segunda-feira, 23 de maio de 2016

Old Stock Race tem Dimas no pódio

André Lemes/Divulgação                         Evento é disputado em Interlagos

Nelson Tucci

A segunda etapa da Old Stock Race, categoria que reúne Opalas, trouxe ainda mais emoção ao campeonato, com disputas acirradíssimas nas provas da manhã e tarde, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no domingo. A família Dimas dominou o pódio, mas não foi fácil.
Na primeira corrida do dia, Rodrigo Dimas garantiu a vitória, seguido de Thiago Gonçalves e Rodrigo Helal, que ficou em terceiro. Também subiram ao pódio – a premiação vai até o sexto lugar – Vinicius Pimentel, quarto lugar; Nelson Santana, quinto lugar; e Rafael Lopes, na sexta colocação.

Agência Off             Família Dimas dominou o pódio, mas não foi fácil

Já na disputa final, Dimas III sagrou-se campeão, com Rodrigo Helal na segunda posição e Luiz Zapellini, em terceiro. Completaram a premiação Rodrigo Leite, em quarto; Nelson Santana, em quinto novamente; e Marcos Phillippi, na sexta posição. A Old Stock Race está em sua primeira temporada e conta com seis etapas, todas no Autódromo de Interlagos. A próxima corrida do calendário será dia 5 de junho. As demais estão marcadas para 24/07, 21/08 e 18/12. A entrada é gratuita.

SEGURANÇA – A conectividade, que vai além do entretenimento, é fundamental para o desenvolvimento e melhorias da segurança veicular, prevista e estimulada pelo Innovar-Auto. Dentro deste conceito, o Seminário de Segurança Veicular e Eletroeletrônica, com o tema “Eletrônica no conceito da Segurança Veicular”, foi debatido na Unip, em São Paulo, na semana que passou.
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), contou com a participação de engenheiros automotivos, técnicos de órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos no segmento, fornecedores de equipamentos, concessionárias, profissionais de empresas do mercado de autopeças e indústria automotiva, empresas de reparação de veículos, acadêmicos e membros da Polícia da Rodoviária Estadual e Federal.
Presidente da AEA, Edson Orikassa comentou: “Nós engenheiros automotivos temos uma leitura diferenciada sobre conectividade, que pode e deve servir cada vez mais aos parâmetros de segurança veicular e, por consequência, a segurança das pessoas”.
O cenário atual da formação e temática de segurança que sensibiliza o meio acadêmico foi discutido por Edson Kitani , da Mahle, em palestra “Mercado e Formação do Engenheiro Automotivo para a Segurança Veicular e Eletroeletrônica”. De acordo com ele, cerca de 43 mil óbitos em acidentes de trânsito no Brasil em 2014 foram registrados, o equivalente a queda de 108 aviões Boing por ano”.

Divulgação        A Ford teve sede no Bom Retiro e depois no Ipiranga...

FORD – A Ford completa neste mês 97 anos do início da produção em série de automóveis no Brasil. O Modelo T foi o pioneiro que iniciou o processo de popularização desse meio de transporte, oferecendo um automóvel com proposta mais acessível de preço. Em 1925, este “popular” da Ford já atingia o recorde de 24.250 unidades vendidas no mercado brasileiro, um volume respeitável até mesmo para os padrões atuais.
A primeira linha de montagem funcionou no centro de São Paulo em 1919, inaugurando a indústria automotiva local. O seu sucesso levou a marca, dois anos depois, a mudar para uma sede própria no bairro do Bom Retiro, também na capital paulista, onde foi instalada uma unidade de produção nos mesmos moldes da sede da empresa em Detroit, nos EUA.
Por ser acessível, confiável e fácil de manter, com peças padronizadas e intercambiáveis para enfrentar as estradas precárias da época, o Ford Modelo T se tornou um dos carros de maior sucesso de todos os tempos. Como produto de massa, teve 15 milhões de unidades produzidas entre 1908 e 1927 e ajudou a colocar o mundo sobre rodas. Foi eleito ainda o “Carro do Século”, como produto que melhor simboliza o nascimento da era do automóvel.

GOL – Carro mais vendido no Brasil, o Gol é o campeão em registros no Estado de São Paulo. Lançado em 1980, o veículo acumula quase 2 milhões de cadastros no sistema do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
Em seguida aparecem o Uno, fabricado desde 1984, e o Palio, desde 1996. O primeiro tem quase 1 milhão de registros; o segundo, pouco mais de 900 mil.
Até março último, a frota de veículos registrados no Estado de São Paulo era de 27,8 milhões, o que corresponde a aproximadamente um terço da frota nacional. Só de automóveis existem mais de 17,6 milhões no Estado (63% da frota).

LEITURA – A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, acaba de firmar parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), que receberá o projeto educacional de incentivo à leitura “Entre na Roda”. Aproximadamente 80 educadores, entre eles professores, diretores, coordenadores pedagógicos e bibliotecários, da rede municipal de ensino poderão participar do programa, beneficiando 2.400 alunos.
A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada na última semana e contou com a presença do secretário de Educação do Município, Paulo Dias; da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti; além da equipe gestora de Educação do município.
O objetivo do “Entre na Roda” é formar interessados em trabalhar como mediadores de leitura, sejam eles educadores, bibliotecários ou voluntários. Para isso, as oficinas oferecem atividades sobre metodologia de mediação de leitura, informações e dicas práticas para que os participantes estejam aptos a incentivar o “gosto pela leitura” entre os mais diversos públicos, de crianças a idosos. O projeto conta também com conteúdo ministrado on-line, cuja formação de mediadores de leitura é realizada por meio do site www.plataformadoletramento.org.br

CARROS-CONCEITO – A Volvo Cars revelou dois carros-conceito que apontam a direção da estratégia global de renovação de toda sua gama até 2019. Os carros-conceito são da Série 40 e demonstram como a Volvo planeja expandir a atuação no promissor mercado de veículos premium compactos: a combinação de design arrojado, conectividade de ponta e tecnologias de propulsão elétrica e direção autônoma.
Os protótipos foram os primeiros construídos sobre a plataforma CMA (Compact Modular Architecture), desenvolvida exclusivamente para veículos considerados de pequeno porte, que proporcionou à marca explorar um design mais ousado e arrojado. “Cada novo integrante dessa família de veículos terá identidade própria. A plataforma CMA nos ajudou muito nesse sentido, pois deu liberdade de criação às equipes de design e engenharia. Os novos carros-conceito têm energia e um caráter urbano fortemente estabelecido que os destacam na multidão. Esse é o tempero dos Volvo compactos que estão por chegar”, disse Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de Design do Grupo Volvo Car.
A nova gama de compactos incluirá um modelo 100% elétrico, assim como diferentes trens de força híbridos dotados da tecnologia Twin Engine plug-in, em linha com o compromisso estabelecido pela empresa de utilizar propulsão elétrica em todo o seu portfólio. A marca almeja vender globalmente mais de 1 milhão de veículos com tecnologia elétrica até 2025.

ANEF – A Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (ANEF) elegeu novo presidente, que vai representar os bancos ligados às fabricantes de veículos e motocicletas, a partir deste mês, para o triênio 2016-2019. O cargo será exercido pelo CEO da Fiat Chrysler Finanças, vice-presidente do Banco Fidis e responsável pela gestão de tesouraria e serviços financeiros do Grupo FCA na América Latina, Gilson de Oliveira Carvalho, até este ano vice-presidente da entidade.
Carvalho substitui a Décio Carbonari – atual presidente do Banco Volkswagen, da Volkswagen Corretora de Seguros e do Consórcio Nacional Volkswagen – que presidia a ANEF desde maio de 2010.
Aos 48 anos, Gilson Carvalho é formado em Direito, Ciências Contábeis e Administração de Empresas, além de possuir título de mestre em Economia de empresas pela FEAD, MBA Executivo Internacional com ênfase em Marketing pela FGV e MBA Mercado de Capitais pela FEA/USP. Atualmente, cursa doutorado em Administração na Universidade FUMEC.

SEGUROS – A fim de consolidar sua posição no setor, a Tokio Marine anunciou a criação da Diretoria de Automóvel. A divisão está sob o comando de Luiz Padial, profissional com mais de 17 anos de experiência na área de seguros. O executivo já fazia parte da equipe da companhia, onde atuava como Superintendente de Auto. Na nova posição, Padial continuará reportando ao Diretor Executivo de Produtos Massificados, Marcelo Goldman.

ZEN – No dia em que comemorou 56 anos de fundação (20 de maio), a Zen homenageou colaboradores com trajetória de 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos de empresa. Na ocasião, os fundadores Hylário e Nelson Zen saudaram pessoalmente esses profissionais.
“Ao todo são 56 pessoas que, junto de seus familiares, recebem o reconhecimento de toda a Zen. Temos muito a agradecê-los porque ajudaram a construir esta empresa forte e de presença global”, comenta Gilberto Heinzelmann, presidente da Zen. A prática de reconhecimento já faz parte do calendário anual de eventos da fabricante de Brusque (SC).
Em 2015 a empresa recebeu o prêmio “Ser Humano” promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC), sendo condecorada na categoria “Desenvolvimento de uma Cultura Voltada ao Cliente” por ter criado um programa voltado para fortalecer a cultura orientada ao cliente com objetivo de aumentar seu nível de satisfação.

BOSCH – A Bosch, tradicional empresa no fornecimento de tecnologias e serviços, homenageou seus melhores fornecedores do biênio 2014/2015 em uma cerimônia realizada na última quinta-feira, em Campinas/SP. Ao todo, 10 fornecedores conquistaram o prêmio Magneto de Ouro em três categorias: Peças e Componentes, Produtos e Serviços, e Destaque.
Em sua terceira edição, o prêmio Magneto de Ouro busca reconhecer os parceiros que tiveram melhor performance em quesitos como qualidade, competitividade, entrega, logística, parceria comercial, gestão de projetos, pontualidade, inovação, gestão social e ambiental.
A premiação ocorreu durante o evento Encontro de Fornecedores, que a Bosch realiza todos os anos. "Anualmente reunimos nossos principais fornecedores para uma rodada de conhecimento e discussões sobre cenários econômicos e mercadológicos, melhoria de processos e também apresentação das diretrizes do departamento de compras", explica Giulianno Ampudia, diretor de Compras, Qualidade e Desenvolvimento de Fornecedores da Bosch América Latina: "Aproveitamos essa oportunidade para promover discussões e fomentar novas ideias, que possam trazer benefícios para ambos os lados".

Divulgação                           Creche do programa Pró-Infância

CRECHE – A Prefeitura de Garibaldi (RS) inaugurou, no último sábado, mais uma creche construída pela MVC, empresa brasileira de desenvolvimento de soluções em plásticos de engenharia e pertencente às empresas Artecola e à Marcopolo. A nova escola de educação infantil do programa Pró-Infância, unidade Crescendo com Alegria, já está em funcionamento e vai atender inicialmente 62 crianças, mas a sua capacidade é para até 112 jovens por turno.
A nova creche do programa Pró-Infância foi construída com o sistema Wall System desenvolvido pela MVC. Com área construída de 1.058,14 m², possui em sua composição arquitetônica oito salas de aula (bloco pedagógico), bloco administrativo, bloco de serviços, multiuso, pátio coberto, fraldário, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço. A Escola de Educação Infantil Crescendo com Alegria faz parte do Programa Profinfância, o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, criado pelo Governo Federal (MEC e FNDE) e que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Divulgação                Veículo tem piso baixo e total acessibilidade

OLÍMPICO – A Volare forneceu duas unidades do modelo Access para a Azul Locadora. Os veículos, totalmente acessíveis, estão sendo utilizados no apoio durante o trajeto da Tocha Olímpica pelo Brasil e percorrerão aproximadamente 20 mil quilômetros por mais de 200 municípios do território brasileiro.
Segundo Gelson Zardo, diretor-geral da Volare, este projeto ressalta as qualidades e praticidade do ônibus em um país como o Brasil. “A escolha do nosso veículo para uma ação tão importante é motivo de muito orgulho. O Volare Access foi projetado e concebido para oferecer total acessibilidade, mais conforto e segurança para os passageiros. Suas características permitem fácil embarque e desembarque, maior espaço interno e configuração com área exclusiva para passageiros com mobilidade reduzida”, explica o executivo.
O veículo tem piso baixo (Low Entry) e motor traseiro com dimensões reduzidas (PBT de 9.200 kg, comprimento de até 9.000 mm, altura externa de 3.130 mm e largura de 2.360 mm). Totalmente acessível, possui suspensão Full Air pneumática, sistema de rebaixamento total, rampa de acesso, que torna mais fácil, ágil e seguro o embarque e o desembarque de pessoas com necessidades especiais.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário