segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Já faltam caminhões novos

Divulgação     Balanço da Fenabrave indica que há gargalo na produção

Nelson Tucci

A leitura do setor tem de ser feita mês a mês e analisado cada item, de forma cuidadosa, para que ninguém possa se enganar. Na última sexta-feira, 2, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou balanço dos emplacamentos (que traduzem as vendas efetivas) de setembro e do acumulado do ano. Somando-se automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, as vendas ao varejo (saídas diretamente das redes concessionárias) cresceram 9,55% sobre o mês de agosto. Comparando-se setembro de 2020 contra o mesmo mês do ano passado, o volume representa retração de apenas 2,5%.

O volume total, em setembro, é de 328.233 veículos, contra os 299.628, no mês anterior. Já no acumulado do ano (jan-set) foram emplacados 2.132.549 veículos, o que representa retração de 27,77%, na comparação com o mesmo período do ano passado (2.952.347 unidades). Mas quando analisado somente o mês de setembro, a retração é de apenas 2,5%, o que indica que o mercado já opera em níveis de venda pré-pandemia.

“A cada mês que passa, conseguimos observar que o mercado vem retomando os volumes e se readequando ao que se convencionou chamar de ‘novo normal’. Tanto que, apesar de ter o mesmo número de dias úteis de agosto (21), o volume de setembro foi mais elevado”, comemora Alarico Assumpção Júnior, presidente da federação.


Divulgação                   Resumo mensal de setembro: 328.233 veículos

CAMINHÕES – Acredite, o setor só não vendeu mais caminhões pela falta de produto! Ainda de acordo com o balanço da Fenabrave, há gargalo na produção. Com isto, registrou-se a venda de 7.411 unidades, em setembro, contra 8.081 de agosto, representando uma retração de 8,3%.

Quando comparado os períodos jan-set de 20 (62.626 unidades) contra 19 (74.744 unidades), o recuo é de 16,2%. “O mercado de caminhões continua com uma forte demanda, em todos os seus subsegmentos, e não foi melhor pelos problemas gerados na produção, causados, ainda, pela falta de componentes e pela baixa capacidade de produção nos seus principais fornecedores. Com relação ao crédito, notamos uma boa oferta, com a manutenção de taxas abaixo de 1% e aprovação de oito para cada 10 solicitações. Com isso, vem crescendo o número de pedidos para 2021”, revela Assumpção Júnior.


Divulgação    Volvo lidera participação por marca no período janeiro-setembro

ABEIFA – O vai-e-vem do dólar pressiona os importadores de automóveis. Tanto que o volume de vendas dos nacionais já é maior que o de veículos importados, constata a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa). De acordo com os números apresentados pela entidade, pela primeira vez em sua história é registrada a superação dos chamados nacionais em relação aos importados. No a cumulado de janeiro a setembro, as vendas dos modelos produzidos por suas associadas no Brasil superaram as 20,5 mil unidades. Já os importados foram 19,8 mil nos emplacamentos. “Esta é uma tendência para os próximos anos”, disse o presidente da Abeifa, João Oliveira, em coletiva à imprensa especializada no último dia 2.

Das 15 marcas associadas à Abeifa, quatro produzem no Brasil: Caoa Chery, BMW, Land Rover e Suzuki. A Caoa Chery, associação entre brasileiros e chineses, lidera a lista dos fabricantes, com 62% de participação das vendas dos produtos nacionais (20,5 mil unidades em nove meses), enquanto a vice-liderança fica com a BMW (28,6% do total), seguida pela Land Rover, com 6%, em números redondos.

No geral, as associadas da Abeifa encerraram o acumulado do ano até setembro com a venda de 40,4 mil unidades, considerando a soma de importados e nacionais, representando um recuo de 15,7% sobre as 47,9 mil unidades emplacadas no mesmo período do ano passado.


AUTOMEC – A Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços já era grande, com o formato presencial, mas a partir do próximo evento a organização pretende transformá-la em uma verdadeira integração de plataformas digitais, facilitando o fluxo de negócios. Devido a epidemia por que passamos, a 15ª feira presencial ocorrerá somente entre 6 e 10 de abril de 2021.

No ano passado a Automec juntou 1.200 expositores, de 62 países, e um público superior a 74 mil visitantes. Para o ano que vem a expectativa não é menor. Em entrevista a jornalistas da área automotiva, Cláudio Della Nina (Reed Exhibitions) demonstrou otimismo com a retomada da economia e particularmente do Brasil. Seu colega Michael Mandl também manifestou esperança em dias melhores, e acrescentou o México nesta onda.

Luiz Bellini falou sobre desafios da mobilidade e destacou a força da Automec no atendimento aos fabricantes e consumidores. “Geramos oportunidades para toda a cadeia”, resumiu ele, ao destacar os 4 mil colaboradores e 38 escritórios da organização.


RECALL – Consolidado o mês de agosto, nas estatísticas da Papa Recall, montadoras alemãs surgem como as campeãs em campanhas de recall no Brasil. Até aqui, Mercedes-Benz, BMW, Audi e Porsche são as marcas que mais aparecem. A Mercedes, em particular, apareceu em 11 das 48 campanhas realizadas neste ano e, só no mês de agosto, figurou em quatro das cinco realizadas e a Ford completa a lista do mês.

Os alvos das campanhas foram os mais variados, assim como estiveram envolvidos diversos modelos da montadora. Curiosamente, não foram as campanhas de airbag que envolveram o maior número de carros da marca; foram as de teto solar em duas etapas e de turbocompressor.

Em nota distribuída, o aplicativo papa Recall assinala que os números “obviamente têm muita importância, mas é fundamental também que as pessoas se conscientizem da importância do recall. Cuidar do carro é cuidar de si mesmo, de sua família e todos que estão à sua volta”.


Divulgação     Motor do Mustang Mach-E GT entrega 465 cv de potência

MUSTANG – A Ford anunciou que o Mustang Mach-E GT, versão mais potente do novo SUV elétrico, será lançado na Europa no final de 2021. Equipado com dois motores elétricos que somam uma potência de 465 cv e torque de 84,6 kgfm, ele deverá ser o modelo mais rápido da categoria, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

Para facilitar a recarga, a montadora vai oferecer aos clientes cinco anos de acesso gratuito à rede FordPass, que conta com mais de 155.000 estações de carregamento na Europa, além de um ano de acesso gratuito à rede de carregamento rápido Ionity, que terá 400 estações até o final do ano. “O objetivo é que, além de alta performance, os clientes tenham a confiança de poder recarregar o veículo de forma rápida e fácil em toda a região”, diz a Ford em nota à imprensa.


Divulgação      Argentina é mercado promissor para veículos da Hyundai

EXPORTAÇÃO – Maior parceiro comercial do Brasil no continente, a Argentina passa a integrar a lista de países da América do Sul que recebem veículos produzidos pela fábrica da Hyundai, em Piracicaba/SP, como parte da estratégia da montadora de ampliar a presença de seus produtos em outros mercados da região. Considerada desde a renovação do acordo automotivo entre Brasil e Argentina em 2019, a operação foi concluída depois da autorização dos dois países, com vigência até o final deste ano.

“É uma importante conquista poder levar para a Argentina veículos que são sucesso no Brasil. Embora os volumes sejam baixos neste primeiro momento, vemos grande potencial de expansão, conforme a legislação for avançando, pois trata-se de uma alternativa bastante competitiva para os dois países e abre oportunidade para estudarmos economicamente potencias fornecedores argentinos para que exportem seus produtos para nossa operação brasileira”, afirma Eduardo Jin, presidente e CEO da Hyundai para a região das Américas Central e do Sul.

O modelo escolhido para a primeira exportação foi o SUV compacto Creta, um dos mais vendidos do Brasil, que chega à Argentina com mais equipamentos e melhor custo-benefício, em comparação à versão comercializada anteriormente, importada da Índia desde 2016. Com volume total que deverá ultrapassar 450 unidades em 2020, o início das vendas locais está previsto para a segunda quinzena de outubro.

 

CAMPANHA – Durante cinco meses, a Campanha Sorte Acelerada, uma parceria do Instituto Ronald McDonald e da Hyundai Motor Brasil, arrecadou mais de R$ 500 mil para a causa do câncer infanto-juvenil. O montante foi obtido com a venda de cupons em 27 cidades de 13 estados e os participantes concorreram ao sorteio de um Hyundai HB20 Sense 0km. Todo o valor arrecadado com a ação será destinado ao apoio de projetos de 31 instituições parceiras do Instituto Ronald McDonald no Brasil.

A cada hora surge um novo caso de câncer em crianças e adolescentes no Brasil. Trata-se da doença que mais mata de 1 a 19 anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para Hellen Pedroso, diretora executiva do Instituto Ronald McDonald, esse dado se torna ainda mais alarmante durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19: “Por isso, trabalhamos através de doações para aproximar famílias da cura do câncer infanto-juvenil no País por meio dos nossos programas e projetos apoiados”.


SEGUROS – A Allianz Seguros foi eleita uma das três primeiras colocadas na categoria “Companhia de Seguros” do Prêmio Sindirepa-SP-Os Melhores do Ano, em cerimônia virtual realizada pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo na semana que passou.

A empresa foi escolhida a partir de um universo de 259 reparadores e parceiros de negócios da capital paulista e do interior do Estado, que avaliaram e reconheceram a atuação de companhias de diferentes segmentos e suas frentes de trabalho com as oficinas.


PASTILHAS – A Cobreq, empresa do grupo Nisshinbo, apresenta ao mercado pastilhas de freio para atender veículos da marca Fiat. Os lançamentos são N-772, com isolador antirruído, e N-2129, sem isolador antirruído, para eixo dianteiro do modelo Nova Fiat Strada. O coordenador de assistência técnica da TMD Friction, Raulincom Borges da Silva, reforça o compromisso da Cobreq em estar sempre atualizada com as tendências e demandas do segmento: “Somos a primeira marca a atender o mercado de reposição de pastilhas de freio da Nova Fiat Strada. Nosso propósito é trazer soluções e inovações para os clientes, sempre com rapidez, agilidade, qualidade e segurança”, afirma.


ATÉ 60 – Encontrar uma boa oportunidade na hora de vender ou comprar um automóvel seminovo, ou usado, não é tarefa simples. Para auxiliar os motoristas, a InstaCarro, plataforma de intermediação na venda de veículos, lista as cinco melhores ofertas abaixo de R$ 60 mil.

A empresa fez um levantamento em sua plataforma web com os carros negociados entre janeiro e agosto deste ano e chegou aos seguintes veículos: Ford Ka (2015 e 2018); Chevrolet Agile (2011); Honda CR-V (2011); Honda City (2015); Hyundai HB20 (2013).


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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