segunda-feira, 28 de maio de 2018

Em ritmo de Copa

Divulgação         Leonardo Bressan: viagem a Rússia, com acompanhante

Nelson Tucci

O Brasil está plugado nas notícias da greve dos caminhoneiros nestes últimos dias. E não poderia ser diferente, porque a paralisação atinge a todos, indistintamente. Mas a tendência é que até o final desta semana, que ora se inicia, o noticiário nacional comece a mesclar as notas da Copa do Mundo. Deixemos, intencionalmente, o dia a dia da greve para a home do nosso site (www.jornalperspectiva.com.br) e avançamos aqui nas notícias gerais do setor automotivo e da mobilidade de uma forma geral.
Em contagem regressiva para a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018, a Hyundai revelou o slogan escolhido por meio do concurso cultural “Be there with Hyundai” para estampar o ônibus da seleção brasileira. A frase “Mais que 5 estrelas, 200 milhões de coração”, criada pelo goiano Leonardo Bressan, foi a vencedora em votação popular realizada no site da FIFA, que teve a participação de fãs de futebol do mundo todo.
“Escrevi essa frase pensando no sentimento da nossa torcida pelo Brasil. Nos 200 milhões de torcedores que vibram e sofrem pelo nosso país quando os jogadores entram em campo”, relata Bressan, que será premiado com uma viagem para a Rússia, com acompanhante, onde assistirá a uma partida da seleção, além de fazer parte da comitiva que vai do hotel até o estádio.
O slogan escolhido será estampado nas laterais do ônibus que transportará o time brasileiro e a comissão técnica em todos os compromissos oficiais, nos trajetos desde os hotéis até os locais de treino e os estádios dos jogos. O Brasil faz sua estreia na Copa do Mundo no dia 17 de junho, na Arena Rostov, na cidade de Rostov-on-Don.

PIB – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou na quinta-feira, 24, que a produção de todas a fábricas de veículos do país foi suspensa desde a última sexta-feira, 25, em razão da paralisação dos caminhoneiros. O setor automotivo, que representa 4% do PIB e 20% da indústria, é dependente do transporte por caminhões não só para o recebimento de peças para as linhas de montagem, mas também para o desembaraço de carros e caminhões prontos para as concessionárias e para a exportação.
Estima-se uma perda de R$ 250 milhões em impostos por dia, que são gerados pela indústria automobilística.

PORTOS – Atualmente, 90% das exportações do Brasil passam pelas empresas que formam a Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP). Sem o recebimento das cargas, os terminais de uso privado (TUPs) sentem o impacto em suas atividades e, consequentemente, o escoamento do produto brasileiro é atingido.
“As commodities, uma vez vendidas, os importadores determinam prazos para a entrega. Quando existe quebra desse fluxo, poderá haver multas contratuais, causando mais do que danos financeiros às empresas, um impacto na imagem do Brasil para o mercado internacional”, diz a Associação, em nota distribuída à imprensa.

LOGÍSTICA REVERSA – A Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais (Abrafiltros) abre processo de seleção de empresa de transporte, coleta e processamento de resíduos Classe I para futura implantação do programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa para filtros usados de óleo lubrificante automotivo, no estado do Mato Grosso do Sul.
“A empresa contratada deverá realizar a logística reversa de acordo com o disposto na Resolução Semagro 643, de 2 de junho de 2017, efetuando a coleta, transporte, processamento e destinação do material descartado de acordo com as práticas e políticas de sustentabilidade ambiental previstas em lei, cuja contratação será pelo prazo inicial de quatro anos, podendo ser renovado”, explica João Moura, presidente da Abrafiltros.
Para participar da concorrência, é necessário que a empresa atue com recolhimento (armazenagem no gerador), coleta, transporte, processamento e destinação final ambientalmente correta dos materiais, apresentando proposta contemplando os Requisitos Técnicos e Condições elencadas no Edital, além das demais disposições legais aplicáveis.
Outras informações pelo email secretaria@abrafiltros.org.br ou através do edital de concorrência no site www.abrafiltros.org.br

Divulgação     Em 2015 a empresa inaugurou planta em Itu, em área de 19 mil m2

YALE – A Hyster-Yale Group, uma das maiores fabricantes de equipamentos de movimentação de materiais do mundo, anuncia os próximos passos para 2018 e ressalta as expectativas para os negócios.
O ano de 2017 foi significativo para Hyster-Yale no Brasil, não apenas por marcar os 60 anos de presença no país, como também por apresentar uma reação do mercado local, principalmente no segmento de empilhadeiras. “Nossa matriz, Hyster-Yale Materials Handling, Inc., em fevereiro de 2018, anunciou os resultados financeiros globais para 2017. As receitas no segmento das Américas, que incluem os mercados da América do Norte, América Latina e Brasil aumentaram 12,4%. Sendo assim, nossa expectativa é aproveitar este aumento desafiando-nos a buscar a melhoria contínua em 2018”, revela Matheus Thaumaturgo, diretor geral da Hyster-Yale no Brasil.
Até o final de 2018 a Hyster-Yale Brasil espera seguir lançando novas tecnologias, principalmente no que diz respeito à durabilidade das baterias, promovendo a popularização das baterias de Ion-Lítio, já mencionadas, além de lançamentos na área dos AGVs (Automated Guided Vehicles) que trazem fortes conceitos de automação.

BÊBADOS – Os bêbados contumazes não têm jeito mesmo.  Programa Direção Segura – ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – autuou seis pessoas em operação de fiscalização da Lei Seca realizada na noite da última sexta-feira e madrugada de sábado, no Guarujá.
Durante a blitz, realizada na avenida D. Pedro I, foram fiscalizados 221 veículos. Os condutores foram autuados por embriaguez ao volante e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responderem a processo administrativo no Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Dois dos motoristas autuados, além dessas penalidades, também responderão na Justiça por crime de trânsito por ter apresentado índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro ou teve a embriaguez atestada em exame clínico realizado por médico-perito da Polícia Técnico-Científica. Se condenado, poderá cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

MAIS VENDIDOS – A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que reúne 52 associações de marcas de automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, implementos rodoviários, tratores, máquinas agrícolas e motocicletas, divulgou o ranking de vendas do mês de abril, no país.
O Ônix, da Chevrolet (16.617 unidades), continua na liderança, com larga folga sobre o segundo colocado, HB20, da Hyundai (9.606). Em terceiro vem o Ford Ka (8.764), seguido pelo Chevrolet Prisma (6.635) e o Renault Kwid (6.616 unidades).

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário