segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Cresce o financiamento

Divulgação       Houve aumento na média de veículos financiados por dia útil

Nelson Tucci

Comparar números exige atenção. O correto é sempre verificar os mesmos períodos de anos diferentes, pois com isso se eliminam possíveis sazonalidades. Exemplo: setembro último teve 20 dias úteis, enquanto o anterior agosto teve 23. Logo, ao compará-los haverá distorção.

No caso da venda financiada de automóveis, as 501 mil unidades de setembro de 2023 foram 6,5% maiores que as de setembro de 22. E, ainda, de acordo com o gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, Gustavo de Oliveira Ferro, registrou-se crescimento na média de veículos financiados por dia útil. "No mês de setembro, alcançamos a melhor média diária desde fevereiro de 2021, com mais de 25 mil unidades financiadas por dia útil. Isso representa um crescimento de 4,8% na comparação com agosto e de 11,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Mesmo após o término dos incentivos do governo para o setor, o mercado manteve resultados positivos", disse ele.

Autos leves, informa a B3, teve alta de 4,3% ante setembro do ano passado. Já o financiamento de veículos pesados caiu 5,7% na comparação com setembro de 2022. O segmento que mais cresceu em relação ao ano anterior foi o de motos. O número de financiamentos no mês foi 17,2% maior do que em setembro de 2022. No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 4,3 milhões de unidades. O número é 7,3% maior em relação ao mesmo período de 2022.


ANUAL – No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 4,3 milhões de unidades. O número representa alta de 7,3% em relação ao mesmo período de 2022, o que equivale a cerca de 294 mil unidades a mais. A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.


SEGUROS – Veículo de entrada mais barato do Brasil em 2023, o Fiat Mobi tem se destacado no número de vendas ao longo do ano e possui um seguro condizente com seu valor de mercado, diz João Cuco, gerente de Pricing da Youse (plataforma digital de seguros), acrescentando que o sexto carro mais vendido do país (o Mobi) possui seguro a partir de R$ 125,68 para o perfil feminino e R$ 144,35 para o masculino.

Acompanhando o ranking da Fenabrave, a Youse assinala que o  Volkswagen Polo também é destaque, já que o carro conquistou a segunda posição entre os mais vendidos de setembro e seu seguro inicia com valores em R$ 132,52 para o perfil feminino e R$ 152,73 mensais para o masculino.


Divulgação                           Do total, 1,6 milhão é família HB20

2 MM – A Hyundai Motor Brasil alcançou a marca de 2 milhões de veículos produzidos no país desde o início das operações de sua fábrica em Piracicaba/SP, em setembro de 2012. O período de 11 anos e 20 dias para a produção deste volume é o novo recorde de tempo para a indústria brasileira, diz a montadora. Em 2018, a Hyundai já havia registrado o menor prazo para a marca de 1 milhão de veículos produzidos: 5 anos e 10 meses. O veículo de número 2.000.000 a sair das linhas de montagem da Hyundai no Brasil é um Creta Nova Geração Ultimate 2.0, na cor Prata Brisk, que será empregado em ações comemorativas ao longo deste mês.

“A marca dos 2 milhões de veículos produzidos em tempo recorde comprova a excelente utilização de nossa capacidade instalada, sem praticamente qualquer interrupção ou redução de nossos turnos”, afirma Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.

Do total produzido desde 2012, os modelos da família HB20 representam 1 milhão e 600 mil unidades, sendo as outras 400 mil unidades do modelo Creta, comercializado a partir de 2017. Como a fábrica de Piracicaba é dedicada prioritariamente ao mercado interno, 1 milhão e 940 mil unidades foram destinadas ao Brasil (97%), enquanto 60 mil veículos (3%) foram exportados para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai.


BRT – O sistema BRT da cidade do Rio de Janeiro receberá, a partir de novembro, 287 novos ônibus articulados Marcopolo Viale Express para operação no transporte público, nos corredores expressos Transoeste, Transcarioca, Transolimpica e Transbrasil. O novo modelo, Viale Express, desenvolvido especificamente para o mercado carioca, foi apresentado em cerimônia no dia 10 de outubro, na capital fluminense.

Os novos ônibus Marcopolo Viale Express têm novo visual, design personalizado e incorporam itens de sofisticação com o Luz de Posição Diurna (DRL - Daytime Running Light) no conjunto ótico dianteiro para deixar o veículo visível durante o dia sem que o motorista precise usar o farol baixo. Com 23 metros de comprimento, possuem chassi Mercedes-Benz O 500 MDA Euro 6, e capacidade para transportar 181 passageiros (123 em pé e 58 sentados em poltronas do modelo City Confort com apoio de cabeça e tomadas USB.

A frota nova será entregue ao longo do primeiro semestre de 2024 e vaio colaborar para a renovação e modernização dos corredores BRT da cidade, iniciadas no ano passado com a aquisição de 220 unidades.


FORNECEDORES – Esta semana, a Stellantis homenageou 40 dos seus fornecedores pelo compromisso, desempenho, qualidade e excelência operacional em 2022. Um fornecedor em cada uma das 16 categorias, incluindo: peças e serviços de reposição, materiais diretos, serviços indiretos e desempenho regional, foi nomeado “Fornecedor do Ano”.  O terceiro evento anual contou com a presença de mais de 150 fornecedores globais e da liderança da Stellantis.

“Estendemos os nossos mais sinceros parabéns aos vencedores do ‘Fornecedor do Ano’, cuja dedicação e padrões impecáveis nos ajudaram a enfrentar desafios e alcançar novos patamares”, disse Maxime Picat, Chief Purchasing and Supply Chain Officer da Stellantis.

A companhia vendedora na América do Sul foi a F2J Industry.


LUTO – Na última sexta-feira, 13, a Anfavea (associação das montadoras) comunicou o falecimento de Antônio Megale, presidente da entidade de 2016 a 2019. Considerado o pai do Rota 2030, o sempre simpático Megale também presidiu a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) por dois mandatos seguidos (2011 a 2014) e foi vice-presidente da Fiesp (2017 a 2021).


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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