segunda-feira, 14 de maio de 2018

Cicloativismo está em alta

Divulgação     Prêmio reconhece e fomenta as boas práticas de apoio à bicicleta

Nelson Tucci

No “Dia De Bike ao Trabalho” foi entregue o “Prêmio SP De Bike ao Trabalho”, iniciativa da Bike Anjo e do Instituto Ethos. Em sua primeira edição, o evento reuniu na semana que passou, no Sesc Pinheiros, representantes do cicloativismo e terceiro setor, empresas e poder público. O prêmio, inédito na América Latina, reconhece e fomenta as boas práticas empresariais de apoio à bicicleta. Comumente associado à solução para mobilidade urbana sustentável, o evento procurou mostrar que o uso da bicicleta no dia a dia pode e deve ser parte de uma estratégia de promoção de saúde.
A Eureka Coworking foi a empresa premiada na categoria pequenas empresas, por sua inovação. “Desde a inauguração, há quatro anos, adotamos como política oferecer desconto ao profissional que chegasse ao co-working de bicicleta”, explica Daniel Moral, criador da Eureka: “Trabalhamos no espírito da economia colaborativa, e entendemos também que não dá para achar normal o uso de um carro por pessoa”. O Itaú Unibanco foi o premiado da categoria grandes empresas pelo impacto e capilaridade das ações. Com iniciativas hoje já conhecidas pelos brasileiros, principalmente devido ao sistema de bicicletas compartilhadas que inaugurou no país, o Itaú Unibanco se empenhou nos últimos cinco anos no fomento ao uso da bicicleta por seus próprios funcionários.
O incentivo do deslocamento ao trabalho por bicicleta pelas empresas pode ter um impacto impressionante em cidades como São Paulo, já que 50% das viagens por bicicleta na capital correspondem a trajetos até o trabalho, segundo apontou Guillermo Petzhold, especialista em mobilidade do WRI - World Resources Institute. Para Evangelina Vormittag, diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade, o maior comprometimento das empresas com esta causa pode ser facilitado com a utilização de instrumentos como uma metodologia da OMS com indicadores que evidenciam os impactos na saúde do trabalhador, além de modificações na lei trabalhista, que minimizem os “riscos” frequentemente alegados pelos empregadores. O Instituto Ethos, parceiro desta edição do prêmio, lançou um guia de indicadores sobre mobilidade urbana para empresas, ferramenta que também pode ser valiosa neste processo.
Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

BÊBADOS – O Programa Direção Segura – ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – autuou 16 pessoas em operação de fiscalização da Lei Seca realizada na noite do último sábado (12), somente em Peruíbe, no litoral Sul de São Paulo.
Durante a blitz, realizada na Avenida Mário Covas, foram fiscalizados 230 veículos. Os condutores foram autuados por embriaguez ao volante e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responderem a processo administrativo no Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Lançado no Carnaval de 2013, o Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Pela Lei Seca (lei nº 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.

SEMINOVOS – Os veículos Palio, Gol e Fiesta lideram o ranking dos automóveis seminovos mais procurados no comércio eletrônico no primeiro trimestre deste ano. Segundo levantamento da plataforma AutoAvaliar, utilizada atualmente em mais de 2,5 mil concessionárias de veículos e cerca de 20 mil revendedores multimarcas no Brasil, os três modelos tiveram a maior procura pelos lojistas brasileiros para alimentar o estoque e a oferta no varejo.
No ranking da AutoAvaliar com os 10 mais procurados no comércio B2B, também aparecem na lista os veículos Fox, Sandero, Uno, Celta e Ecosport.
O levantamento foi feito com base no volume de comercialização realizado na plataforma B2B da AutoAvaliar, onde as concessionárias anunciam seus veículos para repasse e os lojistas arrematam os modelos que lhe interessam, dentro de um sistema de pregão online.
De janeiro à março, as concessionárias repassaram cerca de 78 mil veículos usados aos revendedores multimarcas no País.

Divulgação    Alemã também está de olho no mercado de híbridos e elétricos

AUDI – A Audi pretende vender aproximadamente 800.000 carros totalmente elétricos e híbridos plug-in no ano de 2025. Na Assembleia Geral Anual da Audi AG, realizada na semana passada, o Conselho de Administração apresentou a estratégia atualizada "Audi.Vorsprung.2025.". Para permitir que um terço dos clientes decida a favor de um carro elétrico até meados da próxima década, deve haver uma opção sustentável em cada linha de modelos até então – a maioria deles deve ser totalmente elétrica, com uma proporção menor como híbridos plug-in.
“Nossa ambição sempre foi e continuará sendo a Vorsprung durch Technik”, diz Rupert Stadler, presidente do Conselho de Administração da Audi AG: “Nosso objetivo é revolucionar a mobilidade. Também em mobilidade elétrica, queremos nos tornar o número 1 entre os fabricantes premium – com total adequação para o uso diário, sem compromissos, qualidade superior e prazer de dirigir para o cliente. Com nossa excelência tecnológica, estamos utilizando nosso Vorsprung e elevando a mobilidade elétrica para o próximo nível”.

PESQUISA – A Confederação Nacional do Transporte (CNT) inicia hoje, 14, a coleta de dados da 22ª Pesquisa CNT de Rodovias 2018. As 26 equipes vão sair de 14 capitais às 8h30 e, durante 30 dias, vão avaliar, aproximadamente, 107 mil km. Em comparação com 2017, este ano será avaliado 1,5 mil km a mais.
A Pesquisa CNT de Rodovias avalia toda a malha federal pavimentada e os principais trechos estaduais, também pavimentados, considerando as condições do pavimento, da sinalização e da geometria da via. Os pesquisadores também observam os pontos críticos, como erosão na pista e queda de barreira; e infraestrutura de apoio, como postos de abastecimento, oficinas mecânicas e postos da Polícia Rodoviária.
Com os resultados, a CNT e o SEST SENAT oferecem informações relevantes para que as transportadoras e os caminhoneiros autônomos possam planejar suas rotas de viagens, considerando as condições de cada trecho.

PORTOS – A Wilson Sons Estaleiros realiza uma operação especial para a Wilson Sons Ultratug Offshore. A companhia está convertendo o PSV (Platform Supply Vessel) Gaivota em OSRV (Oil Spill Recovery Vessel). O trabalho teve início em março e deve ser concluído em meados de maio.
 “O Gaivota foi construído pela Wilson Sons Estaleiros em 2003, tendo sido o segundo PSV construído por nós. Essa conversão é uma operação complexa, mas nossa equipe está preparada para lidar com o desafio. Até o momento, seguimos dentro do cronograma, com um trabalho de alta qualidade”, afirma o diretor executivo da Wilson Sons Estaleiros, Adalberto Souza. O diretor executivo da Wilson Sons Ultratug Offshore, Gustavo Machado, acrescenta que o Gaivota foi escolhido para essa conversão por suas características técnicas, como o arranjo de tanques, convés principal e sistema de posicionamento dinâmico.
Além do Gaivota, a Wilson Sons Estaleiros receberá outras 18 embarcações para docagem em 2018. Esse volume inclui nove rebocadores da SAAM SMIT, sete da Wilson Sons Rebocadores e outros dois PSVs da Wilson Sons Ultratug Offshore.

MAIO – Com o objetivo de gerar a conscientização da sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito, o movimento Maio Amarelo foi iniciado em todo o Brasil, e a Rodobens entrou no circuito para apoiar a causa.
Até o final do mês, a empresa fará uma ação em parceria com a OLX em que serão anunciados produtos fictícios, porém “vendidos” como se fossem reais, com nomes e descrições bizarros, como o Banco Abraço de Urso, o Pneu Que Não Come Faixa e o Pedal Para Pé Pesado.
“Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quinto país do mundo em mortes no trânsito. Uma escala muito preocupante já que uma pessoa morre a cada doze minutos. Pensando nisso, a Rodobens abraçou a causa com a campanha ‘Bom Senso Em Oferta’. Uma boa atitude de uma empresa que nasceu no mercado automotivo”, comenta Elvio Lupo, diretor da área de Varejo Automotivo da Rodobens. A campanha consiste na oferta de peças e acessórios automotivos com características próprias e funções inusitadas para proporcionar uma maior segurança viária.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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