uma importante conquista para o portfólio de prêmios da Piracanjuba aconteceu na semana que passou. A empresa alcançou importantes colocações na premiação Especial “As Melhores da Dinheiro 2016”. São elas: 1º lugar no Setor Alimentos; 1º lugar nas Gestões “Recursos Humanos” e “Governança Corporativa” e está entre as três melhores nas Gestões “Sustentabilidade Financeira” e “Responsabilidade Social”.
“Recebemos alguns prêmios ao longo do ano, o que reflete um trabalho de comprometimento e dedicação, que envolve toda a família Piracanjuba. Ficamos honrados com mais essa condecoração, que nos estimula a continuar oferecendo produtos inovadores e de qualidade”, afirma o Diretor de Relações Institucionais da Piracanjuba, Cesar Helou.

GESTÃO – A Procfit, companhia de tecnologia especialista em processos de gestão empresarial, mesmo em meio à crise que paira desde 2015, vem dobrando seu faturamento e espera fechar 2016 com receita de R$ 16 milhões.
“O propósito de superar os desafios de gestão que nossos clientes demandam está em nosso DNA, para isso a área de delivery da Procfit opera alinhada ao time comercial da empresa, ou seja, temos metas de vendas, como qualquer empresa em crescimento, mas garantimos que a entrega e o compromisso com o cliente será mantido dentro dos prazos acordados, muitas vezes antes do esperado”, pontua o CEO da Procfit, Marcelo Guidugli.
A empresa tem clientes do setor farmacêutico como a Ultrafarma, maior e-commerce do segmento no Brasil; em telefonia móvel, como a Allied, realizando projetos em três das quatro maiores operadoras do país; além da carteira nas áreas alimentícia, de móveis e de eletrodomésticos.

Divulgação      Edição pela editora Boa Nova

HISTÓRIA – Em “A Noite de São Bartolomeu”, a escritora Wera Krijanowska relata um dos episódios mais bárbaros dos conflitos entre católicos e protestantes na França do século XVI. Uma princesa católica se casa com um líder protestante para simbolizar a paz entre as duas crenças que vinham se enfrentando em guerras religiosas. Na madrugada do casamento, porém, dezenas de líderes protestantes são executados a mando da família da noiva, dando início a um massacre que duraria meses.
O episódio, conhecido como “A Noite de São Bartolomeu”, dá o título da obra ditada por J.W. Rochester à médium russa Wera Krijanowska, relançado em nova edição pela editora Boa Nova.
No livro, Rochester descreve o cotidiano de intrigas, fofocas, delações e traições que estiveram por trás do casamento entre a católica Margarida de Valois, princesa francesa, e o jovem líder do Partido Protestante, Henrique de Navarra. A união foi o marco de uma noite de assassinatos organizados pela Rainha-Mãe Catarina de Médicis, mãe da noiva. A obra está disponível à venda nas livrarias do país e pelo site http://www.boanova.net

ARTIGO
Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

Por Daniela do Lago (*)

A crítica é parte fundamental do processo para orientar as pessoas a apresentarem comportamento e desempenho adequados a uma determinada situação e, além disso, é importante para o aprendizado e o crescimento. O famoso feedback ajuda a modificar a nossa maneira de lidar com algumas situações e a trabalhar com mais empenho na busca de melhores resultados.
Pessoas bem-sucedidas sabem valorizar as críticas que recebem de chefes, subordinados, colegas, clientes, fornecedores, no meio em que vivem e aprendem a utilizá-las em proveito próprio, não apenas no ambiente de trabalho, mas também nas relações sociais e familiares.
O feedback é essencial para ajudar na motivação dos profissionais. A “técnica do sanduíche” para dar um retorno sobre as atividades dos colaboradores, além de ser simples e eficaz, ajuda no aprendizado de como fazer uma crítica construtiva.
Para entendê-la melhor, pense nos passos para se fazer um sanduíche: primeiro, corte o pão em duas metades e passe o condimento de sua preferência; coloque o recheio que você mais gosta e, por último, feche com a outra base do pão.
Pois bem, o feedback construtivo também pode ser feito da mesma forma, em apenas três passos:
Primeiro passo – “Base do pão”: inicie a conversa com ênfase e valorização dos pontos fortes daquele colaborador. Lembre-se de que o objetivo é aprimorar um comportamento ou desempenho e, ao comentar algo que não deu certo, use expressões positivas. Isso indicará que esse “bate-papo” terá desfecho assertivo;
Segundo passo – “Recheio”: a exemplo do seu sanduíche, essa é a parte mais importante, por isso vou descrevê-la em tópicos:
a) Descreva o que aconteceu: qual é o problema? Tenha bem claro o que, no atual comportamento ou desempenho, precisa ser alterado e por quê. Cite um exemplo real, esse é um ponto crucial;
b) Ouça: permita que o colaborador exponha suas dúvidas e motivos de suas possíveis dificuldades;
c) Descreva o comportamento desejado: seja específico. É muito importante deixar claro o desempenho ou resultado esperado;
d) Procure soluções em conjunto: promover os ajustes necessários para a execução da tarefa pode não ser muito simples. Ajude com orientações e sugestões, tendo-se em vista o objetivo final esperado;
e) Chegue a um acordo: é delicado forçar a execução do trabalho da forma que o líder julga ser adequada ou agir para mudar o comportamento do colaborador. Por isso, é importante ajudar e encorajar diante do desafio proposto, mas nunca se esquecer de que é ele quem realizará a tarefa. Pense na seguinte frase: “eu sei fazer isso muito bem, mas outros podem fazer ainda melhor”.
Terceiro passo – “Fechar o sanduíche”: reforce novamente os pontos positivos. Demonstre confiança na possibilidade de êxito, aperfeiçoamento e crescimento.
É bom frisar que, além desse passo a passo, você deve criar o ambiente apropriado para a crítica, busque falar com o colaborador em um local adequado, em particular e isento de interrupções. A crítica é sempre em particular, o elogio em público. Nunca ao contrário.
Siga os passos da “técnica do sanduíche” para melhorar os relacionamentos na empresa. Você também pode utilizá-los para revisar seu próprio desempenho.

(*) Daniela do Lago é coach de carreira, palestrante, professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Comunicação e Relacionamento Interpessoal e escritora. Em 2014 lançou o livro “Despertar Profissional”, pela Editora Integrare, que contém dicas práticas de comportamento no trabalho.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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