Nelson Tucci
O mercado automotivo encerrou a primeira quinzena de abril
feliz. Ocorreram 99.858 emplacamentos no período, representando alta de 43,6%
em relação à primeira quinzena de março (69.521 unidades), que teve os feriados
de Carnaval. Em relação a igual período de 2024, o crescimento é de 3,8% (com
96.211 unidades).
Os dois dias úteis a mais no período contribuíram para o
ritmo acelerado de vendas, com a média diária ficando em 9.078 veículos, acima
dos 7.724 veículos/dia de março e também superior à média da primeira quinzena
de abril de 2024 (8.746 veículos/dia).
O volume acumulado de 2025, até a primeira quinzena de abril,
é de 99.858 unidades, 3,8% acima de igual período em 2024. Os números são da
Bright Consulting, divulgados à imprensa especializada.
RANKING – A Fiat perdeu participação, caindo de 23% em março para 19,3% em abril, mas ainda assim mantém a liderança no ranking. Já a coreana Hyundai se destacou com expressivo avanço, saltando de 7,6% para 10,3%. A Chevrolet também apresentou crescimento, saindo de 10,6% para 11,9%. Enquanto isto, a Volkswagen registrou leve recuo, passando de 17,5% para 15,9%; a Toyota manteve estabilidade, com leve queda de 8,7% para 8,5%. O terror chinês, BYD, segue crescendo, com salto de 3,4% para 4,5%.
VAREJO – A venda direta (para locadoras) representou 45,9% das transações, registrando queda em relação aos 49,2% registrados em março último, porém acima dos 43,8% da mesma quinzena de 2024.
Relativamente às unidades da Federação, São Paulo manteve a
liderança, concentrando 27,1% das vendas. Minas Gerais aparece em segundo
lugar, com 20,1% de participação, o Paraná (6,5%) e Santa Catarina (4,8%)
completam o ranking regional.
CHOQUE – Os eletrificados deram um choque de realidade no mercado: somaram 9.981 emplacamentos na primeira quinzena de abril. Isto representa crescimento de 64,6% em relação a março (6.063 unidades) e 56,7% frente a igual período de 2024 (6.370 unidades). Com estes números, os eletrificados passam a representar aproximadamente 10% das vendas totais no período.
Distribuição por tipo de powertrain: BEV (100% elétricos):
23,7%; PHEV (híbridos plug-in): 41,1%; MHEV (híbridos leves): 22,4%; HEV
(híbridos convencionais): 12,9%.
PREMIAÇÃO – O Kia EV3 foi eleito o
Carro Mundial do Ano no World Car Awards 2025. O anúncio foi feito durante a
cerimônia de abertura do Salão Internacional do Automóvel de Nova York, no
último dia 16. Pelo segundo ano consecutivo, a Kia é campeã do World Car of the
Year, sendo com o EV9 em 2024 e agora com o EV3.
"É uma imensa honra para todos na Kia que o EV3 tenha
recebido o título de Carro Mundial do Ano de 2025. Este prêmio destaca a
liderança global da Kia no fornecimento de soluções de mobilidade sustentáveis,
tecnologicamente avançadas e orientadas ao design, e como os atributos líderes
da categoria do EV3 redefinem a experiência do usuário para clientes em todo o
mundo", disse Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia.
Com autonomia de até 605 km (padrão WLTP) e carregamento de
10 a 80% em 31 minutos (versão de 81,4 kWh do modelo), o Kia EV3 oferece boa
usabilidade. O design interno inovador otimiza o espaço, o conforto e a
acessibilidade, enquanto o Assistente de IA da Kia, os sistemas avançados de
assistência ao motorista (ADAS) e as atualizações Over-the-Air (OTA) aprimoram
a experiência do usuário com a tecnologia de ponta.
PORSCHE – O Grupo Bamaq inaugurou o primeiro
Espaço Porsche na região do Triângulo Mineiro, na semana que passou. O Espaço
Porsche está localizado em um ponto estratégico de Uberlândia, à Avenida Rondon
Pacheco, e conta com a exposição de veículos da marca.
Agora, moradores de Uberlândia e região também podem conferir
de perto os superesportivos de luxo e os modelos icônicos da fabricante alemã,
como o Porsche 911, Macan, Panamera, Cayenne e Taycan.
Para o Head da Divisão de Veículos do Grupo, Marcelo Rohlfs,
a iniciativa acontece em sinergia com o potencial econômico da região. “A
cidade é um dos principais polos de desenvolvimento do interior do Brasil, com
uma economia diversificada, infraestrutura moderna e um perfil de consumidores
altamente exigente, que valoriza qualidade, inovação e sofisticação”,
justifica.
CAMINHÕES – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou dados revelando que existem 2,6 milhões de caminhões e 900 mil motoristas autônomos cadastrados no Brasil. Sobre acidentes com mortes as estatísticas são preocupantes: em 2023, segundo a Polícia Rodoviária Federal, foram registrados 17.579 acidentes envolvendo caminhões, resultando em 2.611 mortes. Já em 2024, as mortes nas estradas federais aumentaram para 3.291.
Diante desse cenário, a Iriom, empresa de tecnologia que
concentra em seu aplicativo uma série de serviços voltados para profissionais
de transporte rodoviário, lançou o “Iriom Guardião”, um produto multisserviço
que agrega, em um único plano, cobertura por morte ou invalidez, consultas
médicas online ilimitadas (24h por dia), assistência funeral e crédito
emergencial.
Segundo Paulo Nascimento, CEO da companhia, o “Iriom
Guardião” foi estruturado a partir das necessidades específicas dos
caminhoneiros e de suas famílias, com foco em oferecer suporte em situações de
risco associados à atividade profissional. O plano reúne diferentes formas de
proteção em uma única solução e busca facilitar o acesso a serviços como
atendimento médico, proteção financeira e assistência em situações críticas,
por meio do aplicativo da empresa.
CARGAS – Circula a informação de que, a partir do dia 24 próximo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) exigirá do transportador a atualização Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas para o recebimento do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO) junto às Fornecedoras de Vale-Pedágio Obrigatório (FVPO) homologadas.
Cabe destacar que a exigência não é propriamente uma
novidade, já que a Lei nº 11.442 (de 5 de janeiro de 2007), que dispõe sobre o
transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração,
estabelece que o exercício da atividade depende de prévia inscrição no RNTRC da
ANTT.
O prazo acima concedido teve como objetivo permitir que as
FVPO ajustassem seus sistemas e alinhamentos operacionais junto aos seus
clientes, transportadores ou embarcadores, de modo a garantir a conformidade
com a nova Resolução nº 6.024/2023, que regulamenta a comprovação antecipada do
Vale-Pedágio Obrigatório.
A NTC & Logística garante reforçar seu compromisso com o
transporte de cargas e concita todos os envolvidos na cadeia logística para
garantir o cumprimento das normas e o fortalecimento do setor.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br
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