Nelson Tucci
O que chamamos de “Neutro” hoje, na alavanca de
câmbio, em um passado recente era “ponto morto”, ou seja, o carro desengrenado.
Neutro até fica mais bonitinho, mas o ponto morto reflete mais determinadas
situações. A indústria automotiva está desengrenada, mesmo com o incentivo
tributário do governo para carros ditos “populares”, cujos preços são
incompatíveis com a classificação e o bolso de gigantesca parcela de
brasileiros.
Ainda que o plano do governo de oferecer subsídios
tributários para o setor tenha feito um aceno, os pátios continuam lotados. O
brasileiro anda f... fulo da vida com tanta manobra e pouco resultado. A
desaceleração nem sempre tem origem em único fator, mas vamos a um deles que
pouco se fala nesses tempos de “Brasil pra frente”: nada menos que 70% (SETENTA
!!!) dos compradores de automóveis (novos e usados) recorrem ao financiamento.
Faça uma rápida simulação (ou peça para quem domina melhor os números que você)
para ver O QUANTO DE JUROS você pagaria em uma aquisição de veículo que, não
raras vezes, acaba primeiro que o carnezinho... (pra quem não sabe, carnezinho
eram os boletos todos emitidos de uma única vez e grampeados em formato de
talão).
Enquanto o bólido não deslancha, fábricas vão parando.
Já são 13 as que usaram a alavanca em “N” este ano (VW, GM, Stellantis, Volvo,
Hyundai...) Na semana que passou, a Volks informou que “haverá parada de
produção em suas fábricas de automóveis por conta da estagnação do mercado”. A
unidade de São José dos Pinhais/PR, onde é produzido o T-Cross, está com um
turno em layoff desde o dia 5 de junho (com duração prevista entre 2 e 5
meses). O outro turno de produção esteve parado de 26 a 30 últimos, em regime
de Banco de Horas. A unidade de Taubaté/SP, onde são fabricados o Polo Track e
o Novo Polo, iria parar dois turnos de produção, também de 26 a 30 de junho, em
regime de Banco de Horas. A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP, onde
são produzidos o Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, protocolou férias
coletivas de 10 dias previstas para os seus dois turnos de produção a partir do
dia 10 deste mês. Segundo nota emitida pela montadora, “todas as ferramentas de
flexibilização estão previstas em acordo coletivo firmado entre o sindicato e
colaboradores da Volkswagen”.
Já os metalúrgicos da General Motors de São José dos
Campos/SP aprovaram acordo entre sindicato e montadora, para suspender um turno
da fábrica, por até 10 meses. Ali são produzidos a picape S10 e o TrailBlazer.
BAHIA – O grande impasse gerado pela saída da Ford do Brasil, em janeiro de 2021, finalmente foi resolvido. Depois de se reunir com o presidente Lula e com Stella Li, VP global da BYD, marca chinesa que chega ao país, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou o repasse da fábrica da Ford de Camaçari/BA para a BYD, que produzirá carros na boa terra.
Amanhã, terça, 4, haverá mais explicações sobre a
operação dessa fábrica, bem como o anúncio dos modelos que deverão sair de lá,
com os respectivos investimentos.
MERCADO – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) realizará uma coletiva de imprensa neste dia 7 (sexta-feira) para comentar a situação da indústria automotiva nacional nos seis primeiros meses do ano e suas perspectivas para o segundo semestre.
INTEGRAL – A Marcopolo inicia o
cronograma de testes do Attivi Integral, ônibus elétrico com chassis e
carroceria desenvolvidos pela marca, com parada em Curitiba/PR e Porto Alegre/RS.
Os modelos são parte do lote inicial de 130 veículos e vão circular em
demonstração pelo país ao longo do ano.
O veículo será testado, em Curitiba, por 30 dias, na
linha Interbairros II, que transporta 65 mil pessoas diariamente e conta com
42,5 quilômetros de trajeto. As avaliações servirão de base para o edital de
compra dos primeiros ônibus elétricos da capital paranaense, previsto para
2024.
Já na capital gaúcha, Porto Alegre, o modelo já seria
para transportar passageiros do 4º Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de
Mobilidade Urbana e da XII Reunião Geral do Grupo de Benchmarking Qualionibus,
no Instituto Caldeira e no Hotel Master, entre os dias 29 e 30 últimos (quinta
e sexta). “O Attivi Integral é um modelo que conta com a aplicação da
tecnologia nacional e o conhecimento da engenharia brasileira, sem deixar de
lado a expertise mercadológica das sete décadas de atuação da Marcopolo,
reproduzindo a segurança e confiabilidade”, diz Ricardo Portolan, diretor de
Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
DESAFIOS – Nelson Silveira, competente jornalista e executivo vinculado ao setor há mais de 20 anos, deixa o comando da Diretoria de Comunicação da GM Latinoamericana rumo a novos desafios.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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