Nelson Tucci
Que
a indústria automotiva é fonte primária de poluição todo mundo já sabe. Que o
digam os motores a combustão, especialmente os movidos a gasolina brasileira
(historicamente um produto de pior qualidade que a encontrada em outros
mercados do Hemisfério Norte. Embora hoje esteja em padrão mais elevado, até
1992 continha chumbo e até o ano passado o nível de enxofre ainda era alto) e a
diesel. Mas, felizmente, esta cruel realidade vai mudando gradualmente. O carro
elétrico, que dia a dia ganha maior presença nas ruas de todos os países, é um
exemplo disso. Só é preciso entender direitinho como é que se produz tanta
energia elétrica (por termelétrica, movida a combustível fóssil; por
hidrelétricas que engolem floretas nativas; ou por processos sustentáveis de
fato?) para abastecê-los.
De
qualquer forma, avançamos. E uma das formas visíveis é o comprometimento da
indústria com o meio ambiente. A Stellantis, por exemplo, acaba de conquistar o
“Selo Ouro” do Programa GHG Protocol Brasil, que tem como objetivo incentivar
empresas a entender, quantificar e gerenciar as emissões de Gases de Efeito
Estufa (GEE ou GHG na sigla em inglês). O reconhecimento é institucional, ou
seja, abrange todas as unidades da companhia na América do Sul, que incluem 11
unidades fabris no Brasil e na Argentina, além de escritórios e dois armazéns
da Mopar. O selo garante que 100% do grupo realizou o inventário completo de
emissões e tem os dados auditados e certificados.
“Trata-se
de uma conquista significativa, alcançada graças ao compromisso com o
desenvolvimento sustentável que nossos times compartilham”, comemora Amanda
Leite, analista de Meio Ambiente da Stellantis América do Sul: “Uma vez que o
mapeamento das emissões foi concluído e auditado, conseguimos identificar as
principais fontes de emissão e passamos para o passo seguinte, que é trabalhar
fortemente em projetos de redução em todas as nossas unidades e, posteriormente,
buscar a neutralização”.
Para
as emissões que restarem, a compensação é feita através de Créditos de Carbono
reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, o grupo
possui a certificação de neutralidade nas plantas industriais de Goiana/PE,
Jaboatão dos Guararapes/PE, Powertrain Campo Largo/PR, Powertrain Betim/MG, CMP
Contagem/MG e CMA Goiana/PE.
PREMIUM – Enquanto o mercado global de seminovos aponta valorização de 13,4%, entre janeiro e setembro deste ano, oito marcas Premium subiram, em média, 17,5%. A informação é da Mobiauto, considerando sua plataforma de negócios dos anos 2020 e 2021.
“Você
compra um importado, dá uma volta no quarteirão e já perde 20%”, era o que as
pessoas diziam até bem pouco tempo atrás. Com o novo mercado automotivo –
especialmente depois da ocorrência da pandemia –, veja o que aconteceu em
termos de valorização, no período acima citado: Porsche, 25,3%; Land Rover, 17,8%;
e BMW, 17,3%. Já as marcas Mercedes-Benz, Volvo e Audi ficaram na casa dos 16%
e o Lexus com 15,6%. A Jaguar, segundo a Mobiauto, foi a única com percentual
abaixo da média de mercado, com 12,8%.
A
propósito, leia matéria na seção Veículos & Negócios, edição de
setembro do Jornal Perspectiva, em www.jornalperspectiva.com.br/secao/veiculos-e-negocios/
RETRAÇÃO – Nesta segunda-feira, 4, a Fenabrave (associação das distribuidoras) divulgará o balanço consolidado dos emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos em setembro e no acumulado de nove meses de 2021 com números do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Já na quarta, 6, será a vez da Anfavea (associação das montadoras) apresentar os resultados de produção, vendas internas e exportação.
A
agência Autoinforme antecipou alguns números, divulgando a retração da
indústria automotiva em setembro. O emplacamento de 142.354 unidades, por
exemplo, é 10% abaixo que o realizado no mês anterior (agosto) e o pior do ano
até aqui. Comparando-se setembro último, com o mesmo mês de 2020, á quase uma
marcha-à-ré cantando pneu: 28% negativos.
GREVE – A semana promete na rica cidade de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. É que a GM, em processo de negociação salarial, ofereceu aos seus empregados reposição integral da inflação aplicada aos salários em 1º de fevereiro de 2022, mais 50% do INPC do período, com aplicação em fevereiro de 2023, vale-alimentação de R$ 350 aos funcionários com salários até R$ 4.429 e a sua implementação em fevereiro de 2022, e abono de R$ 1 mil a ser pago em outubro de 2021.
A
reivindicação dos trabalhadores é de reposição salarial pelo INPC dos últimos
12 meses; aumento real de 5%; piso salarial com correção pelo INPC de 2016 a
2021; vale-alimentação de R$ 1 mil para os trabalhadores inseridos na grade
nova e de R$ 500 para os demais; participação nos resultados (PR) de R$ 18 mil
com antecipação de R$ 10 mil; adiantamento da metade do 13º salário de 2022
para fevereiro de 2022; inclusão de cláusula sobre home office; pagamento de
quinquênio de 5%; retorno do reajuste da grade salarial a cada 6 meses e cesta
de Natal.
Em
assembleia realizada na última sexta, votaram pela greve por tempo
indeterminado. Espera-se, agora, a oitava rodada de negociações com o sindicato
dos metalúrgicos local.
PDV – A Renault abriu um PDV (Programa de Demissão Voluntária) na unidade de São José dos Pinhais/PR. Em acordo com o sindicato de trabalhadores, anunciou também o lay-off para cerca de 300 funcionários, a ser colocado em pratica nas próximas semanas, conforme o andamento das demandas dos carros que produz.
A
francesa espera adesão de 250 empregados ao PDV e quanto ao lay-off estima
prazo de cinco meses e 85% do salário assegurado para a sua primeira turma e de
70% para as demais turmas.
CHOQUES – Um novo sistema tecnológico reforçará a proteção das cargas de e-commerce transportadas nos caminhões da JSL. Os veículos passam a ter um dispositivo de segurança eletrificado que, em caso de tentativa de acesso não autorizado à carga, seja por rompimento ou perfuração do baú, emite um arco elétrico de 20 mil volts, repelindo instantaneamente os agressores com uma descarga de energia de alto impacto, porém não letal, informa a empresa.
Segundo
José Mario Freitas, gerente de operações, esse é um dispositivo importante que
amplia a segurança para cargas de alto valor agregado: “Transformamos nossas
carretas num verdadeiro cofre para atender com total qualidade o mercado de
e-commerce”.
O
sistema funciona com placas energizadas colocadas em toda a parte interna do
baú do caminhão, combinadas com um mix de materiais que oferecem isolamento e
resistência física.
PLATAFORMA – A DPaschoal acompanhou de perto os resultados dos últimos quatro meses do seu omnichannel. O investimento para a construção desta plataforma se iniciou há mais de um ano. A inovação faz parte de uma tendência que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa, oferecendo ao consumidor o que ele precisa, onde e quando desejar, independentemente de local, horário ou meio.
Um
dos principais desafios foi manter o compromisso de medir e testar antes de
trocar, explica Bruno Gomes, diretor de negócios da DPaschoal: “Mantivemos o
formato mesmo nas compras virtuais. Agora, toda a vez que o cliente adquirir um
produto ou serviço no nosso site, e ao avaliá-lo em uma das nossas lojas ele
concluir que não é necessária a realização da troca, o consumidor pode efetuar
a devolução sem nenhum custo”.
POSTOS – O mercado de mobilidade elétrica no Brasil não para de crescer. Dados da Anfavea mostram que em 2035 cerca de 60% da frota brasileira deve ser de carros elétricos. E para atuar no crescimento e amadurecimento do segmento, a Elev chega ao mercado. A companhia é formada pela Ages Consultoria e Heos que reúne mais de 20 anos de experiência e vai atuar em soluções tanto para o público final, quanto para as empresas.
Para
o consumidor de carro elétrico, a Elev terá um aplicativo, que apresenta
diversas informações sobre os mais de 600 eletropostos no país. O motorista
terá acesso a localização do ponto mais próximo de recarga e a rota para chegar
até lá. Já para empresas, a Elev vai ser provedora dos postos de recarga,
fazendo desde a análise do local, planejamento, instalação e gerenciamento do
equipamento. Além disso, a empresa atua com Pesquisa e Desenvolvimento
(P&D) junto às distribuidoras de energia elétrica, que agora ganham um novo
mercado de atuação, trazendo mais estrutura para o futuro do Brasil.
REPAROS – A exemplo da
população, a frota de veículos nacional também envelhece. Atualmente, a média
de idade dos carros que circula no país é de 10,3 anos, a maior dos últimos 25
anos, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para
Veículos Automotores (Sindipeças). Assim, é importante lembrar que o desgaste
dos veículos pode trazer sérios riscos à segurança de motoristas e pedestres,
reforçando a necessidade de manutenção e reparos periódicos.
Dos
46 milhões de veículos em circulação no país, 9 milhões (19,7%) têm mais de 11
anos. O aumento no tempo de uso é consequência da pandemia, destaca o
Sindipeças. O estudo informa que o fechamento do comércio durante o período de
isolamento social, inclusive concessionárias, e os protocolos de segurança
adotados pela indústria restringiram os volumes de produção e vendas em 2020.
Em vez de comprar carros novos, muitos priorizaram a manutenção dos atuais.
O
envelhecimento da frota não ocorre apenas no Brasil, é importante destacar. Nos
Estados Unidos, a média subiu para 12,1 anos, de acordo com estudo da HS
Markit. Em 2002, a frota norte-americana tinha média de 9,6 anos. Assim como no
Brasil, o isolamento reduziu a circulação e negociação de carros. O estudo da
HS Markit destacou que a pandemia acelerou o aperfeiçoamento de transações
online de automóveis nos EUA. Pastilhas de freio, amortecedores e suspensão são
itens que não podem prescindir de revisão, alertam os especialistas.
ELÉTRICOS – Aquele
carrinho meia-bomba do passado deve ser esquecido. É que a marca (agora
integrante da Stellantis) aposta altas fichas no Peugeot e-208 GT, o novo 208
agora elétrico.
Vencedor
do European Car Of The Year, um dos
prêmios mais cobiçados do mundo, e no Brasil, com suas configurações equipadas
com motorização flex, o hatch recebeu o título de Melhor Hatch Compacto pelo
Prêmio UOL Carros e na versão 2021, o modelo foi eleito o Melhor Carro Compacto
na décima primeira edição do Car Awards Brasil, e conquistou destaque no prêmio
de Compra do Ano 2021, realizado pela revista Motorshow.
O
Peugeot e-208 GT tem motor de 136 cavalos de potência (100 kW) e entrega 260 Nm
de torque imediatos (26,5 kgfm). Há três modos de condução disponíveis, e a
escolha fica a critério de quem está ao volante: modo “Eco”, com foco na
otimização da autonomia; o “Drive”, indicado para garantir o conforto ideal nos
deslocamentos do dia a dia; e o “Sport” prioriza o desempenho, utilizando-se da
potência e torque máximos.
DESCARBONIZAÇÂO
–
A Volkswagen apresenta pela primeira vez na América Latina os modelos 100%
elétricos da família ID., o ID.3 e o ID.4, que já encontram mercado em países
da Europa, Estados Unidos e na China.
"Os
clientes da nossa região podem agora conhecer o que existe de mais moderno em
eletrificação da marca Volkswagen no mundo", afirma Pablo Di Si, CEO da
Volkswagen América Latina. Dentro da estratégia de descarbonização da
Volkswagen, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050, modelos elétricos
vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região.
"Teremos muitas novidades para a nossa região em termos de eletrificação
rumo à mobilidade sustentável", completa o executivo.
A
estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina começou em 2019,
com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. O passo seguinte foi
agora, em 2021, com a apresentação do e-up! totalmente elétrico no Uruguai,
país com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo.
Recentemente, o Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e
Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes.
LANÇAMENTO – A Porsche
apresenta oficialmente o Taycan Cross Turismo no mercado brasileiro. Com a
expansão do portfólio de veículos elétricos da marca alemã de esportivos,
inaugura-se um capítulo especial com a chegada dessa versão apropriada ao
off-road.
A
exemplo do sedan, o Taycan Cross Turismo exibe uma propulsão 100% elétrica
inovadora, com uma arquitetura de 800 volts e capacidade total de armazenamento
de 93,4 kWh. O modelo estará disponível na versão Taycan 4 Cross Turismo, capaz
de desenvolver 280 kW (380 CV) ou até 350 kW (476 CV) com a utilização dos
recursos overboost e controle de largada. Com quatro rodas motrizes, o modelo
permite uma aceleração 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, velocidade máxima de 220
km/h e autonomia (ciclo WLTP) de 389 a 456 km. O torque máximo é de 500 Nm.
CAPACETE – Focada em
oferecer aos apaixonados por motos a união entre design anatômico e eficiência,
a paranaense TEXX, marca de vestuário e acessórios da Laquila, acaba de lançar
a sua nova opção de capacete
A
marca aposta nos capacetes Stratos 180, com diferencial de frente modular com
abertura no ângulo de 180° e sistema independente da viseira, desenvolvidos
para oferecer uma opção com design esportivo e moderno, além de possibilitar o
trânsito com equilíbrio e conforto mesmo com a queixeira aberta. O modelo une a
segurança do capacete fechado e a ampla visibilidade do capacete aberto,
originando um item versátil que funciona para diferentes climas e estilos de
pilotagem.
NÁUTICA – A 24ª edição do São Paulo Boat Show está confirmada para acontecer de 4 a 9 de novembro no São Paulo Expo. A Azimut Yachts, líder em fabricação de iates de luxo, com matriz na Itália e filial em Itajaí/SC, irá expor o modelo Azimut 62 fabricado na planta brasileira e que já faz sucesso no Cannes Yachting Festival, no litoral Sul da França. Uma embarcação considerada uma obra de arte sobre as águas, oferecendo atmosfera de “casa” e área superior a 150 m2, inclusive, com o espaço reservado para barbecue.
“A
Azimut 62 é, sem dúvidas, um dos modelos de maior aceitação aqui no Brasil. É
um iate exclusivo e inovador assinado por Achille Salvagni e Stefano Righini,
designers italianos mundialmente renomados. É um modelo que privilegia momentos
de lazer a bordo, como é o caso do tradicional churrasco tão apreciado pelo
público brasileiro, além do alto requinte com móveis de design italianos e
usabilidade”, define Francesco Caputo, diretor da Azimut Yachts.
AUTOMEC – A Automec, maior feira da América Latina de autopeças dedicada aos mercados de reposição, reparação e manutenção automotiva, não será mais realizada entre 9 e 13 de novembro, como havia sido confirmado pela organização há duas semanas.
Em
comunicado divulgado na quinta, 30, a RX (antiga Reed Exhibitions) informa que
o evento – apoiado pela Andap, Sicap, Sincopeças e Sindirepa – foi transferido
para 25 a 29 de abril de 2023, no mesmo pavilhão do São Paulo Expo, em São
Paulo/SP. A organizadora diz, genericamente, que “a medida está alinhada com as
expectativas e recomendações de entidades, patrocinadores e empresas do setor”.
LEILÃO – A Copart do Brasil, empresa atuante em leilões extrajudiciais de veículos, promove nesta terça-feira, 5, três leilões online. As sessões estão agendadas para às 10 horas, no pátio da Vila Jaguará/Capital de São Paulo, e, às 11h30 e às 14h30, no pátio de Curitiba/PR, oferecerão mais de 500 veículos aos interessados.
No
pregão das 10 horas, os destaques ficam por conta do Porsche 911 Carrera
2019/2020 (www.copart.com.br/lot/630404)
e do Audi RS4 Avant 2019 (www.copart.com.br/lot/630848).
A cotação do Porsche no mercado de seminovos é de R$ 805 mil e o lance inicial
está em R$ 522 mil, o que corresponde a 64,8% do valor de mercado. O Audi RS4
Avant 2019 tem lance inicial de R$ 200 mil, 38% da tabela Fipe, que é R$
527.651. Ambos os veículos são originados de seguradora e sofreram colisão de
média monta.
Às
11h30 será a vez da Ferrari California 2012 (www.copart.com.br/lot/633543), proveniente
de colisão (média monta) e com lance atual de R$ 398 mil, equivalente a 31% da
cotação atual de R$ 1,283 milhão. A Land Rover Range Rover Evoque 2017/2018 (www.copart.com.br/lot/630375) tem
lance inicial em R$ 122 mil, 49% do valor da tabela Fipe.
Além
dos modelos esportivos, as sessões oferecerão mais 500 opções para os
interessados em condições diferenciadas de mercado. A BMW X6 2010/2011 (www.copart.com.br/lot/545452), por
exemplo, está com lance inicial de R$ 40 mil, equivalente a 29,9% da cotação de
mercado de R$ 133,7 mil. Acesse www.copart.com.br
SUPRIMENTOS – A partir de 1º de novembro o executivo Luiz Eduardo Alvarez assumirá a vice-presidência de Suprimentos da VW do Brasil e Região SAM, substituindo Martin Fries que retornou à Alemanha em setembro para assumir a responsabilidade de Supply Chain do Grupo e Marca VW, integrando também as áreas de Gerenciamento de Fornecedores do Grupo e da Marca VW.
Alvarez,
52 anos, é graduado pela Escola Politécnica da USP em Engenharia Civil, com
especializações em Gerenciamento Estratégico de Negócios na Kellogg School of
Management e Change Management pela Ashridge Business School.
BANCO – Como parte do processo sucessório da empresa, o Banco Toyota do Brasil comunica a saída de Luiz Montenegro da presidência da instituição, após 22 anos à frente das operações financeiras da fabricante no país. Ele será substituído por Luciano Savoldi, atual diretor e CFO do Banco, que assumiu o novo cargo na sexta, 1º.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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