Nelson Tucci
De 1957 a 2013 a Volkswagen do Brasil produziu 1,5 milhão de
unidades da Kombi, utilitário de retumbante sucesso. Seu lançamento marcou
também o início da indústria automotiva no Brasil e de outros segmentos, como o
polo industrial de Cubatão, a 48 quilômetros, em direção à Serra do Mar.
Nessa época a segurança não era item fundamental em setor
nenhum. Pois o polo teve de se modernizar e cuidar de suas emissões, já que a serra
começou a despencar com a chuva ácida (produzida pela poluição industrial, que
matou parte da vegetação e, com as chuvas, a terra descia) e a parar de poluir
rios e solo da região, 20 e tantos anos depois.
Inspirada em um desenho simples “de uma caixa de sapatos”,
como mostrava um antiquíssimo comercial, a Kombi tinha em espaço o que faltava
em segurança. Em dezembro de 2013 parou a fabricação porque o modelo não
comportava freios ABS e air bag duplo.
RENOVAÇÃO – Renovado, este utilitário se juntará ao ID.4 no portfólio de modelos 100% elétricos no Brasil, conectando-o à estratégia global da marca Volkswagen.
O novo modelo, ID Buzz, tem design inspirado na primeira
geração da Kombi, a T1, agora sendo construído sobre a plataforma modular
elétrica (MEB) do Grupo VW. É a primeira plataforma escalável de grande
produção no mundo para carros totalmente elétricos, diz a montadora.
Equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para
um motor elétrico de 204 cv, e que movimenta o eixo traseiro, oferece potência
de carga, utilizando corrente alternada (AC), de 11 kW.
Marcando os 70 anos da VW no Brasil, a Kombi elétrica, como
já vem sendo chamada, protagonizou um comercial, construído com Inteligência
Artificial, em que coloca a cantora Elis Regina (morta em 1982) pilotando o
modelo antigo ao lado da filha, também cantora, Maria Rita, no modelo elétrico,
em dueto, com a música “Como nossos pais”. Este comercial bombou, “quebrando a
internet”, tamanho o número de acessos. Agora vamos esperar a performance das
vendas.
CORVETTE – O modelo Corvette pode tornar-se uma submarca da GM, em breve. Setenta anos depois de ser lançado, em Nova York, e com quase 2 milhões de unidades produzidas, este ícone da indústria automotiva poderá realizar o sonho de muita gente.
Segundo a revista norte-americana Car and Driver, a
partir de 2025 a GM incluirá um coupé de quatro portas e um crossover esportivo
de alto desempenho para fazer parceria com o próximo Corvette esportivo
elétrico de dois lugares.
A se confirmar, será uma novidade e tanto, especialmente
porque a partir de janeiro de 24 o Camaro dará adeus à linha de produção.
ELETROMOBILIDADE – Com o anúncio do
último dia 4, na Bahia, para a implementação de três fábricas da Build Your
Dreams (BYD), “maior empresa de automóveis elétricos do mundo” de acordo com a
assessoria da montadora, representando investimento de R$ 3 bilhões e geração
de 5 mil empregos, o país se prepara para um novo momento na eletrificação das
suas frotas, que deverá ser marcado pelo barateamento do preço dos carros
elétricos no país. A ver.
A gigante chinesa BYD desembarcou no Brasil com o lançamento
do hatch médio Dolphin, vendido a R$ 150 mil. Na sequência, a marca prepara uma
nova estreia: o compacto Seagull. Este, com preço estimado entre R$ 100 mil e
R$ 110 mil, pretende ser o veículo elétrico mais acessível do Brasil.
O barateamento dos automóveis e o aumento dos carregadores
públicos e semipúblicos, pelo país, marcarão uma nova fase para a
eletromobilidade. Segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico
(ABVE), foram registrados 6.435 emplacamentos em maio deste ano, estabelecendo
a maior marca mensal de vendas de veículos leves eletrificados desde o início
da série histórica. Com isso, o país ultrapassou a marca de 150 mil veículos
elétricos em circulação, chegando a 152.453 em maio.
Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa
especializada em soluções para a eletromobilidade, este é um passo no caminho
para a eletrificação do país: “Os dados deixam claro que o Brasil tem o
potencial de se tornar um grande símbolo da eletrificação, principalmente
considerando a nossa matriz energética limpa e o potencial que é
disponibilizado pela eletrificação das frotas de ônibus. Ao meu ver, esse é o
primeiro grande passo para um futuro que é irreversível e imensurável”.
LANÇAMENTO – Sabe aquele carro de
tiozão? Pois é... a Toyota vai continuar a fabricá-lo, mas, agora, resolveu dar
um up no portfólio e mostrar seu lançamento esportivo também no país. A
Toyota Gazoo Racing, divisão esportiva da marca, anuncia a chegada do GR
Corolla no Brasil, um dos modelos mais anunciados do ano.
O hatch é o primeiro veículo com apelo 100% esportivo que a
Toyota traz ao país em mais de 65 anos de história. Segundo a montadora, o GR
Corolla reflete a essência pushing the limits for better e chega com a
missão de cativar os clientes da marca “por meio de liberdade, aventura e
diversão de condução”.
VENDAS – Os reflexos da Medida Provisória do governo, oferecendo descontos para automóveis abaixo de R$ 120 mil, começaram a dar resultado. Mas isto somente a partir da última semana de junho, fazendo com o que o setor venha a projetar um julho com emplacamentos “muito acima da média”, uma vez que 79 mil veículos com bônus de desconto foram repassados às concessionárias (mas ainda não emplacados).
Durante a coletiva de imprensa da Associação Nacional dos
Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), na última sexta-feira, Márcio de
Lima Leite apresentou detalhes sobre os resultados da medida aplicada pelo
governo federal. “Estimamos que dos R$ 800 milhões liberados para veículos
leves, R$ 710 milhões já haviam sido aplicados até a virada do mês, resultando
em descontos para cerca de 150 mil unidades. Porém, só 54 mil deles tiveram
emplacamento efetivado em junho”, afirmou o presidente da entidade, que vê como
“excelente” a medida de curto prazo para agitar o mercado.
No caso dos veículos pesados, entretanto, os efeitos ainda
não foram percebidos, pois a utilização dos bônus de R$ 700 milhões para
caminhões novos, e de R$ 300 milhões para ônibus novos, ainda demanda
regulamentações e alguns ajustes operacionais.
LOCADORAS – A Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA) já definiu as datas e o novo local do 18º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos: a edição deste ano será nos dias 21 e 22 de novembro, no São Paulo Expo.
A gerente administrativa da ABLA, Francine Evelyn, projeta
crescimento de pelo menos 25% no número de participantes, na comparação com a
edição 2022. “No ano passado, aproximadamente 1.200 pessoas estiveram no
evento. Para a edição de 2023 esperamos entre 1.500 e até 1.800 participantes
ativos”, diz.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br
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