segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Cummins parte pra descarbonizar

Divulgação   Uso do hidrogênio, como combustível, é parte do carbono zero

Nelson Tucci

Ao completar 50 anos de atuação no país, a Cummins Brasil lançou a palavra de ordem: descarbonização. E anuncia a chegada da Unidade de Negócios New Power, um dos marcos mais importantes na história da empresa, sob a liderança do diretor de Vendas Maurício Rossi. Globalmente, a unidade New Power é a quinta no portfólio Cummins. As outras quatro são: Motores, Componentes (filtros, turbos, pós-tratamento), Geração de Energia e Distribuição

De acordo com o presidente da Cummins Brasil, Adriano Rishi, “nessa estratégia, a diversificação energética, incluindo portfolio inicial de energia, com motores elétricos, propulsores a diesel e a gás mais limpos, as células de combustível e, principalmente, o hidrogênio, serão essenciais no contexto carbono zero para o Brasil”.

Na visão estratégica da companhia, a descarbonização será gradual. O diesel ainda vai predominar ao longo desta década – com tecnologia para ser cada vez mais limpo. De olho nessa realidade, a Cummins realizou investimentos que somam R$ 170 milhões e está pronta para atender às normas do Proconve P8 (Euro VI), que estabelece redução de cerca de 77% de NOx e de aproximadamente 66% de material particulado em relação ao Proconve P7 (Euro V). O pacote da empresa contempla soluções completas e integradas, como a nova plataforma de motores Euro VI (2.8, 3.8, 4.5, 6.7, 9, 12 e 15 litros), além das opções a gás (9, 12 e 15 litros), filtros, turbos e os novos sistemas de pós-tratamento, U Module e Single Module, mais leves e eficientes.


Divulgação    No total serão 14 Cobots, igual ao da foto – já em operação

MOTORES – Investir em produtos e processos sempre foi prioridade para a Cummins em seus 50 anos de Brasil. Mas a transformação em curso na fábrica de Guarulhos/SP, que antecede a chegada dos motores Euro VI, certamente será um dos mais importantes marcos da sua história no país.

“É um divisor de águas”, resume o diretor de operações, Celso Ricardo de Oliveira, ao falar não só dos ganhos de produtividade, qualidade e segurança com as mudanças na área de manufatura, como também do trabalho de localização de componentes, alguns dos quais já em fase de conclusão.

Dentre várias ações em andamento, um dos destaques é a chegada dos robôs colaborativos nas linhas de usinagem e de montagem. Ao todo serão 14 Cobots, dos quais um já está em operação e outros quatro serão incorporados na fábrica ainda este ano. Outros nove chegam no ano que vem.


Divulgação       Com o Stonic, a Kia inicia venda de eletrificados no Brasil

SUV HÍBRIDO – A Kia Brasil anuncia o lançamento do Stonic, primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana, incluindo a nova logomarca, no mercado brasileiro. Seu principal atributo, em versão única, é o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.

Smartstream é uma geração de trem de força que incorpora os esforços da Kia para liderar o próximo movimento de mobilidade do mundo. Responde às necessidades diversas e divergentes dos condutores, enquanto os HEVs (Hybrid Electric Vehicles) e os PHEVs (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) ainda buscam mais acessibilidade. Como ambos ainda exigem o motor de combustão interna tradicional (ICE), o Centro de Desenvolvimento & Pesquisa (R&D) Smartstream da Kia também incluiu esforços contínuos para melhorar as tecnologias existentes nos motores de combustão interna.

O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões. O motor à combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm.


Divulgação                     Família City terá seis novas cores marcantes

FAMÍLIA – Com a descontinuidade do Fit e do Civic, a Honda turbinou a linha City, criando agora a “família City” e se reposicionando no mercado. O Civic será importado a partir de março do ano que vem e o Fit vai desaparecer. O lançamento foi feito em vídeo bem produzido, mostrando que o antigo baby agora cresceu (está 5,3 cm mais largo e 9,4 cm mais comprido em relação ao City antigo) e vai brigar com gente grande por seu lugar ao sol. A perda de 17 litros no porta-malas (para atuais 519 l) é compensada na sensação de um espaço maior interno.

As vendas regulares desta nova família (incluso um modelo hatch) ocorrerão a partir de janeiro e o new City (em sua 5ª geração) custará a partir de R$ 108 mil. Todos sairão de fábrica com nova motorização e câmbio CVT.

O novo queridão da Honda será ofertado em três versões: EX, EXL e Touring. E terá seis opções de cores: Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas).


Divulgação          Modelos chegam em dezembro, a partir de R$ 370 mil

RANGE ROVER – A Jaguar Land Rover realizou evento, dia 23, para celebrar a retomada da produção do Range Rover Evoque no Brasil. Com as presenças de François Dossa, diretor executivo de Estratégia e Sustentabilidade da JLR no Reino Unido, Martin Limpert, diretor Região Overseas, e Frédéric Drouin, presidente da JLR América Latina e Caribe, convidados puderam conhecer de perto a primeira unidade do Evoque em solo nacional, que carregará motor turbo 2.0L.

“Estamos muito felizes em retomar a produção de um veículo tão emblemático como o Evoque em solo nacional. Muito além de um carro, o Evoque traduz a essência da marca Land Rover, entregando uma visão de luxo moderno através do design, da qualidade e da eficiência”, comentou Frédéric Drouin.


Divulgação  C 200 AMG Line e C 300 AMG Line terão motor de 4 cilindros

CLASSE C – Combinando design exterior agressivo e interior tecnológico, as primeiras unidades da sexta geração do Classe C já têm data para desembarcar no Brasil: final de janeiro de 2022. Oferecido em duas versões eletrificadas, o modelo chegará ao país com a promessa de estabelecer novos padrões para o segmento de sedans de luxo.

“O Classe C sempre foi um de nossos campeões de vendas em todo o mundo. Para a grande maioria de seus proprietários, ele representa a realização do sonho de ter um Mercedes-Benz na garagem. E agora, ele chega ainda mais impactante, um marco no posicionamento da marca de oferecer um design que combina luxo e requinte com esportividade, exclusividade e tecnologia na medida certa” diz o presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, Jefferson Ferrarez.

As versões C 200 AMG Line (204 cv) e C 300 AMG Line (258 cv) possuem o novo motor a gasolina de 4 cilindros equipado com o sistema de bordo de 48V “EQ Boost” que, em sua segunda geração, gera até 27 cv e 200 Nm de torque adicionais para tornar as acelerações e retomadas ainda mais ágeis e seguras.


COMUNICAÇÃO – Reiterando o que já fora divulgado, em conformidade com a estratégia mundial do Grupo Daimler de estabelecer empresas totalmente dedicadas aos seus segmentos de atuação, a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil foi criada no país para a divisão de Automóveis e Vans.

Assim, o time de Comunicação teve uma atualização de profissionais e assume também as atividades de Relações Governamentais. Fernanda Carrer passa a compor a equipe como Supervisora de Relações Governamentais; Natalia Rodrigues, antes responsável pelo Atendimento à Imprensa de Vans, migrou para outra área da empresa, e Bruna Almeida, prestadora de serviços pelo Grupo Printer há três anos e meio, foi efetivada, enquanto Lyandra Trindade, estagiária há quase dois anos, tornou-se colaboradora, assumindo as atividades de Comunicação Interna.


AUTOPEÇAS – Conquista do mercado brasileiro de reposição – por iniciativa do Sincopeças-SP e Sincopeças Brasil – a Norma Técnica para Qualificação Profissional de Vendedor de Peças e Acessórios para Veículos foi aprovada e já publicada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, sob número 16999:21.

Esta norma estabelece os requisitos e a sistemática para qualificação de vendedor de peças e acessórios para veículos, em seus mais diversificados aspectos, desde atender, orientar e conhecer os vários tipos de consumidores, funcionamento do veículo e seus sistemas, interpretar embalagens de autopeças e acessórios até o conhecimento específicos de códigos de aplicação.

Para o presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho, a norma tem objetivo premente de buscar resultados promissores para as empresas de autopeças: “Entre as medidas mais recentes que nossa entidade tem conquistado está a normalização para a profissão de balconista do nosso segmento, hoje já denominados muito apropriadamente Vendedores de Peças e Acessórios para Veículos. Através da regulamentação da ABNT, proporcionaremos a esses profissionais segurança e assertividade para o exercício do trabalho, com objetivo premente de buscar resultados promissores para as empresas de autopeças”.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Um comentário:

  1. Thunder Valley Casino: Gaming, Dining, Resort & More
    Thunder Valley Casino is home to hundreds of table games, 더킹카지노 the latest casino action, gaming restaurants, bars 샌즈카지노 & bet365 nightclubs and a resort spa. Join us today for

    ResponderExcluir