segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A chave agora é multifuncional

Divulgação       MyKey: programação é feita através da tela do SYNC

Nelson Tucci

A Ford introduziu em vários de seus modelos a chamada MyKey, que revolucionou um item anteriormente muito simples: a chave do veículo. No Brasil, ela é oferecida hoje, conforme a versão, nas linhas New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport, Edge e Ranger. Associada ao sistema de conectividade SYNC, é uma inovação que consumidores de todo o mundo estão conhecendo e se habituando a utilizar.
Como diferenciada tecnologia, a chave MyKey foi introduzida inicialmente em veículos de luxo. Com ela, é possível limitar a velocidade máxima do veículo e o volume do som, ativar alertas sonoros de uso do cinto de segurança e limites de velocidade e impedir o desligamento dos sistemas de assistência ativa. A sua programação é feita através da tela do SYNC.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, onde o uso do equipamento já é mais difundido, mostrou que em vez de ser um fator inibidor para os motoristas jovens a chave MyKey é vista como um facilitador para os pais terem mais confiança de emprestar o carro aos filhos. Ela também é útil quando o veículo tem de ser dirigido por terceiros, como manobristas.

BMW – Para apresentar as diversas funcionalidades do BMW ConnectedDrive – solução de conectividade presente na maior parte dos modelos –, o BMW Group desenvolveu campanha de marketing especial para os proprietários e futuros clientes da marca.
O BMW ConnectedDrive oferece um pacote completo de serviços de tecnologia e aplicativos que conectam o proprietário ao mundo por meio de um cartão SIM integrado ao veículo BMW. Com a tecnologia, as tarefas se tornam mais simples e fáceis de serem executadas. Acontecimentos “rotineiros“ como uma situação de emergência com alienígenas, um alerta para a filha e o genro, um bate papo antes do trabalho, informações de trânsito para (não) chegar a tempo no aniversário da sogra e até mesmo sanar todas as dúvidas de um curioso garotinho serão apresentadas de forma bem-humorada nos cinco vídeos, que serão divulgados nas páginas oficiais da BMW do Brasil nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube, um a cada semana, a partir desta semana.

RECALL – A BMW do Brasil convoca proprietários de modelos BMW 320i, 325Ci Coupé, 325i, 330Ci Cabrio, 330i, 540i, M3 Coupé, M5, X5 3.0i e X5 4.4i fabricados entre 2002 e 2006 a comparecerem a uma concessionária autorizada da marca para a substituição do airbag do motorista gratuitamente.
O recall é destinado aos proprietários dos veículos acima mencionados, após verificar a possibilidade destes modelos apresentarem falha de funcionamento do airbag do condutor, em decorrência de contato prolongado do gerador de gás do airbag com umidade e/ou falha durante a fabricação do gerador de gás.
Ocorrendo a falha, em caso de acionamento do airbag do condutor em situação usual, um aumento na pressão interna do gerador de gás pode ocorrer, gerando rompimento da bolsa de ar e projeção de peças de metal por meio do airbag. Outras informações no Serviço de Atendimento ao Cliente BMW (0800 707 3578), de 2ª a 6ª-feira, das 8 às 19 horas, ou acesse www.bmw.com.br/recall

ACORDO – A Mercedes-Benz do Brasil firmou acordo, semana passada, com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para reduzir o número de empregados na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Durante as negociações da empresa com o Sindicato foi acordado um novo desligamento voluntário na planta do ABC paulista. Trata-se de PDV (Programa de Demissão Voluntária) que tem como principal vantagem o valor fixo de R$ 100 mil, independentemente do tempo de casa e da idade do colaborador.
Com esse novo PDV, com o período de adesão entre 24 e 31 deste mês, a Mercedes-Benz do Brasil tem como principal objetivo a redução de 1.400 pessoas “para que possa combater a ociosidade e, assim, manter as suas operações enquanto não ocorre a recuperação do mercado brasileiro”, justifica. A empresa considera ter acumulado um excedente de mais de 2.500 trabalhadores nessa unidade.

Divulgação            Gabriele: campeã no concurso Carro dos Sonhos

OURO – O Brasil já tem sua primeira medalha de ouro no Japão. A conquista é da estudante brasileira Gabriele Castro de Sousa, no concurso cultural de desenho Carro dos Sonhos. Este é promovido pela Toyota Motor Corporation, no mundo, com apoio da Toyota do Brasil, nacionalmente. A jovem foi premiada no dia 24 último, em Tóquio, no Japão.
A paulistana, que concorreu com representantes de 80 países, participou do Carro dos Sonhos na fase nacional e foi a primeira colocada na categoria de 12 a 15 anos. Seu desenho foi enviado ao Japão para ser avaliado por uma comissão julgadora conduzida por Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation.
O desenho tem um conceito bastante especial. Gabriele conta que utilizou muita metáfora para criar seu carro, requisito obrigatório no regulamento do concurso. As rodas representam algumas de suas favoritas matérias escolares como matemática, geografia, química e biologia. A cabeça do leão faz referência à coragem e incentiva as pessoas a buscarem seus objetivos. Os galhos das árvores são as conquistas da vida de uma pessoa em sua vida. Veja o regulamento do concurso no site www.toyota.com.br/carrodossonhos

EXPANSÃO – O atual cenário de retração econômica do Brasil não assusta a fabricante norte-americana de baterias para uso industrial Enersys. Com projeções de crescimento positivas para os próximos anos, a empresa anuncia ampliação da unidade fabril da sua subsidiária no Brasil – Enersystem, em Guarulhos (SP), com um investimento total de US$ 15 milhões. A iniciativa é assessorada pela Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos e exportações do Governo do Estado de São Paulo.
Com vistas à recuperação da economia brasileira e no consequente aumento da demanda, a companhia vai aumentar a capacidade produtiva da sua planta, comprando equipamentos e estendendo a área da unidade dos atuais 4 mil m² para 67 mil m². O investimento gerará 30 postos de trabalho ao longo de 2017 e, em até cinco anos, poderá dobrar o quadro de funcionários da empresa, que hoje conta com 150 pessoas.
“Estamos otimistas com relação ao futuro da economia brasileira. A Enersystem, particularmente, projeta crescer 60% em um ano no Brasil. Em cinco anos, acreditamos ser possível triplicar de tamanho aqui”, observou Eduardo A. Bocci, Presidente da Enersystem América do Sul.

Douglas de Souza Melo/Divulgação         São Gonçalo melhora a frota urbana

BUSÃO – Icaraí Auto Transporte e Viação Mauá, as duas operadoras de transporte urbano da cidade de São Gonçalo, interior do Rio de Janeiro, adquiriram 24 ônibus Marcopolo Torino. Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, o grupo é um parceiro tradicional. “A Icaraí e a Mauá mantêm um contínuo programa de renovação de frota. Serão 12 unidades para cada operadora, com inovações tecnológicas para ampliar o conforto dos passageiros As duas empresas têm mais de 60 anos prestando bons serviços de transporte público de passageiros para a população do Rio de Janeiro”, explica o executivo.
O Torino foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. O modelo desenvolvido para a Viação Mauá possui suspensão a ar, três portas de acesso e comprimento total de 12.700 mm. Os veículos da Icaraí Auto Transporte têm 11.325 mm de comprimento total e duas portas de acesso.

MOTOS – A Ducati iniciou uma série de road shows pelo Brasil para a apresentação e pré-venda dos modelos Ducati XDiavel e XDiavel S. No roteiro estão as cidades de Brasilia, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Campinas, Curitiba, Santos, finalizando em São Paulo.
As concessionárias Ducati, em cada cidade participante do road show, farão uma apresentação exclusiva e ativação da pré-venda dos novos modelos XDiavel e XDiavel S.
Nestes dias, clientes VIP, formadores de opinião e jornalistas convidados poderão conhecer de perto as novas motocicletas cruiser da Ducati.

MOTOPEÇAS – A 9ª edição do Salão das Motopeças, evento referência do segmento de motopeças na América Latina, cumpriu a sua missão: antecipou tendências, mostrou novidades e lançamentos do setor, avalia a organização. O Salão das Motopeças foi, mais uma vez, o canal para que mais de 250 marcas nacionais e internacionais pudessem realizar negócios.
Na avaliação da Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças (Anfamoto), organizadora do evento, o Salão termina refletindo um setor maduro, que apoiou e veio participar deste encontro. “Acreditamos que temos boas perspectivas de crescimento para este ano. São conservadoras ainda, mas com a realização do Salão deve subir em torno de 5%”, disse Orlando Cesar Leone, presidente da Anfamoto.
Aproximadamente 9.000 pessoas circularam pelo evento durante os quatro dias de Salão, exclusivo para os profissionais e empresas do setor.

Divulgação             Mini Cabrio: velocidade máxima de 228 km/h

MINI – A nova geração do Mini Cabrio acaba de fazer sua estreia no Brasil, com novidades. Além do renovado design já presente em outros modelos, o conversível traz aprimoramentos em relação à geração anterior. Entre eles, o novo motor 2.0 TwinPower Turbo, de quatro cilindros e 192 cavalos de potência e a capota elétrica. Lançado na Europa em fevereiro deste ano, o novo Mini Cabrio já está disponível nas concessionárias brasileiras, na versão exclusiva Mini Cooper S Cabrio, pelo preço sugerido de R$ 164.950.
“Além do apelo natural por ser um modelo conversível, o novo Cooper S Cabrio traz atributos que evidenciam ainda mais o go-kart feeling, típico de um Mini, como o novo motor 2.0 TwinPower Turbo, de transmissão automática esportiva Steptronic de 6 marchas, driving modes e suspensão adaptativa. Com o lançamento da nova geração do Cabrio, damos continuidade à nossa estratégia de oferecer um lineup de produtos variados e exclusivos no País”, afirma Julian Mallea, diretor da Mini Brasil.

CONTABILIDADE – Vem aí o 6° Encontro de Contabilidade e Auditoria para Companhias Abertas e Sociedades de Grande Porte. O evento tem foco na legislação e atualização contábil, sendo voltado a contadores, auditores, advogados, estudantes, consultores e gestores. Com data marcada para os dias 7 e 8 de novembro, o Encontro será realizado em São Paulo.
O padrão internacional de contabilidade, expresso pelo marco legal em 2007 no país (Lei 11.638/2007), começou a ser adotado em 2010, lembra Antonio Castro, presidente da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca): “A maioria das empresas não estava preparada à época para a adoção do IFRS (International Financial Reporting Standard) e o trabalho das companhias de auditoria foi absolutamente fundamental”.
O Encontro é promovido conjuntamente pela Abrasca e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). A programação deste ano está sendo desenvolvida e brevemente será divulgada pelos promotores do evento.

Divulgação             “Feira de Oportunidades Cummins”, em Guarulhos

EDUCAÇÃO – Dando continuidade aos trabalhos dedicados à educação desenvolvidos pela área de Responsabilidade Corporativa da Cummins, a fabricante de motores, componentes e grupos geradores, promoveu no último dia 23 a 1ª edição da “Feira de Oportunidades Cummins”, no auditório localizado nas instalações da empresa, em Guarulhos (SP).
O evento foi dedicado aos antigos e atuais participantes do Formare Cummins, Jovem Cidadão e Jovem Aprendiz, programas de capacitação implementados na companhia, e reuniu instituições de ensino como Senai, UNG, Senac, Eniac, Escola Natasha, empresas de recrutamento e capacitação, como Trilha Vrsrh, CIEE e parceiros como JSL e Sandivk.
“Nosso objetivo é dar continuidade aos trabalhos sociais voltados à educação desenvolvidos pela Cummins e aumentar a empregabilidade dos jovens que já estão capacitados. Queremos fazer com que as informações concentradas auxiliem esses jovens em tomadas de decisões fundamentais para o futuro deles e do nosso País”, diz Soraia Senhorini Franco, gerente de Responsabilidade Corporativa da Cummins para América do Sul.

ARTIGO
Criatividade para Crescer

Por Fernando Bortolini (*)

O Brasil atravessa uma recessão que caminha para se tornar, provavelmente, a pior já registrada em sua história. Este cenário está impactando de maneira contundente todos os setores e, no caso da indústria, tem achatado o Produto Interno Bruto (PIB). Isto é resultado de um declínio gradual, cuja origem é a baixa competitividade e o aumento constante de custos de produção. Enquanto as condições não se tornam mais favoráveis para revigorar o setor, a lógica da evolução parece fazer cada vez mais sentido: não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.
Diante deste panorama é importante que as empresas e seus profissionais estejam com os pés no presente, mas com os olhos no futuro. Com a crise, crie. Melhorando, buscando novas oportunidades, reinventando-se e tomando as duras, porém necessárias, medidas para garantir a sua sobrevivência hoje, mas mantendo em seu radar as melhores práticas, as tendências e as novas tecnologias que poderão contribuir para uma maior competitividade quando o País voltar a crescer. E vai voltar.
Na manufatura, a despeito da crise, não se pode perder o foco. Com a retomada da economia, voltaremos ao tema da competitividade, e neste quesito o Brasil continua a perder espaço. Em um momento em que investimentos estão cada vez mais restritos, as novas tecnologias parecem um tanto mais distantes, mas as práticas de manufatura enxuta e excelência operacional ganham destaque. Isto é positivo, pois em geral há muito a ser feito nos processos antes da introdução de novas tecnologias para que os ganhos possam ser maximizados.
Para que se atinjam resultados de classe mundial, muito além de sistemas de produção, é fundamental uma abordagem estratégica da manufatura com toda a cadeia de valor, que garanta o alinhamento e o foco de todas as áreas, transforme-se em modelo de negócios voltado à produtividade e à competitividade, e melhore o desempenho de forma sustentável. Com este nível de envolvimento, a excelência deve ser buscada de ponta a ponta, em toda a cadeia, para definição do negócio a partir do mercado, com a estruturação dos melhores processos, até o cliente final.
Alcançar a excelência não é tarefa fácil, exige dedicação e empenho, e uma combinação eficaz de liderança, cultura e ferramentas lean. E resultados muito positivos podem ser obtidos ao repensar ou introduzir novas práticas e reavaliar os processos. Busque impulsionar a performance dos negócios sob a ótica da produtividade. Uma operação eficiente, com fluxos de valor bem identificados, e um sistema de gestão eficaz podem trazer bons resultados e pavimentar o caminho para a introdução de novas tecnologias.
A era da manufatura avançada está aí – com a indústria 4.0, a internet das coisas e outras tecnologias – com soluções disponíveis que viabilizam a integração de todas as etapas da cadeia de valor, desde o desenvolvimento até o uso dos produtos, o que permitirá às empresas buscar soluções que levarão a melhores resultados em produtividade, qualidade e consequentemente redução de custos.
Uma combinação das boas práticas voltadas à excelência nas operações e das vantagens que as novas tecnologias de manufatura avançada podem oferecer, com um enfoque de estratégia do negócio, pode apresentar uma alternativa para superar os obstáculos atuais e preparar as empresas para o caminho da retomada do crescimento e da busca constante pela competitividade. Convidamos a todos os interessados em debater este cenário para o 8º Simpósio SAE Brasil de Manufatura. O encontro será realizado no dia 14 de setembro, no Hotel Intercity Premium, em Caxias do Sul (RS).
(*) Fernando Bortolini é gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente das Empresas Randon e chairperson do 8° Simpósio SAE BRASIL de Manufatura.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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