Nelson
Tucci
Serão
quatro dias de muita emoção e experiências ao volante na lendária pista do
Autódromo José Carlos Pace – Interlagos. É por onde já passaram Ayrton Senna,
Michael Schumacher, Alain Prost, Mika Hakkinen e Lewis Hamilton, entre outros
gigantes da Fórmula 1, que acontecerá o Festival Interlagos Carros, em sua 2ª
edição.
Evento
será entre os dias 20 e 23 de julho, com a participação já confirmada das
fabricantes Audi, Chevrolet, Citroën, Ford, Peugeot, RAM, Toyota e Volvo – além
de renomadas marcas da cadeia automotiva, como BFGoodrich, Michelin, Motul,
Petrobras, Pirelli, Polaris e Shell.
“Na
primeira edição, em 2022, tivemos algumas montadoras e concessionárias. Nosso
objetivo foi mostrar ao setor automotivo brasileiro que era possível realizar
um evento dinâmico. E conseguimos. Por essa razão, para a segunda edição,
decidimos estruturar o evento somente com as fabricantes e, em paralelo, com as
empresas que compõem a cadeia automotiva”, explica Eduardo Bernasconi, um dos
organizadores, ao lado de Márcio Saldanha, que este ano realizou a 5ª edição do
Festival Interlagos Motos, de 22 a 25 de junho.
O
Autódromo de Interlagos, zona Sul da capital paulista, foi inaugurado em 1940,
com um traçado de 7.823 metros. Em 1989 foi reformulado, com atuais 4.309
metros, trazendo de volta a Fórmula 1 para São Paulo.
LANÇAMENTOS – Em primeira mão, a Toyota vai apresentar no Festival Interlagos Carros o Corolla Gazoo Racing, hatchback esportivo que está desembarcando oficialmente no Brasil. Outros modelos Gazoo Racing também estarão expostos no evento.
A
Audi também escolheu o festival para lançar mais um modelo 100% elétrico, além
de oferecer experiências ao volante de seus modelos esportivos e elétricos a
clientes e prospects.
A
RAM, uma das marcas do conglomerado Stellantis, vai disponibilizar aos
visitantes seu principal lançamento em 2023 para sessões de test-drive na pista
principal e no circuito off-road de Interlagos. O destaque da Ford será a nova
Ranger, que chegará na rede de concessionárias no segundo semestre.
A
Chevrolet, por sua vez, levará ao evento os modelos Camaro, Bolt EUV e a recém
lançada Montana, além de uma novidade que será divulgada em breve. Já Peugeot e
Citroën levarão seu line-up de modelos para que os visitantes possam acelerar
em um dos circuitos mais importantes da F1. A Volvo terá modelos elétricos e
híbridos, além de apresentar suas novidades no âmbito da sustentabilidade.
25
MILHÕES –
No ano em que celebra 70 anos no Brasil, a Volkswagen acaba de conquistar o
marco de 25 milhões de veículos produzidos. Maior montadora de automóveis do
país, a marca também é a maior exportadora do setor, com 4,2 milhões de
unidades embarcadas.
São
Bernardo do Campo/SP é a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha,
inaugurada em 1959 pelo presidente JK, iniciando a expansão global da marca. Os
25 milhões incluem, além da produção da Anchieta, também os veículos produzidos
nas demais unidades como Taubaté/SP (inaugurada em 1976) e em São José dos
Pinhais/PR (inaugurada em 1999), com motores fabricados na unidade de São
Carlos/SP (inaugurada em 1996).
LANÇAMENTO
–
A linha 2024 da Kawasaki acaba de ganhar mais três reforços de peso e promete
balançar o mercado motociclístico do país. Com adição das mais recentes
tecnologias, a fabricante japonesa lançou duas novas atualizações neste
primeiro semestre e irá entregar seu lançamento mundial no último trimestre do
ano. A performance e esportividade das
pistas, exclusivas dos modelos tops de linha, agora chegam às motos de média
cilindrada da marca.
Tecnologia
desenvolvida nas pistas e utilizada, até então, apenas nos modelos top de
linha, o KTRC disponibiliza dois modos – e mais a opção desligado – que permite
aos pilotos ajustarem as configurações de tração ideias para cada tipo de
pilotagem, o que inclui, entre outros, o melhor desempenho em pista molhada ou
com pouca aderência.
SCANIA
–
A Scania, focada na transição para um setor de transportes mais sustentável,
escolheu a 23ª TranspoSul para mostrar ao público seu mais recente lançamento,
a gama Plus. Um modelo Super, da nova linha lançada no final de 2022, também foi
exposto no espaço da fabricante. A Feira de Transporte e Logística, que é uma
realização do Setcergs (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e
Logística do Rio Grande do Sul), aconteceu na semana que passou, no Centro de
Eventos Fiergs, em Porto Alegre/RS.
MULHER – A Toyota do Brasil anuncia parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME), projeto que há 13 anos trabalha em prol do protagonismo feminino, da diversidade e da inclusão social. Como primeira patrocinadora da iniciativa RME Conecta, a Toyota reafirma seu compromisso com a promoção de igualdade de oportunidades e apoio às mulheres empreendedoras.
Segundo
Viviane Mansi, diretora de ESG e Comunicação da Toyota para a América Latina,
por meio dessa parceria a empresa “demonstra seu compromisso em contribuir com
negócios mais inclusivos, que geram oportunidade de renda e desenvolvimento
econômico”.
Em
reconhecimento ao compromisso com a promoção dos direitos humanos e da
diversidade, o RME Conecta recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade do
Ministério Público do Estado de São Paulo em 2021 e 2022.
HIDROGÊNIO – A Cummins, por meio da nova marca de tecnologia de energia limpa, Accelera by Cummins, marcou presença durante o 3º Congresso Anual de Hidrogênio para a América Latina e o Caribe (H2LAC 2023), promovido entre 13 a 15 de junho, no Rio de Janeiro/RJ.
Durante
a principal conferência de hidrogênio da região, Fabio Magrin, diretor da
Unidade de Negócios Accelera by Cummins para América Latina, participou do
Painel “Descarbonização em Escala Industrial”, compartilhando seu conhecimento
de mercado e renovando o compromisso com essa nova economia de energia verde.
INVERNO – A Campanha Inverno Solidário 2023 da Concessionária SPMar segue realizou mais uma etapa de doações. Dessa vez, um lote de 100 cobertores foi repassado para os Fundos Sociais de Solidariedade (FSS) das cidades de Mauá e Santo André. Todos os cobertores entregues são frutos da reciclagem de uniformes usados pela equipe de operação dos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas.
NÁUTICA
–
Visitantes que passarem pelo Marina Itajaí Boat Show, que ocorrerá de 6 a 9 de
julho, em Itajaí/SC, poderão conhecer as novidades em embarcações do Brasil e
exterior. Em estande privilegiado, com vista para a baía, o estaleiro nacional
Fibrafort levará seis de seus principais modelos, que combinam esportividade,
luxo, tecnologia e conforto.
Entre
as opções estará a Focker 366 GTS, lançada recentemente no mercado náutico. A
versatilidade de espaços para instalação de acessórios gourmet, a alta
tecnologia por meio dos itens multimídia espalhados por todo o barco, luzes de
LED e central de comando inovadora são mais diferenciais que a tornaram grande
sucesso de vendas.
“Independentemente
do tamanho e do estilo, todos os modelos de barcos Focker surpreendem pela
qualidade. Neste Boat Show queremos mais uma vez surpreender o público com
lanchas para os variados tipos de perfis, desde o consumidor que deseja comprar
seu primeiro barco aos que desejam trocar para um modelo novo ou maior”,
destaca a gerente comercial e de marketing da Fibrafort, Bárbara Martendal.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário