Nelson Tucci
Colecionar
carros antigos deixou de ser um simples hobby para se tornar uma atividade
propulsora da economia. O tradicional Encontro Brasileiro de Autos Antigos
(EBAA) de Águas de Lindóia reuniu 400 mil pessoas na semana que passou, segundo
os organizadores. Teve até a presença do governador do estado de São Paulo na
abertura de sua 7ª edição, dia 21. É muita gente indo e vindo e, portanto,
consumindo localmente. Por isso, o Encontro Estadual de Carros Antigos de
Piedade (Região Metropolitana de Sorocaba) também merece atenção e já tem
projeto de lei da Assembleia Legislativa para colocá-lo no Calendário Cultural
Oficial de São Paulo.
O
Projeto de Lei será analisado pelas comissões permanentes da Assembleia antes
de ser votado. “A análise terá início em maio”, disse Edmir Chedid, o autor da
proposta, acrescentando que, no caso de Piedade, os “antigomobilistas” – como
são chamados os colecionadores e admiradores de carros antigos – oferecem à
comunidade e aos turistas uma verdadeira aula de história: “Cada responsável
por carro antigo apresenta ao público o contexto histórico-cultural relacionado
ao veículo exposto, o que considero muito importante”.
NACIONAL – O 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos lotou as ruas de Águas de Lindóia, depois de uma ausência de dois anos forçada pela pandemia. O EBAA não reúne apenas amantes e colecionadores do estado. Foram organizadas caravanas das mais diversas regiões do Brasil, entre as quais a do Veteran Car Clube da Bahia, com 16 carros, um caminhão e uma cegonha, que viajaram 1.900 km, desde Salvador. Há mais de 10 anos ininterruptos, o clube de colecionadores da Bahia prestigia o encontro brasileiro.
Nesta
edição, em parceria com o Circuito de Leilões, ocorreu também o 2º Grande
Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia. A programação incluiu
competições como o 2º Em Busca do Brilho Perfeito, 3ª Batalha dos Construtores,
participação da Coleção Automóveis no Brasil, da lenda do automobilismo
nacional Carretera DKW Vemag, shows e apresentações variadas, feira de peças,
antiguidades e artigos para restauração.
A
premiação aconteceu na noite de sábado, 23, no Hotel Majestic, e recebeu a
cerimônia dos veículos que mais se destacaram em suas respectivas categorias. O
colecionador Dante Forestieri, com mais de 40 anos dedicados ao carro antigo,
chegou em um Dodge Brother 1929 e foi recebido na premiação com aplausos.
Emocionado, recebeu das mãos do presidente do EBAA, Mingo Abonante, um troféu
pelos anos dedicados ao antigomobilismo.
O
encontro aconteceu em área de quase 70 mil m² e contou com praça de alimentação
completa, com mais de 1.500 m² para atender o público, 450 estandes com peças
para restauração, memorabília, miniaturas colecionáveis, camisetas
personalizadas, brinquedos antigos, antiguidades em geral, entre outras
atrações.
CLÁSSICOS – A Kia Brasil oficializou o patrocínio master daquela que promete ser a maior mostra de carros clássicos do país, edição denominada Brazil Classics Kia Show, que acontecerá de 28 a 31 de julho, no Tauá Grande Hotel, em Araxá/MG. O evento será palco do lançamento do Sportage Mild Hybrid para a rede de concessionárias e à imprensa especializada.
Após
o lançamento do Stonic Mild Hybrid, em novembro último, o novo Sportage Mild
Hybrid é o segundo modelo do portfólio de eletrificação da Kia no Brasil, cujo
início de comercialização no mercado interno será em julho e, na sequência, em
agosto, começa a venda do Niro Full Hybrid, ambos ainda sem definição de preços
finais ao consumidor.
O
novo Kia Sportage Mild Hybrid chega ao país com motor smartstream, de 1.6
litro, T-GDI com injeção direta, à gasolina, capaz de desenvolver 180 cv a
5.500 rpm e torque de 27,0 Kgf.m a 1.500~4.500rpm, acoplado a um câmbio
automático de dupla embreagem DCT com 7 marchas e sistema híbrido MHEV 48V.
PRÓ-TRATOR – O governador de São Paulo divulgou o repasse de R$ 23 milhões para pequenos e médios produtores rurais dentro do programa Pró-Trator. O anúncio foi feito durante visita à Agrishow, feira agrícola encerrada na última sexta-feira. O Pró-Trator oferece o financiamento dos equipamentos sem juros. O prazo para pagamento vai até cinco anos.
Durante
a visita do governador foram anunciadas ampliações de outros programas, como o
Rotas Rurais, com 19 municípios sendo contemplados com endereços codificados e
a doação de 10 veículos específicos para rondas dentro do programa Segurança no
Campo.
LANÇAMENTO – A Land Rover
anuncia a chegada do Novo Defender modelo 2023, agora com a nova motorização à
diesel D300 MHEV de 300CV. O SUV com a maior capacidade off road do mundo
ganhou duas novas configurações: A versão “X” e a “X Dynamic HSE”, com novos
itens que tornam o veículo atrativo. Virá de série o novo sistema InControl Telematics,
que permite o monitoramento e controle do status do veículo, mesmo à distância,
por meio de um aplicativo no celular, além de realizar chamadas de emergência e
serviço pelo próprio veículo.
PICAPE – Um dos sobrenomes
mais reconhecidos na história da linhagem da picape Nissan Frontier no Brasil
também está renovada e apareceu pela primeira vez em público na Agrishow 2022:
a Nova Nissan Frontier Attack.
A
nova versão Attack, seguindo o desenvolvimento de toda a linha da Nova
Frontier, é baseada em três pilares principais: design, tecnologia e robustez.
O resultado é um veículo capaz de enfrentar os mais variados tipos de terreno.
No caso dessa versão icônica, ela mantém a tradição surgida pela primeira vez
em 2005 e apresenta um estilo diferenciado, marcante e ainda mais robusto.
CAMINHÃO – Em linha com
o compromisso Net Zero 2040, a JBS S.A., líder global em produção de alimentos
à base de proteína, lançou a No Carbon. A empresa fará parte da JBS Novos
Negócios e será responsável pela gestão de uma frota de caminhões frigoríficos
movidos a energia elétrica para locação que atenderá inicialmente as operações
logísticas de marcas Friboi, Seara e Swift.
A
No Carbon nasce com uma frota de 31 Veículos Urbanos de Carga (VUC) elétricos,
atendendo importantes regiões dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina
e Distrito Federal. A expectativa é expandir essa frota no médio prazo, com a
possibilidade de abrir a locação de veículos de carga elétricos para outros
players do mercado com alta demanda por serviços logísticos, como redes
varejistas e empresas de e-commerce.
Com
quase 70 anos de história, o grupo está presente em 20 países, com 250 mil
colaboradores, e no período do governo anterior esteve envolvido em escândalos
de corrupção.
FRANCESES – Pela primeira vez uma pesquisa fornece um raio-x do atual comportamento dos carros de marcas francesas no mercado brasileiro, sob o ponto de vista do “negócio”. Realizado pela equipe da Mobiauto, o levantamento apurou os preços dos principais carros e comerciais leves 0 km de Renault, Peugeot e Citroën, de janeiro a março de 2021, e repetiu a verificação de preços desses mesmos modelos um ano depois, no 1º trimestre de 2022.
Startup
do segmento automotivo que mais cresceu em 2021 e um dos três maiores
marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto, recém-incorporada ao menu do
banco Pan, selecionou 11 modelos (35 versões) das marcas francesas mais
procurados pelos consumidores. Mergulhados nessa imensa base de dados, os
analistas trouxeram um levantamento interessante, que coroou o predomínio da
Renault, a marca que possui o line-up mais amplo e volumes de vendas mais
expressivos, com uma menção especial ao Peugeot 208. Destaque da Citroën? O
único destaque... é negativo: o único modelo aferido pela pesquisa (C4 Cactus)
apontou depreciação no decorrer do ano.
Dos
10 veículos mais valorizados – sim, houve valorização no período –, a Renault
conseguiu a condição de incluir nove veículos. Curiosamente, o único modelo que
não era da Renault... foi justamente o campeão de valorização de todo o
levantamento: o Peugeot 208 Active 1.6. Ele era vendido 0 km em março de 2021
por R$ 71.530. Hoje, esse mesmo modelo, já seminovo, vale R$ 86.184, o que
resulta em uma valorização de 20,49%, o maior índice de toda a pesquisa.
“Pouco
tempo atrás, a equipe de estatísticas da Mobiauto realizou esse mesmo
levantamento com os modelos da Fiat: carros 0 km vendidos em 2021 e suas
respectivas cotações um ano depois. Na média, os modelos da Fiat ganharam
13,3%. Ou seja, a performance do Peugeot 208 Active foi muito boa, visto que
esse percentual acima de 20% só foi visto em modelos como Strada e Mobi, os
campeões da Fiat”, avalia Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da
Mobiauto.
CONEXÃO – Com o objetivo de democratizar os serviços de conectividade a partir dos modelos de maior volume de vendas, o Hyundai Bluelink foi lançado em abril de 2021 como item de série em boa parte das versões do HB20, campeão de vendas entre todos os automóveis de passeio daquele ano. Em setembro do mesmo ano, com a chegada da nova geração do Hyundai Creta, foi incorporado com recursos ainda mais avançados à maioria das versões renovadas do SUV que figura também entre os mais vendidos do país. Ao final desses primeiros 12 meses de operação, o Bluelink já acumula mais de 50 mil usuários ativos.
As
principais funcionalidades do Hyundai Bluelink vão desde o monitoramento do
veículo, rastreamento e imobilização, assistência 24 horas e diagnóstico dos
sistemas do carro, até a Smart Camera 360º, que permite a visualização do
entorno do carro na tela do celular, comandos de voz e busca de pontos de
interesse com informações de trânsito em tempo real, disponíveis conforme a
configuração da central multimídia especificada para cada modelo de HB20 ou
Creta.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Bom dia Mr. Tucci.
ResponderExcluirFord Cord, 1936 que carro lindo.Totalmente merecedor do prêmio.
Excelente matéria.
Um ótimo dia.