segunda-feira, 16 de junho de 2025

Volks, Toyota e Autodata garantem ESG

Divulgação                              Premiação aconteceu em São Paulo

Nelson Tucci

Os trabalhos intitulados “Redução de emissões de carbono e de consumo de energia elétrica em set up, utilizando plástico drop in em tanques de veículos comerciais” (da VWCO, Bepo e Universidade Estácio de Sá), “Toyota do Brasil - Reimaginando o Futuro Sustentável” (da Toyota, Borkar, Orquestra de Sucata e Uniarte) e “Brasil possui 62 projetos de hidrogênio verde em aportes de US$ 70 bilhões” (Agência Autodata), venceram o Prêmio AEA ESG 2025, respectivamente, nas categorias Inovação Tecnológica e Ambiental, Social e Governança, e Jornalística, cujo evento de premiação aconteceu no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo.

O paper da VWCO, Bepo e Universidade Estácio de Sá foi conduzido por Aline Miguez Figueiredo, Caio Marcello Felbinger Azevedo Cossu, Eliezer Schmallfuss Beier, Paulo Rogério Martins, Sergio Roberto Amaral e Thiago de Miranda Nogueira; enquanto o trabalho da Toyota/Borkar/Orquestra da Sucata/Uniarte teve a participação de Marcos Vinícius Maceno, Paulo Henrique Gomes, Ramatis Radis, Jozene Noal e de Judite Fernanda Simionato. A reportagem da Agência Autodata é de autoria da jornalista Soraia Abreu Pedrozo.

HÍDRICOS – Também foram destaques do Prêmio AEA ESG 2025, entre os mais de 60 trabalhos inscritos, as menções honrosas para “Gestão dos recursos hídricos no processo de usinagem de blocos de alumínio”, dos autores Eduardo Bacci, Emerson Batagini e Vinicius Ragazzi (Robert Bosch), e "Gêmeo digital de emissões sonda de perfuração - otimização de consumo de combustível e redução nas emissões”, de André Barbosa Medeiros, Cristiano André Christmann Zank, Douglas José Rosa, Eduardo Aoun Tannuri, Eduardo Lorenzetti Pellini e José Ricardo Brígido de Moura, da Constellation, Escola Politécnica da USP e Petrobras, na categoria Inovação Tecnológica e Ambiental. Esta edição do Prêmio AEA ESG foi coordenada por Mário Reis (Mercedes-Benz).


Divulgação                        Motor de 253 cv promete mais agilidade

BRONCO – O Ford Bronco Sport estreou no mercado nacional em 2021, inaugurando uma categoria à parte no segmento de SUVs, com design icônico e desempenho off-road. Agora, com o início da venda da versão atualizada no Brasil, ele avança para entregar uma experiência ainda mais robusta e refinada tanto nas trilhas como no asfalto.

O novo Bronco Sport 2025 chega na versão de topo Badlands, que substitui a Wildtrak, com avanços no estilo, na segurança, na tecnologia, no desempenho e no conforto. Externamente, as mudanças incluem a grade dianteira, para-choque com protetor de aço e ganchos aparentes, alargadores de para-lama, frisos laterais e spoiler traseiro.

A cabine ganhou novo quadro de instrumentos digital de 12,3” e central multimídia SYNC 4 com tela de 13,2”, conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e navegador GPS integrado. O motor 2.0 EcoBoost, de 253 cv, passou por uma atualização para oferecer acelerações mais rápidas, junto com a transmissão automática de oito velocidades e a tração AWD.


CAMINHÃO – A JAC Motors apresenta uma opção versátil para o transporte sustentável de cargas: é o modelo JAC E-J T3,5 que acaba de chegar ao mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 299.900. O caminhão elétrico é ideal para rodar em centros urbanos. Suas medidas são 5,30 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,99 m de altura e 3,10 m de entre-eixos, o que o coloca no segmento de VUCs e permite ser conduzido por motoristas com CNH da categoria B.

É um VUC elétrico que pode gerar uma economia anual de até R$ 18 mil para o operador. O modelo vem com baú de até 15 m3 e carrega quase 1.700 kg de carga. De acordo com o fabricante, o motor de 150 cv e 300 Nm tem autonomia de 230 km e “se comparado a um caminhão a combustão, o E-J T3,5 evita emissões de 10 toneladas de CO2 ao ano”.


ESTRADA – O governo federal encerrou a concessão da Rodovia do Aço, no Rio de Janeiro. A medida foi formalizada com a publicação do Decreto nº 12.479, de 2 de junho de 2025, e passou a valer desde o último dia 10. Assim, os 182,5 quilômetros da BR-393/RJ serão administrados diretamente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sem cobrança de tarifa de pedágio.

O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, enfatizou a importância do acompanhamento realizado pela Agência quanto à execução das obrigações contratuais das concessões, destacando que a atuação da fiscalização está voltada à garantia das entregas previstas em benefício da sociedade: “Nossa fiscalização acompanha de perto os 30 contratos de concessão rodoviária sob nossa competência. A ANTT está atenta aos parâmetros de desempenho de cada uma das concessionárias. Essa ação é um exemplo desse olhar atento que temos e do resguardo do interesse público”.


Divulgação                        Barcos para test drive em Santa Catarina

NAUTICA – O estaleiro Fibrafort confirma presença no maior evento náutico do Sul do Brasil, o Marina Itajaí Boat Show. Nesta edição, que irá de 3 a 6 de julho, a marca amplia sua área de exposição para 356,2 m², um dos maiores estandes da feira, e exibirá oito lanchas, sendo três delas na água com disponibilidade para test drive.

“Nesta edição teremos um estande que irá destacar os diferenciais da Fibrafort construídos ao longo de 35 anos, como tecnologia, segurança, design moderno e aproveitamento inteligente de espaços. Ampliamos significativamente nosso espaço de exposição para oferecer uma experiência única aos visitantes”, afirma Barbara Martendal, diretora de negócios da Fibrafort.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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