segunda-feira, 21 de maio de 2018

Junho tem o Rallye 1.000 Milhas

Divulgação            Evento atravessará os Estados de SP, PR, SC e RS

Nelson Tucci

Apoiando oficialmente o movimento Maio Amarelo, a 6ª versão do “Rallye Internacional 1.000 Milhas Históricas Brasileiras” iniciará em 20 de junho na capital de São Paulo. Os participantes, cerca de 50 carros históricos e 10 motos clássicas, percorrerão quase 1.800 km para chegar no dia 23 de junho em Gramado, no Rio Grande do Sul.
“Todas as duplas de nosso Rally são formadas por motoristas e navegadores experientes e conscientes, que durante a competição levarão em seus veículos a mensagem de que somos responsáveis pelas nossas ações no trânsito. E como em nosso dia a dia, no esporte e no passeio temos que ter atenção, prudência e perícia para evitar falhas que tenham consequências desastrosas”, comentou Eduardo Lambiasi, presidente do MG Club do Brasil, promotor do Rallye Internacional 1.000 Milhas Históricas Brasileiras. Dentre os inscritos para a prova, o mais renomado é o tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet.

Divulgação                          Desfile de preciosidades clássicas...

O Rallye Internacional 1.000 Milhas Históricas Brasileiras é de regularidade, com a participação de carros fabricados entre 1919 e 1980 e motos fabricadas entre 1931 e 1978. O evento vai atravessar os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por estradas secundárias, com médias de velocidade baixas. Isto torna o evento praticamente um museu ambulante, com o grande desfile de preciosidades clássicas.
O rallye é uma realização do MG Club do Brasil, com apoio institucional da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e da Associação Brasileira de Imprensa Automotiva (Abiauto), com apoio de Taj Joalheria, Farinha de Trigo Santa Clara. Mais em www.1000milhashistoricas.com.br
Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de junho, na Secretaria do MG Club do Brasil, de terça a sexta-feira, das 14 às 18 horas, pelo e-mail secretariamg@terra.com.br, ou pelo telefone (11) 3673.5065.
O Movimento Maio Amarelo (www.maioamarelo.com) se propõe a chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é mobilizar toda a sociedade para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

MOTOS – O movimento Maio Amarelo, conhecido internacionalmente como o mês de prevenção aos acidentes de trânsito, tem como um dos principais focos a conscientização dos motociclistas. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) reforça dicas de segurança para quem usa o veículo para trabalhar, passear ou se locomover.
De acordo com dados do Infosiga SP, banco de dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito que contabiliza acidentes viários nos 645 municípios do Estado, um terço das mortes no trânsito é de motociclistas, sendo que 49% delas ocorrem nos fins de semana. Além disso, 54,4% dos acidentes com motociclistas acontecem de madrugada.
“Esses dados são alarmantes e mostram que quem está na direção desse tipo de veículo deve redobrar os cuidados e a atenção às regras de trânsito. Por outro lado, é necessário maior cuidado dos motoristas dos veículos maiores. Com ações simples, como o uso da seta, muitos acidentes podem ser evitados”, disse o diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira.

Divulgação                                          Simulador de condições climáticas

CLIMÁTICA – A Ford inaugurou um centro de testes ambientais na Alemanha, capaz de simular as condições climáticas mais extremas do planeta. A instalação reproduz desde nevascas e o frio siberiano ao calor escaldante do deserto do Saara, passando pela umidade da Costa Rica e altitudes maiores que a do Mont Blanc – o pico mais alto dos Alpes –, além de rajadas de vento de até 250 km/h.
A unidade, localizada no Centro de Desenvolvimento de Produto John Andrews, em Colônia, Alemanha, é resultado de um investimento de 70 milhões de euros. Ela concentra sob o mesmo teto, em uma área do tamanho de um campo de futebol, todos os tipos de clima do planeta para que os engenheiros possam testar os futuros veículos da marca nas condições mais exigentes, a qualquer hora do dia.
Entre outras novidades, o local abriga o primeiro túnel de vento automotivo capaz de simular uma altitude de 5.200 metros – a mesma do acampamento base norte do Monte Everest. A instalação pode tanto refrigerar duas salas a 40°C negativos como aquecê-las a 55°C, com um índice de 95% de umidade.

TALENTOS – A Volkswagen do Brasil abre, nesta segunda-feira, 21, as inscrições para a 20ª edição do processo seletivo de estágio “Talento Volkswagen Design”, que oferece aos vencedores a oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, vivenciando e participando do dia a dia dos profissionais que desenvolvem os automóveis da marca.
O tema dessa edição é #formfollowsfreedom (forma segue a liberdade, em português), desafiando os participantes a propor respostas para o futuro da mobilidade – o design como ferramenta para responder às mudanças no comportamento do consumidor e entregar soluções para a mobilidade e cidades. Valores da marca, do público e seu propósito interferem, definem e esculpem as linhas e superfícies de um produto, mas a forma não está mais apenas ligada à função.
O concurso é voltado aos estudantes universitários, maiores de 18 anos, matriculados no último ano dos cursos de Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto e/ou Programação Visual; Design de Produto; Design Gráfico; Design de Interiores e Acabamentos; Moda; Arquitetura – em instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC).
Para participar, o estudante deverá preencher a ficha cadastral pelo site www.volkswagen.com.br/design Além disso deve encaminhar o projeto e o memorial descritivo para o e-mail talentovwdesign@volkswagen.com.br

AÇO – A Gerdau anunciou, dia 17 último, o lançamento de sua mais nova linha de aços especiais, com a produção de produtos mais leves e resistentes para automóveis e torres eólicas. Em evento realizado em São Paulo para clientes, empresas parceiras e institutos de pesquisa, a companhia apresentou as diversas possibilidades de aplicações dos novos produtos em aços especiais, que são divididos em três famílias: GG Max, GG Tech e GG Custom.
O momento do mercado é positivo. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a produção de veículos, que inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, tem crescido há 18 meses seguidos. Os primeiros quatro meses de 2018 representam um aumento de 20,7% (965,9 mil unidades) em comparação com o ano passado. No mercado de veículos comerciais (caminhões e ônibus), o resultado no quadrimestre avançou 57,6%, com 20,7 mil caminhões este ano e 13,1 mil em 2017.
“A Gerdau está inovando para atender os veículos do futuro, ou seja, estamos nos antecipando às necessidades do mercado, pensando na evolução da mobilidade urbana e na geração de energia a partir de fontes alternativas, como a eólica. Ao mesmo tempo, nossas usinas produtoras de aços especiais no Brasil estão plenamente capacitadas para atender a evolução de demanda futura, com produtos e serviços inovadores e de qualidade superior”, afirma Fladimir Gauto, diretor de Operação de Aços Especiais Brasil.

Divulgação      Marca também está atenta às novas gerações

HOT – Criada em 1968 por Elliot Handler, um cientista espacial e um designer de carros, Hot Wheels, a marca número um em vendas de carrinhos de brinquedo, com 500 milhões de unidades comercializadas por ano, comemora seu 50º aniversário.
Os carros na famosa escala 1:64 foram desenvolvidos com o objetivo de serem carrinhos com um incrível desempenho e design. Cinco décadas depois, a marca evoluiu de um carrinho de brinquedo com pistas laranjas para uma reconhecida franquia que proporciona aos fãs de todas as idades experiências cheias de adrenalina.
Para celebrar seu aniversário, Hot Wheels lança uma nova campanha de marca, novos produtos, experiência de marca e conteúdos digitais inéditos. Para os fãs mais novos, a marca lança um universo de conjuntos e pistas temáticas que se conectam, resultando em um novo sistema de diversão chamado Hot Wheels City.

André Akio Shinozuka                                     Caminhões elétricos farão coleta de lixo

ELÉTRICOS – A Corpus Saneamento e Obras, com sede em Indaiatuba (SP), anuncia a aquisição inédita de 200 caminhões 100% elétricos para o serviço de coleta de lixo. O negócio prevê o fornecimento escalonado dos veículos, com entregas anuais até 2023. Nesta segunda-feira, 21, em cerimônia na China, na sede da BYD, ocorrerá a assinatura do contrato e a entrega do primeiro lote, de 21 unidades, que chegará Brasil em setembro.
A aquisição de 200 veículos totalmente elétricos faz da Corpus a primeira empresa ocidental a formar uma frota para a realização do serviço de coleta e processamento de lixo, reiterando o que fez em 2016, com a compra do primeiro caminhão 100% elétrico para essa atividade.
Segundo João Paschoalini, diretor operacional da Corpus, a aquisição se deu em virtude do eficiente desempenho alcançado pelo primeiro caminhão elétrico, adquirido em outubro de 2016 e incorporado à frota: “A sustentabilidade e a preservação ambiental estão diretamente ligadas à utilização de fontes de energias renováveis. Ainda mais em uma frota de veículos pesados e para operação comercial. A eletrificação de frotas é o futuro e, também, inclui o aproveitamento do lixo para gerar energia elétrica, o que colaborará para um modelo de sociedade melhor”.

PROPULSORES – O Groupe PSA e a École Centrale de Nantes anunciaram uma parceria na área de Pesquisa & Desenvolvimento destinada a otimizar o processo de concepção dos grupos motopropulsores para os futuros veículos do Grupo. O objetivo é acelerar a utilização de técnicas de simulação digital na concepção, desenvolvimento e aperfeiçoamento motopropulsor e aumentar a previsibilidade dos modelos utilizados. No futuro, isso deve levar ao desenvolvimento de motores sem que haja necessidade de testes em laboratório ou de protótipos. Serão apenas testes virtuais.
O projeto tem valor total de 4 milhões de euros e é cofinanciado pelas duas partes, com duração de cinco anos. O escopo abrange todos os motores de combustão interna para o desenvolvimento de veículos híbridos e, eventualmente, de veículos elétricos, em função das oportunidades.

TROCA – A Bridgestone anuncia a chegada de dois novos diretores: Oduvaldo Viana é o novo diretor de marketing da companhia e Edmilson Pereira assume a diretoria de finanças.
Com mais de 20 anos de experiência na área, Oduvaldo será responsável por todo o marketing da empresa, com o desafio de impulsionar a estratégia de mercado e o posicionamento das marcas Bridgestone, Firestone e Bandag. Já Edmilson terá como foco a melhoria da governança interna e dos processos críticos de finanças e negócios.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário