segunda-feira, 5 de maio de 2025

Emplacamento recua 5,5%

Divulgação       Número de dias úteis (20 contra 22) afetou o desempenho

Nelson Tucci

Comparados os meses de abril de 2024 com o de 2025, houve recuo de 5,5% de emplacamentos de automóveis no país. Cabe destacar que o número de dias úteis (20 contra 22) afetou o desempenho. Como atenuante, abril avançou 7% sobre março (ambos deste ano), emplacando 196.454 unidades. Informação é da Bright Consulting, abrindo outros dados desse mercado como segue.

Relativamente à média diária de vendas, houve avanço em relação a março, tanto em showroom quanto em venda direta. O showroom cresceu 7,4% frente a março, com 103.176 veículos vendidos, enquanto a venda direta aumentou 6,5%, totalizando 93.278 unidades.

Montadoras – Entre as montadoras, a Hyundai se destacou como a marca com maior ganho de participação no mês, saltando de 6,9% para 8,4% (+1,5 p.p.). Fiat também avançou, consolidando a liderança que vem mantendo há um certo tempo, com 21,8% (+0,7 p.p.), seguida pela Toyota, que subiu para 8,3% (+0,3 p.p.). Do lado oposto da tabela, Renault (-1,2 p.p.), Nissan (-1 p.p.) e GM (-0,5 p.p.) registraram retração em suas participações. Com isto, o ranking nacional das cinco primeiras marcas em abril de 2025 é: Fiat (21,8%), Volkswagen (16,4%), GM/Chevrolet (10,5%), Hyundai (8,4%) e Toyota (8,3%0.

Regional – A participação regional nas vendas traz o Estado de São Paulo na liderança absoluta, com 26%, seguido de Minas (21,9%), Paraná (6,7%) e Rio Grande do Sul (5%).

Eletrificados – Os veículos eletrificados somaram 19.314 emplacamentos em abril último, mostrando crescimento de 9,7% em relação a março (17.599 unidades) e de expressivos 28,5% frente a abril de 2024 (15.027 unidades). Assim, os eletrificados já respondem por 9,8% das vendas totais do mês.

Chinesas – Marcas chinesas representaram 7,9% das vendas totais em abril último, superando os 7,7% registrados em março e reforçando a tendência de consolidação no mercado nacional.


DIRETORIA – A Anfavea (associação das montadoras) anunciou, na última semana, a criação de uma nova diretoria. Trata-se da Tributária e de Comércio Exterior, dirigida pela advogada tributarista Andrea Serra, profissional que atuou na General Motors por 15 anos assumindo diversos cargos no período.

De acordo com o novo presidente da entidade, Igor Calvet, a criação dessa nova diretoria foi uma das principais demandas das montadoras logo após sua indicação para o cargo.


Divulgação                        Kia EV3: premiação confirma liderança

PRÊMIO – O modelo EV3, SUV elétrico compacto da Kia, foi eleito o “Melhor dos Melhores” no Red Dot Award 2025, na categoria de Design de Produto para automóveis e veículos. Após a conquista do EV6 em 2022 e a vitória do EV9 em 2024, este reconhecimento com o EV3 destaca a liderança da Kia no cenário global.

"É uma honra enorme receber o prêmio de design Best of the Best do Red Dot 2025 para o Kia EV3, especialmente após o sucesso do EV9, ganhando o mesmo prêmio no ano passado. O prêmio é um reflexo da paixão e dedicação da Kia Design, bem como de todos os nossos colegas globais, para trazer soluções de mobilidade relevantes e significativas para os usuários", disse Karim Habib, vice-presidente executivo e chefe da Kia Global Design.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário