Nelson Tucci
Com
a chegada do feriado da Independência, a concessionária SPMar realiza operação
especial para atender aos viajantes nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario
Covas. Cálculo é que durante os cinco dias do feriado (entre 3 e 7 de setembro)
deverão circular mais de 500 mil veículos.
Para
ajudar os motoristas, a SPMar acionará todos os painéis de mensagens variáveis espalhados
em 20 pontos estratégicos, que exibirão alertas a respeito dos cuidados
necessários para uma viagem segura em meio à pandemia, como: “Previna-se contra
o coronavírus”, “Evite aglomerações”
e “Use máscara. Proteja
sua vida e a dos outros.
Segundo
o gerente de operações Fausto Antônio Cabral, as mensagens servem para
relembrar aos usuários que esse não é momento de se descuidar: “Queremos
reforçar as medidas preventivas para que todas as pessoas possam realizar sua
viagem com a maior segurança possível. Sem esquecer que a pandemia não terminou
e os cuidados devem ser mantidos a todo o momento”.
SOCORRO – Quem optar pelo trecho Sul ou Leste do Rodoanel, encontrará uma equipe operacional completa à disposição para qualquer eventualidade, com 21 viaturas, entre elas: 5 ambulâncias, 7 guinchos (5 leves e 2 pesados), 5 veículos de inspeção e supervisão de tráfego, 1 caminhão de combate a incêndio, 1 carro de resgate de animais e 1 munck.
Nas
praças de pedágio, sempre que houver necessidade, a SPMar implantará Operação
Papa-Fila com objetivo de agilizar a cobrança da tarifa. Já os veículos pesados
com carga excedente sofrerão restrição e não poderão circular, nos Trecho Sul e
Leste do Rodoanel, durante toda a operação feriado. A concessionária tem apoio
da Artesp e da Polícia Militar Rodoviária.
Em
caso de dúvida ou de atendimento na via, o usuário pode entrar em contato com a
SPMar pelo 0800 774 88 77 ou por meio dos 192 telefones de emergências situados
a cada quilometro da rodovia. Estes serviços são gratuitos e com funcionamento
ininterrupto.
VALORIZAÇÃO – Desde o início de 2021, um conjunto de fatores tem impulsionado a valorização dos carros seminovos do país. Em uma ampla pesquisa em sua base de dados, a Mobiauto apurou que os 555 automóveis e comerciais leves das 13 principais marcas do país, modelos 2021, proporcionaram uma valorização média – entre janeiro e agosto deste ano – de 15,97%.
Das
principais marcas do país, modelos da CAOA Chery, Ford, Renault, Peugeot e
Citroën apontaram índices inferiores à média do mercado, e de acordo com o
mesmo levantamento, os seminovos da Hyundai tiveram a maior alta (20,2%),
seguidos de Honda, Toyota, Fiat, Nissan, Jeep, Volkswagen e Chevrolet.
“O
levantamento é vital para o consumidor brasileiro, uma vez que a alta geral nas
cotações dos seminovos pode causar certa ilusão. Você comprou o carro em
janeiro por R$ 50 mil e, hoje, ele vale R$ 55 mil. Só que isso representa
somente 10% de alta, enquanto o mercado total subiu cerca de 16%. A Mobiauto,
de forma independente e sempre atenta a orientar o comprador, descobriu que 8
marcas, das 13, estão acima dessa média”, explica o consultor automotivo Sant
Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto.
Segue
a lista das 13 marcas pesquisadas pela Mobiauto e seus respectivos índices de
valorização entre janeiro e agosto de 2021:
Hyundai
20,20%
Honda
19,10%
Toyota
18,50%
Fiat
18,20%
Nissan
18,00%
Jeep
17,30%
Volkswagen
16,80%
Chevrolet
16,70%
CAOA/Chery
14,60%
Ford
13,60%
Renault
13,30%
Peugeot
10,90%
Citroën
10,40%
COMANDO – O BMW Group do Brasil anunciou, na semana, Otávio Rodacoswiski como diretor geral da fábrica em Araquari/SC, substituindo Mathias Hofmann, que se aposenta após quase 30 anos de empresa. O novo diretor assumiu dia 1º.
Com
mais de 20 anos de experiência na indústria automotiva e na produção de
motores, motocicletas e automóveis, o brasileiro Otávio, de 48 anos, é técnico
em mecânica pelo Cefet-PR, formado em engenharia mecânica pelo Centro
Universitário Positivo. Ele volta à fábrica de Araquari após dois anos, quando
atuava como diretor da montagem e deixou o Brasil para assumir outras funções
no BMW Group. Nesse período, atuou no setor de Production System Strategy, em
Munique.
LANÇAMENTO – A Mini lança
no Brasil uma nova série especial, o Mini Cooper S Top Piccadilly, que chega em
tiragem exclusiva. Inspirada na sofisticada região de Londres, a edição
especial é oferecida para o carro em duas configurações: Mini Cooper S 3 Portas
Top Piccadilly, versão que terá 40 unidades para o nosso mercado e tem preço de
R$ 252.990, e Mini Cooper S 5 Portas Top Piccadilly, limitada a 20 unidades e
oferecida por R$ 262.990. Os primeiros carros já começam a chegar à rede de
concessionárias da marca e são produzidos na fábrica de Oxford, Inglaterra.
Tanto
o Mini Cooper S 3 Portas Top Piccadilly como o Mini Cooper S 5 Portas Top
Piccadilly vêm com motor 2.0 turbo de 192 cv e 280 Nm de torque a apenas 1.350
rpm, o que ajuda a garantir o desempenho esportivo esperado de todo Mini. A
aceleração de zero a 100 km/h é feita em curtos 6,7 segundos, enquanto a
velocidade máxima chega a 235 km/h. A transmissão é automática de 7 marchas.
PILOTO – A Polícia
Militar de São Paulo começa a testar dois veículos elétricos Nissan para
patrulhamento. Duas unidades rodam na capital em um projeto-piloto, que traz
pintura diferenciada.
Os
policiais que o utilizam foram preparados para esta nova realidade e, na semana
passada, receberam treinamento para conhecer mais sobre as características e
melhores maneiras de conduzir um veículo elétrico.
VENDAS – A Nova S10 faz bonito no ranking de vendas. No mês de agosto, a picape da Chevrolet registrou seu melhor desempenho no ano ao emplacar 4.798 unidades, retomando a liderança do segmento.
O
destaque é para o desempenho comercial da versão turbo diesel, que somou cerca
de 4,5 mil unidades no último mês, um recorde histórico para a configuração ao
longo dos 26 anos de trajetória da S10 no mercado brasileiro.
"Nos
surpreendeu a excelente aceitação do consumidor pelas inovações incorporadas
recentemente à toda linha S10. Ajuda a explicar a grande procura pelas versões
a diesel o fato da maior disponibilidade do produto em meio à ascensão do
agronegócio, além da longa tradição da Chevrolet em picapes", relata
Rodrigo Fioco, diretor de marketing de produto da GM América do Sul.
MOTOBOYS – Com a pandemia, o serviço delivery tornou-se essencial e cresceu nos centros urbanos. Assim, os entregadores aumentaram a presença nas ruas, com a missão de levar alimentos e tudo que é necessário para milhares de pessoas que ficaram em casa por conta do distanciamento social. Logo, as motocicletas acabaram aumentando a quilometragem para atender o aumento da demanda.
Desta
forma, o intervalo da troca de óleo também acabou sendo aumentado. E por conta
disso a Valvoline preocupou-se em oferecer informação sobre o seu portfólio de
produtos para duas rodas, com uma linha completa de lubrificantes
semissintéticos proporcionando ampla cobertura da frota. Os produtos possuem as
viscosidades 10W30, 10W40 e 20W50 para conferir desempenho, proteção e
economia. Confira no site www.valvoline.com.br
a característica de cada produto.
3º TURNO – Como o jornal Perspectiva noticiou na semana passada, a Toyota anunciou a produção em três turnos, a partir de janeiro de 2022, na planta de Sorocaba/SP. A iniciativa tem como objetivo aumentar a produção dos modelos Yaris, Etios (somente para exportação) e Corolla Cross atendendo à crescente demanda por esses produtos no Brasil e na América Latina. Com isto, espera-se a geração de 850 novos postos de trabalho.
SUSPENSÃO – Mas se há comemoração em uma montadora japonesa, sobra melancolia noutra. É que o Grupo Yamaha soltou a seguinte nota: “Considerando a situação adversa do cenário logístico internacional, causada pelos efeitos da pandemia pela variante delta do coronavírus na Ásia, e visando ajustar o fluxo do recebimento de insumos, o Grupo Yamaha suspenderá as atividades em algumas de suas linhas de produção de motocicletas e motores de popa, no período de 9 a 24 de setembro. Nas linhas afetadas, os colaboradores estarão em férias coletivas”.
E
encerra, explicando que parte da produção, assim como as demais atividades
operacionais das empresas do grupo no Brasil, permanecerão em regular atividade
durante esse período.
CARBONO – A Gol tem novidade no ar. O voo G3 1862, que decolou em Recife às 13h40 do dia 1º de setembro, e pousou no arquipélago de Fernando de Noronha às 15h55, não foi apenas mais um voo operado com êxito pela companhia. Foi o primeiro voo carbono neutro do Brasil. Desde então todos os voos da Gol de ida e volta para a ilha, a partir de Recife, têm emissão neutra de carbono, uma iniciativa totalmente em linha com as práticas ambientais vigentes em Fernando de Noronha e arquitetadas com competência e entusiasmo pelo governo do estado de Pernambuco e pela administração da ilha. Além disso, a campanha #MeuVooCompensa, encabeçada pela companhia, reforça o propósito da Gol de se tornar uma referência em aviação sustentável no país.
Essa
atitude inédita no Brasil nasce de uma parceria entre a Gol e a Moss, plataforma
ambiental de créditos de carbono. Funciona desta forma: a Moss doa a todos os clientes
da companhia e moradores da ilha que voam na rota Recife-Fernando de
Noronha-Recife a compensação da pegada carbônica de suas viagens, neutralizando
as emissões totais de carbono nos dois trechos. Assim, a pegada carbônica
deixada nas duas viagens é automaticamente “apagada”, sem custo extra aos
passageiros.
O
primeiro voo carbono neutro do Brasil foi pilotado pelo comandante Pedro
Scorza, que é também o assessor de projetos ambientais da Gol. Em speech feito
a bordo, durante o trajeto, disse Scorza: “Vocês são os primeiros clientes do
primeiro voo brasileiro carbono neutro. A Gol, em parceria com a Moss, está
compensando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes da
operação do nosso voo, transformando a experiência de vocês nessa etapa, seja
na ida ou seja na volta, em uma experiência de impacto neutro na mudança
climática e nas emissões”.
Ao
final da viagem, após o pouso em Fernando de Noronha, todos os passageiros
foram presenteados com um certificado “verde” pela compensação individual de carbono.
Em papel semente, o certificado germina se depositado em terra úmida, um
estímulo ao cuidado com o meio ambiente. No voo, foi distribuída água em lata
aos passageiros que a solicitaram, em um serviço de bordo condizente com a
proibição do uso de recipientes plásticos de pequeno tamanho em Noronha,
favorecendo a reciclagem de resíduos.
AMBIENTE – As Empresas Randon estabeleceram metas importantes para contribuir com a preservação do meio ambiente. Para 2025, a organização brasileira pretende zerar a disposição de resíduos em aterros industriais e o lançamento de efluentes, e até 2030, diminuir em 40% a emissão de gases de efeito estufa, além do desenvolvimento de ações com base em economia circular.
Durante
o BW Works Ambição ESG Empresas Randon, promovido pelo Movimento BW, iniciativa
da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema),
em 2 de setembro, o diretor de Excelência Operacional e Tecnologia Industrial
das Empresas Randon, Bernardo Bregoli Soares, explicou que o compromisso com o
meio ambiente é um dos cinco pilares desenvolvidos pela companhia no aspecto
ESG. Os demais pilares são a condução ética e responsável, a excelência e
segurança como um valor, a prosperidade para todos, e inovação sustentável.
Cada um dos pilares conversa com o pacto global, no qual a companhia é
signatária.
Na
área de gestão ambiental, as Empresas Randon já investiram R$ 8,6 milhões, com
resultados expressivos, como por exemplo, a ampliação do reuso de água para
58,8%; a recuperação de 1,5 tonelada de materiais com logística reversa; a
reciclagem de 65,4% dos resíduos gerados na operação; o uso de materiais
provenientes da reciclagem de 37%; e a destinação sustentável de 77% dos
resíduos. “Possuímos empresas próprias de fundição, o que significa que toda
sucata metálica retorna ao processo produtivo, fechando o ciclo das operações”,
pontuou Soares, acrescentando existirem projetos para autoprodução de energia,
compra de energia renovável e aumento da eficiência produtiva por meio da
otimização de processos de aquecimento industrial.
EXPOSIÇÃO – Além da Rede
de Concessionárias espalhadas pelo país, os carros da Stellantis também poderão
ser vistos em uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. É que as
marcas Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën estarão presentes na 44° edição da
Expointer, que acontece até o próximo 12 de setembro no Parque de Exposições
Assis Brasil, em Esteio/RS. Os produtores rurais poderão conhecer e adquirir
veículos das marcas e pagar em grãos de soja, milho, trigo e arroz, através de
operações de barter trade.
As
marcas vão apresentar a diversidade de seus portfólios de produtos. Até mesmo o
recém-lançado Fiat 500 elétrico será uma das atrações da feira. Além dele,
outro novo membro da família também poderá ser conhecido: o Jeep Commander será
apresentado por meio de realidade virtual.
Os
visitantes poderão ver de perto, ao todo, 34 veículos da empresa, expostos em
três estandes. Além disso, também poderão conhecer em detalhes as novidades
tecnológicas e serviços conectados da Fiat, com o Connect////Me, e a plataforma
Adventure Intelligence, da Jeep.
MOTORHOME – A Estrella
Mobil, fabricante de veículos recreativos personalizados, criou o primeiro
motorhome 100% autônomo do país. Isso quer dizer que o veículo tem capacidade
para oferecer muito conforto com energia elétrica, ar-condicionado, água quente
de forma ininterrupta – sem depender de nenhuma fonte de energia externa.
O
kit star light pode ser instalado em qualquer modelo de motorhome ou nos
modelos de expedição da Estrella Mobil. “Esta solução foi criada a partir de
sugestões de clientes que precisavam de autonomia completa aliada à praticidade
e ao conforto durante longas viagens, principalmente em certas regiões do norte
e do nordeste, em que o acesso à energia elétrica é precário. Depois de muita
pesquisa, estudos e testes, conseguimos criar esse kit”, explica Julio Lemos,
fundador da Estrella Mobil.
Diferente
dos motorhomes convencionais, que utilizam o alternador do veículo localizado
no motor para produção de energia, o kit star light possui duas fontes
distintas de geração de energia: o primeiro por meio de energia solar que gera
até 1.200 watts de potência e o segundo por meio de solução criada unicamente
no Brasil que utiliza um novo equipamento acoplado ao veículo gerando energia
exclusivamente para a casa do motorhome.
FROTA – A Reiter Log
adquiriu 124 caminhões movidos a gás (natural e/ou biometano) da Scania e entra
para o seleto grupo de maiores frotas desta solução alternativa ao diesel do
Brasil. A transportadora, de Nova Santa Rita/RS, investirá mais de R$ 100
milhões neste negócio e inicia um novo posicionamento que traz a
sustentabilidade como prioridade com a aplicação do conceito ESG (Environmental, Social and Governance) na
gestão da empresa e nas soluções em logística, que serão oferecidas aos seus
clientes. As entregas dos modelos R 410 foram planejadas para começar no último
trimestre de 2021 e serem concluídas ao longo do primeiro semestre de 2022. A
Casa Scania Suvesa é a responsável pelo suporte ao cliente.
A
Scania segue liderando a transição para um sistema de transporte mais
sustentável. Globalmente, avança no compromisso de reduzir 50% do CO2 gerado em
todas as operações e de 20% no nível de emissão de seus próprios produtos com
objetivos baseados na ciência (SBT – Science
Based Target), ambas até 2025.
A
Reiter Log passa a ter uma das maiores frotas a gás do Brasil e a mais ampla da
região Sul. “Passamos a negociar de outra forma com a frota mais sustentável.
Estamos com diversas transações em andamento e oferecendo a clientes do
portfólio, a novos e também recebendo demandas. Temos uma carteira bem
diversificada de clientes de todos os tamanhos, pois atuamos tanto na carga
lotação quanto no fracionado. Desde grandes multinacionais, com matrizes
seguindo metas de redução de emissões dos pactos globais e ESG, e que
representam mais da metade dos contratos, até embarcadores nacionais já
valorizando este novo frete”, explica Vanessa Pilz, diretora comercial e de ESG
da Reiter Log.
TROCA – A General Motors se apressou em anunciar o substituto de Carlos Zarlenga à frente de sua operação na América do Sul. Santiago Chamorro é o novo presidente. Ele, que já passou pelo Brasil (entre 2013 e 2016), volta ao Brasil mas agora como presidente continental e não só no país.
Steve
Kierfer, vice-presidente sênior da GM e presidente da GM Internacional, disse
que Chamorro assume a função “com a prioridade de liderar a implementação de
investimentos-chave para o futuro das operações da GM na América do Sul, bem
como aumentar a produção conforme a indústria supera a escassez global de
semicondutores e a pandemia de covid-19”. Para o Brasil, estão previstos
investimentos de R$ 10 bilhões para os próximos cinco anos.
NÁUTICA – A Família
Schurmann partiu de Balneário Camboriú/SC para mais uma aventura pelos mares do
mundo na tarde do último domingo. A saída do litoral catarinense aconteceu
seguindo rigoroso protocolo de testagem e segurança contra a covid-19, e contou
com o apoio da construtora e incorporadora PZ Empreendimentos.
A
bordo do veleiro Kat, o capitão Vilfredo e a esposa Heloísa, ao lado dos filhos
Pierre, David e Wilhelm Schurmann, além da tripulação (Alan, Jefferson, Erica e
Carmina), deram início à expedição “Voz dos Oceanos”, que passará por 60
destinos em dois anos, entre o Brasil e Nova Zelândia, com o foco em alertar
sobre a invasão de plásticos no mar, combater a poluição dos oceanos e buscar
soluções inovadoras para melhorar esse cenário. A iniciativa tem o apoio global
do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e envolverá
cientistas, ambientalistas, empreendedores, iniciativa privada, ONGs e gestores
públicos.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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