segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Comemorado o Dia Nacional do Fusca

Divulgação       Produção do Fusca no Brasil começou em 1959

Nelson Tucci

Na última sexta-feira, 20, foi celebrado o “Dia Nacional do Fusca”, considerado um dos mais carismáticos da história automotiva nacional. Com mais de 21 milhões de unidades produzidas em todo o mundo, o Fusca tornou-se um ícone.
O modelo saiu da linha de produção na Alemanha pouco depois do primeiro Natal após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. No Brasil, foi com ele que a Volkswagen iniciou suas operações, em 1953 – o modelo era montado em um galpão no bairro do Ipiranga. Seu motor tinha 1.200 cm³.
A partir de 1959 começou a ser fabricado no Brasil, já na unidade Anchieta, até 1986. Sua produção foi retomada em 1993 e durou até 1996. Ao longo de toda a sua história, o Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil.

Divulgação                  Tela digital de 10 polegadas

PAINEL – A Ford aproveitou o lançamento do superesportivo GT para “reinventar” muitos componentes, como um painel futurista totalmente digital. Expandindo o conceito de carro conectado, esse avançado painel de instrumentos cria uma nova tendência para a próxima década.
Configurado automaticamente para cinco modos de direção disponíveis – normal, molhado, esporte, pista e velocidade, tem tela digital de 10 polegadas com gráficos inspirados em corridas para evitar distrações e facilitar a leitura. O objetivo é dar ao motorista as informações que ele precisa para tomar decisões críticas ao levar o carro aos seus limites.

Divulgação             Modelo vende 145% mais em 2016

CAMINHÕES – A Mercedes-Benz mais do que dobrou as vendas dos caminhões Actros rodoviários no Brasil em 2016. No volume total do ano, foram emplacadas 784 unidades, o que significa um expressivo crescimento de 145% em relação às 320 unidades do ano anterior.
Por meio da Rede de Concessionários, os clientes têm acesso ao mais abrangente portfólio de produtos e serviços de pré e de pós-venda. O portfólio da marca inclui ainda três linhas de peças de reposição (genuínas, remanufaturadas, peças e acessórios Alliance Truck Parts) e diversos outros produtos e serviços dedicados aos clientes, com o sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard.

AMORTECEDOR – A Nakata, fabricante de autopeças com portfólio de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, promove avaliações gratuitas para verificar as condições dos amortecedores de veículos durante o ano em vários municípios do país.
Em fevereiro, a checagem dos amortecedores será realizada nos dias 17 e 18, na Pneucan, à Rua Saladino de Castro, 874, em Arapoti/PR, e na Guatanabe Peças, à Avenida Capitão Índio Bandeira, 2438, em Campo Mourão/PR.
A avaliação dos amortecedores é realizada com máquina shocktester que verifica automaticamente o estado dos componentes e o dono do carro recebe relatório com o resultado. O equipamento faz simulações de variados tipos de solo, submetendo o conjunto a variações de baixa, média e alta frequência. Os resultados são enviados ao computador e em caso de problema é automaticamente rejeitado.

EUA – Desde sexta-feira, 20, Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. Muitas especulações ainda circundam o novo governo, mas, no que tange à relação bilateral Brasil-EUA, as expectativas são de manutenção de uma relação positiva com perspectivas de crescimento. É o que acredita Deborah Vieitas, CEO da Amcham Brasil, a maior Câmara Americana, entre 114 existentes fora dos Estados Unidos.
A CEO da Amcham aponta que o país mantém uma relação positiva com os norte-americanos e, por isso, pode colher bons resultados: “A gente não tem déficit comercial com os EUA, as nossas empresas implantadas lá são exportadoras e somos receptores de um estoque importante de investimento americano. Temos no Brasil mais de 116 bilhões de dólares em investimento americano, e as subsidiárias brasileiras exportam, a partir dos EUA, cerca de US$ 5,6 bilhões em produtos e serviços para outros países”.

FRANQUIA – Mesmo com a crise, o setor de franchising se mantém otimista. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, o faturamento de setor em 2016 (ainda sendo consolidado) deverá crescer 8% em relação ao ano anterior, passando de R$139,593 bilhões para cerca de R$150 bilhões. Para 2017, a projeção de crescimento é de 7% a 9%.

EMPREGO – O ano de 2016 encerrou com queda no ritmo da perda de empregos formais no país. Nos últimos 12 meses, foram fechadas 1.321.994 vagas, 14% a menos do que no mesmo período de 2015, quando o mercado perdeu 1.534.989 postos de trabalho. Apesar dos números ainda serem negativos, a comparação já mostra diminuição no fechamento de vagas.
A crise começou a perder fôlego em abril de 2016, quando o país registrava o pico de 1.825.609 vagas fechadas em um período de 12 meses. Mas esse número começou a cair mês a mês. No final do ano, a perda em 12 meses já estava menor em 503.615 postos. Em dezembro, mês que historicamente apresenta forte aumento no número de demissões, a perda foi de 462.366 vagas, 22,4% menor do que no mesmo período de 2015, outro dado que mostra o arrefecimento na crise do emprego.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário