segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Jovens ganharão curso de gastronomia

Divulgação     Hotel dará oportunidade de inserção a jovens aprendizes locais

Nelson Tucci

O Nau Royal Hotel Boutique, localizado na praia de Camburi, em São Sebastião, acaba de fechar parceria para seu restaurante Azul Marinho, comandado pela chef Marleide Ribeiro. O Capim Santo, da premiada chef Morena Leite, irá acolher a chef Marleide, num trabalho de capacitação e troca de experiências.
Mais à frente, para a temporada Primavera-Verão 2016-2017, o Nau Royal terá um novo menu do restaurante, desenvolvido em conjunto entre a chef Morena Leite, chef dos restaurantes Capim Santo e Santinho e a chef residente “Nega”, Marleide Ribeiro, refletindo também troca de experiências para a gastronomia geral do hotel. O cardápio terá novidades que valorizam ainda mais os temperos e ingredientes brasileiros, naturais e frescos, já utilizados no espaço de celebrações.
A parceria com Morena Leite vai além da gastronomia dos espaços do Nau e se estende aos jovens aprendizes da região de São Sebastião, litoral Norte de São Paulo. A partir de agosto, o Nau Royal é o novo patrocinador do curso de gastronomia do Instituto Verdescola, Ong criada em 2008, na Barra do Sahy, para atender aos jovens em estado de vulnerabilidade social da região e presidida por Maria Antônia Civita. O curso de culinária profissional ministrado pela equipe do Capim Santo prepara os jovens aprendizes para o mercado de trabalho local. Os alunos deverão fazer estágios, com possibilidade de efetivação, no restô Azul Marinho, e demais restaurantes e hotéis da região do litoral Norte de São Paulo.

Divulgação      Recém-inaugurada fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia

RANGE – As primeiras unidades do Range Rover Evoque produzido na recém-inaugurada fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, interior do RJ, já estão disponíveis para venda nas 35 concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil.
A linha Range Rover Evoque 2016 é oferecida no mercado brasileiro em quatro diferentes versões de acabamento, com apelos distintos: SE, SE Dynamic, e HSE Dynamic. Todas elas são equipadas com o renomado conjunto motor – câmbio que traz propulsor Si4 de 240 cv de potência e 340Nm de torque.

BARULHO – Se você quer pilotar embalado pelo ronco de sua moto por muitos e muitos anos, vale a pena ficar atento quanto ao prejuízo que isso pode acarretar à sua audição. Além das preocupações com uma pilotagem segura, é preciso considerar que o excesso de barulho do motor da moto não faz bem aos ouvidos. O problema não surge de imediato, mas cumulativamente por anos. A conclusão é de um estudo do National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação), dos EUA, que revelou que uma motocicleta, principalmente de média e alta cilindradas, emite ruídos próximo ou acima de 95 decibéis.
Especialistas da área são unânimes em afirmar que ruídos acima de 85 decibéis, constantes, podem causar alterações na estrutura interna do ouvido e perda de audição irreversível. O problema é mais grave quanto maior for o barulho e o tempo de exposição do piloto a esse excesso de ruído. Como efeito de comparação, uma conversação normal alcança em torno de 60 decibéis.
“A exposição prolongada ao barulho da moto pode causar nos pilotos o que se denomina Perda Auditiva induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (Painpse). O problema se agrava porque, além da exposição do ouvido, diariamente, ao barulho do motor da moto, há pilotos que trocam o escapamento original pelo que 'ronca' bem alto, o que piora ainda mais a situação. A grande preocupação é que a perda auditiva é cumulativa, isto é, vai se somando ao longo do tempo”, explica a fonoaudióloga Isabela Carvalho, da Telex Soluções Auditivas.

Divulgação             Cláudia, André e Alan: atletas com índice paralímpico

ATLETAS – A Volkswagen do Brasil acaba de renovar o apoio à iniciativa ”Atletas do Futuro”, promovido pelo Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha (Iscba) por meio de um projeto do Esporte Clube Pinheiros (ECP). O Atletas do Futuro estimula o desenvolvimento do paraesporte brasileiro, incentivando a formação esportiva, a capacitação profissional de pessoas com deficiência e a inclusão social.
A iniciativa trabalha em duas frentes: a inclusão social e profissional dos atletas. O projeto fomenta a preparação de esportistas em desenvolvimento, identificação de novos talentos e formação de atletas de alto rendimento, visando grandes competições nacionais e internacionais.
No Esporte Clube Pinheiros, eles têm à disposição toda a estrutura para que possam se preparar para as competições, além de receber apoio financeiro para viagens. Até agora, três atletas da iniciativa já conseguiram índice paralímpico: Alan Fonteles, no Atletismo; André Brasil, na Natação e Cláudia Cícero, no Remo. A Volkswagen patrocina o ”Atletas do Futuro”desde o seu surgimento, em 2014.

HÍBRIDO – A 1ª edição do Movimento Paulistano do Veículo Híbrido e Elétrico está confirmada e promete integração em um passeio pelo coração da cidade de São Paulo por um futuro mais sustentável. Promovido pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o evento está agendado para 27 de agosto, às 10 horas, partindo da Praça Amadeu Amaral, na Avenida Treze de Maio.
Entre os veículos confirmados estão ônibus, carros, bicicletas, skates, patinetes e scooters, todos elétricos e/ou híbridos, também classificados como pesados, leves e levíssimos. A participação é livre desde que aderida com um meio de transporte sustentável e o evento, além de promover incentivos para que o volume destes veículos cresça nos grandes centros urbanos, será uma prévia 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que acontece entre 1º a 3 de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
“É a hora de nos mobilizarmos para estimular o crescimento deste mercado no País por um futuro mais limpo e sustentável”, diz Ricardo Guggisberg, presidente da ABVE. O Movimento Paulistano do Veículo Híbrido e Elétrico com saída prevista às 10h na Av. Treze de Maio, vai percorrer a Av. Paulista, Dr. Arnaldo, Cardoso de Almeida, sendo a parada final na Praça Charles Müller, no Pacaembu. Ao término do passeio, a entidade promete um encontro com os adeptos da mobilidade sustentável e a exibição dos veículos participantes, com a participação de Food Trucks.

PORSCHE – Bons resultados no semestre para a Porsche. Nos primeiros seis meses deste ano, a Dr. Ing h.c. F. Porsche AG voltou a aumentar seu lucro operacional, com crescimento de 8% e o total de 1,8 bilhão de euros. As entregas aumentaram 3%, atingindo 117.963 veículos, enquanto as vendas cresceram 1%, chegando a 10,9 bilhões de euros.
O retorno alcançado em vendas foi de 16,8%, comparado ao resultado de 15,6% obtido nos primeiros seis meses de 2015. O número de empregados cresceu 12%, para um total de 26.191. "Clientes entusiasmados, empregos seguros e um atraente retorno em vendas são mais importantes para nós do que volumes de produção", afirmou o vice-presidente do Conselho Executivo e responsável pelas áreas de Finanças e TI (Tecnologia de Informação), Lutz Meschke.
Ele acredita que haverá um pequeno aumento nas entregas e vendas ao longo de 2016. Apesar de investimentos muito altos realizados nas instalações de produção e em projetos de desenvolvimento, como os bilhões de euros destinados ao primeiro modelo da Porsche movido inteiramente a bateria, o Mission E, o CFO (Chief Financial Officer –diretor financeiro) espera que os lucros atinjam, pelo menos, o mesmo nível do ano passado.

MOBILIDADE – A Ford desenvolve um projeto de mobilidade inovador, junto com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos EUA, para medir o movimento de pedestres e ajudar a prever a necessidade de transporte público programado em áreas urbanas. No estudo, uma frota de veículos elétricos equipados com sensores LiDAR e câmeras vai circular pelo campus da Universidade de Cambridge, em Massachusetts, e ruas da cidade, coletando dados que ajudarão a direcionar o serviço de ônibus e vans para as áreas de maior fluxo.
"O estudo permitirá desenvolver algoritmos eficientes para melhorar tanto os serviços de mobilidade sob demanda como a detecção e mapeamento de pedestres para o avanço dos carros autônomos", diz Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.
A pesquisa do MIT está sendo conduzida pelo Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do Aerospace Controls Lab (ACL), que desenvolve sistemas autônomos e de controle para aeronaves, naves espaciais e veículos terrestres. Seus estudos abrangem áreas como estimativa e navegação, planejamento e aprendizagem em contexto de incerteza e veículos autônomos. Os pesquisadores da Ford e do MIT planejam iniciar o serviço em setembro, com um grupo de estudantes e professores.

BMW – O BMW Group Brasil anuncia João Veloso Jr. como seu novo gerente sênior de Comunicação Corporativa. Ele assume as funções na empresa no próximo dia 15, ocupando a posição de Vladimir Mello, que assumiu o cargo de Head de Comunicação Corporativa do BMW Group para o México, Caribe e América Latina.
Formado em Jornalismo pela Universidade Santa Cecília, em Santos (SP), com certificação em Comunicação Internacional pela Aberje/Syracuse University (EUA), João Veloso Jr. acumula quase 20 anos de carreira profissional, dos quais 16 no setor automotivo, com passagens por Delphi, Fiat Chrysler e Nissan do Brasil. Veloso também atuou em agências de comunicação, quase sempre junto a empresas automotivas.

TRANSIÇÃO – A Bridgestone anunciou na última quinta-feira que o CEO e presidente executivo do Conselho de Administração, Gary Garfield, deixará o cargo em 31 de dezembro deste ano. Para garantir uma transição tranquila à nova equipe de liderança da empresa, a Bridgestone Americas anunciou que Gordon Knapp, hoje diretor de Operações (COO) da empresa, assumirá as funções de CEO e presidente a partir de 1º de setembro de 2016, e William “Bill” Thompson, o atual diretor Financeiro (CFO), substituirá Knapp como COO na mesma data. Garfield continuará como conselheiro da empresa e da nova equipe de liderança até o final do ano. Ele também deixará o cargo de vice-presidente executivo e diretor executivo da Bridgestone Corporation, empresa-mãe da Bridgestone Americas, a partir de 31 deste mês.

CONFIANÇA – O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas avançou 1,2 ponto em julho de 2016, ao passar de 73,7 para 74,9 pontos. Com a alta, o índice já se distancia 10 pontos do mínimo histórico de dezembro passado.
“Em 2016, tem havido no Comércio um aumento discreto da satisfação com a situação presente dos negócios e uma melhora expressiva das expectativas. Para que a retomada da confiança se consolide, faltam sinais mais consistentes de recuperação da demanda. Neste sentido, a Sondagem de julho traz uma boa notícia: há um primeiro sinal de otimismo nos segmentos revendedores de bens duráveis, algo que vai ao encontro da melhora observada no ímpeto de compras de duráveis pelos consumidores também neste mês.”, afirma Aloisio Campelo Jr., superintendente adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/IBRE.

PAIS – Recentemente a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomércioSP) revisou a sua projeção de vendas do comércio varejista paulista em 2016, que deve encerrar o ano estável em relação ao ano anterior.
Após sucessivos resultados negativos, espera-se que o varejo esboce uma recuperação já a partir de julho e para este mês de agosto a entidade projeta uma alta de 4% no faturamento real do setor, na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar de ser o mês do Dia dos Pais, o crescimento nas vendas não será motivado pela data, pois as lojas de vestuário, tecidos e calçados, segmento preferido na hora da escolha dos presentes, devem apresentar queda de 5%.
As principais altas são observadas nos produtos: microcomputador (26,4%), joia (22,4%), televisor (16,7%), instrumento musical (13,3%), aparelho de som (12,2%), camisa/camiseta masculina (11,1%), calça comprida masculina (10,1%) e bicicleta (10,0%).

POP UP STORE – Em mais um capítulo de sua história no mercado de moda brasileiro, a Shoulder anuncia a aquisição da Pop Up Store, marca jovem comandada pelas sócias Fabi Justus e Dani Mattar. A união simboliza o primeiro movimento da Shoulder como plataforma de marcas e permitirá à Pop Up Store um crescimento muito mais sólido e acelerado.
Ao longo de mais de três décadas, a Shoulder conjuga coleções modernas com sua essência sofisticada, adaptando as tendências de moda ao dia a dia da mulher. O encontro com a Pop Up Store permitirá, sob direção das sócias fundadoras, à companhia acessar outros segmentos do mercado que complementa a atuação da Shoulder com muita sinergia.
Segundo Beny Majtlis, CEO da Shoulder, a novidade celebra uma nova via de crescimento para o grupo e a oportunidade de desenvolver uma experiência de varejo diferenciada.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário