segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Mercado de usados em alta

Divulgação       O financiamento também aumentou e o de novos recuou

Nelson Tucci

Enquanto o Brasil – e o mundo – patina com a questão dos semicondutores, não obstante os fortes arroubos beligerantes entre os Poderes da República, os veículos usados vão se destacando no mercado de compra e venda. No primeiro semestre a venda dos (também) chamados seminovos registrou alta de 54,7%, comparado com igual período do ano passado. O financiamento de usados também aumentou e o de novos recuou (veja matéria mais abaixo).

"O mercado de seminovos é seis vezes maior que o mercado de veículos zero quilômetro e o Brasil é um país com muito potencial para crescimento em tecnologia e digitalização do setor. Hoje, podemos notar muitos sites de classificados, mas poucas ferramentas que simplifiquem esse processo", destaca Matías Fernández Barrio, fundador da Karvi, marketplace que conecta concessionárias e compradores de carros.

Mas como é preciso fugir dos “micos” na hora de comprar um usado, a empresa criou o Karvi Certificados, iniciativa que garante qualidade com inspeção mecânica de 280 itens e a garantia estendida de um ano. Segundo o CEO da startup, existem mais de 40 mil varejistas no segmento “e a maior parte não está pronta para atender o novo consumidor que busca comprar online. Nosso objetivo é auxiliar na venda, facilitando e credibilizando o vendedor, além de garantir qualidade ao usuário".


LOCAÇÃO – O segmento de locação também vai indo bem. Inclusive no campo. De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o agro também já divide, com o setor público, a liderança na demanda por aluguel de veículos em Goiás.

Conforme estatísticas reveladas pela associação, com origem no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e publicadas no Anuário Brasileiro do Setor de Locação Veículos, os modelos mais procurados para as atividades ligadas ao agronegócio (que já responde por mais de um quinto do PIB brasileiro) são as picapes leves e pesadas. Juntas, essas duas categorias representam um terço de toda a frota do setor de locação no estado produtor de Goiás, com 1.435 unidades.

O diretor da associação em Goiás, Adriano Donzelli, aponta que aproximadamente 70% da frota das locadoras locais "já estão voltadas para a terceirização, que é o aluguel de longa duração para pessoas jurídicas e órgãos públicos". Ainda com base nas mais recentes estatísticas da ABLA, o estado conta com 251 locadoras ativas e uma frota total de mais de quatro mil automóveis e comerciais leves.


DESÂNIMO – O presidente da Anfavea (associação das montadoras) esteve longe de mostrar ânimo com o setor, no último dia 8, em coletiva à imprensa especializada. Segundo ele, 11 fábricas foram paralisadas no mês passado e a somatória de problemas, que vêm se acumulando durante a pandemia, permite à entidade projetar uma perda de até 280 mil veículos neste ano.

A alta da inflação (com subida dos juros), falta de componentes e a guerra política no país não recomendam às montadoras desenvolver novos projetos, tampouco apresentar os que estão em andamento às respectivas matrizes no exterior.

Agosto registrou a venda de 172,8 unidades automotoras, sendo este o pior agosto desde 2005! A queda é de 1,5% sobre julho último e de 5,8% sobre agosto de 2020.


IMPORTADOS – As 11 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), anotaram em agosto queda em suas vendas de 5,4% ante julho, quando foram comercializadas 7.397 unidades. No mês passado foram feitos licenciamentos de 7.001 unidades, das quais 2.188 importadas e 4.813 veículos de produção nacional.

Na importação, as 2.188 unidades vendidas significaram redução de 14,4% ante as 2.555 unidades de julho de 2021 e de 19,2% ante agosto de 2020; enquanto na produção nacional – com 4.813 unidades – a queda de vendas foi de 0,6% ante as 4.842 unidades do mês anterior e alta de 74,4%% em relação a agosto de 2020.

Para João Henrique Oliveira, presidente da entidade, os resultados comerciais das associadas poderiam ter sido melhores em agosto: “Ainda persistem a forte influência do câmbio e a falta de vários produtos de nossas marcas, por conta do abastecimento instável de insumos”. Em agosto, a participação das associadas à Abeifa foi de 4,42% do mercado total de autos e comerciais leves.


FINANCIADOS – As vendas financiadas de veículos em agosto somaram 527 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa aumento de 4,6% se comparado a agosto de 2020, quando os financiamentos de veículos somaram 504 mil unidades.

Os financiamentos de veículos usados registraram aumento de 9,7%, enquanto os financiamentos de veículos novos tiveram queda de 6,4%, se comparado ao mesmo mês do ano passado, seguindo o reflexo da redução das vendas ainda afetada pela escassez mundial de semicondutores. No segmento de autos leves, a redução nas vendas a crédito de veículos novos foi ainda maior, queda de 19,7% em relação a agosto de 2020

Já o segmento de veículos pesados registrou 31,6% de aumento nos financiamentos, em comparação a agosto do ano passado, com relevante crescimento para os veículos novos, aumento de 55,1% no período.


AUTOMEC – A plataforma Automec 365, criada neste ano pela Reed Exhibitions (RX), organizadora da Automec, contou na semana que passou com vários representantes da indústria e das entidades do setor que trataram dos temas mais relevantes do atual cenário do aftermarket automotivo. A RX também confirmou a realização da Automec presencial no período de 09 a 13 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.


Divulgação                                           Interligação CPTM com aeroporto

GRU – A Marcopolo Rail, divisão da Marcopolo focada no desenvolvimento de novos modais sobre trilhos, fornecerá people movers para o Consórcio AeroGRU, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA. O consórcio é responsável pelo projeto de transporte de passageiros da linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. A proposta comercial de fornecimento dos veículos foi validada entre a companhia e o consórcio este mês.

O termo aditivo para construção do Trem de Acesso ao Aeroporto de Guarulhos – Airport People Mover – foi assinado no dia 8, marcando o início das obras de construção do sistema. Serão três composições de dois carros, conhecidos tecnicamente como Automated People Movers (ATM), fabricados e integrados pela Marcopolo Rail. O sistema terá funcionamento autônomo (driveless) e fará um trajeto de 2,6 quilômetros entre a estação ferroviária e o aeroporto. O percurso prevê quatro paradas (estação CPTM, terminal 1, terminal 2 e terminal 3) e, de acordo com o projeto, poderá ser percorrido em seis minutos.

"Com essa iniciativa, ampliamos a nossa atuação no país e reforçamos nossa estratégia de parcerias. Acreditamos fortemente no potencial do metroferroviário brasileiro, que tem condições de avançar nos deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto, além apresentar diversas vantagens na relação custo versus benefício no médio prazo", afirma Petras Amaral, da Marcopolo Rail.


RECICLA – A Nissan Motor e a Universidade de Waseda anunciaram o início dos testes de um processo de reciclagem desenvolvido em conjunto, no Japão, que recupera, de forma eficiente, compostos de terras raras altamente puros a partir dos ímãs de motores elétricos. Os testes têm como objetivo permitir a aplicação prática do novo processo em meados dos anos 2022.

A indústria automotiva está promovendo a eletrificação dos veículos para lidar com as mudanças climáticas e desenvolver uma sociedade de carbono neutro. Muitos motores de veículos elétricos utilizam ímãs de neodímio, que contêm os escassos metais de terras raras, como neodímio e disprósio. É importante reduzir o uso das escassas terras raras, não apenas devido ao impacto ambiental dos processos de mineração e refino, mas também porque os desequilíbrios entre oferta e demanda ocasionam flutuações de preços, tanto para fabricantes como consumidores.

Para utilizar recursos ao mesmo tempo limitados e valiosos de forma mais eficiente, desde 2010 a Nissan tem trabalhado – a partir da fase de projeto – para reduzir a quantidade de metais de terras raras (REE, na sigla em inglês) nos ímãs de seus motores.


Divulgação                        Iluminação é fundamental, sobretudo na estrada

LÂMPADAS – Desde o início do ano, a legislação brasileira proíbe a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante, conforme artigo 667 do Conselho Brasileiro de Trânsito (CBT), restringindo o consumidor a contemplar-se de soluções inovadoras da indústria. Enquanto isso, a Alemanha, país referência em normas de segurança, segue na contramão; por meio da Autoridade Federal de Transportes Motorizados (KBA) está aprovada a substituição da lâmpada em LED Philips, para ser instalada em automóveis no mercado de reposição.

A homologação da Philips Ultinon Pro6000 H7 abre novos caminhos para o uso dos faróis em LED em vias públicas na Alemanha e na Coreia, país precursor nesta certificação. Os motoristas coreanos, desde meados do ano passado, podem realizar legalmente a substituição das lâmpadas halógenas originais dos veículos pela tecnologia LED da marca, a Philips Ultinon Essential gen2 H7, sem a necessidade de qualquer regularização na documentação do veículo.


BRASIL – Após a entrada em vigor da Resolução do Contran nº 667, em janeiro deste ano, o uso do LED é permitido somente para o uso fora de vias públicas, como uso off-road ou em circuitos fechados. A nova resolução proíbe o consumidor de fazer a substituição da tecnologia nos faróis para o uso em vias públicas, restringindo os benefícios do LED Philips, que por sua vez são e testados e comprovados para oferecerem mais segurança, estilo e durabilidade.

A Lumileds, por sua vez, distribuiu nota à imprensa afirmando esperar “que o Brasil não seja fechado às inovações e caminhe no mesmo sentido que os mercados mais maduros, que se abrem aos benefícios da tecnologia para iluminação automotiva”. E acrescenta: “As soluções avançadas de iluminação automotiva da Philips são conhecidas e reconhecidas na indústria automotiva há mais de 100 anos. Os produtos Philips Automotiva são projetados e desenvolvidos seguindo rigorosos processos de controle de qualidade (incluindo as normas ISO aplicáveis), levando a padrões de produção consistentemente elevados”.


RANKING – A BMW do Brasil confirmou sua liderança no segmento Premium do mercado automotivo nacional. A marca bávara comercializou 9.528 unidades no acumulado de janeiro a agosto de 2021, o que representa 23% mais em comparação com as 7.743 unidades vendidas pela empresa no mesmo período de 2019, antes da pandemia.

No comparativo dos oito primeiros meses desse ano com o mesmo período de 2020, quando a BMW comercializou 7.239 unidades, o crescimento é ainda maior, de 31%. Agosto de 2021 foi o melhor mês da história da BMW no Brasil, com vendas de 1.517 unidades. Os dados são do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). A BMW vendeu em agosto mais que todas as suas concorrentes alemãs diretas somadas no Brasil.

"Nossa estratégia consiste em produzir localmente e estar perto do cliente de forma a oferecer o melhor e mais adequado produto, de acordo com o desejo e necessidade dos consumidores. Não trabalhamos na busca por resultados de volume. Isso acaba sendo uma consequência", afirma Roberto Carvalho, diretor comercial da BMW no Brasil.


RECORDE – A marca Jeep alcançou 8,5% de market share na indústria. Os modelos Compass e Renegade foram novamente os SUVs mais vendidos do Brasil, garantindo o quarto e sexto lugares, respectivamente, no top 10 do mercado.

Desde que a Jeep instalou sua fábrica no Brasil em 2015, a marca vem registrando bons resultados de vendas. No entanto, 2021 tem se destacado na história. Agosto foi o terceiro mês seguido que a Jeep registrou recorde em sua participação de mercado na indústria. Em junho ficou com 8%, em julho 8,3% e no último mês 8,5% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos, com 13.552 carros emplacados.

No acumulado de 2021, a Jeep tem 23,4% de participação, ultrapassando a marca de 100 mil carros vendidos.


Divulgação                                       Modelo atinge 300 km/h

MISSION – Durante a IAA Mobility 2021, encerrada neste fim de semana em Munique, Alemanha, a Porsche ofereceu uma perspectiva do futuro automotivo. O carro conceito Mission R combina tecnologias de ponta e materiais sustentáveis, como plásticos reforçados com fibras naturais, além da paixão por corridas.

O carro de competição totalmente elétrico e extremamente rebaixado apresenta as linhas características dos carros esportivos de Stuttgart-Zuffenhausen. Os dois motores elétricos, recém-desenvolvidos e incorporados no Porsche Mission R, fornecem até 800 kW (1.088 CV) no chamado modo de qualificação. A capacidade da bateria de cerca de 80 kWh e o inovador sistema de recuperação tornam possível as corridas de velocidade sem perda de potência.

"Porsche é a marca para pessoas que realizam seus sonhos. Isso também vale no automobilismo. Usufruímos de nossa força inovadora na pista de corrida, demonstramos coragem ao buscar novos caminhos e encantamos os proprietários de carros com desempenho esportivo," diz Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG: "Além do nosso envolvimento no Campeonato Mundial de Fórmula E, agora estamos dando o próximo grande passo na mobilidade elétrica. O protótipo é a nossa perspectiva de um automobilismo totalmente elétrico para o cliente. O Mission R incorpora tudo o que torna a Porsche forte: desempenho, design e sustentabilidade".


Divulgação                                     Caminhões estão subindo para o México

EXPORTAÇÃO – A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou a entrega de 281 caminhões à cervejaria Grupo Modelo, no México, tanto da família Delivery como da Constellation em diferentes versões. O lote é composto por 11 unidades Delivery 9.170 e outros 96 veículos Delivery 11.180, que se somam a 112 Constellation 17.230 e mais 62 Constellation 24.280.

Os caminhões foram produzidos sob medida para as necessidades específicas de sua operação.


Divulgação                    Jeep Commander será equipado com o Alenza 001

PNEU – A Bridgestone foi selecionada pelo Grupo Stellantis para fornecer os pneus de aro 18 do novo SUV da marca, o Jeep Commander. O veículo será equipado com o modelo premium Alenza 001, que oferece uma alta performance, com segurança e conforto aos motoristas.

 “O Alenza 001 proporciona uma experiência de condução de alto desempenho, elevados níveis de estabilidade, precisão e aderência durante toda a vida útil do pneu e em todas as condições de pista. Além da dirigibilidade, o pneu também colabora para a economia de combustível, devido a sua baixa resistência ao rolamento”, explica Andrés Gabrielli, diretor de Equipamento Original da Bridgestone Latin America South.

O pneu Alenza 001 foi desenvolvido com composto inovador e a exclusiva tecnologia NanoPro-Tech, que proporciona controle de interações de materiais em nível molecular, promovendo excelente balanço entre aderência no molhado e resistência ao rolamento.


Divulgação              Naomi: “Carro e tecnologia são coisas de mulher”

ARTIGO

Setor automotivo abre espaço para liderança feminina

Por Naomi Kerkhoff (*)

É notório que as grandes empresas estão fortalecendo a diversidade e aumentando a atuação feminina em cargos de liderança nos mais diversos setores. A representatividade reflete diretamente na cultura interna das organizações e nas tomadas de decisões, algo que transpassa as quatro paredes, trazendo inclusive mudanças para a sociedade como um todo. Uma das formas de trazer mudanças significativas para o mercado é ter mais mulheres ocupando cargos de diretoria. A representatividade por si só já tem um efeito poderoso no comportamento social que se reflete naturalmente em evoluções no mercado. Representatividade essa que impacta até mesmo na qualidade dos serviços entregues.

A atuação de mulheres em cargos de liderança já foi ligada a melhores resultados financeiros e um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que esses números positivos vão além das áreas financeiras. A liderança feminina também pode influenciar no desempenho de ESG das corporações: 72% das empresas que possuem mulheres no conselho apresentam notas de ESG elevadas, contra apenas 24% daquelas com homens nesses postos.

Quando falamos do setor automotivo que ainda tem predominância masculina, é bom ressaltar que as disrupções precisam ser ainda maiores. Posso dizer que esse é um setor que me traz constantes desafios, o que também é transformado em mais motivação para adquirir conhecimentos na área, justamente por não ser considerado, de uma forma muito equivocada, um "ambiente feito para mulheres". Mesmo com grandes líderes nesse mercado como a Silvia Barcik, Head do VEC do Itaú, a Liandra Boschiero da Osten Fleet, e a Renata Porto da ZMatch que está com uma iniciativa incrível, levando tecnologia e eletrificação para o Jalapão através do "ZMatch City", ainda é perceptível que acabamos enxergando grandes cases de homens empreendedores, mas não encontramos tantas referências femininas.

Como forma de mudar esse cenário precisamos ter mais iniciativas voltadas para mulheres no setor, ter mais representatividade para transformar a dinâmica social. Quanto mais mulheres atuarem no setor de mobilidade, mais mulheres vão olhar e se interessar por ele. Assim como as inovações que estão sendo desenvolvidas serão pensadas não somente para homens, mas também terão foco no público feminino.

Para conquistar meu espaço nesse mercado ainda fechado e chegar até a liderança tive como aliada a curiosidade, além disso precisei desenvolver o autoconhecimento. Nós mulheres ainda somos mais julgadas e com isso temos uma tendência maior à autossabotagem, por isso dei atenção também ao desenvolvimento pessoal, o que me ajudou a ser uma profissional melhor, me conhecer e me empoderar dos meus pontos fortes e reconhecer aqueles que precisam de melhorias.

Com muita responsabilização os resultados foram aparecendo e eu fui ganhando espaço, mas um ponto importante é que eu tive e tenho líderes que respeitam a diversidade e me deram autonomia, permitindo que eu me empoderasse das minhas maiores expertises e me desenvolvesse. Como essa é uma evolução constante deixo a recomendação de dois livros, "Inteligência Emocional", de Daniel Goleman, e "A Coragem de ser Imperfeito", da Brené Brown.

Por fim, para alcançar um cargo de liderança seja em qualquer setor, é importante lembrar que esse é um cargo de responsabilização, então em primeiro lugar você precisa saber que aquela área depende de você para "funcionar". É preciso olhar com a lente do empreendedorismo para o negócio, ter Inteligência Emocional para lidar com todas as adversidades de empreender e de ser mulher. Lembrando sempre que carro e tecnologia são coisas de mulher, sim!

(*) Naomi Kerkhoff é Head de Parcerias e Cultura da UCorp, startup de tecnologia e soluções de mobilidade corporativa focada em veículos elétricos.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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