segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Câmara discute segurança no Porto

Divulgação    Plano de instalar terminal de fertilizantes na região de Outeirinhos

Nelson Tucci

A Câmara Municipal de Santos realizou audiência pública para debater a segurança ambiental do porto e retroporto em relação ao armazenamento de produtos perigosos. Vereadores e especialistas convidados questionaram plano da Autoridade Portuária de instalar terminal de fertilizantes na região de Outeirinhos, densamente povoada.

A audiência foi convocada pela Comissão Especial de Vereadores (CEV) constituída para acompanhar, debater e propor soluções sobre a segurança ambiental do maior porto do país. Em debate, na semana que passou, o armazenamento de produtos perigosos que, inevitavelmente, passou pela lembrança do acidente com nitrato de amônio no Porto de Beirute, no Líbano, ocorrido em 4 de agosto último, deixando 177 mortos, centenas de feridos e parte da cidade destruída.

O vereador Francisco Nogueira, membro da CEV e que presidiu a audiência pública, lembrou que a decisão de instalar um novo terminal de fertilizantes em Outeirinhos consta do novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos, aprovado recentemente por uma portaria do Ministério da Infraestrutura sem consulta pública organizada, nos termos da lei. “A cidade não foi ouvida para a elaboração do novo PDZ e estamos insistindo na necessidade desse diálogo, para saber a extensão dos riscos a que a população será sujeitada”, afirmou ele, que também é presidente do Sindicato dos Empregados Terrestres em Transporte s Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo.


RISCOS – Apesar das diferenças entre o porto de Santos e o de Beirute, a comunidade santista está alerta quando a discussão envolve segurança. Isto porque na história recente já houve acidentes de grandes proporções, como o incêndio no terminal da Ultracargo (em 2015) e no terminal da Copersucar (2013), além do conflito perene entre os moradores da Ponta da Praia e a poluição causada pelos terminais de movimentação de grãos instalados na região.

Da audiência pública participaram Sílvio José Valadão Vicente, engenheiro químico e professor da Universidade Santa Cecília, de Santos, e Márcio Gonçalves Paulo, secretário municipal de Meio Ambiente de Santos. Segundo Valadão, o nitrato de amônio, entre os produtos que serão movimentados no futuro terminal de fertilizantes, é o que mais representa riscos à população do entorno do porto: “Uma contaminação mínima do nitrato de amônio por outro combustível qualquer, açúcar ou grãos pode gerar incêndios e explosões violentas, gerando milhares de feridos. Jamais deveria ficar uma área urbana”.

A expectativa de manipulação de produtos utilizados para fabricação de fertilizantes em Santos é de 17,2 milhões de toneladas, com uma média de 47 mil toneladas dia. A título de ilustração, Silvio Vicente lembrou que o acidente em Beirute ocorreu como resultado do armazenamento de 2,7 mil toneladas de nitrato de amônia: “Não queremos ser alarmistas, nem arautos de desgraças, mas é óbvio que as áreas destinadas à manipulação destas cargas não podem ser implantadas em áreas densamente povoadas, como é o caso de Outeirinhos, onde existem pelo menos 50 mil moradores, um hospital e um campus universitário, destacou o engenheiro químico.


VAGAS – A diversidade e inclusão entraram de vez na pauta da Ford Brasil e o tema ganha relevância com o lançamento do seu Programa de Estágio 2020/2021, que vai priorizar candidaturas de pessoas negras, Lgbti+, mulheres, pessoas com deficiência e estudantes com mais de 36 anos para aumentar a representatividade na empresa.

São 50 vagas disponíveis nas unidades de Camaçari, São Paulo, Taubaté e Tatuí, para estágios com duração de até dois anos nas áreas de finanças, serviço ao cliente, logística, qualidade, desenvolvimento do produto, RH, compras, marketing, vendas e jurídico. Os interessados têm até 28 de outubro para cadastrar o currículo em https://fordmaisdiversidade.gupy.io/jobs/498207 e entrar no processo seletivo.

Poderão participar os estudantes que estejam cursando graduação em economia, ciências contábeis, administração, ciência da computação, design, direito, engenharias (elétrica, mecânica, mecatrônica, automação, produção, de computação/software), marketing, psicologia, publicidade e propaganda e sistemas da informação, com previsão de formatura entre julho de 2022 e dezembro de 2023. É necessário que o curso seja no período noturno, para que o estágio possa ser realizado durante o dia.


VAGAS 2 – A Petronas Lubrificantes Brasil (PLB) abriu, na semana passada, o processo seletivo para contratação de estagiários em diversas áreas de atuação da empresa. O programa é direcionado para estudantes de graduação e exige disponibilidade de 30 horas semanais. As oportunidades abrangem as áreas de Supply Chain e Operações, Engenharia e Projetos, Tecnologia do Produto, Comercial, Áreas administrativas e Marketing, e estão disponíveis para as cidades de Contagem/MG, São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. As inscrições vão até 6 de novembro.

Para participar do processo, o estudante deve efetuar inscrição em http://99jobs.cc/EstagioPetronas2021 Os requisitos para participação, além da disponibilidade de horário, envolvem conhecimento intermediário de Inglês (nível avançado ou fluente será considerado um diferencial) e pacote Office, e previsão de graduação entre julho de 2022 e julho de 2024 para todos os cursos.


MOTOS – De acordo com o balanço divulgado na última semana pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), as indústrias localizadas no Polo Industrial de Manaus (PIM/AM) produziram 105 mil motocicletas em setembro, o que representa elevação de 6,8% em relação a agosto – quando foram fabricadas 98,4 mil unidades – e de 13% na comparação com o mesmo mês do ano passado (que somou 92,9 mil veículos).

O acumulado do ano, no entanto, ainda registra resultado negativo, com 693,5 mil motocicletas produzidas em oito meses, o que indica retração de 17,1% quando comparado ao mesmo período de 2019.


Divulgação    Contagiros digital e consumo instantâneo são alguns diferenciais

LANÇAMENTO – A versão 2021 da naked de médio porte da Kawasaki desembarca no mercado nacional, com padrão mais refinado. A Z650 traz um design agressivo graças às mudanças no estilo Sugomi, farol e lanterna traseira em LED e, segundo o fabricante, “motor potente, econômico e com baixa emissão de poluentes”.

O modelo tem um novo painel TFT que permite a conexão através do smartphone. Compacta para driblar o trânsito no uso urbano, é ligeira e leve. O motor de dois cilindros paralelos e 650 cc produz 68 cv a 8.000 RPM e entrega torque de 6.7 kgf.m a 6.500 RPM.


Divulgação       Produzidas com tecnologia cerâmica, leves, reduzem ruídos

PASTILHAS – As pastilhas de freio cerâmicas oferecem maior qualidade, performance e segurança comparada aos demais tipos existentes no mercado. Produzidas com tecnologia cerâmica, elas são leves, reduzem ruídos e vibrações e apresentam uma grande resistência no sistema de freio, oferecendo ao motorista um melhor desempenho do veículo. Pelo menos é o que garante a fabricante Cobreq (marca da TMD Friction), empresa do grupo Nisshinbo. As pastilhas de freio da linha Racing Extreme são produzidas “com materiais cerâmicos de alta qualidade, oferecem diversos benefícios e diferenciais aos motociclistas como maior durabilidade e estabilidade na direção”, diz a fabricante.

Esta linha é destinada a motocicletas superesportivas dos estilos speed, naked, big trail e off-road e traz vantagens ao motociclista. “Elas são resistentes a altas temperaturas, possuem uma estabilidade de atrito muito melhor e reduzem o desgaste do material, proporcionando maior durabilidade”, afirma Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction.


LAB – O Fiemg Lab, laboratório que a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais chama de “maior hub de inovação aberta de startups industriais”, lançou o FCA Challenge Fiemg Lab, programa em parceria com a Fiat Chysler Automóveis (FCA) com o objetivo de aplicar novas tecnologias que atuem em duas importantes áreas de um dos grandes grupos automotivos do mundo, a de supply chain e de manufatura.

"A realização destes desafios com a FCA é de grande importância para o setor automotivo e toda sua estratégica cadeia produtiva. Trata-se de um setor que historicamente alavanca novos processos e produtos inovadores. Com isso, também reafirmamos nosso propósito de acelerar o futuro da indústria, impulsionando novas tecnologias, conectando negócios e apresentando soluções inovadoras", explica Mariana Yazbeck, gerente do Fiemg Lab.

As inscrições serão aceitas até 28 de outubro e podem ser feitas por startups e demais empresas que apresentem soluções inovadoras em relação aos processos atualmente realizados nas áreas de supply chain e manufatura. Ao todo serão dois desafios: um de contratação direta de frete, com foco na gestão da contratação e operacionalização do transporte; e outro de solução dinâmica para tempo ciclo de operação, que busca soluções que deem maior velocidade de análise e identificação das variações entre tempo padrão e real. Mais informações e inscrições em www.fiemglab.com.br/challenge/fca


Divulgação           São 15 anos sem acidentes com seus colaboradores

RECORDE – A unidade fabril da Cummins Turbo Technologies (CTT) completou, em setembro, 15 anos sem acidentes registráveis com seus colaboradores, recorde inclusive entre as plantas da unidade de negócios em todo o mundo. O marco histórico nas operações da fabricante de turbocompressores Holset para os segmentos diesel de caminhão, ônibus, construção, mineração, marítimo e grupo geradores no Brasil comprova que segurança é um valor alicerce da corporação. O índice, registrado na unidade fabril da CTT localizada em Guarulhos/SP, é resultado de um trabalho consciente, integrado e dedicado pelos colaboradores, além de projetos de excelência desenvolvidos pela empresa adotados ao longo dos anos.

Para Rodrigo Oliveira, líder de Produção da Cummins Turbo Technologies, uma das principais características do time é a mentalidade prevencionista: “Atuar na prevenção nos auxilia a eliminar os riscos provenientes de nossas atividades, contribuindo para que tenhamos um ambiente mais saudável, adequado e seguro”.

Entre as medidas habituais de segurança do trabalho, a CTT adotou alguns procedimentos estruturados e desenvolvidos pelos próprios colaboradores, incluindo o job rotation, para redução de possibilidades de lesões ergonômicas, entre outros.


CAMPANHA – A Audi está redefinindo globalmente seu tradicional “vorsprung” (vanguarda, em alemão), ao colocar pessoas, com seus valores, no coração da estratégia da marca. A nova campanha global enfatiza a transformação em direção à mobilidade premium sustentável da marca com o slogan Future is an Attitude, que mantém sustentabilidade, digitalização, design e performance como os principais pilares. Além disso, a identidade corporativa, representada pelas famosas quatro argolas, foi retrabalhada e ficará visível globalmente pela primeira vez.

Com esta campanha global, a Audi está mostrando o caminho para um futuro elétrico, digitalizado e mais emocional.


Divulgação   Cores automotivas 2020-2021: experiência verdadeiramente tátil

CORES – A BASF lançou a coleção “Tendências de Cores Automotivas 2020-2021” com uma variedade de tonalidades e efeitos que mostram as tendências das tintas automotivas modernas. Os designers da Divisão de Tintas da BASF em todo o mundo criaram a coleção, chamada CODE-X, com tudo novo, desde releituras e novos tons de branco, até os pretos mais escuros, e uma variedade de cores vibrantes no meio.

“As cores servem de inspiração aos designers automotivos para veículos que estarão na estrada dentro de três a cinco anos”, afirma Marcos Fernandes, diretor da divisão de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul. Muitos têm efeitos ou texturas, o que torna uma experiência verdadeiramente tátil, bem como uma experimentação visual e emocional.

As cores-chave globais variam de um verde acinzentado, um bege quente, a um cinza grisalho. Como o novo pensamento impulsiona grandes transições nos valores em torno da sociedade, identidade e progresso, esta coleção representa a mistura do mundo físico e digital para se manter otimista e positivo enquanto se lida com a mudança. “A nossa região, que reúne grandes fabricantes de veículos globais, também teve um estudo indicando as cores que servirão como inspiração”, diz Fernandes. Na América do Sul as cores-chave são “divertidas e despretensiosas”, com uma grande variedade de efeitos dinâmicos.


ÓLEO – Motoristas que se preocupam com a vida útil do motor sabem que um bom óleo lubrificante é essencial. De olho nesse cuidado especial com os veículos, a Texaco e a Renault, por meio de uma parceria inédita, lançam neste mês o Havoline Motrio.

Havoline é a linha de óleos lubrificantes da Texaco para veículos leves, já conhecida no mercado, enquanto a Motrio é a marca global de produto genuíno do Grupo Renault. A estreia da "assinatura" da Renault no rótulo de um produto Texaco, reforça aos clientes que se trata de um produto aprovado e recomendado por uma das maiores montadoras com atuação no mercado brasileiro.

O Havoline Motrio 10W-40 é um óleo lubrificante semissintético, recomendado para motores flex, gasolina e etanol, da montadora. A formulação do Havoline Motrio 10W-40 “assegura diversos benefícios, como proteção antidesgaste e baixo consumo de óleo, por exemplo, além de reduzir a emissão de gases nocivos ao meio ambiente”, diz Paulo Gomes, diretor de Marketing da Iconic Lubrificantes, para quem o lançamento conjunto desse produto reforça o posicionamento da marca Texaco.


RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito à primeira etapa do recall dos veículos BMW modelos i8 Roadster, 330e M Sport, 745Le M Sport, 530e M Sport, X5 xDrive45e M Sport, X3 xDrive30e, X3 xDrive30e X Line e Mini Cooper S E Countryman ALL 4. A BMW do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

A empresa informa ter verificado a possibilidade de que, em função de eventual contaminação por impurezas decorrentes do processo de produção da bateria de alta voltagem, ocorra um possível curto-circuito quando esta estiver completamente carregada. Nesse caso, não se descarta a possibilidade de incêndio nessa bateria e acidentes fatais ou que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros.

A BMW alerta que os proprietários não devem carregar seus veículos na rede elétrica, mas adotar imediatamente algumas orientações, a serem configuradas por meio do display central do veículo, a fim de manter a carga da bateria de alta voltagem em níveis mínimos. Além disso, ainda segundo o comunicado, para todos os modelos envolvidos nessa campanha, o proprietário não deverá utilizar as funções de trocas de marchas manuais, modo Sport da alavanca de câmbio, nem as aletas de troca de marchas posicionais atrás do volante. A empresa disponibiliza o telefone 0800 019 7097, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, para outras informações.


HYUNDAI – A Hyundai Motor Group nomeou Euisun Chung novo presidente do seu Conselho de Administração (chairman), em substituição a pedido de seu pai, Mong-Koo Chung, filho do fundador da companhia coreana (Ju-yung Chung) e acionista majoritário que, aos 82 anos, passa a ocupar a posição de chairman honorário – uma espécie de aposentadoria sem se afastar da empresa, que permanece sob controle familiar. Por quase duas décadas Chung vem sendo preparado para assumir o comando do grupo, desde 1999 vem passando por diversas posições em empresas da corporação e em 2018 foi alçado ao posto de vice-chairman executivo e que, na prática, já estava na liderança das operações.


EXECUTIVO – A área de automóvel da seguradora Mapfre passa a contar com um novo executivo em sua direção no Brasil. É Pedro Pimenta, que chega à empresa com mais de 20 anos de experiência no segmento automobilístico. Além de vasto know-how de mercado, Pimenta também é especializado em Gestão Empresarial e Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Divulgação                   Neri: novos desafios tecnológicos

ARTIGO

O futuro da indústria automotiva e o profissional da Qualidade

Por Bruno Neri (*)

Muito se discute atualmente entre os participantes da cadeia automotiva a respeito da evolução futura do automóvel, no sentido de digitalização, eletrificação, conectividade e compartilhamento. Porém, há mais de três décadas, quando sistemas eletrônicos começaram a ser desenvolvidos para o controle do funcionamento dos motores, a evolução tecnológica cada vez mais acelerada tem trazido desafios para a gestão da Qualidade nas empresas.

Tais desafios puderam ser superados, à medida que se capacitou para a Qualidade profissionais com diferentes formações técnicas, como mecânicos, químicos, eletroeletrônicos, especialistas em materiais, computação e processamento de dados. De fato, ao longo deste período, mesmo diante da complexidade e crescentes exigências dos clientes e legisladores, a cadeia automotiva produziu uma notável evolução da performance, eficiência, sofisticação e durabilidade dos veículos.

Mais uma vez, no entanto, encontramo-nos diante de novos desafios tecnológicos que requerem passos adicionais na capacitação dos profissionais da Qualidade.

Os veículos caminham para um nível bastante avançado de integração dos diferentes domínios veiculares. Isto requer do profissional da Qualidade uma elevada habilidade de networking, já que se torna cada vez mais impraticável dominar todos os conteúdos técnicos envolvido num sistema veicular complexo. Ganha importância neste contexto o profissional com visão integrada das inter-relações do sistema, considerando sensores, atuadores, circuitos elétrico-eletrônico, software e processamento de dados, além do conhecimento específico de sua área de formação técnica.

São igualmente essenciais as competências interpessoais, de comunicação e de gestão de informações, para que este profissional possa transitar de maneira ágil e eficaz entre diferentes especialistas técnicos, obtendo para cada situação os conhecimentos necessários. A habilidade de comunicação é essencial, considerando que estes especialistas podem estar em diferentes empresas e até países, à medida que cada vez mais se divide entre diferentes fornecedores o desenvolvimento e a produção dos componentes do veículo, bem como dos dispositivos eletrônicos, software e calibração que os controlam.

Até 2030, a mobilidade pessoal compartilhada deve se tornar significativamente presente nos mercados automotivos maduros, e num futuro um pouco mais distante, também no Brasil. Ela altera significativamente a orientação do profissional da Qualidade quanto a orientação ao cliente.

Num futuro de mobilidade compartilhada, o cliente a quem devemos estar orientados será cada vez menos o comprador/usuário do veículo, como usualmente enxergamos hoje, e cada vez mais o conjunto de todos os potenciais usuários de um veículo compartilhado. A intensidade de utilização do veículo compartilhado e a quilometragem rodada por cada unidade tendem a ser exponencialmente maiores, principalmente em centros urbanos. Neste contexto, perdem relevância atributos da satisfação do cliente relacionados à propriedade do veículo, como por exemplo a estética e a alta performance. Ganham por outro lado relevância atributos relacionados à confiabilidade do veículo, como durabilidade e disponibilidade, e a facilidade e robustez de operação dos dispositivos de infotainment do veículo.

Adicionalmente, o cliente da mobilidade compartilhada terá um olhar diferente sobre o desgaste e a manutenção do veículo, que não é sua propriedade. Fica reduzida, portanto, a experiência do cliente na rede de concessionárias e pós-vendas das marcas de veículos, tema hoje tão central nas discussões sobre satisfação dos clientes.

Dependendo do ramo da cadeia automotiva em que atue, as mudanças para o futuro profissional da Qualidade poderão vir a ser ainda mais expressivas. Num cenário de compartilhamento de veículo que não é de sua propriedade, o foco central da satisfação do cliente deixa de ser o automóvel em si, com todos os atributos de satisfação já amplamente discutidos. Ganham relevância os serviços que envolvem o veículo compartilhado, como por exemplo aplicativos de car-sharing e relacionados à recarga para veículos elétricos.

Enfim, mudanças importantes colocam-se desde já no horizonte da Qualidade Automotiva.

Todavia, no estudo Qualidade 2020, conduzido pela AIAG juntamente a representantes dos OEM, especialistas do setor já apontavam os fundamentos essenciais para o profissional da Qualidade, que formam a base de sua especialização, adaptando-se aos diferentes contextos técnicos:

. Habilidade na solução de problemas complexos

. Habilidade na gestão de requisitos específicos de clientes

. Conhecimento dos Sistemas de Gestão da Qualidade

. Competências de Desenvolvimento do Produto (compliance do produto e desenvolvimento para eficiência operacional na manufatura)

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva é reconhecido no mercado pela sua sólida experiência de 25 anos na capacitação de profissionais e suporte às empresas do setor. Através do relacionamento com as entidades de classe dos fabricantes de autopeças e automóveis, e de convênio com entidades congêneres no exterior, o Instituto é capaz de prover capacitação nestes fundamentos e outras competências importantes para o desenvolvimento dos profissionais da Qualidade.

(*) Bruno Neri é Diretor Executivo do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário