Nelson Tucci
Que os SUVs caíram no gosto do consumidor brasileiro não é novidade. O que chama a atenção no recém-encerrado mês de julho é que um modelo desses (Sport Utility Vehicle) bateu o até aqui campeão de vendas Ônix, empurrando-o para o 2º lugar, com quase 800 unidades vendidas a mais.
Os
números contabilizados vão até o dia 29 (faltam, portanto, os 2 últimos dias do
mês entrarem na estatística) e apontam aumento de 26,7% nas vendas de julho
sobre o mês anterior, em se tratando de carros e comerciais leves. Quando se
compara julho/20 contra julho/19, no entanto, o recuo é de 26,9%, e no
acumulado do ano a retração é de 37,3% (comparado a igual período de 19). Isto
equivale dizer que o mercado de automóveis apresenta uma certa recuperação, mas
ainda anda devagar.
Com performance expressiva desde que foi lançado, em abril de 2019, o SUV T-Cross vem crescendo em vendas. Em julho último vendeu 9.316 unidades, contra 8.587 do Chevrolet Onix (lembrando que isto é até o dia 29). Com isto, o T-Cross empurrou a Volkswagen para a liderança: são 27.888 carros negociados no período, conquistando 19,4% de participação, pouco mais de 2% que a GM, em segundo lugar, tendo vendido 24.951 unidades (17,3% de market share). Entre os 10 veículos mais comercializados no mês, ainda aparecem o Chevrolet Tracker (5º lugar), com 5.384 unidades; o Renegade (8º), com 4.218, e o Compass (9º), com 4.212 unidades.
ESPORTIVO – A Porsche inicia a pré-venda do modelo Taycan no Brasil. O primeiro esportivo de propulsão totalmente elétrica da marca poderá ser encomendado nas concessionárias e todas as versões terão incluso no preço um carregador de 11 kW para recarga da bateria de alta tensão que alimenta os motores elétricos, mais a respectiva instalação. De acordo com a montadora, a entrega das primeiras unidades está prevista para acontecer ainda em 2020.
O modelo Taycan chegará ao Brasil em três versões, já como modelo 2021: Taycan 4S a partir de R$ 589.000, Taycan Turbo a partir de R$ 809.00 e Taycan Turbo S a partir de R$ 979.000 − preços iniciais sugeridos, sem considerar o frete interno. Os valores incluem o custo de verificação e instalação do carregador no endereço indicado pelo cliente em qualquer localidade do território nacional.
P 208 – O Groupe PSA iniciou a produção em série do Novo Peugeot 208 na sua fábrica de Palomar, na Argentina. Este é considerado um dos lançamentos mais importantes em toda a história do grupo na América Latina.
O
modelo é um veículo global e traz tecnologia embarcada de última geração, que
inclui o i-cockpit 3D e o pacote tecnológico de assistência à condução,
inéditos no segmento de hatches compactos.
Para
desenvolver o modelo, cerca de 600 colaboradores da América Latina e da Europa
trabalharam conjuntamente nos últimos anos, com mais de 8 mil horas de formação
para as equipes de produção e cerca de 620 mil horas de trabalho para o
desenvolvimento do projeto.
AMARGO – A pandemia do novo coronavírus gerou perdas equivalentes a € 1,8 bilhão para o Grupo Renault, que divulgou seu balanço financeiro global referente ao primeiro semestre na quinta-feira, 30. Há 10 dias, a companhia informou sobre seu balanço de vendas globais, cujo volume registrou queda de 35% no período, levando a uma retração de mesma proporção no faturamento, ao fechar em € 18,4 bilhões. Não custa lembrar que em julho passado a montadora francesa demitiu 747 trabalhadores da unidade de São José dos Pinhais/PR.
Os
franceses ainda amargaram uma margem operacional negativa de pouco mais de € 1,2 bilhão
no primeiro semestre e o resultado operacional também
ficou negativo em mais de €
2 bi, após a contabilização
das despesas não recorrentes. Com isso, a companhia
totalizou prejuízo de € 7,3 bilhões na primeira
metade de 2020.
Já
o Grupo Volkswagen, por sua vez, registrou prejuízo de € 1,4 bilhão
no primeiro semestre, registrando queda de 23% do faturamento, para € 96,1 bilhões
no período. A organização
atribui o desastre financeiro à pandemia,
conforme comunicado ao mercado relacionado ao seu balanço financeiro e
divulgado na sexta-feira, 31.
MOTO – O projeto da mais recente geração da GL 1800 Gold Wing foi marcado por uma radical modernização, embora tenha mantido a identidade do modelo. Considerada referência em seu segmento desde o lançamento de sua versão pioneira, em 1975, a nova geração das Gold Wing detém a primazia de ter sido a 1ª motocicleta do planeta a oferecer integração com o Apple CarPlay aplicativo desenvolvido para integração com smartphones dotados de sistema operacional iOS. Tal tecnologia anteriormente era exclusiva de automóveis.
ÓLEO – A Meritor apresenta avanços na sua linha de óleo lubrificantes multiviscosos para diferenciais em seus eixos trativos. Trata-se de um produto premium devido aos seus óleos básicos minerais e sintéticos de alta performance, incluindo um pacote de aditivos que, segundo o fabricante, proporciona maior proteção antidesgaste, anticorrosiva e antioxidante. O aditivo de extrema pressão (EP) assegura, mesmo em uso severo, excelente estabilidade térmica.
Disponível
nas versões sintético (especificação 75W-90) e mineral (especificação 85W-140),
a família de lubrificantes da maior fabricante de eixos do mundo recebeu
atualizações em sua formulação e embalagem com novo design. A garantia do
produto, embalado e agora selado, também foi ampliada para cinco anos, a partir
da data de fabricação.
FILTROS – A fabricante de filtros, fluidos e detentora da marca Fleetguard lança no mercado de reposição a linha de elementos filtrantes E-TOP. Os novos cartuchos para filtros de combustível foram desenvolvidos em três versões pelo time de engenharia brasileiro da Cummins para os segmentos de caminhões médios e pesados. Os novos produtos trazem “alto índice de separação de água e elevada eficiência na retenção de contaminantes”, de acordo com a empresa.
Segundo
Antonio Almeida, diretor de Vendas da Cummins Filtros, “o lançamento Fleetguard
E-TOP integra a estratégia de expansão no aftermarket, tendo a vantagem do
desenvolvimento integrado com os motores Cummins. Os novos produtos são
testados e validados para atender aos requisitos das montadoras”.
Disponíveis
em três tamanhos, o E-TOP foi desenvolvido para aplicações nos filtros de
combustível dos motores Cummins ISF 2.8, ISF 3.8, ou seja, caminhões entre 3
ton e 6 ton de PBT (peso bruto total) e para motores de 13 litros (510 CV).
PRÊMIO – A Honda Automóveis do Brasil realizou na semana que passou o reconhecimento dos fornecedores que mais se destacaram em suas áreas de atuação ao longo de 2019.
Nesta
edição, a tradicional premiação aconteceu de forma virtual, com transmissão ao
vivo, para convidados, diretamente da unidade da Honda Automóveis em Sumaré/SP.
Seguindo rigorosos protocolos de saúde e segurança, estiveram presentes
fisicamente na unidade apenas um representante de cada empresa laureada.
Foram
premiados 17 fornecedores, sendo 14 deles por Excelência em Qualidade e Entrega
em suas áreas de atuação; seguido por três empresas destaques em Meio Ambiente,
Divisão de Peças e no programa Honda Way, que visa fortalecer os princípios de
produção, desenvolvendo técnicas que limitem a variabilidade no processo
produtivo e tragam mais qualidade e segurança ao produto.
CONTROLE – Aena, a maior operadora de terminais do mundo, confiou à Indra, uma das principais companhias globais de tecnologia e consultoria, a implantação de um sistema de controle de temperatura de passageiros em 13 de seus aeroportos na Europa. Por meio de um sistema câmeras de imagem termográfica, é possível verificar a temperatura corporal dos viajantes e reduzir aglomerações nos controles a fim de minimizar riscos de transmissão de doenças.
Na
prática, o sistema é integrado por câmeras fixas, instaladas na área de
desembarque de passageiros, e câmeras móveis de reforço, com as quais podem ser
realizados controles aleatórios em qualquer ponto dos terminais. O diferencial
do projeto está na tecnologia de alta precisão e sensibilidade utilizada pela
Indra e no fato de que se trata de uma solução inteligente, que detecta o
passageiro de forma autônoma, sem a necessidade de parar ou estar a certa
distância.
As
soluções também permitem prever e antecipar a demanda de passageiros e seus
comportamentos, facilitando um melhor gerenciamento das operações,
especialmente em um momento como o atual, no qual processos de registro ou
designação de intervalos de tempo (slots) estão sendo implementados para a
chegada.
RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall de veículos BMW modelo 328i – fabricados entre maio de 1998 e maio de 2000, número de chassis de WBAAM5100WEH68917 até WBAAM510XYJL95568. A BMW do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor. Essa convocação é complementar à campanha realizada em janeiro de 2020.
A
empresa informa ter verificado a possibilidade de que o airbag do condutor
apresente falha de vedação, permitindo absorção de umidade pelo gerador de gás
e o posterior ressecamento a longo prazo. Tal falha pode descaracterizar as
condições originais do propulsor do referido airbag e ocasionar a quebra do
gerador de gás devido ao aumento de pressão interna no momento do acionamento
em casos de acidentes.
Na
hipótese do acionamento do airbag do condutor em caso de acidentes, pode
ocorrer o aumento de pressão interna do gerador de gás com a possibilidade de
projeção de fragmentos metálicos, que podem gerar acidentes fatais ou com danos
físicos e materiais aos ocupantes e terceiros. A empresa orienta os
proprietários dos modelos a verificarem no site www.bmw.com.br
ou pelo telefone 0800 019 7097 se o seu veículo está envolvido e seguirem as
instruções fornecidas: interromper o uso de veículo imediatamente e procurar o
SAC ou levar o veículo a uma concessionária da marca.
RECALL 2 – O Procon-SP também informa sobre os veículos Chevrolet Celta e Classic modelos 2013 a 2016, com números de chassis abaixo identificados. A General Motors deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Identificação:
Chevrolet Celta, fabricação de 22/8/12 a 15/4/15, números de chassis de
DG124288 a GG100849; modelo Chevrolet Classic, fabricação de 4/7/12 a 10/6/16, números
de chassis de DB186193 a GR160004.
A
empresa informa que em caso de colisão com acionamento do airbag poderá ocorrer
a soltura do módulo do airbag do volante. Em consequência deste defeito haverá
a diminuição da proteção do motorista, podendo causar danos materiais e lesões
físicas graves ou fatais. Os proprietários dos veículos envolvidos deverão
agendar junto a uma concessionária da marca a substituição do airbag do lado do
motorista. O atendimento será a partir de 05/08. Para agendamento e mais
informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 702 4200 e o site www.chevrolet.com.br
RECALL 3 – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall das bicicletas modelos Sirrus e Sirrus X, vendidas entre 2019 e 2020. A Specialized Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Aempresa
informa que os pedivelas podem não ter sido fixados de acordo com as
especificações de fábrica, podendo soltar-se e resultar em perda repentina de
controle e causar acidentes.
Os
usuários das bicicletas/veículos envolvidas deverão suspender imediatamente o
seu uso e procurar uma das revendas da marca para revisão dos componentes de
fixação. Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone (11) 2789.8200
e o site www.specialized.com
JAGUAR – A Jaguar Land Rover anunciou a nomeação de Thierry Bolloré como novo CEO da Jaguar Land Rover, a partir de 10 de setembro.
O
executivo tem ampla experiência na indústria automotiva, mais recentemente como
CEO do Grupo Renault e, anteriormente, em posições do alto escalão do fornecedor
global automotivo Faurecia.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário