Nelson Tucci
Ao
completar 50 anos de atuação no país, a Cummins Brasil lançou a palavra de
ordem: descarbonização. E anuncia a chegada da Unidade de Negócios New Power,
um dos marcos mais importantes na história da empresa, sob a liderança do
diretor de Vendas Maurício Rossi. Globalmente, a unidade New Power é a quinta
no portfólio Cummins. As outras quatro são: Motores, Componentes (filtros,
turbos, pós-tratamento), Geração de Energia e Distribuição
De
acordo com o presidente da Cummins Brasil, Adriano Rishi, “nessa estratégia, a
diversificação energética, incluindo portfolio inicial de energia, com motores
elétricos, propulsores a diesel e a gás mais limpos, as células de combustível
e, principalmente, o hidrogênio, serão essenciais no contexto carbono zero para
o Brasil”.
Na
visão estratégica da companhia, a descarbonização será gradual. O diesel ainda
vai predominar ao longo desta década – com tecnologia para ser cada vez mais
limpo. De olho nessa realidade, a Cummins realizou investimentos que somam R$
170 milhões e está pronta para atender às normas do Proconve P8 (Euro VI), que
estabelece redução de cerca de 77% de NOx e de aproximadamente 66% de material
particulado em relação ao Proconve P7 (Euro V). O pacote da empresa contempla
soluções completas e integradas, como a nova plataforma de motores Euro VI
(2.8, 3.8, 4.5, 6.7, 9, 12 e 15 litros), além das opções a gás (9, 12 e 15
litros), filtros, turbos e os novos sistemas de pós-tratamento, U Module e
Single Module, mais leves e eficientes.
MOTORES – Investir em
produtos e processos sempre foi prioridade para a Cummins em seus 50 anos de
Brasil. Mas a transformação em curso na fábrica de Guarulhos/SP, que antecede a
chegada dos motores Euro VI, certamente será um dos mais importantes marcos da
sua história no país.
“É
um divisor de águas”, resume o diretor de operações, Celso Ricardo de Oliveira,
ao falar não só dos ganhos de produtividade, qualidade e segurança com as
mudanças na área de manufatura, como também do trabalho de localização de
componentes, alguns dos quais já em fase de conclusão.
Dentre
várias ações em andamento, um dos destaques é a chegada dos robôs colaborativos
nas linhas de usinagem e de montagem. Ao todo serão 14 Cobots, dos quais um já
está em operação e outros quatro serão incorporados na fábrica ainda este ano.
Outros nove chegam no ano que vem.
SUV HÍBRIDO – A Kia Brasil
anuncia o lançamento do Stonic, primeiro modelo alinhado com o novo
posicionamento de marca da montadora sul-coreana, incluindo a nova logomarca,
no mercado brasileiro. Seu principal atributo, em versão única, é o motor Kappa
de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, com sistema
híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120
cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.
Smartstream
é uma geração de trem de força que incorpora os esforços da Kia para liderar o
próximo movimento de mobilidade do mundo. Responde às necessidades diversas e
divergentes dos condutores, enquanto os HEVs (Hybrid Electric Vehicles) e os
PHEVs (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) ainda buscam mais acessibilidade. Como
ambos ainda exigem o motor de combustão interna tradicional (ICE), o Centro de Desenvolvimento
& Pesquisa (R&D) Smartstream da Kia também incluiu esforços contínuos
para melhorar as tecnologias existentes nos motores de combustão interna.
O
sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT,
acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o
modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de
rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como
todo o sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma
descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain
necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores
índices de emissões. O motor à combustão do Stonic desenvolve potência máxima
de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o
auxílio do motor elétrico, do mild hybrid,
a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4
kgm a 2.000-3.500 rpm.
FAMÍLIA – Com a
descontinuidade do Fit e do Civic, a Honda turbinou a linha City, criando agora
a “família City” e se reposicionando no mercado. O Civic será importado a
partir de março do ano que vem e o Fit vai desaparecer. O lançamento foi feito
em vídeo bem produzido, mostrando que o antigo baby agora cresceu (está 5,3 cm
mais largo e 9,4 cm mais comprido em relação ao City antigo) e vai brigar com
gente grande por seu lugar ao sol. A perda de 17 litros no porta-malas (para atuais
519 l) é compensada na sensação de um espaço maior interno.
As
vendas regulares desta nova família (incluso um modelo hatch) ocorrerão a
partir de janeiro e o new City (em sua 5ª geração) custará a partir de R$ 108
mil. Todos sairão de fábrica com nova motorização e câmbio CVT.
O
novo queridão da Honda será ofertado em três versões: EX, EXL e Touring. E terá
seis opções de cores: Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata
Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal
(perolizadas).
RANGE ROVER – A Jaguar Land
Rover realizou evento, dia 23, para celebrar a retomada da produção do Range
Rover Evoque no Brasil. Com as presenças de François Dossa, diretor executivo
de Estratégia e Sustentabilidade da JLR no Reino Unido, Martin Limpert, diretor
Região Overseas, e Frédéric Drouin, presidente da JLR América Latina e Caribe,
convidados puderam conhecer de perto a primeira unidade do Evoque em solo
nacional, que carregará motor turbo 2.0L.
“Estamos
muito felizes em retomar a produção de um veículo tão emblemático como o Evoque
em solo nacional. Muito além de um carro, o Evoque traduz a essência da marca
Land Rover, entregando uma visão de luxo moderno através do design, da
qualidade e da eficiência”, comentou Frédéric Drouin.
CLASSE C – Combinando
design exterior agressivo e interior tecnológico, as primeiras unidades da
sexta geração do Classe C já têm data para desembarcar no Brasil: final de
janeiro de 2022. Oferecido em duas versões eletrificadas, o modelo chegará ao
país com a promessa de estabelecer novos padrões para o segmento de sedans de
luxo.
“O
Classe C sempre foi um de nossos campeões de vendas em todo o mundo. Para a
grande maioria de seus proprietários, ele representa a realização do sonho de
ter um Mercedes-Benz na garagem. E agora, ele chega ainda mais impactante, um
marco no posicionamento da marca de oferecer um design que combina luxo e
requinte com esportividade, exclusividade e tecnologia na medida certa” diz o
presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, Jefferson Ferrarez.
As
versões C 200 AMG Line (204 cv) e C 300 AMG Line (258 cv) possuem o novo motor
a gasolina de 4 cilindros equipado com o sistema de bordo de 48V “EQ Boost”
que, em sua segunda geração, gera até 27 cv e 200 Nm de torque adicionais para
tornar as acelerações e retomadas ainda mais ágeis e seguras.
COMUNICAÇÃO – Reiterando o que já fora divulgado, em conformidade com a estratégia mundial do Grupo Daimler de estabelecer empresas totalmente dedicadas aos seus segmentos de atuação, a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil foi criada no país para a divisão de Automóveis e Vans.
Assim,
o time de Comunicação teve uma atualização de profissionais e assume também as
atividades de Relações Governamentais. Fernanda Carrer passa a compor a equipe
como Supervisora de Relações Governamentais; Natalia Rodrigues, antes responsável
pelo Atendimento à Imprensa de Vans, migrou para outra área da empresa, e Bruna
Almeida, prestadora de serviços pelo Grupo Printer há três anos e meio, foi
efetivada, enquanto Lyandra Trindade, estagiária há quase dois anos, tornou-se
colaboradora, assumindo as atividades de Comunicação Interna.
AUTOPEÇAS – Conquista do mercado brasileiro de reposição – por iniciativa do Sincopeças-SP e Sincopeças Brasil – a Norma Técnica para Qualificação Profissional de Vendedor de Peças e Acessórios para Veículos foi aprovada e já publicada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, sob número 16999:21.
Esta
norma estabelece os requisitos e a sistemática para qualificação de vendedor de
peças e acessórios para veículos, em seus mais diversificados aspectos, desde
atender, orientar e conhecer os vários tipos de consumidores, funcionamento do
veículo e seus sistemas, interpretar embalagens de autopeças e acessórios até o
conhecimento específicos de códigos de aplicação.
Para
o presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho, a norma tem objetivo premente de
buscar resultados promissores para as empresas de autopeças: “Entre as medidas
mais recentes que nossa entidade tem conquistado está a normalização para a
profissão de balconista do nosso segmento, hoje já denominados muito
apropriadamente Vendedores de Peças e Acessórios para Veículos. Através da
regulamentação da ABNT, proporcionaremos a esses profissionais segurança e
assertividade para o exercício do trabalho, com objetivo premente de buscar resultados
promissores para as empresas de autopeças”.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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