segunda-feira, 28 de abril de 2025

Renault promove inclusão

Divulgação                               Time ganhou 100 novas pessoas

Nelson Tucci

No mês em que se celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ocorrido na quinta, 24, o Icom, socialtech líder e pioneira do país em serviços de inclusão e comunicação acessível para colaboradores, consumidores e cidadãos surdos, comemora um grande feito: quase 3.000 colaboradores da comunidade surda nacional já foram contratados por empresas nacionais e multinacionais, com o apoio direto do seu ecossistema tecnológico de acessibilidade.

“Felizmente, estamos vendo uma mudança de paradigma nesses últimos anos. Cada vez mais empresas estão vindo até nós, demonstrando uma preocupação genuína para que as pessoas surdas se sintam incluídas e possam atingir seu máximo potencial, com as ferramentas adequadas”, afirma José Araújo Neto, CEO do Icom.

Entre essas marcas que vêm apostando no ecossistema do Icom estão nomes como a Renault, que conta com 120 colaboradores surdos operando em diferentes áreas e cargos dentro da empresa. Daniela Isoyama, gerente de Saúde da Renault, comenta que a solução do Icom tem sido importante para derrubar barreiras comunicativas entre os colaboradores surdos e ouvintes, que não dominam Libras. “Indicamos a Icom para todos”, destaca ela, acrescentando que “através dessa tecnologia, conseguimos garantir melhor compreensão entre médico e paciente, oferecendo um melhor atendimento e assistência à saúde”.


Divulgação                         Drive 1.0 custa R$ 103,4 mil

CRONOS – Fiat lança o modelo 2026 do Cronos que, segundo a marca, é o mais vendido em sua categoria na América do Sul desde 2023. Como novidade foi dado um tapa na grade frontal, faróis full led, rodas e espelhamento sem fio. O porta-malas tem capacidade de 525 litros.

As versões Precision e Drive são equipadas com motor 1.3 e câmbio automático. No interior, os acabamentos e o teto foram escurecidos e o modelo passou a ter espelhamento sem fio para o celular, que permite conectar ao Android Auto e Apple Carplay, sem a necessidade de usar cabos, tornando a experiência de condução mais continua e diferenciada no modelo.


USADOS – Com as vendas aquecidas, o ticket médio dos carros usados registrou mais um mês de alta. Em março, o valor médio de venda atingiu o patamar recorde de R$ 85.563, o que corresponde a uma alta de 2,89% em relação a fevereiro e de 6% na comparação com janeiro. A título de comparação, a inflação medida pelo IPCA em março foi de 0,56% e em fevereiro de 1,31%. No mês passado, a Margem Bruta média das revendedoras ficou em 11,0% e o giro de estoque se manteve em 39 dias. Os dados são do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU).

Segundo Fábio Braga, da MegaDealer, a forte alta do ticket médio é explicada pela demanda crescente por usados. Somente em março, foram 865.746 carros e comerciais leves. “O mercado tem surpreendido, o que demonstra boas perspectivas. No acumulado do primeiro trimestre, tivemos um crescimento de 3,9% sobre mesmo período do ano anterior”, ressalta.


BOMBAS – A Continental, empresa de tecnologias e serviços para a mobilidade, lança três modelos de bombas de combustível, especialmente projetadas para veículos flex. Estas se destacam pela qualidade de precisão alemã, garantindo pressurização ideal e máxima eficiência. Elas foram desenvolvidas para se encaixarem perfeitamente nos veículos flex, proporcionando uma condução mais segura e confiável, além de contribuir para a longevidade dos automóveis, destaca a fabricante.

“Além de atender às expectativas dos nossos clientes, queremos solidificar nossa posição no mercado, com o renomado padrão de qualidade alemã e excelência em inovação”, afirma Pedro Simões, gerente de Vendas e Aftermarket da empresa.


Divulgação   Simpósio sobre Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis

EFICIÊNCIA – A Associação Brasileira de Engenheiros Automotivos (AEA) abriu o calendário oficial de eventos de 2025 com o Simpósio sobre Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis. Em sua 11ª edição, sob o tema “Sedimentar o futuro com um olhar crítico ao passado”, o encontro revelou o status do andamento de trabalhos que direcionam metas de descarbonização, motivados por regulamentações cada vez mais exigentes.

Henry Joseph Junior, diretor de Sustentabilidade e Parcerias Estratégicas e Institucionais da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) trouxe para público o retrato da formação da frota de veículos leves no país com as mudanças tecnológicas ao longo tempo para, a partir dele, sinalizar os próximos desafios da engenharia.

Em universo no qual predominam os motores flex fuel e impulsionado por exigências mais rígidas para obter maior eficiência energética e segurança de recentes políticas industriais, como o Inovar-Auto e o Rota 2030, novos compromissos se avizinham. “Chegamos em um momento importante que, mais uma vez, resultará em mudanças tecnológicas e do perfil da frota”, resumiu o representante da Anfavea.

Na corrida por soluções de baixas emissões, a engenharia tem participação fundamental. A palestra “Evolução do combustível e oportunidades de melhoria na performance dos powertrains futuros”, proferida por Matheus Ferreira, da Mahle, mostrou caminhos de como aproveitar a Lei do Combustível do Futuro para elevar a eficiência energética. Segundo Ferreira, a obrigatoriedade de aumento de etanol na gasolina de 27% (E27) para 30% (E30) – entre 2026 e 2034 – poderá alcançar 35% (E35) no ano seguinte e, assim, deixar de emitir 17 milhões de toneladas CO2.


PORTOS – A operação portuária do Corredor Norte da VLI atingiu a movimentação recorde de 13,3 milhões de toneladas em 2024. No corredor, a VLI opera o Terminal Portuário São Luís, na capital maranhense, além de movimentar cargas no Porto do Pecém, no Ceará.

O resultado representou um aumento de 6,4% ante o volume movimentado em 2023, de 12,5 milhões de toneladas. Além disso, o dado de 2024 superou em 3% o recorde vigente até então, de 12,9 milhões de toneladas, registrado em 2021.


Divulgação          Motor Hurricane 6 3.0L Biturbo tem 426 cv de potência

AGRISHOW – A Ram é presença confirmada na Agrishow 2025, que acontece de hoje, 28, a 2 de maio, em Ribeirão Preto/SP. A Agrishow reúne soluções para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades, além de ser reconhecida como o palco dos lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio.

Na 30ª edição da feira estará um estande exclusivo da Ram, no qual os visitantes podem conferir todos os detalhes das picapes que integram a linha atual de produtos, como a Rampage, Para a linha 2025, o destaque do modelo é nova versão Big Horn, equipada com o novo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv de potência e 450 Nm de torque e que se tornou a porta de entrada para o universo Ram, além da adição do ADAS L2+ como item de série para as versões Rebel, Laramie e R/T.


ÓLEO – Na Automec 2025 (ocorrido entre os dias 22 e 26 últimos), a Valvoline, referência em lubrificantes, reforçou seu compromisso com o mercado de reposição ao apresentar sua linha de lubrificantes Premium Blue, única homologada, recomendada e aprovada pela Cummins (empresa líder em tecnologia de energia).

Composta pelos lubrificantes Premium Blue 7800 (API CI-4) e Premium Blue 8600 (API CK-4), a linha oferece proteção avançada para motores a diesel em todas as fases tecnológicas da frota nacional, com foco total nas necessidades do pós-venda. Durabilidade, desempenho, estabilidade em condições severas e eficiência operacional são essenciais para garantir a máxima disponibilidade da frota e a redução dos custos ao longo do ciclo de manutenção.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário