segunda-feira, 9 de maio de 2016

Campanha do Agasalho nas estradas

Divulgação          Até 30 de junho pode-se doar agasalhos e cobertores

Nelson Tucci

O Instituto CCR, CCR ViaOeste e CCR RodoAnel iniciaram a Campanha do Agasalho 2016. A ação também conta com a participação das outras concessionárias do grupo, localizadas em Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo.
A arrecadação de agasalhos e cobertores em bom estado de conservação ocorrerá até 30 de junho. Os itens serão doados para instituições assistenciais e pessoas carentes nas mesmas regiões onde foram recebidos. Os usuários que trafegam pelo Sistema Castello-Raposo e Trecho Oeste do Rodoanel terão à disposição 26 postos de coleta. Além de poder doar nas cabines de todas as praças de pedágio, os motoristas poderão entregar as peças nos seguintes locais:
Casa do Usuário – Rodovia Castello Branco (SP 280), km 24 Leste (Sentido Capital); Casa do Usuário – Rodovia Raposo Tavares (SP 270), km 34 Leste (Sentido Capital); Casa do Usuário – Rodovia José Ermírio de Moraes (SP 75), km 12,5 Sul; Área de Descanso – Estrada para a Saúde Rodovia Raposo Tavares (SP 270), km 57 Leste (Sentido Capital). Em 2015 a campanha arrecadou mais de 7.000 peças de agasalhos e cobertores.

Divulgação       Q3 é fabricado no Paraná e carrega 150 cv de potência

SUV – A Audi do Brasil apresenta a versão nacional do seu SUV de maior sucesso, o Q3, já na versão 2017. Produzido desde meados de março na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o modelo já está disponível nas versões Attraction e Ambiente, ambas equipadas com o motor 1.4 TFSI a gasolina com 150 cv de potência. “O Q3, líder de vendas no segmento de SUVs premium no ano passado, é um modelo muito importante para a nossa estratégia de crescimento a longo prazo no Brasil. A produção nacional reforça nosso compromisso com o país”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.
Na linha para produção do modelo, máquinas e robôs garantem padrões de qualidade Audi. Além disso, a marca investiu em treinamento intensivo dos operadores em conjunto com a matriz, na Alemanha, e recebeu todo o suporte de outras plantas da marca. Sucesso desde seu lançamento, em 2011, o Q3 passou por uma grande renovação em meados do ano passado.

IMPORTADOS – O presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), José Luiz Gandini, pediu isonomia entre os importados e os fabricados no país. Falando a jornalistas, em coletiva no último dia 4, disse que a produção de carro no Brasil pode custar, em média, R$ 36.000,00 em custos diretos. Com impostos subiria a R$ 66.308,00. Um modelo semelhante, importado, com a taxação custaria R$ 96.000,00. Mas se estiver fora da cota (o número máximo permitido de importação, por concessionária), sofrerá um acréscimo de 30% de IPI, elevando seu custo para R$ 162.000,00.
“Ora, o custo de 35% de impostos na importação é líquido e certo e isto já está precificado, mas os outros 30% de penalidade é que inviabilizam os negócios”, reclamou Gandini, pedindo tratamento isonômico com os nacionais, ou seja, o fim desse excedente de 30%.
Segundo ele, as relações com a Anfavea (que reúne os fabricantes estabelecidos no Brasil) são boas e o diálogo com o governo só será restabelecido quando ele souber “quem é o governo e com qual ministro deverá conversar”.

Divulgação                Pela primeira vez a Google busca uma montadora

AUTÔNOMO – O Projeto de Carro Autônomo da Google e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciaram uma colaboração inédita para integrar a tecnologia de direção autônoma da Google à nova minivan Chrysler Pacifica 2017 Híbrida para expandir o programa de testes da Google. Este acordo marca a primeira vez que a Google trabalha diretamente com um fabricante de automóveis para integrar seu sistema de direção autônoma, incluindo sensores e software, em um carro de passeio.
As minivans Chrysler Pacifica Híbridas serão usadas mais à frente neste ano para os testes de direção autônoma, mais do que dobrando a atual frota de veículos autônomos da Google. As responsabilidades de engenharia serão compartilhadas com base no conhecimento específico de cada companhia. A FCA inicialmente desenvolverá e fabricará cerca de 100 veículos especificamente para a tecnologia de direção autônoma da Google, que integrará o conjunto de sensores e computadores que os veículos precisarão para navegar nas vias autonomamente.
“A FCA têm uma equipe de engenheiros ágeis e experientes e a minivan Chrysler Pacifica Híbrida é adequada à tecnologia de direção autônoma da Google”, disse John Krafcik, CEO do Projeto de Carro Autônomo da Google: “A oportunidade de trabalhar com os engenheiros da FCA vai acelerar nossos esforços para desenvolver um carro totalmente autônomo que fará nossas estradas mais seguras e facilitará o deslocamento diário para aquelas pessoas que não podem dirigir”.

TOTAL – A quantiQ, distribuidora de produtos químicos no Brasil, anuncia a parceria com a área de Fluidos Especiais da Total Lubrificantes do Brasil, quarta maior companhia de petróleo e gás do mundo, com mais de 100 anos de atividade. O acordo terá início neste mês e viabilizará soluções ao mercado industrial.
“A parceria com a área de Fluidos Especiais da Total agrega ainda mais valor ao nosso portfólio de soluções em solventes e estamos muito satisfeitos em ampliá-lo com produtos de qualidade internacional reconhecida”, afirma o diretor da quantiQ, João Miguel Chamma.

RECALL – A Toyota do Brasil divulgou comunicado sobre a abertura da Campanha de Chamamento Preventiva do veículo Hilux, produzido entre outubro de 2015 e abril de 2016. A campanha abrange um total de 139 unidades.
Defeito apresentado: existe a possibilidade de alguns veículos terem sido montados com um módulo de controle do sistema de airbag, cujo software (programa) impede o seu correto funcionamento. Sendo assim, durante uma colisão, as bolsas de airbag podem não deflagrar conforme programado.
Medidas corretivas: desde o dia 4 de maio a Toyota promove a inspeção do código de calibragem do software contido no módulo do sistema de airbag e, se necessário, a substituição do referido módulo. Para agendamento entre no site www.toyota.com.br

MERCEDES – Neste ano a Mercedes-Benz do Brasil chega aos 60 anos. A empresa é referência no país e na América Latina como pioneira e líder no desenvolvimento tecnológico e nas vendas de veículos comerciais. A marca também oferece outras linhas de produtos de avançada tecnologia, caso dos comerciais leves Sprinter e Vito e dos automóveis premium da marca, para o mercado brasileiro.
“A Mercedes-Benz e o Brasil estão intimamente ligados. Juntos, nós já percorremos um longo caminho. O Grupo Daimler e a Mercedes-Benz contribuíram para o desenvolvimento deste grande país. Nós fizemos isso no passado, fazemos no presente e continuaremos no futuro", declara Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler e responsável pela Daimler Trucks e Buses.
No período a montadora produziu 2.120.000 veículos comerciais no Brasil.

PORTO – A TCP Log, subsidiária logística da TCP, recebeu, na última semana, dois secadores agroindustriais que, juntos, somam 120 toneladas. As peças foram importadas de Xangai, na China, para a região de Paranaguá (PR).
As duas peças foram trazidas para o Brasil em camas de flat rack, modalidade destinada à cargas com dimensões excedentes, e chegaram ao porto paranaense a bordo do supercargueiro MSC Julie. “Esse modelo de navio não conta com guindastes próprios, exigindo que o Terminal que irá recebê-lo tenha capacidade técnica e operacional para realizar a descarga das peças”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial do Terminal.
O Terminal de Contêineres de Paranaguá utilizou simultaneamente dois guindastes móveis do tipo MHC (Mobile Harbour Crane), com capacidade para até 100 toneladas cada. A operação durou ao todo 40 minutos, com apoio de cinco colaboradores da TCP Log, além de trabalhadores ligados ao Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalhador Portuário (OGMO).

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário