Nelson Tucci
Ao
invés dos 9,4% projetados no início do ano, a produção de veículos no Brasil
deverá ter 4,1% de crescimento sobre 2021, com 2,3 milhões de novas unidades
totalizadas até dezembro. Esta é a estimativa revisada pela associação das
montadoras (a Anfavea), justificando os novos números em razão da queda de
vendas este ano, particularmente no primeiro trimestre.
"Mesmo
com a recuperação no segundo trimestre, os fracos resultados do início do ano
impactaram os números do primeiro semestre, na comparação com o mesmo período
de 2021”, disse Márcio Lima Leite, que baixou o ânimo desde a sua festiva posse
realizada em Brasília, no mês de maio último. Inflação galopante, subida dos
juros no financiamento e dificuldades persistentes nas linhas de montagens (com
a falta de componentes no mercado) são um conjunto perverso de fatores
apontados pelas montadoras para justificar o recuo de 5% no semestre (contra
igual período do ano anterior) e refrear o ânimo daqui até o réveillon.
E
para dizer que não falei das flores, o mercado externo deverá receber 460 mil
unidades até 31 de dezembro, o que, se confirmado, representará alta de 22,2%
sobre o ano passado.
FINANCIADAS – De acordo com
a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), as vendas financiadas de veículos somaram 449 mil
unidades, entre novos e usados, no mês de junho deste ano. Comparado a junho de
21, registra queda de 13,1%.
Já
o segmento de motos registrou crescimento no número de financiamentos em
relação ao ano anterior, com 98 mil unidades, o que representa alta de 12,8%.
USADOS – A venda de usados, no último mês, teve queda de 0,7%, se comparada a maio. Mas totalizado o semestre a queda é de 18,7%, contra igual período de 2021. Informação é da Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias de veículos.
Um
dos motivos apontados por José Maurício Andreta Júnior, presidente da
Fenabrave, é o aumento da restrição dos financiamentos.
RECORDE – Em um país desigual como o Brasil, a crise não é para todos. Assim, a fabricante dos automóveis Mercedes-AMG está rindo à toa ao comemorar o emplacamento de 165 unidades do modelo no último mês de junho.
Trata-se
do melhor junho de sua história. Em 2022, a linha Mercedes-AMG mostrou
portfólio que oferece 14 versões disponíveis, com diferentes produtos de alto
desempenho Mercedes-AMG com potências que começam em 306 cv (Mercedes-AMG 35 4Matic)
e atingem até 658 cv (Mercedes-AMG EQS 53 4Matic+ que é o primeiro modelo
Mercedes-AMG 100% elétrico e autonomia de até 580 km).
SERTÕES – Considerado o
maior do mundo, o Rally dos Sertões 2022 celebra 30 anos com carros conectados
pela Smart Driving Labs pela 4ª vez seguida. A plataforma de monitoramento que
transforma dados em prevenção, segurança e desempenho estará nos veículos nesta
edição comemorativa do evento, marcada para 26 de agosto a 10 de setembro.
A
prova promete ser a maior do mundo e a Smart Driving Labs pega carona nos oito
estados contemplados (PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA) e 14 cidades que a
caravana irá passar. Além dos veículos de competição, o evento conta com uma
frota de aproximadamente 70 veículos Mitsubishi L200 Triton da organização, que
circulam com tripulações responsáveis pela área técnica, comunicação,
ambiental, staff, dentre outras.
Aproveitando
a festa dos 30 anos, o Rally também vai homenagear o bicentenário da
Independência.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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