segunda-feira, 16 de maio de 2016

Focus lidera vendas no segmento

Divulgação           Versão 2.0 do Focus: modelo da Ford tem 178 cv

Nelson Tucci

A Ford registrou em abril o que considera um bom resultado de vendas do Focus, que voltou a liderar o segmento de hatches médios com uma participação de 28% nas vendas – 10 pontos percentuais à frente do segundo colocado. A versão 2.0 Titanium, carro-chefe da linha, com motor Direct Flex de 178 cv e transmissão sequencial de seis velocidades, oferece equipamentos como assistente de frenagem autônomo e estacionamento automático para vagas paralelas e perpendiculares, além de faróis bi-xenon adaptativos que ajustam a iluminação à condição de rodagem.
Carregando sistema de conectividade SYNC MyFord Touch, apresenta tela de 8 polegadas, navegação, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e duas telas configuráveis no painel.
O hatch também vem de série com o sistema AdvanceTrac, que inclui controle eletrônico de estabilidade e tração, controle de torque em curvas, aviso de pressão baixa dos pneus, assistência de partida em rampas e de frenagem de emergência. A linha conta também com o motor Sigma 1.6 Flex de 135 cv e transmissão manual, nas versões SE e SE Plus.

MUNDIAL – A Audi registrou crescimento global no início do segundo trimestre deste ano. Em abril, as entregas mundiais aumentaram 7,5% se comparadas ao ano anterior, para cerca de 164.350 automóveis. Os dois maiores mercados da marca, China e Alemanha, reportaram taxas de crescimento de 9,4% e 12,4%, respectivamente. Em termos globais, as vendas acumuladas desde janeiro subiram 4,9% com relação ao mesmo período de 2015, para cerca de 620.100 unidades. Essa foi a primeira vez na história da empresa que mais de 600 mil clientes escolheram um Audi nos primeiros quatro meses do ano.
“O resultado para abril demonstra que temos sido bem-sucedidos na nossa iniciativa de lançar modelos em um número cada vez maior de mercados”, afirma Dietmar Voggenreiter, do Conselho Administrativo para Vendas e Marketing da Audi AG.

ALIANÇA – A Nissan Motor Co, Ltd. e a Mitsubishi Motors Corporation anunciaram na última semana acordo para formar uma aliança estratégica de longo prazo entre os dois fabricantes japoneses de automóveis. Após uma emissão de ações da Mitsubishi, a Nissan ficará com 34% de participação na Mitsubishi por 237 bilhões de ienes (7,5 bilhões de reais).
A aliança estratégica irá estender uma parceria já existente entre a Nissan e a Mitsubishi, sob a qual as duas empresas têm atuado nos últimos cinco anos. A Nissan e a Mitsubishi concordaram em cooperar em áreas como compras, plataformas de veículos, compartilhamento de tecnologia, utilização conjunta de fábricas e mercados em crescimento.
O brasileiro Carlos Ghosn, presidente mundial da Nissan, afirmou: "Esta é uma transação inovadora em que ambas as empresas ganham. Cria uma nova força dinâmica na indústria automotiva que irá cooperar intensivamente e gerar sinergias consideráveis. Seremos o maior acionista da Mitsubishi, respeitando a sua marca, a sua história e aumentando as suas perspectivas de crescimento. Iremos apoiar a Mitsubishi a enfrentar os seus desafios e recebê-los como o membro mais recente da nossa família alargada da Aliança".

USADOS – O total de veículos financiados no Brasil fechou o mês de abril em queda de 16,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, entre autos leves, motos e pesados, foram 364.531 mil unidades negociadas a crédito. Deste total, 142.842 das vendas foram de veículos zero quilômetro, enquanto 221.689 são usados.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.
Mesmo apresentando melhor desempenho do que os veículos novos, as unidades usadas registraram queda de 7,1% em relação a abril de 2015. Modelos zero quilômetro caíram 28,3% utilizando a mesma base de comparação.

VW – Próxima de completar 20 anos de atividades, em outubro desse ano, a fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos (SP) acaba de alcançar o marco de 300 mil motores da família EA211 produzidos desde seu lançamento, em 2013. O motor que simbolizou a conquista foi o 1.4l TSI, o mais recente integrante da nova geração de motores EA 211, que equipa o Golf. Além do marco produtivo, a Volkswagen em São Carlos também inaugura sua nova linha de usinagem de virabrequim (uma das peças vitais do motor responsável por transformar a energia produzida pela combustão em torque), que faz parte do pacote de investimentos de R$ 460 milhões anunciados em junho de 2015, para serem aplicados na fábrica até 2018.
Produzidos nas versões 1.0l, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l os propulsores da família EA211 equipam os modelos up!, cross up!, Fox, SpaceFox, Space Cross, Golf, Novo Gol, Novo Voyage, Nova Saveiro e Nova Saveiro Cross, conta com moderna tecnologia e foco em qualidade e sustentabilidade que proporcionam eficiência produtiva, reduções no consumo de recursos naturais e maior eficiência na reciclagem de resíduos.
“A produção da família EA211 em São Carlos trouxe para o consumidor brasileiro o que há de mais moderno e eficiente em termos de motorização no Grupo Volkswagen. A ampliação da oferta de produtos, com a chegada do motor 1.4l TSI, e a implementação da linha de usinagem de virabrequim tornam a operação brasileira ainda mais estratégica para o Grupo”, declara o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels.

CUBATÃO – A Raízen, companhia licenciada da marca Shell no Brasil, inaugurou um centro de triagem de caminhões-tanque em Cubatão, próximo à divisa com o município de Santos, no litoral paulista. O local tem capacidade para receber 120 veículos da categoria por dia e será utilizado para melhorar a gestão da frota que atua nas operações de Exportação e Importação. A iniciativa visa gerar mais segurança e contribuir com a logística e comercialização de etanol oriundo das 24 unidades produtoras da Raízen na Região Centro-Sul, que utilizam o fluxo no Sistema Anchieta-Imigrantes para o Porto de Santos.
“A finalidade principal é garantir maior segurança para os motoristas contratados pela Raízen, os caminhões e os produtos transportados. Além disso, gerar um ambiente muito mais adequado nos entornos dos terminais portuários contratados em Santos, eliminando o estacionamento dos veículos nas ruas do entorno e eventuais congestionamentos na região”, explica Eduardo Lucena, gerente de Operações de Transportes da empresa.
O centro também dispõe de uma área administrativa voltada aos motoristas, com refeitórios, sanitários e espaço para cursos de capacitação profissional.

TOYOTA – A Toyota do Brasil inaugurou no último dia 10 a nova fábrica de motores na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo. O complexo ocupa um terreno de 872.500 m2, recebeu investimentos da ordem de R$ 580 milhões e emprega 320 colaboradores diretos.
A fábrica de Porto Feliz é a primeira planta de motores da Toyota na região. Com capacidade anual de 108 mil unidades, produzirá os modernos propulsores Dual VVT-i 1.3L e 1.5L, de quatro cilindros, flex fuel e gasolina, que equipam o compacto Etios, produzido em Sorocaba e comercializado no mercado brasileiro e exportado para outros países da América do Sul: Argentina, Paraguai e Uruguai.
 “A Toyota mantém seu compromisso com o crescimento da América Latina. A planta de Porto Feliz demonstra que estamos fazendo nossa parte para estimular a economia de toda a região. Em complemento às nossas operações industriais na Argentina, Brasil e Venezuela, esta nova unidade de motores reafirma a estratégia de longo prazo da Toyota, que enxerga o potencial da América Latina e Caribe para emergir como poder econômico global nas próximas décadas", disse Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.

Divulgação                             BMW aposta no crescimento do mercado

BMW – No segundo semestre deste ano o BMW Group inaugurará uma fábrica própria da BMW Motorrad, divisão de motocicletas do grupo, em Manaus (AM), região norte do Brasil. Na unidade, será produzida a nova BMW G 310 R, além dos outros oito modelos já montados no país. A previsão é de que mais de 10.000 unidades saiam da linha de produção brasileira em 2017, e é esperado um crescimento significativo da marca, especialmente com a introdução no mercado nacional da nova BMW G 310 R, primeira motocicleta roadster da BMW Motorrad com menos de 500 cilindradas.
A nova fábrica substituirá a linha de montagem de motocicletas da BMW Motorrad, também localizada em Manaus, atualmente operante por meio de uma parceria com a Dafra Motos, cuja produção se iniciou em 2009. Com a nova unidade produtiva, a expectativa é de que cerca de 170 empregos sejam gerados.

WEBMOTORS – A tradicional marca do segmento de compra e venda de automóveis na internet está sob novo comando. O executivo Rodrigo Borer foi apresentado pelo Grupo Santander Brasil como novo CEO da Webmotors, site de classificados de veículos do país.
Ex-CEO do site de comparação de preços Buscapé, onde atuou por sete anos, Borer acumula 15 anos no mercado de tecnologia, com passagens por gigantes do setor como a CPM Braxis Capgemini, além da Teleperformance Brasil e Elefante. Especialista no varejo em mídias online, vendas, marketing e produtos, o executivo chega à Webmotors com a missão de consolidar a liderança da marca e acompanhar o amadurecimento do mercado de compra e vendas de veículos online.

Divulgação                           Ponto para os engenheiros brasileiros

MOBILIDADE – A Ford promove mundialmente uma campanha de mobilidade urbana visando incentivar a sociedade a desenvolver soluções e alternativas para atender este segmento. Essa iniciativa também é voltada para os empregados da empresa globalmente, por meio do programa Desafio de Mobilidade (Mobility Challenge), que este ano teve uma equipe brasileira da engenharia de Camaçari destacada com o projeto Mob Bag, criado para facilitar o deslocamento de pessoas com limitações para conduzir sua bagagem pessoal, gestantes, deficientes físicos e mães com criança de colo.
O projeto foi liderado pelo engenheiro Magnovaldo Silva, designer de produto da área de Inovações Digitais da Ford em Camaçari, na Bahia, junto com o time formado por Giovana Campanella, Rafael Moreira, Thomaz Prado e Plattini Araujo. O objetivo do Desafio da Mobilidade é permitir aos empregados gerar ideias e inovações, num exercício de criatividade, independentemente de sua implantação nos veículos.
A Mob Bag é uma ideia funcional com múltiplas funções, dentro da proposta de auxiliar as pessoas em determinadas condições. Ela foi feita para ser transportada no porta-malas do veículo, em uma espécie de plataforma que funciona também como estação de recarga, aproveitando a energia gerada pela recuperação de frenagem. Pode ser recarregada também em uma tomada convencional. Ela é equipada com um motor elétrico com controle de velocidade sob demanda – as rodinhas são acionadas assim que a pessoa começa a puxar a mala –, bateria e tração por sistema de engrenagem. Dispõe de um sistema eletrônico de travamento e localização, com cadeado aberto somente por senha em um aplicativo para smartphone, que alerta em caso de violação. A localização também é feita por smartphone e GPS, emitindo um sinal sonoro ou luminoso quando acionado, útil para encontrar a mala na esteira de aeroportos.

Divulgação                             Terminal Portuário ganha mais capacidade

NAVIOS – A VLI recebeu na última semana dois carregadores de navios que serão implantados no Terminal Integrador Portuário Luis Antonio Mesquita (Tiplam) em Santos. O primeiro carregador dedicado a grãos chegou ao porto no dia 5 e o segundo, equipamento para carregamento de açúcar, foi recebido dia 8 passado. Os novos carregadores permitirão aumentar a capacidade de movimentação anual do Tiplam de 2,5 milhões para 14,5 milhões de toneladas.
"Este é um grande marco para o projeto de expansão do Tiplam, sendo a primeira vez que atracamos navios no novo píer. Os navios, provenientes da China, trouxeram os equipamentos que permitirão em breve iniciar o processo de exportação de grãos e açúcar, aumentando assim a capacidade de operação do terminal, reafirmando o empenho da VLI em promover a transformação da logística do Brasil", afirma Achilles Caporalli, gerente do projeto de expansão do Tiplam.
Os carregadores são equipamentos de grande porte, modernos e potentes, e levaram cerca de dois anos e meio para serem desenvolvidos, incluindo as fases de engenharia, suprimentos, fabricação, montagem e transporte. O equipamento já viajou da China montado e testado e agora passa pelo descarregamento (lift-off), ou seja, é retirado do navio e posicionado sobre os trilhos do Berço 2 do Tiplam. Já em setembro, se iniciam os testes (comissionamento) e os equipamentos estarão finalmente prontos para a operação em outubro.

OTIMISMO – A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio da análise dos seus indicadores econômicos, tem alertado para o que é, provavelmente, a maior crise econômica dos últimos 100 anos. Para a entidade, este cenário pode começar a mudar a partir de agora, com um novo governo “que trará equilíbrio, previsibilidade e segurança para empresários, consumidores e investidores”, assinala.
Segundo a Federação, o comportamento de indicadores financeiros e a evolução recente dos índices de confiança “são fortes indícios que a segurança retornará”. O anúncio de uma série de medidas – e da sinalização de que elas poderão ser aprovadas no Congresso –, deverá ter um efeito positivo na confiança dos agentes e viabilizaria, assim, a retomada de investimentos.
A consequente valorização do real, por sua vez, abriria espaço para a queda dos juros, uma vez que a inflação já dá sinais de desaceleração, o que, juntamente com a volta do crescimento, ajudaria a mudar a dinâmica da dívida pública, retroalimentando o otimismo dos agentes.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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