segunda-feira, 2 de junho de 2025

Antigos pra quem gosta

Divulgação                       DKW Carretera: teto rebaixado e chassi encurtado

Nelson Tucci

Andar em meio a preciosidades é um gosto que muitas pessoas têm. Um colírio para os olhos, dizem os mais apaixonados. Seja qual for a intensidade, tem um convite para esses amantes: o Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) em Águas de Lindóia, que neste 2025 comemora 10 anos.

Evento que a organização espera reunir público equivalente a 10 Arenas Neo Química lotadas, acontecerá entre os dias 19 e 22 deste mês. A entrada é gratuita e a programação é aberta ao público durante todos os dias.

Entre os destaques da exposição está o DKW Vemag Carretera, de 1965, o único exemplar produzido pela equipe de competições da DKW Vemag com teto rebaixado e chassi encurtado. Apelidado de Mickey Mouse por lembrar um ratinho, o modelo se destacou pelo bom desempenho em circuitos de rua. Aliás, no dia da sua estreia em Interlagos a equipe Vemag convidou ninguém menos que Juan Manuel Fangio (o primeiro ícone do automobilismo mundial) para pilotá-lo. Com o encerramento da equipe, o carro foi adquirido pelo piloto conhecido como Volante 13, que correu com ele até sua morte, em 1969. O veículo permanece com a família e será apresentado ao público no EBAA 2025.

Divulgação                      Karmann Ghia Porsche: carroceria de fibra de vidro

Outro exemplar que promete chamar a atenção é o lendário Karmann Ghia Porsche 4Cam, de 1966, desenvolvido pela Equipe Dacon. Considerado um dos carros mais importantes e vitoriosos da história do automobilismo brasileiro, foi pilotado e venceu diversas provas com três nomes que mais tarde fariam história na Fórmula 1: Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi e José Carlos Pace, ainda no início de suas carreiras.

“Depois de várias vitórias com a Dacon, o carro foi vendido para os irmãos Fittipaldi. Eles o pintaram de laranja, mudaram o número para 7 e venceram juntos a primeira corrida em dupla: as III 6 Horas de Velocidade, em 11 de junho de 1967”, comenta o colecionador Maurício Marx, responsável por preservar o modelo. A trajetória competitiva terminou nas Mil Milhas Brasileiras daquele mesmo ano, quando sofreu um acidente e nunca mais correu.

Idealizado por Paulo Goulart, proprietário da Dacon, em parceria com o designer e piloto Anysio Campos, o carro tem carroceria de fibra de vidro e componentes mecânicos vindos do Porsche 904. O destaque está, ainda, no motor Porsche 4Cam, com quatro comandos de válvulas e dois carburadores duplos. Em 2006, o colecionador encontrou o carro abandonado e decidiu restaurá-lo.

A visitação ao EBAA 2025 é gratuita e aberta ao público. Já os colecionadores e interessados em expor ou vender veículos avulsos já podem se inscrever em www.encontroaguasdelindoia.com.br


Divulgação                      Maverick ganha versões mais tecnológicas

PICAPE – Picape mais nova do portfólio da Ford, a Maverick estreou globalmente em 2021 e agora traz sua primeira atualização. Além de renovar o visual e ganhar mais itens de tecnologia, segurança e conforto, a família cresceu e passa a oferecer três versões: a off-road Tremor, a esportiva Lariat Black e a Hybrid, esta última programada para o segundo semestre.

A proposta da marca com essa renovação é diversificar a linha e atender uma gama maior de clientes, adicionando um tempero extra à picape sem perder a sua característica de conforto e versatilidade para uso no dia a dia. Modelo vem equipado com o motor 2.0 EcoBoost a gasolina, de 253 cv (@ 5.500 rpm) e torque de 38,7 kgfm (@3.000 rpm).

“A Maverick nasceu de um conceito único, alinhado com a tendência de crescimento das picapes como veículo de uso pessoal. A nova linha evoluiu em todos os quesitos e chega com um posicionamento de preço muito competitivo para atingir um novo patamar no mercado”, comenta Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford. Antecipando que o objetivo é liderar o segmento de picapes intermediárias a gasolina.


Divulgação                        Lançamento na OCA, na capital paulista

TERA – A Volkswagen apresentou seu novo modelo, o Tera, em um evento diferenciado. A experiência, realizada na OCA, ícone arquitetônico de São Paulo, reuniu jornalistas, concessionárias, fornecedores, parceiros e convidados para viver o Tera de forma imersiva, criativa e sensorial. O projeto completo – da concepção aos detalhes de operação – foi assinado pela Hype, responsável por transformar o lançamento em uma vivência plural que uniu tecnologia, cultura e design em diversos formatos ao longo do dia.

Um dos momentos mais impactantes foi o show de drones, que traduziu em movimento, luz e sincronia o conceito visual do novo modelo. As aeronaves sobrevoaram o Obelisco do Ibirapuera, formando imagens que exaltavam o design do carro e a assinatura da marca.

“A ideia era criar um evento que saísse da lógica tradicional de lançamentos automotivos. Transformamos este em uma experiência viva, que pudesse ser lida com os sentidos. Desenvolvemos cada detalhe com o objetivo de tangibilizar o design, a inovação e o espírito do carro de forma original, fluida e envolvente”, afirma Marcello Soares, CCO da Hype, responsável por liderar toda a frente criativa e de desenvolvimento do projeto.


MINI – A BMW iniciou uma ação judicial no Brasil contra a montadora chinesa BYD, alegando uso indevido da palavra “Mini” no nome do modelo elétrico Dolphin Mini. O grupo alemão defende que o termo pode confundir o consumidor e afetar a exclusividade da marca MINI – símbolo tradicional da empresa no segmento de veículos compactos.

O processo coloca em evidência um ponto crucial da legislação brasileira de propriedade intelectual: o direito exclusivo de uso de marcas registradas no mesmo segmento de mercado. A marca “MINI” está regularmente registrada pela BMW junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para veículos automotores e produtos correlatos. Já a BYD, embora tenha um processo de registro em andamento para o nome completo “BYD Dolphin Mini”, ainda não obteve decisão definitiva – e não possui o termo “Mini” isoladamente registrado para essa categoria.

Na avaliação de Leonardo Almeida, sócio da Avance Propriedade Intelectual, a desatenção poderá ser um ponto vulnerável na defesa da montadora chinesa: “A ausência de registro da palavra ‘Mini’ isoladamente para veículos compromete a posição da BYD. Do ponto de vista técnico, a BMW tem um argumento sólido ao alegar possível associação indevida com sua marca”.


CONCESSÃO – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoverá nesta semana uma série de três encontros para colher sugestões sobre a revisão periódica do contrato de concessão das BR-116/101/SP/RJ, administrado pela CCR RioSP. O objetivo da Reunião Participativa 4/2025 é debater com a sociedade a necessidade de atualizações no contrato firmado em 2022. O processo de participação social visa modernizar e adaptar o contrato às necessidades e desafios atuais. As sugestões servirão de base para as Audiências Públicas destinadas à alteração definitiva do contrato.

As sessões públicas serão realizadas de forma presencial, sendo a primeira nesta segunda-feira, 2, em Angra dos Reis/RJ, a segunda, amanhã, 3, em Rezende/RJ, e a última, na sexta-feira, 6, em São José dos Campos/SP. A Agência ressalta que não se trata de nova concessão ou licitação, e sim de uma atualização contratual.

O prazo para envio das contribuições por escrito, se estende até às 18 horas (horário de Brasília) do próximo dia 20 de junho. As informações relativas ao objeto da RP e as orientações acerca dos procedimentos relacionados a participação nas sessões estarão disponíveis junto à ANTT.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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