Nelson Tucci
A leitura do setor tem de ser feita mês a mês e analisado cada item, de forma cuidadosa, para que ninguém possa se enganar. Na última sexta-feira, 2, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou balanço dos emplacamentos (que traduzem as vendas efetivas) de setembro e do acumulado do ano. Somando-se automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, as vendas ao varejo (saídas diretamente das redes concessionárias) cresceram 9,55% sobre o mês de agosto. Comparando-se setembro de 2020 contra o mesmo mês do ano passado, o volume representa retração de apenas 2,5%.
O
volume total, em setembro, é de 328.233 veículos, contra os 299.628, no mês
anterior. Já no acumulado do ano (jan-set) foram emplacados 2.132.549 veículos,
o que representa retração de 27,77%, na comparação com o mesmo período do ano
passado (2.952.347 unidades). Mas quando analisado somente o mês de setembro, a
retração é de apenas 2,5%, o que indica que o mercado já opera em níveis de
venda pré-pandemia.
“A
cada mês que passa, conseguimos observar que o mercado vem retomando os volumes
e se readequando ao que se convencionou chamar de ‘novo normal’. Tanto que,
apesar de ter o mesmo número de dias úteis de agosto (21), o volume de setembro
foi mais elevado”, comemora Alarico Assumpção Júnior, presidente da federação.
CAMINHÕES – Acredite, o setor só não vendeu mais caminhões pela falta de produto! Ainda de acordo com o balanço da Fenabrave, há gargalo na produção. Com isto, registrou-se a venda de 7.411 unidades, em setembro, contra 8.081 de agosto, representando uma retração de 8,3%.
Quando
comparado os períodos jan-set de 20 (62.626 unidades) contra 19 (74.744
unidades), o recuo é de 16,2%. “O mercado de caminhões continua com uma forte
demanda, em todos os seus subsegmentos, e não foi melhor pelos problemas
gerados na produção, causados, ainda, pela falta de componentes e pela baixa
capacidade de produção nos seus principais fornecedores. Com relação ao crédito,
notamos uma boa oferta, com a manutenção de taxas abaixo de 1% e aprovação de
oito para cada 10 solicitações. Com isso, vem crescendo o número de pedidos
para 2021”, revela Assumpção Júnior.
ABEIFA – O vai-e-vem do dólar pressiona os importadores de automóveis. Tanto que o volume de vendas dos nacionais já é maior que o de veículos importados, constata a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa). De acordo com os números apresentados pela entidade, pela primeira vez em sua história é registrada a superação dos chamados nacionais em relação aos importados. No a cumulado de janeiro a setembro, as vendas dos modelos produzidos por suas associadas no Brasil superaram as 20,5 mil unidades. Já os importados foram 19,8 mil nos emplacamentos. “Esta é uma tendência para os próximos anos”, disse o presidente da Abeifa, João Oliveira, em coletiva à imprensa especializada no último dia 2.
Das
15 marcas associadas à Abeifa, quatro produzem no Brasil: Caoa Chery, BMW, Land
Rover e Suzuki. A Caoa Chery, associação entre brasileiros e chineses, lidera a
lista dos fabricantes, com 62% de participação das vendas dos produtos
nacionais (20,5 mil unidades em nove meses), enquanto a vice-liderança fica com
a BMW (28,6% do total), seguida pela Land Rover, com 6%, em números redondos.
No
geral, as associadas da Abeifa encerraram o acumulado do ano até setembro com a
venda de 40,4 mil unidades, considerando a soma de importados e nacionais,
representando um recuo de 15,7% sobre as 47,9 mil unidades emplacadas no mesmo
período do ano passado.
AUTOMEC – A Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços já era grande, com o formato presencial, mas a partir do próximo evento a organização pretende transformá-la em uma verdadeira integração de plataformas digitais, facilitando o fluxo de negócios. Devido a epidemia por que passamos, a 15ª feira presencial ocorrerá somente entre 6 e 10 de abril de 2021.
No
ano passado a Automec juntou 1.200 expositores, de 62 países, e um público
superior a 74 mil visitantes. Para o ano que vem a expectativa não é menor. Em
entrevista a jornalistas da área automotiva, Cláudio Della Nina (Reed
Exhibitions) demonstrou otimismo com a retomada da economia e particularmente
do Brasil. Seu colega Michael Mandl também manifestou esperança em dias
melhores, e acrescentou o México nesta onda.
Luiz
Bellini falou sobre desafios da mobilidade e destacou a força da Automec no
atendimento aos fabricantes e consumidores. “Geramos oportunidades para toda a
cadeia”, resumiu ele, ao destacar os 4 mil colaboradores e 38 escritórios da
organização.
RECALL – Consolidado o mês de agosto, nas estatísticas da Papa Recall, montadoras alemãs surgem como as campeãs em campanhas de recall no Brasil. Até aqui, Mercedes-Benz, BMW, Audi e Porsche são as marcas que mais aparecem. A Mercedes, em particular, apareceu em 11 das 48 campanhas realizadas neste ano e, só no mês de agosto, figurou em quatro das cinco realizadas e a Ford completa a lista do mês.
Os
alvos das campanhas foram os mais variados, assim como estiveram envolvidos
diversos modelos da montadora. Curiosamente, não foram as campanhas de airbag
que envolveram o maior número de carros da marca; foram as de teto solar em
duas etapas e de turbocompressor.
Em
nota distribuída, o aplicativo papa Recall assinala que os números “obviamente
têm muita importância, mas é fundamental também que as pessoas se conscientizem
da importância do recall. Cuidar do carro é cuidar de si mesmo, de sua família
e todos que estão à sua volta”.
MUSTANG – A Ford anunciou que o Mustang Mach-E GT, versão mais potente do novo SUV elétrico, será lançado na Europa no final de 2021. Equipado com dois motores elétricos que somam uma potência de 465 cv e torque de 84,6 kgfm, ele deverá ser o modelo mais rápido da categoria, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.
Para
facilitar a recarga, a montadora vai oferecer aos clientes cinco anos de acesso
gratuito à rede FordPass, que conta com mais de 155.000 estações de
carregamento na Europa, além de um ano de acesso gratuito à rede de
carregamento rápido Ionity, que terá 400 estações até o final do ano. “O
objetivo é que, além de alta performance, os clientes tenham a confiança de
poder recarregar o veículo de forma rápida e fácil em toda a região”, diz a
Ford em nota à imprensa.
EXPORTAÇÃO – Maior parceiro comercial do Brasil no continente, a Argentina passa a integrar a lista de países da América do Sul que recebem veículos produzidos pela fábrica da Hyundai, em Piracicaba/SP, como parte da estratégia da montadora de ampliar a presença de seus produtos em outros mercados da região. Considerada desde a renovação do acordo automotivo entre Brasil e Argentina em 2019, a operação foi concluída depois da autorização dos dois países, com vigência até o final deste ano.
“É
uma importante conquista poder levar para a Argentina veículos que são sucesso
no Brasil. Embora os volumes sejam baixos neste primeiro momento, vemos grande
potencial de expansão, conforme a legislação for avançando, pois trata-se de
uma alternativa bastante competitiva para os dois países e abre oportunidade
para estudarmos economicamente potencias fornecedores argentinos para que
exportem seus produtos para nossa operação brasileira”, afirma Eduardo Jin, presidente
e CEO da Hyundai para a região das Américas Central e do Sul.
O
modelo escolhido para a primeira exportação foi o SUV compacto Creta, um dos
mais vendidos do Brasil, que chega à Argentina com mais equipamentos e melhor
custo-benefício, em comparação à versão comercializada anteriormente, importada
da Índia desde 2016. Com volume total que deverá ultrapassar 450 unidades em
2020, o início das vendas locais está previsto para a segunda quinzena de
outubro.
CAMPANHA
–
Durante cinco meses, a Campanha Sorte Acelerada, uma parceria do Instituto
Ronald McDonald e da Hyundai Motor Brasil, arrecadou mais de R$ 500 mil para a
causa do câncer infanto-juvenil. O montante foi obtido com a venda de cupons em
27 cidades de 13 estados e os participantes concorreram ao sorteio de um
Hyundai HB20 Sense 0km. Todo o valor arrecadado com a ação será destinado ao
apoio de projetos de 31 instituições parceiras do Instituto Ronald McDonald no
Brasil.
A
cada hora surge um novo caso de câncer em crianças e adolescentes no Brasil.
Trata-se da doença que mais mata de 1 a 19 anos, segundo o Instituto Nacional
de Câncer (Inca). Para Hellen Pedroso, diretora executiva do Instituto Ronald
McDonald, esse dado se torna ainda mais alarmante durante o enfrentamento da
pandemia da Covid-19: “Por isso, trabalhamos através de doações para aproximar
famílias da cura do câncer infanto-juvenil no País por meio dos nossos
programas e projetos apoiados”.
SEGUROS – A Allianz Seguros foi eleita uma das três primeiras colocadas na categoria “Companhia de Seguros” do Prêmio Sindirepa-SP-Os Melhores do Ano, em cerimônia virtual realizada pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo na semana que passou.
A
empresa foi escolhida a partir de um universo de 259 reparadores e parceiros de
negócios da capital paulista e do interior do Estado, que avaliaram e
reconheceram a atuação de companhias de diferentes segmentos e suas frentes de
trabalho com as oficinas.
PASTILHAS – A Cobreq, empresa do grupo Nisshinbo, apresenta ao mercado pastilhas de freio para atender veículos da marca Fiat. Os lançamentos são N-772, com isolador antirruído, e N-2129, sem isolador antirruído, para eixo dianteiro do modelo Nova Fiat Strada. O coordenador de assistência técnica da TMD Friction, Raulincom Borges da Silva, reforça o compromisso da Cobreq em estar sempre atualizada com as tendências e demandas do segmento: “Somos a primeira marca a atender o mercado de reposição de pastilhas de freio da Nova Fiat Strada. Nosso propósito é trazer soluções e inovações para os clientes, sempre com rapidez, agilidade, qualidade e segurança”, afirma.
ATÉ 60 – Encontrar uma boa oportunidade na hora de vender ou comprar um automóvel seminovo, ou usado, não é tarefa simples. Para auxiliar os motoristas, a InstaCarro, plataforma de intermediação na venda de veículos, lista as cinco melhores ofertas abaixo de R$ 60 mil.
A
empresa fez um levantamento em sua plataforma web com os carros negociados
entre janeiro e agosto deste ano e chegou aos seguintes veículos: Ford Ka (2015
e 2018); Chevrolet Agile (2011); Honda CR-V (2011); Honda City (2015); Hyundai
HB20 (2013).
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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