Nelson Tucci
O
Detran.SP anuncia uma estatística preocupante: jovens entre 18 e 24 anos são as
maiores vítimas do trânsito, totalizando 16% dos óbitos, uma situação que se
repete nas 16 regiões administrativas do estado de São Paulo. Este é um
levantamento exclusivo realizado pelo Infosiga, sistema do governo estadual
vinculado ao Detran.SP e pelo Programa Respeito à Vida, para lembrar o “Dia
Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito”, comemorado em 21 de novembro. A
data foi criada em 1993 pela organização Road Peace, do Reino Unido
Entre
janeiro de 2015 e outubro de 2021 foram registradas 5.990 mortes no trânsito
paulista entre os jovens nesta faixa etária. Se ampliarmos os limites de idade
para 18 a 34 anos, as fatalidades chegam a 13.300 casos, ou seja, 36% do total
de óbitos no estado (total de 36.870).
Se
analisado separado, o último mês de outubro apresentou 424 vítimas fatais nas
rodovias paulistas, contra 434 no mesmo período de 2020, mostrando queda de
2,3%. No acumulado entre janeiro e outubro de 2021 foram apontados 4.019 óbitos
em acidentes de trânsito no estado contra 4.010 casos no mesmo período de 2020
(+ 0,2%). “O governo do estado e o Detran.SP tem feito uma série de ações
educativas à população sobre a importância de conscientização no trânsito,
especialmente diante dessa estatística de que a maioria dos óbitos é de jovens
entre 18 e 24 anos. Respeitar as leis de trânsito e exercitar a cidadania é
fundamental para mudar essa realidade e salvar vidas”, comentou Neto
Mascellani, diretor- presidente do órgão de trânsito.
QUEDAS – No estado de São Paulo o intervalo entre janeiro e outubro de 2021, comparado com igual período de 2020, mostra que houve redução de 0,9% nos acidentes com automóveis (total de 986); recuo de 5,6% (270 casos) com ciclistas; e queda de 5,6% nas ocorrências com pedestres (total de 850). O crescimento (+4,5%) ficou somente com o meio de transporte “motos”, que vitimou 1.615 pessoas.
Já
na Região Metropolitana da Baixada Santista, no mesmo período acima indicado,
houve queda de 19% nos óbitos envolvendo motociclistas com 60 casos neste. Já
nas mortes entre ciclistas registrou-se redução de 10%, com 27 casos em 2021 e
30 em 2020. As ocorrências fatais com ocupantes de automóveis passaram de 30
casos para 27 neste ano (-10%). Em relação às ocorrências fatais com pedestres
foram apontados 46 casos contra 48 nos 10 meses de 2020 (-4%).
VENDAS – As vendas
financiadas de veículos em outubro deste ano somaram 480 mil unidades, entre
novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves,
motos e veículos pesados em todo o país, representa queda de 13,2% se comparado
a outubro de 2020, quando os financiamentos de veículos somaram 554 mil
unidades.
Os
financiamentos de autos leves registraram queda 18,3% se comparado ao mesmo mês
do ano passado. Já o segmento de veículos pesados registrou 8,1% de crescimento
nos financiamentos, em comparação a outubro do ano passado, com destaque para
os veículos pesados novos, que tiveram 20,4% de aumento no período.
O
segmento de motos também registrou alta, com 8,5% de aumento perante o ano
anterior, sendo que as vendas à crédito de motos usadas tiveram aumento de
26,4% e as motos novas foram responsáveis por 3,2% de crescimento nos
financiamentos.
“Assim
como no mês anterior, em outubro se repetiu a perda de ritmo dos
financiamentos, principalmente entre os autos leves novos. A queda pode ser
explicada pelo cenário macroeconômico, mas também pela escassez de componentes
e matérias-primas, como os semicondutores, no mundo inteiro”, avalia Tatiana
Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.
NOVOS+USADOS – No acumulado do ano (janeiro-outubro) as vendas de veículos financiados somaram 4,9 milhões de unidades, entre novos e usados, o que representa crescimento de 12,8% em relação ao ano de 2020 e equivale a 559 mil unidades financiadas a mais.
A
B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país,
que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia
em operações de crédito em todo o Brasil. Antiga Bovespa, a B3 S.A. (B3SA3) é
uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e
uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de
Bolsas de Valores.
LIDERANÇA – O retorno da produção na fábrica de Gravataí/RS, após cinco meses de paralisação por falta de semicondutores, já dá um novo fôlego para a GM. Segundo dados da Automotive Business, a montadora voltou a ter o modelo líder de vendas no país, o Onix , durante a primeira quinzena de novembro.
Com isto, a Fiat desceu para o segundo lugar do ranking quinzenal de novembro e a Volkswagen ficou na terceira colocação. A Hyundai é a quarta, no período.
PICAPES – Startup do
segmento automotivo que mais cresceu em 2021 e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a
Mobiauto realizou pesquisa em sua base de dados na última semana para verificar
o comportamento de preços das picapes compactas do Brasil. Criadas e
disseminadas praticamente só no mercado brasileiro, as “picapinhas” (derivadas
de hatchs compactos) são a “jabuticaba” que melhor distingue a indústria
automobilística brasileira dos demais polos fabricantes mundiais.
Recém-incorporada
ao menu corporativo do Banco Pan, a Mobiauto utilizou sua base de dados para
pesquisar unidades usadas e seminovas desses modelos no país, comparando as
cotações de preços entre outubro de 2021 e outubro de 2020. De acordo com a
análise, a conclusão é inequívoca: todas as “picapinhas”, com poucas exceções,
foram ótimos negócios nos últimos 12 meses.
De
uma lista total de 162 modelos e versões, vinculados a diversos anos (entre
2006 e 2020), 139 registraram uma valorização acima da média de mercado – o
mercado global de usados e seminovos no país teve uma valorização média de
23,5% no último ano. Para o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO
da Mobiauto, este mercado anda extremamente aquecido, como mostra o resultado
geral de percentuais de valorização: “Se você considerar que a média geral do
mercado foi de 23,5% de valorização, o segmento de picapes compactas viu seus
preços majorarem em 34,22%. Comprar uma picapinha usada, no Brasil, além dos
benefícios óbvios de utilização, é um ótimo negócio”.
ESTÁGIO – As inscrições
para o programa de estágio da General Motors seguem abertas até o dia 30
próximo, pelo site da companhia. A GM busca estudantes universitários que
queiram fazer parte do movimento de transformação da mobilidade, com a visão de
futuro zero acidente, zero emissão e zero congestionamento – destaca a empresa,
assinalando que há anos vem desenvolvendo ações de diversidade e inclusão.
"Estamos
à procura de uma nova geração de estagiários visionários para nos ajudar a
lançar iniciativas ousadas de engenharia e de negócios, e dar forma às novas
direções da companhia", afirma Matias Garcia, gerente de Talent Acquisition e membro do GMAble.
Programa abre vagas para as áreas ambiental, comercial, comunicação,
engenharias, RH, finanças, jurídica e secretariado.
TECNO – A General
Motors amplia sua estrutura de engenharia na América do Sul. A empresa
reforçará as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Tecnológico, sediado
no Brasil, o que permitirá expandir o leque de serviços e, consequentemente, as
oportunidades de negócio inclusive em outros mercados.
A
expansão da engenharia de produtos faz parte do já anunciado plano de
investimentos da companhia no país até meados da década. Aproximadamente 250
engenheiros de diversas especialidades serão contratados em áreas como
carroceria e estrutura, exterior, interior, chassis, motor, transmissão,
eletrônica, controladores, software e simulação virtual.
Os
novos contratados trabalharão no Centro Tecnológico em São Caetano do Sul/SP,
no Campo de Provas da Cruz Alta em Indaiatuba/SP, ou em um dos parceiros. Os
interessados podem se inscrever na sessão Trabalhe Conosco do site da Chevrolet
ou através do link nos posts do canal oficial da General Motors South America
no LinkedIn.
LANÇAMENTO – Nesta terça, 23, a Textofinal de Comunicação, assessoria da Kia no Brasil, conectará os jornalistas especializados com a campanha de lançamento do Kia Stonic, um SUV híbrido leve vendido na casa dos R$ 150 mil.
BOAT – Mesmo com a
pandemia, o São Paulo Boat Show, entendendo seu papel, nunca parou. A frase,
midiática, é do presidente do Grupo Náutica e idealizador do evento, Ernani
Paciornik. O evento recebeu 36 mil pessoas, em seis dias, registrando a geração
de R$ 300 milhões em negócios. A expectativa inicial era, para este ano,
retomar os resultados de 2019: R$ 220 milhões e venda de 215 embarcações. O
endinheirado público superou as estimativas.
Os
barcos luxuosos expostos chamaram a atenção de algumas das proclamadas
“celebridades”, como o cantor Luan Santana, que adquiriu lancha avaliada em
mais de R$ 1 milhão. Também deram um rolé por lá a cantora Mariana Rios, o
ex-jogador Emerson Sheik, o Neymar pai e Tamara Klink, filha de Amyr Klink,
recém-chegada ao Brasil, depois de passar três meses percorrendo o Atlântico,
sozinha, em barco à vela.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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