segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Financiamentos recuam 12% em 2016


Reprodução       Entre os veículos novos a queda foi de 25,6%

Nelson Tucci

O ano de 2016 encerrou com 4.654.014 veículos financiados, entre autos leves, motos e pesados. O resultado mostrou queda de 12,4% em relação ao mesmo período de 2015. As unidades usadas tiveram melhor desempenho em relação às novas. No ano foram financiados 2.913.930 veículos usados, recuo de 2% ante 2015, enquanto os novos somaram 1.740.084 unidades, recuo de 25,6%, na mesma base de comparação.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.

Divulgação/André Kloss     Mega BRT: 22 metros de comprimento total

ARTICULADO – A Neobus, em parceria com a Volvo, desenvolveu uma nova versão do ônibus articulado Mega BRT com 22 metros de comprimento total, a maior já produzida. A primeira unidade do veículo será testada no sistema de transporte BRT do Rio de Janeiro.
Segundo Edson Tomielo, diretor da Neobus, a estreita parceria com a Volvo permitiu a fabricação do novo modelo. “Esse ônibus passará por diversos testes de campo, pois é muito importante no desenvolvimento de um novo produto avaliar tanto o desempenho e combinação do chassi com a carroceria, quanto a sua utilização no dia a dia do operador”, explica o executivo.
Com design externo diferenciado, o Mega BRT possui maior área envidraçada e amplo salão de passageiros, com mais espaço interno, tanto em altura como em largura. O ônibus utiliza o novo chassi Volvo B 340M Euro 5 e capacidade de transportar 44 passageiros sentados e 165 em pé.

LOGÍSTICA – A Columbia Logística começa o ano de 2017 com uma nova operação de padrão internacional: o Centro de Distribuição de Exportação de Peças da Ford, em Simões Filho, na Bahia. A unidade funciona no Complexo Logístico da Columbia Nordeste e tem como objetivo agilizar o envio de itens automotivos do Brasil para sete fábricas da Ford no mundo.
Este é o primeiro CD do Nordeste a usar um novo conceito de exportação de autopeças, em que todo o processo é feito dentro de uma área alfandegada, trazendo mais velocidade, controle e competitividade para a operação.
Com uma área de 1.500 metros quadrados, o novo armazém conta com área de escritório e docas virtuais para depósito de contêineres. O CD vai receber, consolidar e expedir material de 20 fornecedores da região Nordeste e exportar para fábricas da Ford na Venezuela, Índia, China, Tailândia, Rússia, México e Vietnã.

Divulgação     Intelligent Rolling Chassis (IRC) da ZF combina motor elétrico integrado no eixo a um chassi extremamente ágil e ao assoalho plano do veículo

PLATAFORMA – A ZF apresenta seu Intelligent Rolling Chassis (IRC) flexível, um conceito de plataforma veicular pronta para lançamento, projetada para atender às exigências essenciais do projeto de veículos, visando apoiar futuras soluções de mobilidade urbana. A plataforma combina um motor elétrico integrado no eixo e um chassi inovador extremamente ágil, a um sistema de direção avançado e a uma unidade de controle eletrônica que coordena todas as funções do chassi.
Estes sistemas mecânicos inteligentemente interligados equipam perfeitamente o IRC, visando a condução urbana autônoma no futuro. Simultaneamente, o assoalho plano entre os eixos dianteiros e traseiros aceita quase todos os desenhos de carroceria. Isso torna o IRC uma plataforma ideal e flexível, para o desenvolvimento de inovadores veículos elétricos destinados ao transporte urbano de passageiros ou mercadorias.
“A mobilidade do futuro continuará a ser baseada em sistemas mecânicos, equipados, no entanto com sistemas inteligentes totalmente interconectados”, explica Stefan Sommer, CEO da ZF: “No nosso Intelligent Rolling Chassis, os sistemas mecânicos inteligentes e interconectados oferecem uma plataforma flexível para os conceitos de veículos urbanos dos fornecedores tradicionais e da nova mobilidade”.

ENGENHARIA – A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) inicia chamada dos trabalhos para a 25ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva - SIMEA 2017, que traz o tema “As inovações da indústria automotiva para a sociedade”, a ser realizado nos dias 12 e 13 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).
As propostas dos artigos técnicos só serão aceitas se enquadradas em assuntos relacionados com a Engenharia Automotiva, agrupados nos temas Combustíveis, Biocombustíveis e Lubrificantes e Aditivos; Emissões, Inspeção Técnica Veicular; Ensaios e Simulações; Materiais e Reciclagem; Motores e Transmissões; Manufatura e Processos; Projeto e Tecnologia do Veículo e Segurança Veicular.
De acordo com o calendário oficial da entidade, a data limite para a submissão dos resumos é 17 de abril de 2017, sendo que a aprovação está prevista para o dia 5 do mês seguinte. A data limite para o envio do trabalho final ficou para o dia 2 de junho e a divulgação da aprovação do trabalho vai acontecer em 21 de julho.
Os melhores trabalhos serão premiados pela entidade.

Divulgação     GTS: lançamentos ocorrerão primeiro na Alemanha

GTS – A Porsche está expandindo a linha de produtos 911 com os modelos GTS. A partir de março de 2017, um total de cinco novas versões estará disponível na Alemanha: o 911 Carrera GTS com tração traseira, o 911 Carrera 4 GTS com tração integral – ambos disponíveis como coupê ou cabrio – e o 911 Targa 4 GTS com tração nas quatro rodas. Um motor plano com seis cilindros turboalimentado de 3,0 litros, totalmente novo, aumenta a potência dos modelos para 450 cv (331 kW). O motor disponibiliza 30 cv (22 kW) a mais do que o 911 Carrera S e 20 cv (15 kW) mais do que o modelo GTS anterior com um motor naturalmente aspirado.
O mais rápido da família é o 911 Carrera 4 GTS Coupé: equipado de série com o câmbio Porsche Doppelkupplung (PDK) e o pacote Sport Chrono, ele vai de 0 à 100 km/h em 3,6 segundos. Todos os modelos GTS alcançam velocidades máximas acima de 300 km/h.
No Brasil, a Porsche fechou 2016 com um resultado positivo nas vendas apesar do momento que o segmento automotivo atravessou no país (queda de 20% nas vendas no mercado). Contra esta tendência, a Porsche teve um aumento nas vendas de 38% em relação a 2015, com 1.010 veículos entregues aos clientes da marca.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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