terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Jaguar cresce no mercado brasileiro

Divulgação     Land Rover: liderança do segmento de SUVs premium

Nelson Tucci

A Jaguar Land Rover, companhia britânica de veículos de luxo, encerrou 2016 com bom desempenho no mercado nacional. Diferentemente do mercado geral, que andou para trás, a Jaguar firmou-se como a marca que mais cresceu no segmento luxo no último ano, com aumento de 53% em vendas. A Land Rover, por sua vez, manteve a liderança do segmento de SUVs premium no Brasil.
De acordo com a montadora, “em um ano que marcou a queda de 28% no mercado de veículos premium no Brasil, as marcas britânicas enfrentaram 2016 com novos produtos e tecnologias, frutos de investimentos de 3 bilhões de libras esterlinas feitos globalmente nos últimos anos”.
Para Gabriel Patini, diretor de marketing e produto da empresa na América Latina, o lançamento do Jaguar F-Pace, primeiro SUV da marca em toda a sua história e a chegada dos motores Ingenium Diesel de última geração – que equipam, por exemplo, os modelos nacionais do Discovery Sport e do Range Rover Evoque – contribuíram para o desempenho positivo da empresa no ano passado, com 7.457 unidades vendidas. A padronização da rede de concessionárias Jaguar Land Rover, que conta com 35 unidades em todas as regiões do Brasil, também foi determinante para o desempenho em 2016.

MUNDO – O BMW Group alcançou em 2016, pelo sexto ano consecutivo, recorde de vendas. Com os resultados, o grupo garante ter mantido a sua posição de maior empresa de carros premium do mundo com suas três marcas, BMW, Mini e Rolls-Royce. Com um crescimento estável ao longo de todo o ano, a empresa vendeu um total de 2.367.603 veículos em todo o mundo, um aumento de 5,3% no comparativo com o ano anterior.
“À medida que nossa linha de modelos se expandiu, nossas vendas também estão crescendo", comentou Ian Robertson, membro do Conselho de Administração da BMW AG e responsável pelas vendas e marketing da BMW, durante o Salão Internacional do Automóvel de Detroit. "Apesar das adversidades em alguns mercados, nossa política de vendas globais equilibradas valeu a pena, pois aumentamos nossas vendas em todo o mundo, mês a mês".
Um total de 644.992 modelos BMW X foram entregues em 2016, registrando aumento de 22,3% no comparativo com 2015. Outros pontos positivos do ano foram os desempenhos do BMW Série 2 (196.183 / + 24,8%) e o emblemático BMW Série 7, que viu suas vendas aumentarem em 69,2%, totalizando 61.514. O novo BMW Série 5, que será lançado em fevereiro, deverá contribuir de maneira significativa para o crescimento das vendas em 2017.

EUROPA/EUA – A Audi AG vendeu globalmente 1.871.350 carros em 2016, volume 3,8% maior do que o ano recorde de 2015. A empresa registrou crescimento nas seguintes regiões: Europa (+7.6%);  América do Norte (+5.3%), com maior crescimento nos Estados Unidos (+4%), e na Ásia-Pacífico (+0.5%).
Para a Audi, a demanda vem crescendo consecutivamente desde 2009 – ano em que foram comercializadas 949.729 unidades, ou seja, de lá para cá, a companhia quase dobrou o volume de entregas.
“O ano passado provou ser mais desafiador do que a Audi esperava, com turbulências em muitos mercados-chave. Conseguimos demonstrar a força do nosso negócio, registrando crescimento equilibrado em todo o mundo”, ressalta Dietmar Voggenreiter, membro do board para Vendas e Marketing da AUDI AG. “O excelente retorno dos últimos lançamentos mostra que nossos modelos e iniciativas tecnológicas dão frutos. Em 2017 vamos continuar a avançar na renovação do portfólio de produtos e no lançamento de novos modelos”.

RECALL – A Subaru e a Caoa Montadora convocam desde ontem os proprietários dos veículos Subaru Forester 2.5 Turbo, ano/modelo 2011 a 2012, de chassis não sequenciais (BG215141 a CG298583), a agendarem junto a uma concessionária da marca, a substituição do relê de controle da bomba de injeção de ar secundário do sistema de emissões.
No comunicado, a empresa informa que, devido a uma falha, que ocorre quando os contatos móveis do relê de controle da bomba de injeção de ar secundário do sistema de emissões se fundem, existe a possibilidade da bomba de injeção funcionar de forma contínua, podendo ser danificada por conta do superaquecimento e que, no caso de alguma irregularidade, a luz de advertência (Check Engine) se acenderá no painel. A falha poderá causar cheiro ou fumaça, representando risco de incêndio e colocar em risco a segurança dos ocupantes do veículo e terceiros.
Para mais informações, disponibiliza o telefone 0800 770 2011 e o site www.subaru.com.br/recall-subaru

QUEDA – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentou na semana que passou o balanço final da indústria automobilística brasileira em 2016. Na ocasião a entidade também anunciou suas projeções para 2017.
O licenciamento de autoveículos no ano passado foi de 2,05 milhões de unidades, queda de 20,2% frente as 2,57 milhões de unidades vendidas em 2015. Somente em dezembro – o melhor mês do ano – foram negociadas 204,3 mil autoveículos, crescimento de 14,7% ante as 178,2 mil unidades de novembro, mas baixa de 10,3% se comparado com as 227,8 mil de dezembro de 2015.
Antonio Megale, presidente da Anfavea, estima aumento de 4,0% no licenciamento de autoveículos em 2017. “A expectativa é de comercializarmos 2,13 milhões de unidades”. No caso das exportações, novo aumento é esperado: 7,2%, totalizando 558 mil unidades enviadas para outros países.

BUENOS AIRES – A Azul Linhas Aéreas Brasileiras está cada vez mais próxima de Buenos Aires. A companhia recebeu aprovação das autoridades aeroportuárias brasileira e argentina para iniciar voos à capital portenha (por meio do aeroporto de Ezeiza) em 6 de março, com uma ligação diária que partirá de Belo Horizonte.
Desta forma, os clientes de todas as regiões do Brasil poderão chegar a Buenos Aires, uma vez que a Azul tem, na capital mineira, um importante hub, com mais de 40 destinos servidos sem escalas. Tarifas já estão disponíveis por meio de todos os canais de venda da Azul. Os voos utilizarão os jatos Embraer 195, que têm capacidade para até 118 passageiros.
A companhia já tem base internacional em Fort Lauderdale/Miami, Orlando, Lisboa, Montevidéu e Caiena. Já foram solicitados voos para Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), com previsão de início também em 7 de março.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário