segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Feriadão pede mais atenção

Divulgação                           Concessionárias reforçam medidas preventivas

Nelson Tucci

Com a chegada do feriado da Independência, a concessionária SPMar realiza operação especial para atender aos viajantes nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas. Cálculo é que durante os cinco dias do feriado (entre 3 e 7 de setembro) deverão circular mais de 500 mil veículos.

Para ajudar os motoristas, a SPMar acionará todos os painéis de mensagens variáveis espalhados em 20 pontos estratégicos, que exibirão alertas a respeito dos cuidados necessários para uma viagem segura em meio à pandemia, como: “Previna-se contra o coronavírus, Evite aglomerações e Use máscara. Proteja sua vida e a dos outros.

Segundo o gerente de operações Fausto Antônio Cabral, as mensagens servem para relembrar aos usuários que esse não é momento de se descuidar: “Queremos reforçar as medidas preventivas para que todas as pessoas possam realizar sua viagem com a maior segurança possível. Sem esquecer que a pandemia não terminou e os cuidados devem ser mantidos a todo o momento”.


SOCORRO – Quem optar pelo trecho Sul ou Leste do Rodoanel, encontrará uma equipe operacional completa à disposição para qualquer eventualidade, com 21 viaturas, entre elas: 5 ambulâncias, 7 guinchos (5 leves e 2 pesados), 5 veículos de inspeção e supervisão de tráfego, 1 caminhão de combate a incêndio, 1 carro de resgate de animais e 1 munck.

Nas praças de pedágio, sempre que houver necessidade, a SPMar implantará Operação Papa-Fila com objetivo de agilizar a cobrança da tarifa. Já os veículos pesados com carga excedente sofrerão restrição e não poderão circular, nos Trecho Sul e Leste do Rodoanel, durante toda a operação feriado. A concessionária tem apoio da Artesp e da Polícia Militar Rodoviária.

Em caso de dúvida ou de atendimento na via, o usuário pode entrar em contato com a SPMar pelo 0800 774 88 77 ou por meio dos 192 telefones de emergências situados a cada quilometro da rodovia. Estes serviços são gratuitos e com funcionamento ininterrupto.


VALORIZAÇÃO – Desde o início de 2021, um conjunto de fatores tem impulsionado a valorização dos carros seminovos do país. Em uma ampla pesquisa em sua base de dados, a Mobiauto apurou que os 555 automóveis e comerciais leves das 13 principais marcas do país, modelos 2021, proporcionaram uma valorização média – entre janeiro e agosto deste ano – de 15,97%.

Das principais marcas do país, modelos da CAOA Chery, Ford, Renault, Peugeot e Citroën apontaram índices inferiores à média do mercado, e de acordo com o mesmo levantamento, os seminovos da Hyundai tiveram a maior alta (20,2%), seguidos de Honda, Toyota, Fiat, Nissan, Jeep, Volkswagen e Chevrolet.

“O levantamento é vital para o consumidor brasileiro, uma vez que a alta geral nas cotações dos seminovos pode causar certa ilusão. Você comprou o carro em janeiro por R$ 50 mil e, hoje, ele vale R$ 55 mil. Só que isso representa somente 10% de alta, enquanto o mercado total subiu cerca de 16%. A Mobiauto, de forma independente e sempre atenta a orientar o comprador, descobriu que 8 marcas, das 13, estão acima dessa média”, explica o consultor automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto.

Segue a lista das 13 marcas pesquisadas pela Mobiauto e seus respectivos índices de valorização entre janeiro e agosto de 2021:

Hyundai 20,20%

Honda 19,10%

Toyota 18,50%

Fiat 18,20%

Nissan 18,00%

Jeep 17,30%

Volkswagen 16,80%

Chevrolet 16,70%

CAOA/Chery 14,60%

Ford 13,60%

Renault 13,30%

Peugeot 10,90%

Citroën 10,40%


COMANDO – O BMW Group do Brasil anunciou, na semana, Otávio Rodacoswiski como diretor geral da fábrica em Araquari/SC, substituindo Mathias Hofmann, que se aposenta após quase 30 anos de empresa. O novo diretor assumiu dia 1º.

Com mais de 20 anos de experiência na indústria automotiva e na produção de motores, motocicletas e automóveis, o brasileiro Otávio, de 48 anos, é técnico em mecânica pelo Cefet-PR, formado em engenharia mecânica pelo Centro Universitário Positivo. Ele volta à fábrica de Araquari após dois anos, quando atuava como diretor da montagem e deixou o Brasil para assumir outras funções no BMW Group. Nesse período, atuou no setor de Production System Strategy, em Munique.


Divulgação           Mini Cooper S Top Piccadilly: produzidos na Inglaterra

LANÇAMENTO – A Mini lança no Brasil uma nova série especial, o Mini Cooper S Top Piccadilly, que chega em tiragem exclusiva. Inspirada na sofisticada região de Londres, a edição especial é oferecida para o carro em duas configurações: Mini Cooper S 3 Portas Top Piccadilly, versão que terá 40 unidades para o nosso mercado e tem preço de R$ 252.990, e Mini Cooper S 5 Portas Top Piccadilly, limitada a 20 unidades e oferecida por R$ 262.990. Os primeiros carros já começam a chegar à rede de concessionárias da marca e são produzidos na fábrica de Oxford, Inglaterra.

Tanto o Mini Cooper S 3 Portas Top Piccadilly como o Mini Cooper S 5 Portas Top Piccadilly vêm com motor 2.0 turbo de 192 cv e 280 Nm de torque a apenas 1.350 rpm, o que ajuda a garantir o desempenho esportivo esperado de todo Mini. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em curtos 6,7 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 235 km/h. A transmissão é automática de 7 marchas.


Divulgação                    Elétricos Nissan LEAF são testados pela PM

PILOTO – A Polícia Militar de São Paulo começa a testar dois veículos elétricos Nissan para patrulhamento. Duas unidades rodam na capital em um projeto-piloto, que traz pintura diferenciada.

Os policiais que o utilizam foram preparados para esta nova realidade e, na semana passada, receberam treinamento para conhecer mais sobre as características e melhores maneiras de conduzir um veículo elétrico.


VENDAS – A Nova S10 faz bonito no ranking de vendas. No mês de agosto, a picape da Chevrolet registrou seu melhor desempenho no ano ao emplacar 4.798 unidades, retomando a liderança do segmento.

O destaque é para o desempenho comercial da versão turbo diesel, que somou cerca de 4,5 mil unidades no último mês, um recorde histórico para a configuração ao longo dos 26 anos de trajetória da S10 no mercado brasileiro.

"Nos surpreendeu a excelente aceitação do consumidor pelas inovações incorporadas recentemente à toda linha S10. Ajuda a explicar a grande procura pelas versões a diesel o fato da maior disponibilidade do produto em meio à ascensão do agronegócio, além da longa tradição da Chevrolet em picapes", relata Rodrigo Fioco, diretor de marketing de produto da GM América do Sul.


MOTOBOYS – Com a pandemia, o serviço delivery tornou-se essencial e cresceu nos centros urbanos. Assim, os entregadores aumentaram a presença nas ruas, com a missão de levar alimentos e tudo que é necessário para milhares de pessoas que ficaram em casa por conta do distanciamento social. Logo, as motocicletas acabaram aumentando a quilometragem para atender o aumento da demanda.

Desta forma, o intervalo da troca de óleo também acabou sendo aumentado. E por conta disso a Valvoline preocupou-se em oferecer informação sobre o seu portfólio de produtos para duas rodas, com uma linha completa de lubrificantes semissintéticos proporcionando ampla cobertura da frota. Os produtos possuem as viscosidades 10W30, 10W40 e 20W50 para conferir desempenho, proteção e economia. Confira no site www.valvoline.com.br a característica de cada produto.


3º TURNO – Como o jornal Perspectiva noticiou na semana passada, a Toyota anunciou a produção em três turnos, a partir de janeiro de 2022, na planta de Sorocaba/SP. A iniciativa tem como objetivo aumentar a produção dos modelos Yaris, Etios (somente para exportação) e Corolla Cross atendendo à crescente demanda por esses produtos no Brasil e na América Latina. Com isto, espera-se a geração de 850 novos postos de trabalho.


SUSPENSÃO – Mas se há comemoração em uma montadora japonesa, sobra melancolia noutra. É que o Grupo Yamaha soltou a seguinte nota: “Considerando a situação adversa do cenário logístico internacional, causada pelos efeitos da pandemia pela variante delta do coronavírus na Ásia, e visando ajustar o fluxo do recebimento de insumos, o Grupo Yamaha suspenderá as atividades em algumas de suas linhas de produção de motocicletas e motores de popa, no período de 9 a 24 de setembro. Nas linhas afetadas, os colaboradores estarão em férias coletivas”.

E encerra, explicando que parte da produção, assim como as demais atividades operacionais das empresas do grupo no Brasil, permanecerão em regular atividade durante esse período.


CARBONO – A Gol tem novidade no ar. O voo G3 1862, que decolou em Recife às 13h40 do dia 1º de setembro, e pousou no arquipélago de Fernando de Noronha às 15h55, não foi apenas mais um voo operado com êxito pela companhia. Foi o primeiro voo carbono neutro do Brasil. Desde então todos os voos da Gol de ida e volta para a ilha, a partir de Recife, têm emissão neutra de carbono, uma iniciativa totalmente em linha com as práticas ambientais vigentes em Fernando de Noronha e arquitetadas com competência e entusiasmo pelo governo do estado de Pernambuco e pela administração da ilha. Além disso, a campanha #MeuVooCompensa, encabeçada pela companhia, reforça o propósito da Gol de se tornar uma referência em aviação sustentável no país.

Essa atitude inédita no Brasil nasce de uma parceria entre a Gol e a Moss, plataforma ambiental de créditos de carbono. Funciona desta forma: a Moss doa a todos os clientes da companhia e moradores da ilha que voam na rota Recife-Fernando de Noronha-Recife a compensação da pegada carbônica de suas viagens, neutralizando as emissões totais de carbono nos dois trechos. Assim, a pegada carbônica deixada nas duas viagens é automaticamente “apagada”, sem custo extra aos passageiros.

O primeiro voo carbono neutro do Brasil foi pilotado pelo comandante Pedro Scorza, que é também o assessor de projetos ambientais da Gol. Em speech feito a bordo, durante o trajeto, disse Scorza: “Vocês são os primeiros clientes do primeiro voo brasileiro carbono neutro. A Gol, em parceria com a Moss, está compensando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes da operação do nosso voo, transformando a experiência de vocês nessa etapa, seja na ida ou seja na volta, em uma experiência de impacto neutro na mudança climática e nas emissões”.

Ao final da viagem, após o pouso em Fernando de Noronha, todos os passageiros foram presenteados com um certificado “verde” pela compensação individual de carbono. Em papel semente, o certificado germina se depositado em terra úmida, um estímulo ao cuidado com o meio ambiente. No voo, foi distribuída água em lata aos passageiros que a solicitaram, em um serviço de bordo condizente com a proibição do uso de recipientes plásticos de pequeno tamanho em Noronha, favorecendo a reciclagem de resíduos.


AMBIENTE – As Empresas Randon estabeleceram metas importantes para contribuir com a preservação do meio ambiente. Para 2025, a organização brasileira pretende zerar a disposição de resíduos em aterros industriais e o lançamento de efluentes, e até 2030, diminuir em 40% a emissão de gases de efeito estufa, além do desenvolvimento de ações com base em economia circular.

Durante o BW Works Ambição ESG Empresas Randon, promovido pelo Movimento BW, iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), em 2 de setembro, o diretor de Excelência Operacional e Tecnologia Industrial das Empresas Randon, Bernardo Bregoli Soares, explicou que o compromisso com o meio ambiente é um dos cinco pilares desenvolvidos pela companhia no aspecto ESG. Os demais pilares são a condução ética e responsável, a excelência e segurança como um valor, a prosperidade para todos, e inovação sustentável. Cada um dos pilares conversa com o pacto global, no qual a companhia é signatária.

Na área de gestão ambiental, as Empresas Randon já investiram R$ 8,6 milhões, com resultados expressivos, como por exemplo, a ampliação do reuso de água para 58,8%; a recuperação de 1,5 tonelada de materiais com logística reversa; a reciclagem de 65,4% dos resíduos gerados na operação; o uso de materiais provenientes da reciclagem de 37%; e a destinação sustentável de 77% dos resíduos. “Possuímos empresas próprias de fundição, o que significa que toda sucata metálica retorna ao processo produtivo, fechando o ciclo das operações”, pontuou Soares, acrescentando existirem projetos para autoprodução de energia, compra de energia renovável e aumento da eficiência produtiva por meio da otimização de processos de aquecimento industrial.


Divulgação              Modelo RAM é presença garantida junto a este público

EXPOSIÇÃO – Além da Rede de Concessionárias espalhadas pelo país, os carros da Stellantis também poderão ser vistos em uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. É que as marcas Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën estarão presentes na 44° edição da Expointer, que acontece até o próximo 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Os produtores rurais poderão conhecer e adquirir veículos das marcas e pagar em grãos de soja, milho, trigo e arroz, através de operações de barter trade.

As marcas vão apresentar a diversidade de seus portfólios de produtos. Até mesmo o recém-lançado Fiat 500 elétrico será uma das atrações da feira. Além dele, outro novo membro da família também poderá ser conhecido: o Jeep Commander será apresentado por meio de realidade virtual.

Os visitantes poderão ver de perto, ao todo, 34 veículos da empresa, expostos em três estandes. Além disso, também poderão conhecer em detalhes as novidades tecnológicas e serviços conectados da Fiat, com o Connect////Me, e a plataforma Adventure Intelligence, da Jeep.


Divulgação                       Mais autonomia, além de muito conforto 

MOTORHOME – A Estrella Mobil, fabricante de veículos recreativos personalizados, criou o primeiro motorhome 100% autônomo do país. Isso quer dizer que o veículo tem capacidade para oferecer muito conforto com energia elétrica, ar-condicionado, água quente de forma ininterrupta – sem depender de nenhuma fonte de energia externa.

O kit star light pode ser instalado em qualquer modelo de motorhome ou nos modelos de expedição da Estrella Mobil. “Esta solução foi criada a partir de sugestões de clientes que precisavam de autonomia completa aliada à praticidade e ao conforto durante longas viagens, principalmente em certas regiões do norte e do nordeste, em que o acesso à energia elétrica é precário. Depois de muita pesquisa, estudos e testes, conseguimos criar esse kit”, explica Julio Lemos, fundador da Estrella Mobil.

Diferente dos motorhomes convencionais, que utilizam o alternador do veículo localizado no motor para produção de energia, o kit star light possui duas fontes distintas de geração de energia: o primeiro por meio de energia solar que gera até 1.200 watts de potência e o segundo por meio de solução criada unicamente no Brasil que utiliza um novo equipamento acoplado ao veículo gerando energia exclusivamente para a casa do motorhome.


Divulgação               Vanessa Pilz, da Reiter Log: carteira diversificada

FROTA – A Reiter Log adquiriu 124 caminhões movidos a gás (natural e/ou biometano) da Scania e entra para o seleto grupo de maiores frotas desta solução alternativa ao diesel do Brasil. A transportadora, de Nova Santa Rita/RS, investirá mais de R$ 100 milhões neste negócio e inicia um novo posicionamento que traz a sustentabilidade como prioridade com a aplicação do conceito ESG (Environmental, Social and Governance) na gestão da empresa e nas soluções em logística, que serão oferecidas aos seus clientes. As entregas dos modelos R 410 foram planejadas para começar no último trimestre de 2021 e serem concluídas ao longo do primeiro semestre de 2022. A Casa Scania Suvesa é a responsável pelo suporte ao cliente.

A Scania segue liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Globalmente, avança no compromisso de reduzir 50% do CO2 gerado em todas as operações e de 20% no nível de emissão de seus próprios produtos com objetivos baseados na ciência (SBT – Science Based Target), ambas até 2025.

A Reiter Log passa a ter uma das maiores frotas a gás do Brasil e a mais ampla da região Sul. “Passamos a negociar de outra forma com a frota mais sustentável. Estamos com diversas transações em andamento e oferecendo a clientes do portfólio, a novos e também recebendo demandas. Temos uma carteira bem diversificada de clientes de todos os tamanhos, pois atuamos tanto na carga lotação quanto no fracionado. Desde grandes multinacionais, com matrizes seguindo metas de redução de emissões dos pactos globais e ESG, e que representam mais da metade dos contratos, até embarcadores nacionais já valorizando este novo frete”, explica Vanessa Pilz, diretora comercial e de ESG da Reiter Log.


TROCA – A General Motors se apressou em anunciar o substituto de Carlos Zarlenga à frente de sua operação na América do Sul. Santiago Chamorro é o novo presidente. Ele, que já passou pelo Brasil (entre 2013 e 2016), volta ao Brasil mas agora como presidente continental e não só no país.

Steve Kierfer, vice-presidente sênior da GM e presidente da GM Internacional, disse que Chamorro assume a função “com a prioridade de liderar a implementação de investimentos-chave para o futuro das operações da GM na América do Sul, bem como aumentar a produção conforme a indústria supera a escassez global de semicondutores e a pandemia de covid-19”. Para o Brasil, estão previstos investimentos de R$ 10 bilhões para os próximos cinco anos.


Bruno Kotaka/Divulgação       Filipe Pitz, Vilfredo Schurmann e Fabiano Zucco

NÁUTICA – A Família Schurmann partiu de Balneário Camboriú/SC para mais uma aventura pelos mares do mundo na tarde do último domingo. A saída do litoral catarinense aconteceu seguindo rigoroso protocolo de testagem e segurança contra a covid-19, e contou com o apoio da construtora e incorporadora PZ Empreendimentos.

A bordo do veleiro Kat, o capitão Vilfredo e a esposa Heloísa, ao lado dos filhos Pierre, David e Wilhelm Schurmann, além da tripulação (Alan, Jefferson, Erica e Carmina), deram início à expedição “Voz dos Oceanos”, que passará por 60 destinos em dois anos, entre o Brasil e Nova Zelândia, com o foco em alertar sobre a invasão de plásticos no mar, combater a poluição dos oceanos e buscar soluções inovadoras para melhorar esse cenário. A iniciativa tem o apoio global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e envolverá cientistas, ambientalistas, empreendedores, iniciativa privada, ONGs e gestores públicos.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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