Nelson Tucci
A
Volkswagen aposta suas fichas na América Latina e anuncia investimentos de R$ 7
bilhões na região, entre 2022 e 26. O programa de reestruturação e renovação do
portfólio é uma das crenças da companhia para o alto desempenho futuro, além de
mais projetos locais de veículos, a digitalização e a descarbonização, que
devem receber impulso adicional na América do Sul. Isso inclui um Centro de
Pesquisa de biocombustíveis para desenvolvimento de tecnologia complementar à
ofensiva global de eletrificação da Volkswagen.
"A
América Latina é um importante mercado para a Volkswagen. Nos últimos dois
anos, alcançamos uma boa posição na região por meio de um programa de
reestruturação bastante consistente. Estamos agora conduzindo a implementação
da nossa estratégia Accelerate com um grande programa de investimentos,
fortalecendo nossa posição competitiva na região e nos preparando assim para
atingir uma lucratividade sustentável'', afirma o CEO da Volkswagen Ralf
Brandstätter.
"Regiões
fortes e lucrativas são um fator-chave para o sucesso em nossa estratégia Accelerate,
porque temos que garantir nossa transformação. A esperada virada na América
Latina é um marco muito importante no caminho para uma lucratividade
sustentável competitiva para a Volkswagen", observou Alexander Seitz, o
CFO global da empresa. De acordo com o presidente da VW América Latina, Pablo
Di Si, “o alto nível dos investimentos futuros em nossa região demonstra a
grande importância do mercado latino-americano para a Volkswagen”. Para ele,
existem três fatores de sucesso: “A excelente produtividade de nossas fábricas,
alcançada com o apoio dos acordos com os sindicatos de trabalhadores, o
destacado desempenho de toda a equipe e nosso intenso foco nos desejos de
nossos clientes latino-americanos".
ELÉTRICO – A Volkswagen
reforça seu posicionamento rumo à mobilidade sustentável ao apresentar pela
primeira vez ao público brasileiro o ID.4, SUV 100% elétrico da família ID. O
modelo é uma das estrelas do estande do São Paulo Boat Show, que seguirá até amanhã,
9.
Sucesso
na Europa, o modelo apresenta o que há de mais moderno em termos de
eletrificação da marca. A versão presente no evento traz motor de 204 cv e
torque de 310 Nm, alimentado pelo conjunto de baterias de 77 kWh, que
proporciona uma autonomia de até 522 km no ciclo europeu (WLTP). Um importante
destaque é que seu sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% da bateria
em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW).
DESCARBONIZAÇÃO – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) e a Volkswagen do Brasil assinam Protocolo de Intenções que prevê mútua cooperação destinada a reunir esforços comuns em prol da descarbonização do setor automotivo, promovendo articulações com entidades, desenvolvendo parcerias, disponibilizando instrumentos de apoio financeiro e propondo ações que intensifiquem o estudo de soluções tecnológicas sustentáveis baseadas no uso de energia limpa.
"A
economia verde impulsiona mudanças estruturais na indústria automotiva, em
linha com o movimento global de descarbonização. Na mobilidade, diversas
alternativas tecnológicas coexistirão, mas as rotas relacionadas à
bioeletrificação, considerando a expertise do Brasil em biocombustíveis,
promovem rápida e efetiva resposta a esse desafio, tendo o benefício de já
contarmos com uma agricultura altamente competitiva e com infraestrutura de
abastecimento por todo país”, declarou Gustavo Montezano, presidente do Bndes.
"Esta
é mais uma parceria relevante para nós da Volkswagen do Brasil e que está
alinhada à nossa estratégia global Way To Zero, rumo à mobilidade neutra de
carbono. O acordo com o Bndes vai proporcionar benefícios ambientais, sociais e
econômicos, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de uma tecnologia
nacional nos tornando aptos para exportar este conhecimento no futuro”, diz
Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, acrescentando que a
companhia terá “todo o subsídio técnico para avançarmos em nosso Centro de
Pesquisa & Desenvolvimento em etanol e outros biocombustíveis. Além disso,
o Bndes será um importante aliado para nos ajudar a construir uma agenda
positiva com os órgãos governamentais.
CAMINHÕES – A Volkswagen
Caminhões e Ônibus acaba de criar a Diretoria de Relações Institucionais e
Sustentabilidade. Esta nova área soma práticas de meio ambiente,
responsabilidade social e governança (ESG, em inglês) às atividades
governamentais e institucionais. O diretor Marco Saltini se reporta ao
presidente e CEO Roberto Cortes, e agora conta com a executiva Priscila Rocha
para o foco da empresa na sustentabilidade.
“Para
o Grupo Traton e suas marcas, a sustentabilidade significa entender e enfrentar
desafios globais, reconhecendo as oportunidades e riscos relacionados ao
desenvolvimento sustentável. Responde às expectativas dos clientes, da política
e da sociedade em geral, além de dar respostas concretas aos múltiplos desafios
da mobilidade sustentável”, diz Roberto.
Priscila
é engenheira química formada pela Universidade Federal de São Carlos, com
especialização em Sistemas de Gerenciamento Ambiental e possui mestrado em
Saúde, Ambiente e Sustentabilidade pela USP. Ela tem experiência profissional
em empresas dos segmentos de celulose e papel, químico e automotivo, além de
uma passagem pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
CRESCIMENTO – Outubro não
foi um bom mês para as revendas de autos, afirma a Federação Nacional da
Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Comparado a setembro, o mês
passado registrou recuo de 7,99% nas transações de veículos usados,
considerando todos os segmentos, ao totalizar 1.214.255 unidades.
Apesar
desta queda, considerável, pelo segundo mês consecutivo, o mercado de uma forma
geral segue aquecido e com crescimento acima de 30% no acumulado de janeiro a
outubro de 2021. “Vale lembrar que outubro (20 dias) teve um dia útil a menos
do que setembro (21 dias úteis). Além disso, no acumulado do ano, as transações
de usados mostram crescimento de 30,84% sobre igual período de 2020”, analisa o
presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior.
MONTADORAS – Nesta segunda-feira, 8, será a vez da Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgar seus resultados mensais à imprensa especializada.
LIDERANÇA – Com três
modelos entre os 10 mais vendidos do Brasil – Argo, Nova Strada e Nova Toro,
nesta ordem – a Fiat terminou outubro na liderança do mercado nacional de
automóveis e comerciais leves com 19,5% de market
share (29.395 emplacamentos).
Este
é o 10° mês consecutivo da marca à frente no ranking brasileiro. O destaque
ficou com o hatch Argo, que teve 8.381 unidades emplacadas (5,6% de market share). O bom resultado da Fiat
em outubro contou também com a Nova Strada ocupando a 3ª posição com 6.129
veículos (4,1%) e a Nova Toro em 8°, com 5.187 unidades e 3,4% de participação.
Esse
desempenho comercial mantém a marca na liderança do mercado brasileiro,
atingindo uma participação de 22,4% e 365 mil unidades vendidas.
IMPRUDÊNCIA – A SPMar, responsável pela gestão dos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas, registrou a circulação de 505.903 veículos entre a sexta-feira 29/10 e a terça-feira 02/11. Nesse período passaram pelo trecho Sul 340.537 carros, enquanto o trecho Leste recebeu 165.366 veículos.
Registre-se
que com a retomada das atividades e a maior circulação de pessoas aumentou
também o desrespeito às leis de trânsito. No feriadão a concessionária apurou
um total de 15 acidentes, sendo seis com vítimas que precisaram de atendimento
na pista.
Tais
ocorrências foram frutos da imprudência de motoristas, causadas por excesso de
velocidade com a pista molhada e o uso do acostamento para fugir de
congestionamento, transgressões que não encurtaram o caminho, mas serviram
apenas para colocar em risco a própria vida.
PEÇAS – Os clientes
Mitsubishi já podem comprar peças de reposição genuínas com condições especiais
de preços, oferecendo redução de até 60%, em mais de 16 mil itens para toda a
gama de modelos, anuncia a assessoria da montadora.
A
redução no preço de peças para veículos usados ou seminovos “é mais um dos
esforços que a Mitsubishi está promovendo ao longo do ano para sempre oferecer
o melhor negócio aos seus clientes”, assinala a empresa japonesa.
Em
um cenário em que a demanda por veículos está alta, a Mitsubishi Motors busca
fidelizar seus clientes a fazer os serviços de manutenção e reparos dentro da
sua rede de concessionárias.
“A
ação foi pensada, mais uma vez, para privilegiar os nossos clientes e dar a
opção de eles realizarem todos os serviços de seu veículo em uma concessionária
da marca, o que garante que seu automóvel estará sempre nas melhores condições
de uso. Muitas vezes, clientes que compram um veículo seminovo não tem nenhum contato
com a rede de concessionários. Nossa ideia é tornar cada vez mais atrativos os
serviços dentro das concessionárias, como forma de fidelizar nossos clientes”,
afirma Clara Corrêa, gerente-executiva de pós-vendas da Mitsubishi Motors no
Brasil.
DAF – Fernando Planca é o gerente de Comunicação e Marketing da DAF Caminhões. Ele substitui Rúbia Ribeiro, que seguiu para a Peterbilt – empresa do mesmo grupo – e que trabalhará no Texas, EUA.
MUSEU – O Centro
Cultural Movimento (CCM) abre para o público na próxima sexta-feira, 12, às 10 horas.
A aprazível Socorro, no interior paulista, acaba de dar mais um passo
importante para se tornar um centro histórico, turístico e cultural voltado ao
segmento de duas rodas. A cidade passa a abrigar o “Centro Cultural Movimento”,
um museu com acervo repleto de peças que resgatam a história da motocicleta e
da bicicleta no Brasil. Sediado na antiga estação ferroviária, os visitantes
poderão conferir de perto – em exposições permanentes e temporárias – inúmeros
modelos de motos e bikes lançadas no país ao longo dos últimos 120 anos.
Além
dos veículos, a maioria cedida por colecionadores e apoiadores do projeto, o
museu apresenta também uma infinidade de objetos, como fotografias antigas e
documentos originais, entre eles pedidos de patentes, propagandas e anúncios em
classificados. O acervo inclui ainda um espaço dedicado à história das
competições motociclísticas e ciclísticas no país. Lá os visitantes podem
acessar uma ala inteira com troféus, rever reportagens históricas, além de
conhecer as roupas e os equipamentos de pilotagem utilizados ao longo de mais
de um século. Aberto ao público de quarta a domingo, os ingressos custarão R$
20 e podem ser adquiridos na bilheteria do museu ou antecipadamente através do
site oficial.
NÁUTICA – A Armatti Yachts já está com a nova linha 2022 de embarcações. Quem visitar o São Paulo Boat Show, no São Paulo Expo, até amanhã, 9, poderá conhecer em primeira mão o projeto arquitetônico da novíssima 420 Fly, que já possui unidades vendidas no desenho, e tem previsão de entrega da primeira unidade para maio de 2022.
Segundo
a fabricante, o modelo traz como diferenciais ambientes externos que
privilegiam o contato com a natureza como um generoso flybridge (terceiro pavimento), que pode ser considerado um
verdadeiro terraço sobre as águas com amplo sofá, espreguiçadeiras, geleira e
segundo posto de comando.
“Trata-se
de um modelo que foi lançado em fevereiro, nunca antes apresentado ao público
em feira, e que já é um sucesso em vendas”, afirma o CEO da Armatti Yachts
Fernando Assinato.
PRÊMIO – Aconteceu, no último dia 3, a entrega do Prêmio Bombarco Baleia de Ouro 2021, às embarcações de destaque em seis categorias: diversão, família, família premium, luxo, iate e inovação. Os vencedores foram escolhidos por um corpo de jurados técnicos, do Brasil e exterior.
As
fabricantes Azov, Fibrafort, Flexboat e Okean receberam prêmios por suas
embarcações lançadas no país entre 2019 e 2021. Outra novidade foi a categoria
inédita “Excelência em Marinas” que teve como grande vencedora a Marina
Nacionais, de Guarujá, no litoral de São Paulo.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário