Nelson Tucci
Dirigentes
das companhias de engenharia de tráfego de Santos e de São Paulo estiveram
reunidos para troca de experiências e assinatura de convênio de cooperação.
Evento ocorreu na última semana, no Centro de Controle Operacional (CCO) da
Prefeitura de Santos.
O
presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, recepcionou Jair de
Souza Dias, da companhia paulistana, e adiantou que um novo encontro será
programado para ajustar os termos do documento: “Já tivemos essa parceria num
outro momento e agora vamos retomá-la e será positiva para a nossa Cidade. A
CET-SP é um órgão muito importante pelo trabalho que realiza na gestão do
trânsito da principal cidade do País”.
Em
vias de completar dois anos, o Centro de Controle Operacional santista integra
serviços públicos e forças de segurança, fazendo o monitoramento do trânsito e
ocorrências pela cidade por meio de recursos tecnológicos. Atualmente, o CCO
conta com 1.731 câmeras para o monitoramento de vias e equipamentos públicos 24
horas por dia. A meta é chegar a 3 mil aparelhos até 2024.
MAIOR – A EcoRodovias arrematou, na sexta-feira passada, em evento na B3 (Bolsa de Valores), a concessão do Sistema Rodoviário Rio de Janeiro (RJ)/Governador Valadares (MG), que engloba o conjunto de trechos das rodovias BR-116, BR-465 e BR-493 e soma 726,9 quilômetros. Com isso, o grupo ampliará em 21% sua malha rodoviária passando a operar dez concessionárias e chegando a mais de 4 mil quilômetros administrados em oito estados brasileiros. A aquisição eleva o grupo ao status de operador com maior extensão de rodovias do país.
Para
atender o projeto, a EcoRodovias assume o compromisso de investir um total de
R$ 11 bilhões em obras a serem executadas ao longo dos 30 anos de concessão.
Outros R$ 9,9 bilhões serão alocados no período para a operação da malha
rodoviária. Somados, o investimento da EcoRodovias no Sistema Rio/Governador
Valadares chegará a R$ 20,9 bilhões, entre obras e recursos operacionais para
este importante corredor logístico por onde passa o transporte de cargas na
ligação entre o sul e o nordeste do país – cerca de 75% do tráfego da BR-116 é
composto por veículos pesados.
A
concessão prevê 5% de desconto na tarifa para usuários das cabines automáticas
de pedágio para todas as categorias de veículos e independentemente da
quantidade de viagens realizadas. Descontos adicionais serão concedidos para
usuários frequentes de veículos leves, impactando, principalmente, o orçamento
de quem faz deslocamentos diários entre cidades próximas.
LANÇAMENTO – A Toyota
decidiu fortalecer a oferta de veículos eletrificados no país e anuncia a linha
RAV4 2022. A partir deste ano, o SUV recebe atualizações no sistema de
segurança e no design. Com isto, a montadora reforça a sua meta de
descarbonização, oferecendo em seu portfólio de veículos eletrificados quatro
modelos no Brasil: Corolla híbrido flex, Corolla Cross híbrido flex, o recém
anunciado sedã grande Camry e o RAV4. O veículo já se encontra disponível em
todas as concessionárias da marca Toyota no território nacional.
O
SX Connect Hybrid, SUV que alia conforto e sofisticação a uma experiência de
condução eficiente, graças ao motor 2.5L DOHC 4 cilindros, que, somado ao motor
elétrico, resulta numa potência máxima de 222 cv, além de contar com o
conhecido acabamento interno e o pacote de tecnologias de conveniência à disposição.
PRODUÇÃO Q3 – A retomada da produção do Q3 na fábrica paranaense da Audi, em São José dos Pinhais, deverá correr em julho desse ano. Este será o primeiro Audi nacional desde dezembro de 2020, período em que o A3 Sedan deixou de ser produzido. "Novamente estamos muito entusiasmados com a produção do Q3 no Brasil”, diz o CEO Daniel Rojas.
O
Q3 feito no Paraná é equipado com motor 2.0 turbo TFSI de 231 cv de potência e
35 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas. O Q3 Prestige é o
“carro de entrada” do modelo, custando R$ 273.990, enquanto o mais sofisticado
é o Q3 Sportback Performance Black, a R$ 339.990,00.
MASTODONTE – A Ford do
Brasil anunciou, na última quarta-feira, compromisso de compra e venda da
fábrica de Taubaté/SP com a empresa São José Desenvolvimento Imobiliário,
adquirente da planta industrial de São Bernardo do Campo, em 2020.
A
empresa norte-americana, que saiu do Brasil, destacou que a conclusão do
negócio depende também da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa
Econômica e que este processo deverá ser homologado em até 90 dias.
A
unidade de Taubaté foi desativada oficialmente em 2021. Foi inaugurada em 1974
e produziu mais de oito milhões de motores e sete milhões de transmissões para
o Brasil e outros mercados no exterior. Com linhas ultrapassadas e um grande
espaço ocioso, as instalações da Ford não despertaram reais interesses de
outras montadoras de veículos.
MELHOR – Na mesma
cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba/SP, em que a Ford jogou a toalha, a Volkswagen
anunciou que a sua fábrica local foi a vencedora na categoria Fit 4 Finish, que
avalia a otimização dos processos em toda a operação para envio do carro com
qualidade máxima ao cliente final.
A
matriz da VW na Alemanha avaliou, ao longo de 2021, 14 fábricas da marca em
todo o mundo, tendo considerado como critérios Qualidade, Produtividade,
Logística e Eficiência. No prêmio Performer of The Year, Taubaté terminou na 2ª
posição, atrás de Puebla, no México.
A
VW do Brasil ufana-se em ter sido a grande vencedora do ano: além de Taubaté,
as fábricas da Anchieta/SP e de São José dos Pinhais/PR estão no topo do
ranking geral, ocupando a 3ª e 6ª posições. “Com um trabalho fortíssimo e
extremamente focado, o time de Taubaté conseguiu aumentar ainda mais a excelência
da fábrica, o que a qualificou para produzir o novo modelo da marca, o Polo
Track”, comemora Miguel Sanches, VP de Operações da companhia para a América do
Sul.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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