segunda-feira, 20 de abril de 2015

Seminário discutirá propulsões alternativas

Nelson Tucci

“Como as Propulsões Veiculares, de hoje e do futuro, podem melhorar a qualidade de vida” é o tema principal da 1ª edição do Seminário de Propulsões Alternativas que acontecerá na quarta-feira 29, no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano no Sul, no Grande ABC. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), o evento prevê apresentações sobre veículos híbridos, elétricos, alternativas e soluções para as novas tecnologias que estão disponíveis hoje e que estarão em futuro próximo.
Na programação, 11 palestras sobre os mais variados temas, como veículo elétrico, diesel, infraestrutura elétrica, tecnologia fuel cell, bateria litio-íon, célula de hidrogênio em propulsão, carro híbrido, entre outros. A entidade estima a participação de especialistas e representantes de órgãos governamentais, fabricantes de veículos automotores, autopeças, acadêmicos e estudantes em geral.

Foto Pedro Bicudo            Nissan, em Resende: celebrando 30 mil!

NISSAN – A Nissan celebrou o primeiro ano de atividades da unidade de Resende, no Rio de Janeiro, com evento para os 1.800 funcionários diretos e fornecedores que atuam naquele complexo industrial.
François Dossa, presidente da Nissan do Brasil, e Atsuhiko Hayakawa, vice-presidente de Operações da Nissan do Brasil, conduziram a cerimônia, que marcou também a produção de 30 mil veículos em Resende desde a inauguração oficial em abril de 2014. O Nissan Novo Versa Unique, equipado com motor 1.6 16V foi o modelo que atingiu esta marca histórica.

Foto Divulgação         JAC T6: sistema multimídia da Foxconn

JAC – Apresentado oficialmente no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 2014, onde foi um das novidades, o JAC T6 estreia finalmente no mercado brasileiro. Em seu primeiro Sport Utility Vehiche lançado no país, a JAC Motors buscou reunir os principais trunfos valorizados por quem consome este tipo de veículo ou ambiciona adquiri-lo.
O SUV oferece medidas de 4,475 metros de comprimento e 1,84 m de largura, visual moderno e imponente, desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, Itália. Uma das novidades é o sistema multimídia da Foxconn (opcional), totalmente intuitiva e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB, SD Card e Auxiliar. A novidade fica por conta da função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 7 polegadas. O preço de lançamento é R$ 69.990.

Foto Divulgação           Ford: cinto inflável no banco traseiro

FORD - A Ford realizou pesquisa na Europa e constatou que mais de um terço das pessoas não usam o cinto de segurança quando viajam no banco de trás dos automóveis, apesar das leis vigentes há anos na região. O estudo ouviu mais de 7.000 adultos nos principais países do continente. O resultado contrasta com o uso do cinto de segurança no banco da frente, que se tornou um hábito para a maioria dos motoristas.
O Conselho Europeu de Segurança nos Transportes estima que, só em 2012, o cinto de segurança ajudou a evitar 8.600 mortes no trânsito na região. Segundo a pesquisa, as pessoas com mais de 40 anos são as mais propensas a não usar o cinto no banco traseiro (46%). A Ford criou o primeiro cinto de segurança traseiro inflável do mundo – já disponível no Fusion no Brasil –, que segue o mesmo conceito dos airbags para aumentar a área de proteção do tórax.

PEUGEOT CITROËN/GM – A Peugeot Citroën (PSA) e a General Motors (GM) anunciaram que, como parte de sua cooperação estratégica, a próxima geração de veículos comerciais leves do segmento B (B-VUL) das duas montadoras será produzida no Centro de Produção da PSA em Vigo, na Espanha.
Os veículos vão substituir o Citroën Berlingo, Peugeot Partner e Opel/Vauxhall Combo. Eles serão desenvolvidos na mais recente plataforma de utilitários da PSA. Os primeiros veículos chegarão ao mercado em 2018.
A cooperação entre a PSA e a GM é baseada numa estratégia equilibrada: os veículos de ambas as montadoras serão diferenciados e coerentes com a identidade de cada uma das marcas.

Reprodução       Site WebMotors: anúncios SUVs

SUVS – O Índice WebMotors, divulgado na última semana, revela que, comparado a 2005, o número de anúncios de veículos da categoria utilitários esportivos no site aumentou 162%.
Veículos com maior espaço interno e posição mais elevada ao volante, os utilitários esportivos compactos caíram no gosto do consumidor brasileiro. Esse índice reúne dados do tradicional portal de classificados online do país. Nos últimos 10 anos, a busca por modelos desta categoria cresceu 156%. E a oferta acompanhou o interesse dos compradores. Atualmente, os anúncios de SUVs no site são 162% superiores a 2005.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário