segunda-feira, 13 de abril de 2015

Brasil reduz ritmo e Toyota acelera, na contramão.

Nelson Tucci

As vendas de veículos não estão propriamente animadoras. O Brasil caiu para 6º lugar no ranking mundial, com retração de 22,5% nas vendas. Mas nem tudo está perdido. A Toyota, por exemplo, comemorou crescimento de 12% no primeiro trimestre do ano (em comparação a igual período de 2014), no Brasil, dirigindo na contramão.
De acordo com a montadora japonesa, o principal responsável pelo crescimento da marca no início deste exercício foi o modelo Corolla, líder do segmento de sedãs médios no Brasil, emplacando 14.598 unidades. Somente o Corolla teve alta de 65% ante o primeiro trimestre do ano passado (8.822 unidades).

Foto Divulgação            BRZ STI Performance Concept da Subaru

SUBARU – O conceito “STI Performance Concept” foi apresentado pela Subaru durante o Salão Internacional do Automóvel de Nova York, no início do mês. Essa versão faz parte dos planos de expansão nos Estados Unidos da Subaru Tecnica International (STI), divisão de alta performance da montadora, suas três principais áreas de negócios: peças para preparação esportiva, carros especiais STI e automobilismo.
O STI Performance Concept é utilizado no motor Boxer turbo de competição desenvolvido pela STI para o carro de corridas BRZ Super GT, além de trazer componentes especialmente desenvolvidos na suspensão e chassis. A divisão esportiva da SUBARU foi criada em 1989, com um SUBARU Legacy de primeira geração quebrando o recorde mundial de velocidade certificado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

CHINA LIDERA – A Jato Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente até fevereiro de 2015. A China inicia o ano já na liderança apresentando crescimento de 13,8% no acumulado de janeiro a fevereiro de 2015 se comparado a igual período de 2014. Os EUA ocuparam o 2º lugar com alta nas vendas de 9,1% em relação ao ano anterior. O Japão inicia o ano com significativa queda de 16,9% no acumulado do ano, na 3ª colocação.
Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves. A Índia subiu para a 4ª posição, apresentando aumento nas vendas de 4% se comparado a 2014. A Alemanha segue na 5ª colocação, com alta de 4,7% quando comparado ao ano anterior.
O Brasil caiu para 6º lugar e com retração de 22,5% nas vendas de carros e comerciais leves.

Foto Divulgação     JadLog: novo terminal de cargas

Crescimento de 20% em 2015

A JadLog, empresa de transportes e logística de cargas expressas fracionadas, prepara-se para inaugurar, em junho, a nova sede e seu novo terminal de cargas, que permitirá dobrar sua área de operações e, assim, dar suporte ao forte crescimento da companhia registrado nos últimos anos. A inauguração do terminal ocorre no ano em que a companhia completa uma década de mercado e prepara a expansão internacional de suas atividades.
”Crescemos 12% no ano passado, e, em 2015, nossa perspectiva é crescer outros 20%”, conta o diretor comercial da empresa, Ronan Hudson: “Por conta desse incremento do volume de operações, buscamos um terminal de cargas maior, que dê suporte à futura expansão das operações”.
Os planos de expansão da JadLog passam pelo mercado externo. A empresa programa a abertura de uma filial em Miami, na Flórida, em 2016, para dar apoio e ampliar o atendimento a empresas de logística de e-commerce instaladas nos EUA, bem como aos consumidores brasileiros, que adquirem produtos nas lojas ou em sites norte-americanos.

TAP EXPANDE – O ano de 2014 arrancou em terreno escorregadio, mas o segundo semestre foi determinante para a evolução positiva do negócio. A TAP Cargo fechou o ano com 6,2% de carga transportada a mais, em tonelagem.
No ano passado a TAP Cargo no Brasil teve o maior crescimento em volume transportado, com um total de 19.706 toneladas de produtos de exportação brasileira com destino à Europa e África. Assim registrou aumento de 31% em relação ao ano anterior, em oposição à média dos mercados brasileiro e mundial da carga aérea.
O mercado português foi o maior consumidor destes produtos tendo registrado um aumento de 34% em importações do Brasil.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário