segunda-feira, 31 de março de 2025

Água no chope

Divulgação          Oportunidade para o setor de biocombustíveis no Brasil

Nelson Tucci

A possível elevação do percentual de etanol anidro na gasolina para 30% (E30), que já está sendo testada pela indústria automotiva, ao mesmo tempo em que suscita desconfiança de parte de alguns consumidores, de outro representa uma oportunidade significativa para o setor de biocombustíveis no Brasil. De acordo com o relatório de fevereiro da Bioind MT, caso essa mudança for implementada no início da safra 2025/26, a demanda adicional por etanol anidro poderá alcançar 2,06 milhões de m³, representando crescimento de 16,2% em relação ao volume projetado para 2024/25.

“A ampliação da mistura obrigatória é um passo estratégico para consolidar o etanol como protagonista na matriz energética do país. Esse aumento fortalece toda a cadeia produtiva, beneficiando produtores, distribuidores e, principalmente, o meio ambiente, ao incentivar o uso de um combustível renovável e de menor impacto ambiental”, comemora Giuseppe Lobo, diretor executivo da Bioind MT (que representa 12 indústrias de bioenergia de Mato Grosso, atuando na produção de açúcar, etanol, biogás, biometano e energia de biomassa).

A adoção do E30 ainda depende da conclusão dos testes de viabilidade técnica, prevista para o final deste mês, e da avaliação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Caso aprovado, o novo percentual poderá ampliar o papel do etanol de milho, que já representa parte significativa da produção nacional.

Atualmente, com a mistura obrigatória em 27%, a demanda total por etanol anidro no Brasil é estimada em 12,7 milhões de m³. Com a nova política, esse volume poderá atingir 14,76 milhões de m³ já em 2025/26. No Mato Grosso, estado líder na produção de etanol de milho, o impacto será ainda mais expressivo, com estimativa de aumento de 445,95 mil m³ na demanda desse biocombustível.


Divulgação                                         A6 e-tron é 100% elétrico

LANÇAMENTO – A Audi do Brasil confirma a chegada do inédito Audi A6 e-tron ao país. O novo modelo 100% elétrico é o segundo construído na Plataforma Elétrica Premium (PPE), possui uma nova bateria que oferece autonomia de 445 quilômetros, de acordo com o Inmetro, e carregamento de 10% a 80% em 21 minutos. Além disso, o modelo conquistou um recorde ao se tornar o veículo mais aerodinâmico da história desta fabricante, com coeficiente de arrasto (Cd) de 0,21.

"O Audi A6 e-tron é um produto singular cuja combinação entre design, tecnologia e dinâmica de condução beira a perfeição”, jactou-se Gerold Pillekamp, head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil, acrescentando que o modelo chega para ocupar lugar único no segmento premium elétrico.


SUB – A Nissan, que produz bons carros, mas tem dificuldade de mercado com alguns modelos, quer realizar vários lançamentos nos próximos dois anos em toda a América Latina.

A montadora japonesa pretende destacar seu novo carrinho, tratado como um SUV “subcompacto”, que ainda não foi apresentado. Este é parte do investimento de R$ 2,8 BI anunciado no final de 2023.


DESVALORIZA – Você sabia que um carro pode perder até um terço do seu valor em apenas um ano? Modelos populares no mercado enfrentam forte desvalorização, impactando diretamente o bolso de quem deseja revender o veículo. De acordo com levantamento da Mobiauto, plataforma de compra e venda de veículos, alguns modelos chegaram a perder mais de 30% do valor em apenas um ano, como o Peugeot 2008, que registrou uma queda de 32,71% em 2024.

Especialistas apontam que pequenos cuidados, como a manutenção da pintura e a revisão periódica, podem fazer toda a diferença na hora da negociação. Embora a Tabela FIPE seja uma referência para avaliar preços de veículos no Brasil, destaca a Mobiauto, o cálculo da real depreciação envolve diversos fatores, como histórico de manutenção, ocorrência de acidentes, disponibilidade de peças e a demanda do mercado. Além disso, a condição estética do carro é sempre um dos aspectos mais avaliados pelos compradores.


Divulgação                                          Defesa para a mulher

SOS – A Hyundai Motor Brasil lança o SOS Bluelink, nova funcionalidade do sistema de carro conectado Hyundai Bluelink, focado no atendimento de motoristas que sofrem qualquer tipo de violência no trânsito, em especial as mulheres. A partir de agora, ao acionar o botão SOS localizado no retrovisor interno do veículo, todo condutor e condutora poderá solicitar direcionamento para o novo serviço, que será realizado por profissionais treinadas pela ONG Mulheres do Brasil e pela agência Innocean, do Grupo Hyundai. A opção estará disponível 24 horas por dia, para oferecer suporte emocional e orientações básicas no caso de qualquer tipo de violência sofrida no trânsito.

“Todos os dias temos a oportunidade de refletir, reconhecer e valorizar as contribuições, lutas e conquistas das mulheres nos mais diversos segmentos da sociedade. Neste mês tão especial, novamente nos desafiamos a ir além das homenagens e promover ações práticas. Sabemos o quanto o trânsito pode ser um ambiente hostil para todos, e principalmente para as mulheres”, explica Cristiano Mineiro, gerente executivo de Marketing da Hyundai Motor Brasil.

"Sabemos o quão importante pode ser o suporte emocional para as pessoas em situações de risco no trânsito, principalmente mulheres. Estamos orgulhosos de poder oferecer um serviço como esse para auxiliar todos que, por uma infelicidade, lidarem com este tipo de situação”, completa Daiana Martins, gerente sênior de Customer Care da Hyundai Motor Brasil, que finaliza informando a disponibilidade do serviço SOS Bluelink para todos veículos da marca.


Leonardo Figueira/Divulgação                     Exposição comemora 10 anos

EBAA – O Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) de Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, completa 10 anos neste 2025 e prepara uma edição especial com novidades. Marcado para os dias 19 a 22 de junho, o maior evento do gênero na América Latina espera receber mais de 500 mil visitantes de todo o Brasil.

A visitação é gratuita e aberta ao público. Já para a exposição de veículos será necessário proceder a inscrição (para colecionadores e interessados na venda de veículos avulsos), disponível no site oficial a partir de 14 de abril, em www.encontroaguasdelindoia.com.br


Divulgação                                   Em prol de uma causa nobre

LAR SÍRIO – O Lar Sírio Pró-Infância, instituição dedicada à assistência social para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade, anuncia a 2ª Exposição de Carros Clássicos, uma celebração do antigomobilismo mundial em prol de uma causa nobre. O evento ocorrerá em 5 de abril, das 10 às 18 horas, nas instalações da entidade, à rua Serra de Bragança, 1.086, no bairro do Tatuapé, em São Paulo.

A Exposição de Carros Clássicos do Lar Sírio surgiu a partir de uma iniciativa do voluntário Luiz Antonio Buozzi, que atuou como responsável pela área de eventos da Volkswagen por mais de 40 anos. Em contato com os membros da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), surgiu a ideia de realizar uma exposição de carros clássicos como forma de promover a cultura antigomobilista e, ao mesmo tempo, chamar a atenção da comunidade para os projetos realizados pela instituição.

A entrada para a 2ª Exposição de Carros Clássicos do Lar Sírio é gratuita, mas é possível realizar uma doação solidária ao adquirir os ingressos e os organizadores incentivam os visitantes a contribuírem com 1kg de alimento não perecível como forma de apoio às famílias assistidas pela instituição. Esta é uma oportunidade única para os entusiastas de carros clássicos, famílias e empresas se unirem em prol de uma causa nobre. Mas em www.larsirio.org.br


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário