segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Motoristas buscam o GNV

Divulgação                    Pedidos de conversão duplicaram neste ano

Nelson Tucci

Nos 10 primeiros meses do ano, a gasolina subiu 73% na bomba, enquanto o diesel saltou 65% no preço. O etanol, embora seja combustível renovável e farto no país, mantém a paridade de 70% do preço da gasolina. Com isto, motoristas têm buscado a conversão de seus automóveis para o GNV (Gás Natural Veicular), o que, necessariamente, depende de autorização do Detran (órgão oficial de trânsito, nos estados).

Somente no estado de São Paulo, o Detran registra alta de 102% dos pedidos de alteração de combustível, considerando o intervalo de janeiro a outubro, contra igual período do ano passado. Neste ano já ocorreram 5.100 solicitações.

Em setembro, a frota de veículos rodando com gás natural, no estado de São Paulo, era de 251 mil veículos. Para solicitar a conversão do motor veja o passo a passo no link www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/fichaservico/outrasAlteracoesCaracteristica


FECHADO – Em razão do feriadão da Proclamação da República, as unidades de trânsito (Ciretrans) e o Poupatempo estarão fechados neste dia 15, segunda-feira.

Para outras informações acesse o site www.poupatempo.sp.gov.br


RETRAÇÃO – O mundo deverá produzir entre 10 e 12 milhões de automóveis neste ano, estima o mercado. Destes, 2 milhões serão somente no Brasil. A se confirmar esta projeção da Anfavea (associação das montadoras), haverá um encolhimento das expectativas do próprio setor.

Assim, é provável que a produção de automóveis fique no mesmo nível de 2020, que já foi um ano difícil para o setor – com a pandemia. E para 2022 o ânimo parece arrefecido, não só por conta de uma possível recessão econômica no país como também pela falta de componentes. O fornecimento dos benditos semicondutores deverá ser regularizado somente no final do ano, e não mais na metade de 22, estima agora a indústria automotiva.


LOGÍSTICA – Contrariamente aos veículos leves (vide post acima), a logística tem motivos para otimismo. É que o terceiro trimestre do ano registrou locação recorde de espaços em condomínios logísticos de alto padrão. Informação provém do estudo First Look realizado pela JLL. O volume bruto foi de 924 mil m² e o líquido de 761 mil m². Ainda segundo a JLL, o resultado pressionou a vacância para baixo. O índice atingiu 10,66%, sendo 2,27 p.p. a menos que no trimestre anterior.

Para André Romano, gerente da Divisão Industrial e Logística da empresa, este é um momento de mercado ímpar: “A alta da demanda e a baixa vacância estão somadas a um aumento dos insumos essenciais para a construção de galpões. Essa conjunção de fatores está pressionando os proprietários a subirem os preços pedidos. As empresas que precisam estar posicionadas nos mercados prime do país estão tendo que se adequar ao momento e pagando o preço”.

São Paulo foi responsável pelas maiores transações do período, com destaque para a região de Cajamar, que, somando negociações de Mobly, Mercado Livre e Loggi, teve 166,8 mil m² ocupados. O estado apresenta taxa de vacância de 11,53%. Outros estados também registraram importantes absorções. A Amazon ocupou 32 mil m² no Rio Grande do Sul e a Semp TCL 34 mil m² no Amazonas. No Rio de Janeiro, a Loggi absorveu 18,1 mil m² na Pavuna e a Creditas 16,2 mil m² em Duque de Caxias.


Divulgação                              Alto desempenho da nova versão

RANKING – Com os números de emplacamentos consolidados de outubro, o SUV compacto Creta figura em 1º lugar entre os automóveis de passeio e veículos comerciais leves somados no ranking nacional de vendas ao varejo do mês, com 5.288 unidades. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Este volume não considera as vendas para empresas e locadoras, que no caso do Creta foram de apenas 4% em outubro. No acumulado do ano deste mesmo ranking, o veículo ocupa a quarta posição, com 40.866 unidades. A liderança é do HB20, outro modelo da Hyundai, que totaliza 62.315 unidades.

“As vendas do Creta sempre foram estrategicamente direcionadas para o varejo, pois é quando o cliente escolhe realmente o modelo que quer adquirir, valorizando atributos como a alta tecnologia embarcada, o conforto, maior espaço interno para passageiros e bagagens, menor custo de manutenção e a garantia de 5 anos. Com a chegada na nova geração do modelo, agora em setembro, já podemos ver uma grande aceitação dos clientes devido aos bons volumes nestes dois últimos meses, superando até mesmo as 5 mil unidades em outubro”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.


Divulgação  E-J7: 4,77 de comprimento, preço igual aos grande sedãs do mercado

PREÇO – A JAC toma fôlego, bate no peito e proclama: “Finalmente chega o momento da verdade no mercado automotivo nacional. Se a eletrificação dos modelos ainda parecia incipiente, fruto, como se sabe, de veículos intrinsicamente mais caros que seus similares de mesmo porte, a chegada do JAC E-J7 poderá subverter essa regra!”. Vendido a R$ 259.900, o modelo chinês preencherá a mesma lacuna de mercado que os sedãs premium disponíveis no mercado nacional, como Audi A5 Sportback, BMW 320i GP e Honda Accord Hybrid, por exemplo – destaca a montadora.

Com 4,77 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 2,76 m de entre eixos, o JAC E-J7 competirá diretamente com sedãs de carrocerias e potências similares – mas, por serem movidos por motores a combustão, todos mais lentos nas arrancadas.

Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, destaca a notícia vinda dessa comparação: “Conseguimos uma ótima negociação com a matriz para posicionar o JAC E-J7 de forma muito competitiva. Como se vê, ele tem o mesmo porte dos principais modelos premium do mercado, mas é mais rápido nas arrancadas do que todos eles. E ainda é mais barato. Acredito que o volume de vendas desse novo JAC 100% elétrico vai surpreender”.


Divulgação                     Acomoda 13 passageiros, mais o motorista

VAN ELÉTRICA – Desde que escolheu se tornar a primeira marca de automóveis de passeio e veículos comerciais com uma família repleta de modelos 100% elétricos, em setembro de 2019, a JAC Motors vem apresentando novidades consecutivas no mercado brasileiro. Com uma linha completa de veículos com emissão zero de poluentes, que vai desde o JAC E-JS1, compacto urbano, até o JAC iEV1200T, caminhão para 7,5 ou 8,5 toneladas de PBT, a marca vem trabalhando em uma apurada pesquisa de todos os segmentos de mercado em que os modelos 100% elétricos da marca podem participar.

Diferentemente de outros segmentos em que a JAC Motors propôs seus produtos para algum nicho de mercado, o nascimento da JAC iEV750 Vip não foi iniciativa da empresa. Mas dos próprios clientes. “Por que vocês não trazem uma versão dessa van (de carga) para passageiros?”.

Pois, agora está aí. A pedidos.


Fabio Aro/Divulgação           Martelo de Thor, nos faróis: característica do XC60

LUXO – Símbolo da Volvo Cars em todo o mundo, o XC60 é um ícone e carrega toda a herança da marca sueca em luxo, sofisticação, potência e segurança. Modelo mais vendido da marca, é referência em design e tecnologia. E chega à linha 2022 repleto de novidades, por dentro e por fora.

“O XC60 é uma referência para a Volvo e um veículo que estamos sempre buscando inovar e oferecer para nossos clientes. Essas atualizações que chegam para o modelo 2022 reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade e em oferecer produtos atuais e mais tecnológicos”, afirma João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

A grade cromada com novo desenho reforça o robusto visual dianteiro. O design exterior ainda vem com novas rodas e para-choque traseiro com saídas de escapamento escondidas. Com quatro novas opções de cores, os consumidores agora têm um total de oito opções disponíveis.


Divulgação                            Há três novas versões de lâmpadas

LUZ – A Lumileds, fabricante de lâmpadas automotivas Philips há mais de 100 anos, amplia gama de lâmpadas em LED para sinalização, com novas opções de luzes internas e luz de placa que trazem os benefícios da tecnologia LED da marca.

Com a substituição das lâmpadas originais do veículo pelas novas da linha LED Ultinon ProU3000 (U30), na cor branca, de 30 mm, 38 mm ou 43 mm, é possível tornar o ambiente interno do veículo mais agradável, ampliar o conforto e a praticidade ao proporcionar aos motoristas e passageiros, por exemplo, melhor visibilidade dos itens que estão dentro do carro.

Outro exemplo que surpreende aos motoristas que optam pelo LED da Philips na parte interna do veículo é a contribuição da luz na hora de se maquiar ou mesmo o retoque. A luz branca da linha LED Ultinon ProU3000 (U30) de até 6000 K oferece mais intensidade e faz da tecnologia uma grande aliada.

Além da vantagem do baixo custo de manutenção e energia para toda a nova linha Ultinon ProU3000, uma vez que a durabilidade é bastante elevada – de até 3 mil horas.


Divulgação                                      Fábrica lança produto para caminhões

CAMINHÃO – A Osram, multinacional alemã também atuante no setor de iluminação automotiva, e focada em trazer inovação e qualidade contínua em seu portfólio, amplia sua linha LED Coll Blue Intense com o lançamento de lâmpadas exclusivas para caminhões.

A linha reúne características avançadas como temperatura de cor de 6.000K na tensão de 24V, o que proporciona uma excelente projeção de luz e resulta em maior visibilidade e segurança dos motoristas em seus percursos. Elas são uma alternativa para a substituição de lâmpadas halógenas convencionais H7, H4 e H1 (sem polaridade), podendo ser utilizadas como luzes LED de alta ou baixa iluminação.


Divulgação      R$ 1,2 bilhão é o cálculo do prejuízo, pela NTC & Logística

ROUBO – Crimes relacionados aos roubos de cargas no Brasil continuam sendo uma preocupação para as empresas de transporte rodoviário de cargas (TRC), que, mesmo com os investimentos contínuos em segurança e tecnologia, continuam relatando o problema. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelaram que o estado sofreu aumento de 4,71% nos roubos de cargas de janeiro a agosto deste ano em comparação ao mesmo período em 2020.

O levantamento apontou que o total de casos foi de 4.131 durante os oito primeiros meses do ano, de modo que 1.909 foram registrados na capital, representando 46,21% das ocorrências. A região metropolitana, que compreende 39 municípios, foi palco de 1.273 casos de furtos e roubos de cargas, correspondendo a 30,82% dos crimes.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário