segunda-feira, 31 de julho de 2023

Crescem as estações elétricas

Divulgação                                       Porsche inaugura bases premium

Nelson Tucci

As estações elétricas para o abastecimento de automóveis crescem. Ao menos na Europa. A Porsche, por exemplo, planeja instalar suas próprias estações de carregamento rápido nas rotas mais importantes da Europa, com uma experiência de “carregamento premium”.

Como estação piloto, o primeiro Porsche Charging Lounge está sendo inaugurado em Bingen am Rhein, nas proximidades de Frankfurt. A dois minutos da autoestrada A60/A61, o espaço oferece seis estações de carregamento rápido de 300 kW DC e quatro pontos de carregamento de 22 kW AC. Outros Porsche Charging Lounges estão atualmente planejados para a Alemanha, Áustria e Suíça.

As de 300 kW são estações de alto desempenho, em áreas bem equipadas que no Brasil certamente seriam chamadas de “vip”.


PROJEÇÃO – Estudo desenvolvido pelo Portal Solar indica que a demanda por energia elétrica por força da eletrificação dos veículos, no país, deverá incrementar o mercado solar em mais de R$ 2 TRI até 2050. Segundo o mesmo trabalho, o volume esperado representa a soma de 540 gigawatts em sistemas fotovoltaicos.


PNEUS – As vendas totais de pneus registraram queda de 3,4% no primeiro semestre do ano, em comparação com igual período do ano passado. Em números, caiu de 28,58 milhões para 27,61 milhões de unidades vendidas.

Por segmento, as vendas diretas às montadoras cresceram 0,8% (6,84 milhões para 6,89 milhões), enquanto o mercado de reposição recuou 4,7% (21,75 milhões para 20,72 milhões), no mesmo período. Informação é da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).  


Divulgação              Vendas do modelo impactam a fábrica de SC

MAIS VENDIDO – O BMW Série 3 foi o carro premium mais vendido do Brasil no primeiro semestre deste ano. Ao todo, o sedã somou 2.293 unidades emplacadas nos seis primeiros meses, de acordo com a Fenabrave (associação das distribuidoras). O modelo da BMW vendeu mais que todos os concorrentes do mesmo segmento juntos.

Produzido na fábrica do BMW Group em Araquari/SC, o BMW Série 3 ganhou novo visual e ainda mais equipamentos no final de 2022. O destaque fica por conta do interior, contando com o BMW Live Cockpit Professional, uma tela curvada, composta por duas telas, com 12,3” (painel de instrumentos) e 14,9” (multimídia), que rodam o novo Sistema Operacional 8 e exibe as informações de maneira atraente e intuitiva. Similar ao sistema do BMW iX, o sistema deixa o modelo atual e tecnológico perante a concorrência.


EXPORTAÇÃO – A Toyota do Brasil anunciou sua liderança entre as montadoras com o maior volume de exportações de veículos no primeiro semestre deste ano, com 49.241 unidades. Os modelos Etios, Yaris e Corolla Cross, fabricados em Sorocaba/SP, bem como o sedã Corolla de Indaiatuba, compõem o portfólio de exportações da montadora, destacando a competitividade global do parque tecnológico e de produção brasileiro.

Segundo Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, o número de exportações “traz benefícios para o país, impulsionando a produção e promovendo o crescimento do emprego local. Além disso, as exportações também contribuem para a entrada de divisas estrangeiras, fortalecendo a economia brasileira”.


COMEMORA – Depois de encerrar o mês de junho como um dos SUVs mais emplacados e apresentar um crescimento de 26% comparado com o mês anterior com recorde no volume de vendas, o Fiat Pulse possui mais um motivo para comemorar: ultrapassou a marca de 100 mil unidades produzidas. O modelo, idealizado, desenvolvido e produzido no Polo Automotivo Stellantis em Betim/MG, é comercializado em 13 países da América do Sul -, incluso o Brasil.


SOJA – A Mitsubishi Motors anuncia a retomada da parceria com o “Soja Brasil”, maior estudo sobre o plantio de soja no país, que busca levar informações para a cadeira produtiva de forma a auxiliar os produtores em suas tomadas de decisões para os diversos agentes do agronegócio brasileiro.

O projeto Soja Brasil é uma expedição que reúne uma caravana com estudiosos e grandes nomes relacionados ao plantio da soja, percorrendo milhares de quilômetros pelo Brasil. O grupo promove visitas a fazendas produtoras do grão e a expedição é feita com picapes Mitsubishi L200 Triton Sport, um veículo robusto, com tração 4x4, ideal para o trabalho no campo e estrada.

Ao todo, a comitiva percorrerá 10 estados brasileiros, criando conteúdos informativos ao público sobre o desenvolvimento da safra, conquistas e desafios relacionados ao desenvolvimento, escoamento e negociação. A perspectiva é que mais de 160 milhões de toneladas do grão sejam colhidas até o próximo ano.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário