segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Agosto dá ânimo ao setor automotivo

Nelson Tucci

Na comparação entre 2016 e 2015 o total de vendas mostra queda, mas agosto sobre julho deste ano já apresenta melhora de desempenho.

USADOS – Segundo dados apurados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que representa mais de 7 mil concessionários de veículos no Brasil, a transferência de veículos seminovos e usados, em todos os segmentos automotivos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários), cresceu 5,3% no comparativo entre julho e agosto deste ano. No total, foram transferidas 1.261.007 unidades, contra 1.197.562 de julho.
Mas, no acumulado deste ano, as transferências somam 8.653.973 unidades, com pequena queda de 1,8% em comparação com o mesmo período de 2015.
Para os segmentos de automóveis e comerciais leves, somados, o total transferido registrou aumento de 5,29% ante o mês de julho e quase 10% em relação a agosto de 2015. De acordo com o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o mercado de seminovos, composto por veículos de até três anos, se mantém aquecido. Isso ocorre, pois, o distanciamento de preços entre alguns modelos novos e seminovos é pequeno. Dessa forma, alguns consumidores optam por comprar um seminovo mais completo em detrimento de um novo mais simples, explicou.
Esta tendência é refletida na diferença da venda de usados para cada novo. Segundo a Fenabrave, a cada automóvel e comercial leve novo, vendido nas concessionárias autorizadas, são realizadas 5,6 transferências de usados. Esta proporção é ainda maior no segmento de caminhões, que chegou a 7,2 usados para cada novo vendido, disse o presidente da Fenabrave.

NOVOS – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) também divulgou o balanço de vendas, produção e exportação de autoveículos e máquinas agrícolas e rodoviárias em agosto e no acumulado do ano. Os dados apontam aumento de 1,4% nas vendas de veículos novos, com 183,9 mil unidades em agosto e 181,4 mil em julho.
Na análise comparativa com agosto do ano passado, quando 207,3 mil unidades foram comercializadas, a retração é de 11,3%. Até o oitavo mês do ano foi vendido 1,34 milhão de unidades, o que representa diminuição de 23,1% sobre o resultado do ano passado. O presidente da Anfavea, Antonio Megale, destaca a estabilidade de agosto e pondera pontos positivos: “Agosto foi o melhor mês do ano para o licenciamento de veículos novos, mas poderia ter sido ainda melhor. As Olimpíadas surpreenderam a todos e deram uma injeção de ânimo no país, mas impactaram alguns negócios durante o período, principalmente na cidade sede, o Rio de Janeiro. Ainda que em um patamar baixo, é importante destacar que registramos novamente estabilidade na média de vendas diárias”.
O executivo avalia também a oportunidade após as definições do cenário político: “É a hora da virada. O Brasil precisa aproveitar esta chance para fazer as reformas necessárias e entrar na rota da retomada do crescimento. O momento é de preparar o futuro”.

Divulgação                    BMW Group: mais sustentável do mundo

DOW JONES – O BMW Group foi nomeado como o grupo do setor automotivo mais sustentável do mundo, de acordo com o Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), divulgado na quinta-feira última, em Munique, Alemanha. A empresa também é a única fabricante de automóveis que figura no ranking desde 1999.
"O BMW Group está comemorando seu 100º aniversário este ano. Para nós, a sustentabilidade é uma parte importante de nossa identidade e de nossa estratégia. Temos atingido grandes resultados nos últimos anos e estabelecemos metas concretas para o futuro. Estamos muito satisfeitos em sermos nomeados mais uma vez como líderes do setor no Índice de Sustentabilidade Dow Jones. Isso mostra que nossas atividades têm um impacto relevante e que estamos no caminho certo", afirma Ursula Mathar, head de Sustentabilidade e Proteção Ambiental do BMW Group.

Divulgação  Seiva do dente-de-leão pode mudar o perfil da borracha nos pneus

PNEUS – A partir da construção de um centro de pesquisa para a industrialização do cultivo e processamento da borracha oriunda do dente-de-leão, a Continental planeja expandir seu projeto batizado de “Taraxagum” e conduzido em colaboração com o IME Fraunhofer Institute, com o Julius Kühn Institute e com os especialistas em desenvolvimento de plantas de Eskusa, em Parkstetten, na Alemanha.
A Continental Pneus investirá aproximadamente 35 milhões na primeira fase do projeto. “A construção do laboratório Taraxagum é parte de nosso consistente esforço de implementação da estratégia de crescimento de longo prazo ‘Visão 2025’, que envolve pesados investimentos em nossas capacidades de produção e de pesquisa”, disse Burkhardt Köller, chairman do Management Board da Continental Reifen Deutschland GmbH e chefe do Controlling na Divisão de Pneus da Continental.
“Com o Laboratório Taraxagum alcançamos um marco nesse projeto”, explica o Andreas Topp, chefe de material e de desenvolvimento de processos bem como de industrialização de pneus da Continental: “Esse projeto tem sido desenvolvido em um ritmo promissor. Uma pequena série de pneus Taraxagum, com a banda feita integralmente de borracha de dente-de-leão, foi testada contra pneus convencionais feitos de borracha natural e os resultados foram extremamente positivos. Agora, nós queremos avançar para a produção em série de Taraxagum e com o novo laboratório estamos criando as fundações para isso”.
Novos processos e métodos de produção estão sendo desenvolvidos para a produção de pneus e de outros produtos a partir da seiva de látex da raiz da planta.

Divulgação      Gouveia comanda APAS na Baixada Santista

APAS – Desde 1º de setembro André Luiz Trigo Gouveia (Supermercado Bolshoi) é o novo diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (APAS) na Baixada Santista, que conta com os vice-diretores João Alberto Costa (Supermercado Forte Itapema); Carlos Alberto Varandas (Supermercados Varanda); Ulisses Augusto Alves Domingues (Supermercado Ao Fiel Barateiro); Carlos Roberto Gil Pereira (Empório Casa Porto) e Marcelo Silva de Barros (Supermercado Barros).
Entre os desafios da nova diretoria estão a filiação de novos associados em toda região, a oferta de palestras e cursos voltados para empresários do setor e seus colaboradores, a busca de novas parcerias e o fomento para a modernização do setor supermercadista.
A APAS representa o setor supermercadista no estado e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.328 associados, que somam mais de 2.830 lojas.

Divulgação    Modelo poderá ser comercializado no Brasil a partir de 2017

PANAMERA – O Salão de Paris assistirá à apresentação do quarto modelo da linha Panamera pela Porsche: o Panamera 4 E-Hybrid, com tração integral controlada e autonomia elétrica de 50 quilômetros. O veículo gera 462 cv (340 kW) de potência de sistema e proporciona um consumo de 2,5 l/100 km, segundo o Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC) para modelos híbridos tipo plug-in. Isto corresponde a uma emissão de 56 g/km de CO2. O Panamera 4 E-Hybrid já está disponível para encomendas na Alemanha, com preços a partir de EUR 107.553.
Na Porsche, o termo "híbrido" é sinônimo não apenas de mobilidade sustentável, mas também de desempenho, um fato comprovado pela vitória do 919 Hybrid nas 24 Horas de Le Mans em 2015 e 2016. Esta filosofia agora também define o Panamera 4 E-Hybrid.
O novo plug-in híbrido da Porsche sempre começa em modo totalmente elétrico e é conduzido sem gerar nenhuma emissão local no alcance de 50 quilômetros e com velocidade máxima de 140 km/h. Ainda assim, esta versão do Panamera também é um carro esportivo entre os sedãs de luxo: com tração integral, o modelo atinge uma velocidade máxima de 278 km/h e entrega um torque total de 700 Nm desde a imobilidade. O esportivo híbrido de quatro portas ultrapassa a barreira dos 100 km/h em 4,6 segundos. O torque é transferido para todas as quatro rodas e a suspensão pneumática de três câmaras de série garante conforto e dinamismo em todas as situações. O Panamera 4 E-Hybrid tem previsão de ser comercializado no Brasil em 2017.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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