Nelson Tucci
Nos
10 primeiros meses do ano, a gasolina subiu 73% na bomba, enquanto o diesel
saltou 65% no preço. O etanol, embora seja combustível renovável e farto no
país, mantém a paridade de 70% do preço da gasolina. Com isto, motoristas têm
buscado a conversão de seus automóveis para o GNV (Gás Natural Veicular), o
que, necessariamente, depende de autorização do Detran (órgão oficial de
trânsito, nos estados).
Somente
no estado de São Paulo, o Detran registra alta de 102% dos pedidos de alteração
de combustível, considerando o intervalo de janeiro a outubro, contra igual
período do ano passado. Neste ano já ocorreram 5.100 solicitações.
Em
setembro, a frota de veículos rodando com gás natural, no estado de São Paulo,
era de 251 mil veículos. Para solicitar a conversão do motor veja o passo a
passo no link www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/fichaservico/outrasAlteracoesCaracteristica
FECHADO – Em razão do feriadão da Proclamação da República, as unidades de trânsito (Ciretrans) e o Poupatempo estarão fechados neste dia 15, segunda-feira.
Para
outras informações acesse o site www.poupatempo.sp.gov.br
RETRAÇÃO – O mundo deverá produzir entre 10 e 12 milhões de automóveis neste ano, estima o mercado. Destes, 2 milhões serão somente no Brasil. A se confirmar esta projeção da Anfavea (associação das montadoras), haverá um encolhimento das expectativas do próprio setor.
Assim,
é provável que a produção de automóveis fique no mesmo nível de 2020, que já
foi um ano difícil para o setor – com a pandemia. E para 2022 o ânimo parece
arrefecido, não só por conta de uma possível recessão econômica no país como
também pela falta de componentes. O fornecimento dos benditos semicondutores
deverá ser regularizado somente no final do ano, e não mais na metade de 22,
estima agora a indústria automotiva.
LOGÍSTICA – Contrariamente aos veículos leves (vide post acima), a logística tem motivos para otimismo. É que o terceiro trimestre do ano registrou locação recorde de espaços em condomínios logísticos de alto padrão. Informação provém do estudo First Look realizado pela JLL. O volume bruto foi de 924 mil m² e o líquido de 761 mil m². Ainda segundo a JLL, o resultado pressionou a vacância para baixo. O índice atingiu 10,66%, sendo 2,27 p.p. a menos que no trimestre anterior.
Para
André Romano, gerente da Divisão Industrial e Logística da empresa, este é um
momento de mercado ímpar: “A alta da demanda e a baixa vacância estão somadas a
um aumento dos insumos essenciais para a construção de galpões. Essa conjunção
de fatores está pressionando os proprietários a subirem os preços pedidos. As
empresas que precisam estar posicionadas nos mercados prime do país estão tendo
que se adequar ao momento e pagando o preço”.
São
Paulo foi responsável pelas maiores transações do período, com destaque para a
região de Cajamar, que, somando negociações de Mobly, Mercado Livre e Loggi,
teve 166,8 mil m² ocupados. O estado apresenta taxa de vacância de 11,53%.
Outros estados também registraram importantes absorções. A Amazon ocupou 32 mil
m² no Rio Grande do Sul e a Semp TCL 34 mil m² no Amazonas. No Rio de Janeiro,
a Loggi absorveu 18,1 mil m² na Pavuna e a Creditas 16,2 mil m² em Duque de
Caxias.
RANKING – Com os
números de emplacamentos consolidados de outubro, o SUV compacto Creta figura
em 1º lugar entre os automóveis de passeio e veículos comerciais leves somados
no ranking nacional de vendas ao varejo do mês, com 5.288 unidades. Os dados
são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Este volume não considera as vendas para empresas e locadoras, que no caso do
Creta foram de apenas 4% em outubro. No acumulado do ano deste mesmo ranking, o
veículo ocupa a quarta posição, com 40.866 unidades. A liderança é do HB20,
outro modelo da Hyundai, que totaliza 62.315 unidades.
“As
vendas do Creta sempre foram estrategicamente direcionadas para o varejo, pois
é quando o cliente escolhe realmente o modelo que quer adquirir, valorizando
atributos como a alta tecnologia embarcada, o conforto, maior espaço interno
para passageiros e bagagens, menor custo de manutenção e a garantia de 5 anos.
Com a chegada na nova geração do modelo, agora em setembro, já podemos ver uma
grande aceitação dos clientes devido aos bons volumes nestes dois últimos
meses, superando até mesmo as 5 mil unidades em outubro”, comenta Angel
Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.
PREÇO – A JAC toma fôlego, bate no peito e
proclama: “Finalmente chega o momento da verdade no mercado automotivo
nacional. Se a eletrificação dos modelos ainda parecia incipiente, fruto, como
se sabe, de veículos intrinsicamente mais caros que seus similares de mesmo
porte, a chegada do JAC E-J7 poderá subverter essa regra!”. Vendido a R$
259.900, o modelo chinês preencherá a mesma lacuna de mercado que os sedãs
premium disponíveis no mercado nacional, como Audi A5 Sportback, BMW 320i GP e
Honda Accord Hybrid, por exemplo – destaca a montadora.
Com
4,77 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 2,76 m de entre eixos, o JAC
E-J7 competirá diretamente com sedãs de carrocerias e potências similares –
mas, por serem movidos por motores a combustão, todos mais lentos nas
arrancadas.
Sergio
Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, destaca a notícia vinda
dessa comparação: “Conseguimos uma ótima negociação com a matriz para
posicionar o JAC E-J7 de forma muito competitiva. Como se vê, ele tem o mesmo
porte dos principais modelos premium do mercado, mas é mais rápido nas
arrancadas do que todos eles. E ainda é mais barato. Acredito que o volume de
vendas desse novo JAC 100% elétrico vai surpreender”.
VAN ELÉTRICA – Desde que
escolheu se tornar a primeira marca de automóveis de passeio e veículos
comerciais com uma família repleta de modelos 100% elétricos, em setembro de
2019, a JAC Motors vem apresentando novidades consecutivas no mercado brasileiro.
Com uma linha completa de veículos com emissão zero de poluentes, que vai desde
o JAC E-JS1, compacto urbano, até o JAC iEV1200T, caminhão para 7,5 ou 8,5
toneladas de PBT, a marca vem trabalhando em uma apurada pesquisa de todos os
segmentos de mercado em que os modelos 100% elétricos da marca podem
participar.
Diferentemente
de outros segmentos em que a JAC Motors propôs seus produtos para algum nicho
de mercado, o nascimento da JAC iEV750 Vip não foi iniciativa da empresa. Mas
dos próprios clientes. “Por que vocês não trazem uma versão dessa van (de
carga) para passageiros?”.
Pois,
agora está aí. A pedidos.
LUXO – Símbolo da
Volvo Cars em todo o mundo, o XC60 é um ícone e carrega toda a herança da marca
sueca em luxo, sofisticação, potência e segurança. Modelo mais vendido da
marca, é referência em design e tecnologia. E chega à linha 2022 repleto de
novidades, por dentro e por fora.
“O
XC60 é uma referência para a Volvo e um veículo que estamos sempre buscando
inovar e oferecer para nossos clientes. Essas atualizações que chegam para o
modelo 2022 reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade e em oferecer
produtos atuais e mais tecnológicos”, afirma João Oliveira, diretor geral de
operações e inovação da Volvo Car Brasil.
A
grade cromada com novo desenho reforça o robusto visual dianteiro. O design
exterior ainda vem com novas rodas e para-choque traseiro com saídas de
escapamento escondidas. Com quatro novas opções de cores, os consumidores agora
têm um total de oito opções disponíveis.
LUZ – A Lumileds,
fabricante de lâmpadas automotivas Philips há mais de 100 anos, amplia gama de
lâmpadas em LED para sinalização, com novas opções de luzes internas e luz de
placa que trazem os benefícios da tecnologia LED da marca.
Com
a substituição das lâmpadas originais do veículo pelas novas da linha LED
Ultinon ProU3000 (U30), na cor branca, de 30 mm, 38 mm ou 43 mm, é possível
tornar o ambiente interno do veículo mais agradável, ampliar o conforto e a
praticidade ao proporcionar aos motoristas e passageiros, por exemplo, melhor
visibilidade dos itens que estão dentro do carro.
Outro
exemplo que surpreende aos motoristas que optam pelo LED da Philips na parte
interna do veículo é a contribuição da luz na hora de se maquiar ou mesmo o
retoque. A luz branca da linha LED Ultinon ProU3000 (U30) de até 6000 K oferece
mais intensidade e faz da tecnologia uma grande aliada.
Além
da vantagem do baixo custo de manutenção e energia para toda a nova linha
Ultinon ProU3000, uma vez que a durabilidade é bastante elevada – de até 3 mil
horas.
CAMINHÃO – A Osram,
multinacional alemã também atuante no setor de iluminação automotiva, e focada
em trazer inovação e qualidade contínua em seu portfólio, amplia sua linha LED
Coll Blue Intense com o lançamento de lâmpadas exclusivas para caminhões.
A
linha reúne características avançadas como temperatura de cor de 6.000K na
tensão de 24V, o que proporciona uma excelente projeção de luz e resulta em
maior visibilidade e segurança dos motoristas em seus percursos. Elas são uma
alternativa para a substituição de lâmpadas halógenas convencionais H7, H4 e H1
(sem polaridade), podendo ser utilizadas como luzes LED de alta ou baixa
iluminação.
ROUBO – Crimes
relacionados aos roubos de cargas no Brasil continuam sendo uma preocupação
para as empresas de transporte rodoviário de cargas (TRC), que, mesmo com os
investimentos contínuos em segurança e tecnologia, continuam relatando o problema.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelaram que o
estado sofreu aumento de 4,71% nos roubos de cargas de janeiro a agosto deste
ano em comparação ao mesmo período em 2020.
O
levantamento apontou que o total de casos foi de 4.131 durante os oito
primeiros meses do ano, de modo que 1.909 foram registrados na capital,
representando 46,21% das ocorrências. A região metropolitana, que compreende 39
municípios, foi palco de 1.273 casos de furtos e roubos de cargas, correspondendo
a 30,82% dos crimes.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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