Nelson Tucci
Quando a economia para, a retomada sempre é complicada. Nem sempre se consegue se estabelecer a velocidade, a priori, uma vez que vai depender do comportamento do consumidor, às vezes do câmbio, governo etc. Quem passa pelo dilema, atualmente, é a ZF – empresa relevante da cadeia automotiva.
“Começamos
o quarto trimestre com um bom problema a resolver”, disse o presidente da
empresa na América do Sul, Carlos Delich. Depois de uma queda brutal – em
vendas e produção – no início da pandemia, a ZF fez várias demissões. Agora,
confessando-se surpresa com um “inesperado e expressivo” aumento dos pedidos
das montadoras, anuncia contratação de pessoal. As plantas de Sorocaba, Limeira
e São Bernardo do Campo, todas no estado de São Paulo, já começaram o processo,
priorizando parte dos demitidos em agosto para preencher 141 vagas nas linhas
de produção.
Na
sexta-feira, 23, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou pesquisa
apontando que 68% das indústrias ouvidas estão com
dificuldade para aquisição de matéria-prima. Com a pandemia, todos baixaram
estoques e agora, no ensaio da retomada, precisam se reequipar. A um custo
maior, certamente, como apontam 82% dos respondentes dessa mesma pesquisa.
RECARGA – O Consórcio formado por EDP, VW, Audi e Porsche inaugurou o primeiro ponto de recarga de veículos elétricos em Caraguatatuba, no litoral Norte de São Paulo. Evento ocorreu no dia 21 último e o projeto prevê que em um prazo de três anos sejam inaugurados 30 pontos.
VALIOSA – A sulcoreana Hyundai entrou para o seleto time das cinco marcas automotivas mais valiosas do mundo, segundo a edição 2020 do ranking anual Interbrand. A empresa aparece entre as “top 5” com valor estimado em US$ 14,2 bilhões (1% acima do avaliado em 2019, quando a marca ocupou a sexta posição no ranking automotivo). Entre as 15 automotivas listadas pela Interbrand, a Hyundai é a única marca que registrou aumento no seu valor de mercado.
Das
100 marcas mais valiosas do mundo, por esse ranking, 15 são automotivas e,
entre estas, destacam-se pela ordem Toyota, Mercedes, BMW, Honda e Hyundai.
CAMINHÕES – Um ano após inaugurar sua primeira unidade no estado de São Paulo, em Guarulhos, a Via Trucks, concessionária da montadora DAF Caminhões, dá início a um agressivo plano de crescimento regional. O primeiro movimento é a inauguração de sua segunda loja, desta vez em São Bernardo do Campo, prevista para acontecer nos próximos dias. O evento coloca em prática um planejamento estratégico que prevê a ampliarão da presença da companhia para Santos, ainda em 2021, e São José dos Campos. Depois o objetivo será o Oeste paulista.
Com
um investimento inicial de R$ 1,8 milhão, a Via Trucks passará a receber seus
clientes no ABC em espaço de 12 mil metros quadrados, dividido em 14 boxes
normais e um box express. A capacidade produtiva inicial é para atender a
passagem de 30 caminhões por dia, mas que poderá triplicar no médio prazo.
As
obras de adaptação do ambiente foram iniciadas em julho deste ano e resultaram
em um showroom de seminovos com capacidade inicial para 40 veículos em
demonstração. A localização é na marginal da rodovia Anchieta, sentido São
Paulo, a 500 metros do rodoanel Mário Covas. Até 2018 o imóvel abrigou uma
concessionária Ford, também especializada em caminhões.
RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall dos modelos Dodge Nitro, Dodge Grand Caravan e Chrysler Town & Coutry abaixo identificados. A FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda. deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Identificação
– modelos Dodge Nitro, 2007 e 2008, chassis 7W660911/ 8W125056/ 8W142049/
8W156558; Dodge Grand Caravan, 2008, chassis 8R126817/ 8R146725; Chrysler Town
& Coutry, 2008, 2009 e 2010, chassis
(não sequenciais) 8B111161 a AR501587.
A
empresa informa ter identificado a possibilidade do desprendimento do emblema
fixado no volante e das suas presilhas internas e, caso seja necessário o
acionamento do airbag do motorista, esses componentes poderão ser arremessados
na direção do motorista e/ou passageiros. Esse defeito pode causar danos
físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo. A empresa informa
que quando a solução definitiva estiver disponível haverá uma segunda fase do
chamamento. Esclarece ainda, que os proprietários dos veículos que já tiveram
os emblemas total ou parcialmente deslocados do volante deverão comparecer a
uma concessionária da marca para análise e remoção dos componentes. Para mais
informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 730 7130 e o site www.chrysler.com.br (cliente Chrysler) e
0800703 7140 e o site www.dodge.com.br (cliente
Dodge).
RECALL 2 – Tem também recall da Renault, com veículos modelo Captur fabricados entre 20/01/2016 até 22/10/2018, chassis (não sequenciais) GJ152080 até GJ938860; HJ189623 até HJ671438; JJ001360 até JJ998125 e KJ279543 até KJ733972.
A
empresa informa ter encontrado uma não conformidade no mecanismo de travamento
do capô que pode ocasionar o destravamento e abertura com o carro em movimento.
Causando danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais aos
ocupantes do veículo e a terceiros.
Para
informações adicionais consulte o link https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5511941341325&text=Ol%C3%A1%20Renault,
ou ainda o fone 0800 055 561
RECALL 3 – Há chamada para o recall dos veículos Toyota Camry e Lexus NX200t, RX350 e LS500h. A Toyota do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
A
empresa informa que identificou que o impulsor presente na bomba de combustível
pode apresentar trincas superficiais, resultando no aumento da deformação deste
equipamento. Essa deformação pode criar uma interferência com o corpo da bomba
de combustível suficiente para torná-la inoperante. Caso este fato aconteça, a
luz de advertência de verificação do motor pode acender e ocorrer o
funcionamento irregular do motor. Em casos raros, o veículo pode parar
totalmente durante a condução em altas velocidades, aumentando o risco de
acidente, com danos materiais ao veículo e lesões físicas graves ou até mesmo
fatais a seus ocupantes.
Para
informações adicionais, consulte SAC Toyota 0800 703 0206 ou o site www.toyota.com.br/servicos/recall/
LANÇAMENTO – Começam a desembarcar no Brasil as versões mais puramente esportivas dos modelos de dois lugares da Porsche: o coupê 718 Cayman GT4 e o roadster 718 Spyder. Os preços iniciam-se a partir de R$ 555.000 para o 718 Cayman GT4 e de R$ 549.000 para 718 Spyder.
Os
dois modelos foram concebidos para oferecer alto desempenho e prazer de
condução esportiva. Ambos são equipados com motor boxer atmosférico de seis
cilindros com 3.995 cm³ com 420 HP de potência e duas opções de câmbio: PDK de
sete marchas (com modo PDK Sport) ou manual de seis marchas. Esse conjunto
mecânico permite aceleração de 0 a 100 km/h em 4,4 s para ambos os modelos, com
velocidades máximas de 301 km/h (718 Spyder) e 304 km/h (Cayman GT4).
SUV – Chega ao Brasil o mais novo SUV da Mercedes-Benz. Produzido na fábrica de Aguascalientes, no México, o GLB 200 Launch Edition é apresentado como veículo ideal para explorar um mundo de possibilidades, tanto no dia a dia da cidade quanto na estrada.
O
modelo foi criado para comportar sete confortáveis lugares, graças à longa
distância entre eixos. Além disso, o novo SUV permite a alteração da
configuração interna, possibilitando, quando não estiver com os sete ocupantes,
ampliar sua capacidade de carga com o rebatimento total ou parcial dos assentos
da segunda e terceira fileira.
“O
GLB 200 Launch Edition oferece toda tecnologia mais atual do portfólio da
Mercedes-Benz. Atualmente, um em cada três modelos de automóveis da marca é um
SUV. A demanda por esse tipo de veículo tem sido notável em todo o mundo e, no
Brasil, não é diferente”, afirma Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Cars
& Vans Brasil e MBC América Latina & Caribe.
TABELA – A Webmotors, portal de negócios para o segmento automotivo, apresenta os novos benefícios aos usuários das suas plataformas. A empresa anuncia a experiência da Tabela Fipe Webmotors, mais intuitiva e conectada e disponível aos interessados em avaliar veículos ou ter informações do mercado para o modelo que pretende adquirir.
Na
ferramenta, já era possível iniciar um anúncio, consultar o preço do carro na
Tabela Fipe, bem como verificar o valor médio de venda do mesmo veículo. Na
nova versão, uma das novidades é o botão "Ver ofertas", que direciona
o cliente para anúncios do mesmo modelo que está sendo consultado.
MOTOQUEIRAS – O sistema de consórcios tem apresentado alta em volumes, apesar da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a BR Consórcios, empresa com mais de 70 mil clientes ativos pelo Brasil, houve aumento de 91% em aquisições das cotas do consórcio de motocicleta entre as mulheres, quando comparados o primeiro semestre de 2020, com o mesmo período de 2019.
“Comparado
com o ano passado, 2020 apresenta uma variação positiva de 14% nos créditos
contemplados e 15% nas cotas contempladas. Os números são bastante
representativos, mesmo em meio a esta pandemia”, afirma Roberto Luppi, diretor
comercial da empresa.
DIVERSIDADE – A Volkswagen promoveu a Semana da Diversidade em todas as suas unidades da América do Sul, na semana que passou, com o objetivo de discutir e aprofundar o tema com seus empregados e liderança. O formato escolhido foi de webinares com a participação de executivos do grupo global, convidados do mercado e a presença de representantes do Comitê Executivo da empresa. Os temas englobaram empatia, discriminação, superação, homofobia, orientação sexual, questões raciais e liderança feminina.
"Esse
é um tema muito importante para a nossa transformação cultural e pelo qual eu
me envolvo diretamente. Eu acredito que vivendo genuinamente a diversidade
aprendemos mais sobre nós mesmos e nos relacionamos melhor com todos ao nosso
redor. Além disso, promovemos um ambiente de trabalho mais criativo, inovador e
seguro, portanto mais produtivo e saudável para todos", afirma Pablo Di
Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
STAKEHOLDERS – Na próxima quarta e quinta-feira, 28 e 29, acontecerá o segundo “GRI Summit – a Visão do Stakeholder”. Promovido pela Rede Brasil do Global Reporting Initiative, o evento discutirá a transparência das empresas.
Na
quarta-feira o painel de abertura trará “A Visão do Conselheiro de
Administração e lançamento do Manual para Comitês de Sustentabilidade”. Logo
depois terá o painel “A Visão dos Jornalistas”, para o qual este jornalista foi
gentilmente convidado e agradece. Para quem ainda não acompanha, além do privilégio
de editar este blog Veículos & Negócios, com edição mensal no jornal
Perspectiva (em www.jornalperspectiva.com.br),
também colaboro com www.plurale.com.br e
www.acionista.com.br, escrevendo
sobre sustentabilidade.
Inscrições
para a webinar – que antecipou jornalistas para a quarta-feira: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_FvyTMvA4Q1aHWjz9zNZjEg?utm_campaign=11915472_Invitation%20Maratona%20de%20Webinars&utm_medium=Engagement%20Cloud&utm_source=Global%20Reporting%20Initiative&dm_i=4J5,73E1C,HN0S4,SO1WY,1
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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