segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Meta é reduzir Gases de Efeito Estufa

Divulgação  Stellantis acaba de conquistar o “Selo Ouro” do GHG Protocol Brasil

Nelson Tucci

Que a indústria automotiva é fonte primária de poluição todo mundo já sabe. Que o digam os motores a combustão, especialmente os movidos a gasolina brasileira (historicamente um produto de pior qualidade que a encontrada em outros mercados do Hemisfério Norte. Embora hoje esteja em padrão mais elevado, até 1992 continha chumbo e até o ano passado o nível de enxofre ainda era alto) e a diesel. Mas, felizmente, esta cruel realidade vai mudando gradualmente. O carro elétrico, que dia a dia ganha maior presença nas ruas de todos os países, é um exemplo disso. Só é preciso entender direitinho como é que se produz tanta energia elétrica (por termelétrica, movida a combustível fóssil; por hidrelétricas que engolem floretas nativas; ou por processos sustentáveis de fato?) para abastecê-los.

De qualquer forma, avançamos. E uma das formas visíveis é o comprometimento da indústria com o meio ambiente. A Stellantis, por exemplo, acaba de conquistar o “Selo Ouro” do Programa GHG Protocol Brasil, que tem como objetivo incentivar empresas a entender, quantificar e gerenciar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE ou GHG na sigla em inglês). O reconhecimento é institucional, ou seja, abrange todas as unidades da companhia na América do Sul, que incluem 11 unidades fabris no Brasil e na Argentina, além de escritórios e dois armazéns da Mopar. O selo garante que 100% do grupo realizou o inventário completo de emissões e tem os dados auditados e certificados.

“Trata-se de uma conquista significativa, alcançada graças ao compromisso com o desenvolvimento sustentável que nossos times compartilham”, comemora Amanda Leite, analista de Meio Ambiente da Stellantis América do Sul: “Uma vez que o mapeamento das emissões foi concluído e auditado, conseguimos identificar as principais fontes de emissão e passamos para o passo seguinte, que é trabalhar fortemente em projetos de redução em todas as nossas unidades e, posteriormente, buscar a neutralização”.

Para as emissões que restarem, a compensação é feita através de Créditos de Carbono reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, o grupo possui a certificação de neutralidade nas plantas industriais de Goiana/PE, Jaboatão dos Guararapes/PE, Powertrain Campo Largo/PR, Powertrain Betim/MG, CMP Contagem/MG e CMA Goiana/PE.


PREMIUM – Enquanto o mercado global de seminovos aponta valorização de 13,4%, entre janeiro e setembro deste ano, oito marcas Premium subiram, em média, 17,5%. A informação é da Mobiauto, considerando sua plataforma de negócios dos anos 2020 e 2021.

“Você compra um importado, dá uma volta no quarteirão e já perde 20%”, era o que as pessoas diziam até bem pouco tempo atrás. Com o novo mercado automotivo – especialmente depois da ocorrência da pandemia –, veja o que aconteceu em termos de valorização, no período acima citado: Porsche, 25,3%; Land Rover, 17,8%; e BMW, 17,3%. Já as marcas Mercedes-Benz, Volvo e Audi ficaram na casa dos 16% e o Lexus com 15,6%. A Jaguar, segundo a Mobiauto, foi a única com percentual abaixo da média de mercado, com 12,8%.

A propósito, leia matéria na seção Veículos & Negócios, edição de setembro do Jornal Perspectiva, em www.jornalperspectiva.com.br/secao/veiculos-e-negocios/


RETRAÇÃO – Nesta segunda-feira, 4, a Fenabrave (associação das distribuidoras) divulgará o balanço consolidado dos emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos em setembro e no acumulado de nove meses de 2021 com números do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Já na quarta, 6, será a vez da Anfavea (associação das montadoras) apresentar os resultados de produção, vendas internas e exportação.

A agência Autoinforme antecipou alguns números, divulgando a retração da indústria automotiva em setembro. O emplacamento de 142.354 unidades, por exemplo, é 10% abaixo que o realizado no mês anterior (agosto) e o pior do ano até aqui. Comparando-se setembro último, com o mesmo mês de 2020, á quase uma marcha-à-ré cantando pneu: 28% negativos.


GREVE – A semana promete na rica cidade de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. É que a GM, em processo de negociação salarial, ofereceu aos seus empregados reposição integral da inflação aplicada aos salários em 1º de fevereiro de 2022, mais 50% do INPC do período, com aplicação em fevereiro de 2023, vale-alimentação de R$ 350 aos funcionários com salários até R$ 4.429 e a sua implementação em fevereiro de 2022, e abono de R$ 1 mil a ser pago em outubro de 2021.

A reivindicação dos trabalhadores é de reposição salarial pelo INPC dos últimos 12 meses; aumento real de 5%; piso salarial com correção pelo INPC de 2016 a 2021; vale-alimentação de R$ 1 mil para os trabalhadores inseridos na grade nova e de R$ 500 para os demais; participação nos resultados (PR) de R$ 18 mil com antecipação de R$ 10 mil; adiantamento da metade do 13º salário de 2022 para fevereiro de 2022; inclusão de cláusula sobre home office; pagamento de quinquênio de 5%; retorno do reajuste da grade salarial a cada 6 meses e cesta de Natal.

Em assembleia realizada na última sexta, votaram pela greve por tempo indeterminado. Espera-se, agora, a oitava rodada de negociações com o sindicato dos metalúrgicos local.


PDV – A Renault abriu um PDV (Programa de Demissão Voluntária) na unidade de São José dos Pinhais/PR. Em acordo com o sindicato de trabalhadores, anunciou também o lay-off para cerca de 300 funcionários, a ser colocado em pratica nas próximas semanas, conforme o andamento das demandas dos carros que produz.

A francesa espera adesão de 250 empregados ao PDV e quanto ao lay-off estima prazo de cinco meses e 85% do salário assegurado para a sua primeira turma e de 70% para as demais turmas.


CHOQUES – Um novo sistema tecnológico reforçará a proteção das cargas de e-commerce transportadas nos caminhões da JSL. Os veículos passam a ter um dispositivo de segurança eletrificado que, em caso de tentativa de acesso não autorizado à carga, seja por rompimento ou perfuração do baú, emite um arco elétrico de 20 mil volts, repelindo instantaneamente os agressores com uma descarga de energia de alto impacto, porém não letal, informa a empresa.

Segundo José Mario Freitas, gerente de operações, esse é um dispositivo importante que amplia a segurança para cargas de alto valor agregado: “Transformamos nossas carretas num verdadeiro cofre para atender com total qualidade o mercado de e-commerce”.

O sistema funciona com placas energizadas colocadas em toda a parte interna do baú do caminhão, combinadas com um mix de materiais que oferecem isolamento e resistência física.


PLATAFORMA – A DPaschoal acompanhou de perto os resultados dos últimos quatro meses do seu omnichannel. O investimento para a construção desta plataforma se iniciou há mais de um ano. A inovação faz parte de uma tendência que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa, oferecendo ao consumidor o que ele precisa, onde e quando desejar, independentemente de local, horário ou meio.

Um dos principais desafios foi manter o compromisso de medir e testar antes de trocar, explica Bruno Gomes, diretor de negócios da DPaschoal: “Mantivemos o formato mesmo nas compras virtuais. Agora, toda a vez que o cliente adquirir um produto ou serviço no nosso site, e ao avaliá-lo em uma das nossas lojas ele concluir que não é necessária a realização da troca, o consumidor pode efetuar a devolução sem nenhum custo”.


POSTOS – O mercado de mobilidade elétrica no Brasil não para de crescer. Dados da Anfavea mostram que em 2035 cerca de 60% da frota brasileira deve ser de carros elétricos. E para atuar no crescimento e amadurecimento do segmento, a Elev chega ao mercado. A companhia é formada pela Ages Consultoria e Heos que reúne mais de 20 anos de experiência e vai atuar em soluções tanto para o público final, quanto para as empresas.

Para o consumidor de carro elétrico, a Elev terá um aplicativo, que apresenta diversas informações sobre os mais de 600 eletropostos no país. O motorista terá acesso a localização do ponto mais próximo de recarga e a rota para chegar até lá. Já para empresas, a Elev vai ser provedora dos postos de recarga, fazendo desde a análise do local, planejamento, instalação e gerenciamento do equipamento. Além disso, a empresa atua com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) junto às distribuidoras de energia elétrica, que agora ganham um novo mercado de atuação, trazendo mais estrutura para o futuro do Brasil.


Divulgação                            Frota mais velha precisa de maior manutenção

REPAROS – A exemplo da população, a frota de veículos nacional também envelhece. Atualmente, a média de idade dos carros que circula no país é de 10,3 anos, a maior dos últimos 25 anos, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Assim, é importante lembrar que o desgaste dos veículos pode trazer sérios riscos à segurança de motoristas e pedestres, reforçando a necessidade de manutenção e reparos periódicos.

Dos 46 milhões de veículos em circulação no país, 9 milhões (19,7%) têm mais de 11 anos. O aumento no tempo de uso é consequência da pandemia, destaca o Sindipeças. O estudo informa que o fechamento do comércio durante o período de isolamento social, inclusive concessionárias, e os protocolos de segurança adotados pela indústria restringiram os volumes de produção e vendas em 2020. Em vez de comprar carros novos, muitos priorizaram a manutenção dos atuais.

O envelhecimento da frota não ocorre apenas no Brasil, é importante destacar. Nos Estados Unidos, a média subiu para 12,1 anos, de acordo com estudo da HS Markit. Em 2002, a frota norte-americana tinha média de 9,6 anos. Assim como no Brasil, o isolamento reduziu a circulação e negociação de carros. O estudo da HS Markit destacou que a pandemia acelerou o aperfeiçoamento de transações online de automóveis nos EUA. Pastilhas de freio, amortecedores e suspensão são itens que não podem prescindir de revisão, alertam os especialistas.


Divulgação                                                  Modelo elétrico tem 136 cv de potência

ELÉTRICOS – Aquele carrinho meia-bomba do passado deve ser esquecido. É que a marca (agora integrante da Stellantis) aposta altas fichas no Peugeot e-208 GT, o novo 208 agora elétrico.

Vencedor do European Car Of The Year, um dos prêmios mais cobiçados do mundo, e no Brasil, com suas configurações equipadas com motorização flex, o hatch recebeu o título de Melhor Hatch Compacto pelo Prêmio UOL Carros e na versão 2021, o modelo foi eleito o Melhor Carro Compacto na décima primeira edição do Car Awards Brasil, e conquistou destaque no prêmio de Compra do Ano 2021, realizado pela revista Motorshow.

O Peugeot e-208 GT tem motor de 136 cavalos de potência (100 kW) e entrega 260 Nm de torque imediatos (26,5 kgfm). Há três modos de condução disponíveis, e a escolha fica a critério de quem está ao volante: modo “Eco”, com foco na otimização da autonomia; o “Drive”, indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia; e o “Sport” prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.


Divulgação                                                   Família ID é montada em plataforma MEB

DESCARBONIZAÇÂO – A Volkswagen apresenta pela primeira vez na América Latina os modelos 100% elétricos da família ID., o ID.3 e o ID.4, que já encontram mercado em países da Europa, Estados Unidos e na China.

"Os clientes da nossa região podem agora conhecer o que existe de mais moderno em eletrificação da marca Volkswagen no mundo", afirma Pablo Di Si, CEO da Volkswagen América Latina. Dentro da estratégia de descarbonização da Volkswagen, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região. "Teremos muitas novidades para a nossa região em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável", completa o executivo.

A estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. O passo seguinte foi agora, em 2021, com a apresentação do e-up! totalmente elétrico no Uruguai, país com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo. Recentemente, o Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes.


Divulgação   Taycan 4 Cross: totalmente elétrico, autonomia entre 389 e 456 km

LANÇAMENTO – A Porsche apresenta oficialmente o Taycan Cross Turismo no mercado brasileiro. Com a expansão do portfólio de veículos elétricos da marca alemã de esportivos, inaugura-se um capítulo especial com a chegada dessa versão apropriada ao off-road.

A exemplo do sedan, o Taycan Cross Turismo exibe uma propulsão 100% elétrica inovadora, com uma arquitetura de 800 volts e capacidade total de armazenamento de 93,4 kWh. O modelo estará disponível na versão Taycan 4 Cross Turismo, capaz de desenvolver 280 kW (380 CV) ou até 350 kW (476 CV) com a utilização dos recursos overboost e controle de largada. Com quatro rodas motrizes, o modelo permite uma aceleração 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, velocidade máxima de 220 km/h e autonomia (ciclo WLTP) de 389 a 456 km. O torque máximo é de 500 Nm.


Divulgação                         Stratos 180: opção com design esportivo e moderno

CAPACETE – Focada em oferecer aos apaixonados por motos a união entre design anatômico e eficiência, a paranaense TEXX, marca de vestuário e acessórios da Laquila, acaba de lançar a sua nova opção de capacete

A marca aposta nos capacetes Stratos 180, com diferencial de frente modular com abertura no ângulo de 180° e sistema independente da viseira, desenvolvidos para oferecer uma opção com design esportivo e moderno, além de possibilitar o trânsito com equilíbrio e conforto mesmo com a queixeira aberta. O modelo une a segurança do capacete fechado e a ampla visibilidade do capacete aberto, originando um item versátil que funciona para diferentes climas e estilos de pilotagem.


NÁUTICA – A 24ª edição do São Paulo Boat Show está confirmada para acontecer de 4 a 9 de novembro no São Paulo Expo. A Azimut Yachts, líder em fabricação de iates de luxo, com matriz na Itália e filial em Itajaí/SC, irá expor o modelo Azimut 62 fabricado na planta brasileira e que já faz sucesso no Cannes Yachting Festival, no litoral Sul da França. Uma embarcação considerada uma obra de arte sobre as águas, oferecendo atmosfera de “casa” e área superior a 150 m2, inclusive, com o espaço reservado para barbecue.

“A Azimut 62 é, sem dúvidas, um dos modelos de maior aceitação aqui no Brasil. É um iate exclusivo e inovador assinado por Achille Salvagni e Stefano Righini, designers italianos mundialmente renomados. É um modelo que privilegia momentos de lazer a bordo, como é o caso do tradicional churrasco tão apreciado pelo público brasileiro, além do alto requinte com móveis de design italianos e usabilidade”, define Francesco Caputo, diretor da Azimut Yachts.


AUTOMEC – A Automec, maior feira da América Latina de autopeças dedicada aos mercados de reposição, reparação e manutenção automotiva, não será mais realizada entre 9 e 13 de novembro, como havia sido confirmado pela organização há duas semanas.

Em comunicado divulgado na quinta, 30, a RX (antiga Reed Exhibitions) informa que o evento – apoiado pela Andap, Sicap, Sincopeças e Sindirepa – foi transferido para 25 a 29 de abril de 2023, no mesmo pavilhão do São Paulo Expo, em São Paulo/SP. A organizadora diz, genericamente, que “a medida está alinhada com as expectativas e recomendações de entidades, patrocinadores e empresas do setor”.


LEILÃO – A Copart do Brasil, empresa atuante em leilões extrajudiciais de veículos, promove nesta terça-feira, 5, três leilões online. As sessões estão agendadas para às 10 horas, no pátio da Vila Jaguará/Capital de São Paulo, e, às 11h30 e às 14h30, no pátio de Curitiba/PR, oferecerão mais de 500 veículos aos interessados.

No pregão das 10 horas, os destaques ficam por conta do Porsche 911 Carrera 2019/2020 (www.copart.com.br/lot/630404) e do Audi RS4 Avant 2019 (www.copart.com.br/lot/630848). A cotação do Porsche no mercado de seminovos é de R$ 805 mil e o lance inicial está em R$ 522 mil, o que corresponde a 64,8% do valor de mercado. O Audi RS4 Avant 2019 tem lance inicial de R$ 200 mil, 38% da tabela Fipe, que é R$ 527.651. Ambos os veículos são originados de seguradora e sofreram colisão de média monta.

Às 11h30 será a vez da Ferrari California 2012 (www.copart.com.br/lot/633543), proveniente de colisão (média monta) e com lance atual de R$ 398 mil, equivalente a 31% da cotação atual de R$ 1,283 milhão. A Land Rover Range Rover Evoque 2017/2018 (www.copart.com.br/lot/630375) tem lance inicial em R$ 122 mil, 49% do valor da tabela Fipe.

Além dos modelos esportivos, as sessões oferecerão mais 500 opções para os interessados em condições diferenciadas de mercado. A BMW X6 2010/2011 (www.copart.com.br/lot/545452), por exemplo, está com lance inicial de R$ 40 mil, equivalente a 29,9% da cotação de mercado de R$ 133,7 mil. Acesse www.copart.com.br


SUPRIMENTOS – A partir de 1º de novembro o executivo Luiz Eduardo Alvarez assumirá a vice-presidência de Suprimentos da VW do Brasil e Região SAM, substituindo Martin Fries que retornou à Alemanha em setembro para assumir a responsabilidade de Supply Chain do Grupo e Marca VW, integrando também as áreas de Gerenciamento de Fornecedores do Grupo e da Marca VW.

Alvarez, 52 anos, é graduado pela Escola Politécnica da USP em Engenharia Civil, com especializações em Gerenciamento Estratégico de Negócios na Kellogg School of Management e Change Management pela Ashridge Business School.


BANCO – Como parte do processo sucessório da empresa, o Banco Toyota do Brasil comunica a saída de Luiz Montenegro da presidência da instituição, após 22 anos à frente das operações financeiras da fabricante no país. Ele será substituído por Luciano Savoldi, atual diretor e CFO do Banco, que assumiu o novo cargo na sexta, 1º.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário