segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Volare anuncia miniônibus elétrico

Divulgação/Ricardo Augusto Fedrizzi      Volare elétrico: ideal nos centros urbanos

Nelson Tucci

A Volare, líder nacional da produção de veículos leves para o transporte de passageiros, anuncia o desenvolvimento de novo modelo com motorização 100% elétrica. A montadora prevê apresentar o protótipo do novo miniônibus no início de 2017.
O projeto conta com a parceria da BYD, empresa de desenvolvimento de powertrain para veículos elétricos, e prevê a produção no Brasil. Este desenvolvimento teve início em 2014. “Com o novo Volare elétrico, vamos oferecer um produto único em todo o mundo em sua categoria, 100% elétrico, de piso baixo e totalmente acessível, e de dimensões reduzidas, ideal para utilização nos centros urbanos”, destaca Roberto Poloni, diretor de engenharia da Volare.
Projetado para oferecer maior espaço interno, com a configuração das baterias e do powertrain em posição que proporcionem o máximo de eficiência, o veículo projeta redução de custos operacionais e de peso (os grandes desafios dos veículos elétricos).
       
TRILHOS – O número de passageiros transportados pelos veículos sobre trilhos tem crescido 10% ao ano e em 2016 deverá alcançar 20%, afirmou Joubert Fortes Flores Filho, presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) na abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que tratou do crescimento e melhoria da rede metroferroviária no Brasil, semana passada. Já Paulo de Magalhães, presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), disse que o número de passageiros de suas linhas que havia caído em torno de 300 mil por dia no primeiro semestre, voltou a crescer a partir de julho.
Luís Augusto Valença, diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, espera que com a nova Linha 2, que deve operar a partir de 2018, aumente o número de passageiros que a Linha 1 não atraiu ainda. No Rio de Janeiro, as Olimpíadas aumentaram sensivelmente o número de passageiros nos trens e nas três linhas do metrô. Ao mostrar um vídeo feito durante a Rio 2016, João Gouveia, diretor de Operações da Supervia, operadora dos trens urbanos do Rio de Janeiro comemorou o resultado do longo período de recuperação do sistema desde a assinatura do contrato de concessão da CBTU e Flumitrens em 2010.
Desde o início das operações da Supervia, o número de passageiros diários aumentou de 156 mil para 700 mil por dia. Nos últimos cinco anos foram investidos R$ 3 bilhões com recursos do Estado do Rio e da concessionária. Pesquisa feita durante os jogos resultou em melhoria da avaliação do serviço de nota partindo de cinco para 8,2. Já o presidente CPTM, Paulo de Magalhães, informou que a Linha 13 terá mais duas etapas para conectar com a Linha 12 na estação do Brás e outra com a Linha 3 do Metrô no Tatuapé, chegando a 36,9 km.

Divulgação   Scania: carroceria Marcopolo no ônibus a gás

GÁS – A Marcopolo é fornecedora da Scania no encarroçamento do chassi de ônibus movido a gás natural veicular (GNV) ou biometano, que proporciona redução entre 70% e 85% na emissão de gases poluentes em comparação ao diesel. A novidade foi apresentada no final de agosto em Brasília, em evento da NTU, e vai passar por demonstrações em diversas cidades brasileiras ao longo dos próximos meses.
O ônibus Marcopolo Viale BRS tem tecnologia Scania com motorização Euro 6 a gás (GNV ou biometano), com 280 hp (206 kW) de potência a 1.900 rpm e torque de 1.350 Nm entre 1.000-1.400 rpm (9 litros - Ciclo Otto).
Numa demonstração em São Paulo, durante os meses de junho a agosto de 2015, o veículo rodou 5.000 km movido a gás num total de 12 semanas por duas linhas do Sistema SPTrans, e os resultados foram aferidos pela Netz Engenharia Automotiva. O custo por km do GNV foi 28% inferior ao do diesel, já contabilizado o consumo do Arla 32. Além da sensível redução na emissão de poluentes.

DISTRIBUIÇÃO – A Bridgestone, fabricante internacional de pneus, acaba de inaugurar o Centro de Distribuição Ecopia, na cidade de Mauá, no Grande ABC. O espaço, que possui certificação Green Building, tem capacidade de armazenar um grande volume de produtos e agilizar o processo logístico de distribuição da companhia, que tem duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e outras duas de bandas da Bandag, em Campinas (SP) e Mafra (SC),
Com uma área total construída de 44.000 m², o novo Centro de Distribuição conta com 40 docas de recebimento e expedição que aumentam a velocidade e a quantidade de janelas de carregamento. Além disso, o centro possui uma grande área interna para manobra de veículos e pátio de estacionamento com piso blocado.
Segundo Lafaiete Oliveira, diretor de Supply Chain da Bridgestone, a implementação do CD Ecopia foi planejada inteiramente para se obter uma distribuição mais eficiente e dinâmica. “Usamos as principais tecnologias do setor para construir um espaço de excelência. Além de um layout moderno que possibilita um grande aumento de produtividade da companhia, o Centro Ecopia possui o selo Green Building”.

FINANCIAMENTOS – O volume de financiamentos de veículos no Brasil somou 415.548 unidades no mês de agosto, queda de 4,2% em relação ao mesmo mês em 2015. Desse total, entre autos leves, motos e pesados, foram financiados 155.107 veículos novos e 260.441 usados. No acumulado do ano, as vendas financiadas totalizam 3.056.788 veículos, recuo de 15,4% na comparação com o mesmo período de 2015.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.

GLOBAL – A Audi AG entregou 132.350 carros para seus clientes em agosto. As vendas globais superaram, assim, em 2,9% o volume alcançado no mesmo mês do ano passado. A demanda por automóveis da marca apresentou um desempenho positivo especialmente na China (+8,8%), no Reino Unido (+13,2%) e na Espanha (+23,3%). Por outro lado, as condições menos favoráveis em alguns mercados da América do Sul, Leste da Europa e Oriente Médio também refletiram no resultado da montadora. Já as vendas globais registraram aumento de 4,9% desde janeiro, com 1.234.900 unidades, e estão crescendo em todas as principais regiões: na Europa (+7,4%), na Ásia-Pacífico (+3,8%) e na América do Norte (+5,2%).

Divulgação  Panza: turbinar a Publicidade Legal na multinacional

PUBLICIDADE – Assumiu a nova área Financeira e de Publicidade Legal da RR Donnelley no Brasil o economista Marco Antonio Panza, profissional ligado ao mercado financeiro. A empresa tem sede nos Estados Unidos e forte atuação na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. Tem faturamento global acima de US$ 10 bilhões, contando com mais de 50 mil funcionários distribuídos em vários países. A RR Donnelley oferece produtos e serviços de apoio a diversos segmentos corporativos, permitindo que os mesmos produzam e divulguem suas informações com segurança, eficiência, agilidade e economia.
Marco Panza possui pós-graduação em Mercado de Capitais e MBA em Comunicação e Relações com Investidores. Atuou como diretor de Matéria Legal da Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil e Brasil Econômico e, também, na área de relações com investidores da Vigor S/A (quando ganhou o prêmio de RI do ano, conferido pela Apimec) e na consultoria Thomson Financial Investor Relations.
Ele ocupou o cargo de diretor e conselheiro no Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e na Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec).

Divulgação                Amarok levou 87% dos pontos possíveis

PRÊMIOS – A Volkswagen conquistou duas categorias no prêmio “Car of the Year”, promovido pela revista Robb Report. A picape Amarok e o sedã Novo Passat foram eleitos os melhores em seus segmentos pelo júri composto por jornalistas especializados, que votaram na 5ª edição do prêmio.
De 216 pontos possíveis, a Amarok obteve 188 pontos e o Novo Passat acumulou 200 pontos. Tanto a Amarok como o Novo Passat superam outros três finalistas em suas respectivas categorias. Entre os critérios analisados pelo júri estavam motor, conectividade, conforto e preço compatível.
Versão brasileira da revista americana Robb Report, que é publicada há mais de trinta anos, a revista tem como público-alvo os clientes com alto poder aquisitivo e foca suas reportagens em produtos premium, com alta tecnologia e qualidade.

SOCIAL – Que tal fazer uma viagem pelos patrimônios artístico-culturais do Brasil, combinando diferentes elementos e conhecendo a diversa produção cultural do País? Essa é a proposta do game “Trilha Cultural”, lançado oficialmente no dia 15 pela Fundação Volkswagen em parceria com a Virgo Game Studios e o Instituto Arte na Escola. Disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS, o jogo apresenta 50 patrimônios culturais, elencados em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O lançamento aconteceu na Biblioteca Mário de Andrade e contou com a participação da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti; do diretor de Articulação e Fomento do Iphan, Marcelo Brito; da coordenadora do Instituto Arte na Escola, Roseli Alves; e do CEO da Virgo Game Studios, Mario Lapin. O jogador deve combinar selos, compostos por elementos como tempo, água, ar, terra, ferro e pessoas, para formar novas combinações e, assim, chegar aos cartões postais que apresentam patrimônios culturais e contam um pouco da história do País por meio de suas descrições.
O game é faz parte do projeto “Aprendendo com Arte”, da Fundação Volkswagen, em parceria com o Instituto Arte na Escola, que forma educadores para que multipliquem os conhecimentos sobre as artes de forma prática e interativa. Realizado desde 2015, o projeto tem beneficiado mais de 800 educadores em cidades como Diadema (SP), Carapicuíba (SP), Aracaju (SE) e Cariacica (ES), com expectativa de multiplicar conhecimentos para mais de 24 mil alunos.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário