Nelson Tucci
O
estado de São Paulo registrou queda no número de mortes, no trânsito. São 13%
menos, quando comparados os meses de setembro último com setembro do ano
passado. Os dados são do Detran.SP, disponibilizados à imprensa.
No
acumulado dos primeiros nove meses de 2021 foram contabilizados 3.593 óbitos
por acidentes de trânsito, contra 3.576 entre janeiro e setembro do ano
passado, registrando pequeno aumento de 0,5%. Sobre os acidentes com vítimas
houve uma pequena redução de 0,2%, passando de 14.503 casos em setembro de 2020
para 14.475 em setembro de 2021.
“As
fatalidades no trânsito vêm apresentando gradativa e contínua queda. Isso
demonstra o acerto das ações do Programa Respeito à Vida na educação para o
trânsito, mobilidade urbana e segurança viária. E gostaria também de valorizar
o papel das prefeituras na adoção de ações que reduzem os acidentes”, destaca
Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.
SANTOS – Na Região Metropolitana da Baixada Santista as mortes no trânsito registraram redução ainda maior. São 15% menos na região, enquanto no estado (ver post acima) foram 13%, no mesmo período (set/21 contra set/20).
A
Baixada também apresentou queda nos acidentes com vítimas no mês de setembro de
2021 em comparação ao mesmo mês do ano passado. Em setembro de 2020 houve 595
acidentes de trânsito com vítimas e 578 no mesmo período de 2021, queda de 3%.
LANÇAMENTO – Um dos
veículos mais aguardados do ano acaba de chegar ao mercado. É o Pulse, SUV da
Fiat, produzido no Polo Automotivo de Betim/MG. Em sua estratégia de
lançamento, a montadora surpreendeu o mercado antecipando a revelação do modelo
na final no BBB 21, além de engajar o público em uma votação nacional com
participação de mais de 380 mil votantes que escolheram o nome Pulse.
A
marca entra na disputa dos SUVs. E o mote de sua divulgação agora é “estilo
italiano com sangue brasileiro”. O motor é o Turbo 200 Flex, capaz de gerar 130
cv de potência máxima com etanol (125 cv com gasolina) e um amplo torque de 200
Nm (20,4 kgf.m), independente do combustível.
CAYMAN – O Porsche 718
Cayman GT4 está ganhando um irmão mais velho: o 718 Cayman GT4 RS. O novo modelo,
top da família 718, está preparado para sua estreia mundial em novembro.
Durante os testes finais e percursos de avaliação, o primeiro 718 com o emblema
RS demonstrou seu potencial dinâmico em estradas sinuosas e montanhosas e na
pista de corrida.
O
embaixador da marca e piloto de desenvolvimento Jörg Bergmeister rodou os 20,8
quilômetros do circuito Nürburgring-Nordschleife em um carro de produção
levemente camuflado em 7:09.300 minutos. O novo modelo completou a volta mais
curta de 20,6 km, que anteriormente servia como referência, em 7:04.511 minutos;
isto é 23,6 segundos mais rápido que seu irmão mais novo, o 718 Cayman GT4.
STONIC – A Kia Brasil
anunciou o lançamento oficial do Stonic, primeiro modelo alinhado com o novo
posicionamento de marca da montadora sul-coreana, incluindo a nova logomarca.
Sua aparição será na primeira quinzena de novembro e o preço está definido: R$
149.990.
O
principal atributo da versão do Stonic destinada ao mercado brasileiro é o seu
motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina,
com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid
Electric Vehicle), capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,5
kgf/m.
“O
Stonic será o primeiro SUV híbrido compacto do mercado brasileiro. E trata-se
de um dos modelos Kia rumo à liderança do mercado global de veículos híbridos e
elétricos”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.
MARCA – A Mercedes-Benz consolidou a sua posição de líder como única marca europeia entre as 10 primeiras da premiação Best Global Brands 2021. A marca está na oitava posição nos últimos rankings publicados pela consultoria de marcas dos EUA, Interbrand, desde 2018. O valor da marca aumentou 3%, desde 2020, para US$ 50,8 bilhões. Isso significa que a empresa mantém sua posição como a marca de automóveis de luxo mais valiosa do mundo pelo sexto ano consecutivo, e a única entre as 10 primeiras.
TRABALHO – A Hyundai Motor Brasil foi reconhecida pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW) como a 41ª melhor empresa para trabalhar no País em 2021. Participaram da pesquisa 4.026 empresas em todo o território nacional, que ao final formaram a lista das 150 melhores. Este é o melhor resultado da Hyundai, que integra o ranking pela terceira vez, agora como a montadora de automóveis mais bem colocada e a única entre as Top 50.
ESG – A Volkswagen do Brasil disponibiliza em seu website a versão em áudio do Código de Conduta da empresa. O novo formato irá facilitar o acesso dos colaboradores que poderão consumir o conteúdo em qualquer lugar, assinala a VW, acrescentado que “além de contribuir para a produtividade, será uma ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência, fazendo parte da nova estratégia de negócios baseada no conjunto ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) adotado pela empresa, que constrói a cada dia uma cultura mais ética e sustentável”.
REPOSIÇÃO – A 27ª edição
do Seminário da Reposição Automotiva, evento voltado ao mercado independente de
reposição e reparação automotiva do Brasil, será realizada amanhã, 26, via
plataforma digital. Em auditório virtual, os participantes poderão assistir às
palestras, debates e painéis com os principais nomes da indústria e
distribuição de autopeças, além dos presidentes das entidades ligadas ao setor,
bem como, em outro ambiente virtual, terão acesso à Expo Day e aos estandes dos
expositores.
Promovido
pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) e organizado pelo Grupo Photon, o
seminário conta com apoio do Sindipeças, Andap, Sicap, Sincopeças-SP e do
Sindirepa. As inscrições são gratuitas, pelo site http://seminarioautomotivo.com.br/
ESTÁGIO – Com 50 vagas em aberto, o Programa de Estágio 2022 da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – está com inscrições abertas até 8 de novembro, por meio do link https://www.vli-logistica.com.br/carreiras
Esta
é uma importante porta de entrada da empresa. “O estagiário aprende com
profissionais experientes, é acompanhado tanto pelo líder quanto pelo RH,
desenvolve um projeto e participa de ações de desenvolvimento”, ressalta a
companhia.
+VENDIDOS – O Fiat Argo
Fiat Argo esteve na liderança de mercado durante a primeira quinzena de
outubro. Além das 4.409 unidades vendidas na parcial do mês, o modelo
ultrapassou a importante marca de 300 mil unidades emplacadas desde seu
lançamento, em maio de 2017.
USADOS – Com todas as dificuldades enfrentadas pelo mercado de novos, que deverá durar até a metade de 2022, a procura por veículos usados e seminovos devem seguir em alta. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 2021 deve encerrar com mais de 11 milhões de automóveis usados e seminovos vendidos, o maior resultado da história no segmento.
Em
setembro, os hatches e populares novamente se destacaram entre as negociações
realizadas pela InstaCarro, startup voltada à venda de veículos usados e
seminovos. No ranking de agosto, o Honda Fit foi o mais vendido pela
plataforma, com 4,58% de vendas. O Volkswagen Fox (3,7%) foi o segundo
colocado, seguido do Hyundai HB20 (3,2%).
MOTO – A Ducati
anunciou o início de sua era elétrica: a partir da temporada de 2023 será o
único fornecedor oficial de motocicletas para a FIM Enel MotoE World Cup, a
classe elétrica do Campeonato Mundial de MotoGP.
O
acordo assinado com a Dorna Sports, organizadora e promotora dos mais
importantes campeonatos internacionais de corridas de duas rodas, dura até 2026
e, portanto, abrangerá quatro edições do Mundial de MotoE.
Este
é um passo histórico para a fabricante de motos Borgo Panigale que, seguindo o
seu costume de utilizar a competição automóvel como laboratório de tecnologias
e soluções que se tornam realidade para todos os motociclistas, entra no mundo
das motos elétricas a partir do setor mais esportivo, o da classe elétrica do
Campeonato Mundial de MotoGP.
NÁUTICA – Quem gosta de
adrenalina no mar e navegações de longa distância poderá encontrar no São Paulo
Boat Show 2021, o mais importante salão náutico da América Latina, a embarcação
Fishing Raptor. Durante a 24ª edição da feira, de 4 a 9 de novembro no São
Paulo Expo, a marca que já é famosa no Brasil e exterior pelo casco de alta
resistência, navegação suave e performance no mar, irá apresentar pela primeira
vez ao público o novo modelo Fishing.
“A
Fishing 350 Raptor é ideal para quem tem perfil aventureiro, off road, e gosta
de explorar novos destinos com total privacidade e conforto junto aos
familiares e amigos. É um modelo que integra a linha Raptor, que tem projeto
assinado por reconhecidos engenheiros norte-americanos e é ideal para navegar
longas distâncias e para a prática esportiva como mergulho e pesca oceânica”,
explica o diretor da empresa, Fernando Assinato.
Entre
os diferenciais do modelo, de 10,5 metros de comprimento, está a motorização
centro-rabeta, a diesel ou gasolina, que oferece mais espaço na plataforma de
popa. “Esse modelo, por conta da configuração de motor centro-rabeta que não
ocupa o espaço na parte traseira, possui uma área de circulação ampliada na
plataforma de popa. É uma solução que deixa o design mais sofisticado, que é
indicada para a navegação em águas profundas e prática de esportes. Também é
muito procurado porque é mais silencioso e dá mais estabilidade para a
navegação”, afirma o diretor.
MARINA – Um júri técnico internacional, mais o voto popular, elegeu as três finalistas do Prêmio Baleia de Ouro 2021, que distinguiu Marina Itajaí (Itajaí/SC), Marinas Nacionais (Guarujá/SP) e Marina Porto Ilhabela (Ihabela/SP) para a disputa da fase final. Agora será escolhida a melhor marina do país.
Infraestrutura
adequada, capacidade para atender embarcações de grande porte e segurança são
alguns dos critérios avaliados pelos jurados, assim como as questões
ambientais, uma grande preocupação em relação aos complexos náuticos. “O
principal entrave em relação as marinas é justamente o licenciamento
ambiental”, explica o yacht designer Paolo Ferragni, que compõe o júri técnico
do prêmio. A última etapa será a visita técnica dos jurados para conhecer
pessoalmente cada uma das marinas finalistas
MOTORES – No ano em que
a MWM Motores e Geradores completou seu 68º aniversário no Brasil, produzindo
mais de 4.5 milhões de motores e lançando nova linha de motores a gás, agora
expande seu portfólio de motores e peças, com um dos parceiros mais significativos
da empresa, a MAN Engines – uma unidade de negócios da MAN Truck & Bus. As
empresas têm sido parceiras há 48 anos.
O
acordo trata da comercialização dos motores MAN, não automotivos, movidos a diesel
ou gás, e suas peças de reposição, destinados ao segmento off-road,
especificamente para aplicações de embarcações marítimas no mercado brasileiro,
motores para geração de energia para os mercados brasileiro e argentino e
outras aplicações off-road por toda a América do Sul.
Para
o presidente e CEO da MWM, José Eduardo Luzzi, este é mais um acordo com a
parceira MAN, “no qual ambas as empresas se beneficiarão”. Os motores marítimos
e estacionários da MAN contarão com a extensa e especializada rede de distribuição
da MWM, que possui experiência e grande potencial de vendas para comercializar
seus produtos. Em contrapartida, a MWM expandirá seu portfólio com motores e
peças que contam com a qualidade e tecnologia de seus produtos já conhecidos no
mercado e completará sua linha de produtos nesses segmentos e em faixas de
potência anteriormente não atendidas.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário