segunda-feira, 3 de agosto de 2020

SUVs destacam-se em julho

Nelson Tucci

Que os SUVs  caíram no gosto do consumidor brasileiro não é novidade. O que chama a atenção no recém-encerrado mês de julho é que um modelo desses (Sport Utility Vehicle) bateu o até aqui campeão de vendas Ônix, empurrando-o para o 2º lugar, com quase 800 unidades vendidas a mais. 

Os números contabilizados vão até o dia 29 (faltam, portanto, os 2 últimos dias do mês entrarem na estatística) e apontam aumento de 26,7% nas vendas de julho sobre o mês anterior, em se tratando de carros e comerciais leves. Quando se compara julho/20 contra julho/19, no entanto, o recuo é de 26,9%, e no acumulado do ano a retração é de 37,3% (comparado a igual período de 19). Isto equivale dizer que o mercado de automóveis apresenta uma certa recuperação, mas ainda anda devagar.

Com performance expressiva desde que foi lançado, em abril de 2019, o SUV T-Cross vem crescendo em vendas. Em julho último vendeu 9.316 unidades, contra 8.587 do Chevrolet Onix (lembrando que isto é até o dia 29). Com isto, o T-Cross empurrou a Volkswagen para a liderança: são 27.888 carros negociados no período, conquistando 19,4% de participação, pouco mais de 2% que a GM, em segundo lugar, tendo vendido 24.951 unidades (17,3% de market share). Entre os 10 veículos mais comercializados no mês, ainda aparecem o Chevrolet Tracker (5º lugar), com 5.384 unidades; o Renegade (8º), com 4.218, e o Compass (9º), com 4.212 unidades.


Divulgação         Taycan Turbo elétrico, com 680 cv de potência

ESPORTIVO – A Porsche inicia a pré-venda do modelo Taycan no Brasil. O primeiro esportivo de propulsão totalmente elétrica da marca poderá ser encomendado nas concessionárias e todas as versões terão incluso no preço um carregador de 11 kW para recarga da bateria de alta tensão que alimenta os motores elétricos, mais a respectiva instalação. De acordo com a montadora, a entrega das primeiras unidades está prevista para acontecer ainda em 2020.

O modelo Taycan chegará ao Brasil em três versões, já como modelo 2021: Taycan 4S a partir de R$ 589.000, Taycan Turbo a partir de R$ 809.00 e Taycan Turbo S a partir de R$ 979.000 − preços iniciais sugeridos, sem considerar o frete interno. Os valores incluem o custo de verificação e instalação do carregador no endereço indicado pelo cliente em qualquer localidade do território nacional.


P 208 – O Groupe PSA iniciou a produção em série do Novo Peugeot 208 na sua fábrica de Palomar, na Argentina. Este é considerado um dos lançamentos mais importantes em toda a história do grupo na América Latina.

O modelo é um veículo global e traz tecnologia embarcada de última geração, que inclui o i-cockpit 3D e o pacote tecnológico de assistência à condução, inéditos no segmento de hatches compactos.

Para desenvolver o modelo, cerca de 600 colaboradores da América Latina e da Europa trabalharam conjuntamente nos últimos anos, com mais de 8 mil horas de formação para as equipes de produção e cerca de 620 mil horas de trabalho para o desenvolvimento do projeto.


AMARGO – A pandemia do novo coronavírus gerou perdas equivalentes a 1,8 bilhão para o Grupo Renault, que divulgou seu balanço financeiro global referente ao primeiro semestre na quinta-feira, 30. Há 10 dias, a companhia informou sobre seu balanço de vendas globais, cujo volume registrou queda de 35% no período, levando a uma retração de mesma proporção no faturamento, ao fechar em 18,4 bilhões. Não custa lembrar que em julho passado a montadora francesa demitiu 747 trabalhadores da unidade de São José dos Pinhais/PR.

Os franceses ainda amargaram uma margem operacional negativa de pouco mais de 1,2 bilhão no primeiro semestre e o resultado operacional também ficou negativo em mais de 2 bi, após a contabilização das despesas não recorrentes. Com isso, a companhia totalizou prejuízo de 7,3 bilhões na primeira metade de 2020.

Já o Grupo Volkswagen, por sua vez, registrou prejuízo de 1,4 bilhão no primeiro semestre, registrando queda de 23% do faturamento, para 96,1 bilhões no período. A organização atribui o desastre financeiro à pandemia, conforme comunicado ao mercado relacionado ao seu balanço financeiro e divulgado na sexta-feira, 31.


Divulgação      Modelo tem interface tecnológica simplificada, por comando de voz

MOTO – O projeto da mais recente geração da GL 1800 Gold Wing foi marcado por uma radical modernização, embora tenha mantido a identidade do modelo. Considerada referência em seu segmento desde o lançamento de sua versão pioneira, em 1975, a nova geração das Gold Wing detém a primazia de ter sido a 1ª motocicleta do planeta a oferecer integração com o Apple CarPlay aplicativo desenvolvido para integração com smartphones dotados de sistema operacional iOS. Tal tecnologia anteriormente era exclusiva de automóveis.


Divulgação       Empresa assegura a durabilidade e desempenho na lubrificação

ÓLEO – A Meritor apresenta avanços na sua linha de óleo lubrificantes multiviscosos para diferenciais em seus eixos trativos. Trata-se de um produto premium devido aos seus óleos básicos minerais e sintéticos de alta performance, incluindo um pacote de aditivos que, segundo o fabricante, proporciona maior proteção antidesgaste, anticorrosiva e antioxidante. O aditivo de extrema pressão (EP) assegura, mesmo em uso severo, excelente estabilidade térmica.

Disponível nas versões sintético (especificação 75W-90) e mineral (especificação 85W-140), a família de lubrificantes da maior fabricante de eixos do mundo recebeu atualizações em sua formulação e embalagem com novo design. A garantia do produto, embalado e agora selado, também foi ampliada para cinco anos, a partir da data de fabricação.


Divulgação                                      Cummins apresenta novos filtros


FILTROS – A fabricante de filtros, fluidos e detentora da marca Fleetguard lança no mercado de reposição a linha de elementos filtrantes E-TOP. Os novos cartuchos para filtros de combustível foram desenvolvidos em três versões pelo time de engenharia brasileiro da Cummins para os segmentos de caminhões médios e pesados. Os novos produtos trazem “alto índice de separação de água e elevada eficiência na retenção de contaminantes”, de acordo com a empresa.

Segundo Antonio Almeida, diretor de Vendas da Cummins Filtros, “o lançamento Fleetguard E-TOP integra a estratégia de expansão no aftermarket, tendo a vantagem do desenvolvimento integrado com os motores Cummins. Os novos produtos são testados e validados para atender aos requisitos das montadoras”.

Disponíveis em três tamanhos, o E-TOP foi desenvolvido para aplicações nos filtros de combustível dos motores Cummins ISF 2.8, ISF 3.8, ou seja, caminhões entre 3 ton e 6 ton de PBT (peso bruto total) e para motores de 13 litros (510 CV).


PRÊMIO – A  Honda Automóveis do Brasil realizou na semana que passou o reconhecimento dos fornecedores que mais se destacaram em suas áreas de atuação ao longo de 2019.

Nesta edição, a tradicional premiação aconteceu de forma virtual, com transmissão ao vivo, para convidados, diretamente da unidade da Honda Automóveis em Sumaré/SP. Seguindo rigorosos protocolos de saúde e segurança, estiveram presentes fisicamente na unidade apenas um representante de cada empresa laureada.

Foram premiados 17 fornecedores, sendo 14 deles por Excelência em Qualidade e Entrega em suas áreas de atuação; seguido por três empresas destaques em Meio Ambiente, Divisão de Peças e no programa Honda Way, que visa fortalecer os princípios de produção, desenvolvendo técnicas que limitem a variabilidade no processo produtivo e tragam mais qualidade e segurança ao produto.


CONTROLE – Aena, a maior operadora de terminais do mundo, confiou à Indra, uma das principais companhias globais de tecnologia e consultoria, a implantação de um sistema de controle de temperatura de passageiros em 13 de seus aeroportos na Europa. Por meio de um sistema câmeras de imagem termográfica, é possível verificar a temperatura corporal dos viajantes e reduzir aglomerações nos controles a fim de minimizar riscos de transmissão de doenças.

Na prática, o sistema é integrado por câmeras fixas, instaladas na área de desembarque de passageiros, e câmeras móveis de reforço, com as quais podem ser realizados controles aleatórios em qualquer ponto dos terminais. O diferencial do projeto está na tecnologia de alta precisão e sensibilidade utilizada pela Indra e no fato de que se trata de uma solução inteligente, que detecta o passageiro de forma autônoma, sem a necessidade de parar ou estar a certa distância.

As soluções também permitem prever e antecipar a demanda de passageiros e seus comportamentos, facilitando um melhor gerenciamento das operações, especialmente em um momento como o atual, no qual processos de registro ou designação de intervalos de tempo (slots) estão sendo implementados para a chegada.


RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall de veículos BMW modelo 328i – fabricados entre maio de 1998 e maio de 2000, número de chassis de WBAAM5100WEH68917 até WBAAM510XYJL95568. A BMW do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor. Essa convocação é complementar à campanha realizada em janeiro de 2020.

A empresa informa ter verificado a possibilidade de que o airbag do condutor apresente falha de vedação, permitindo absorção de umidade pelo gerador de gás e o posterior ressecamento a longo prazo. Tal falha pode descaracterizar as condições originais do propulsor do referido airbag e ocasionar a quebra do gerador de gás devido ao aumento de pressão interna no momento do acionamento em casos de acidentes.

Na hipótese do acionamento do airbag do condutor em caso de acidentes, pode ocorrer o aumento de pressão interna do gerador de gás com a possibilidade de projeção de fragmentos metálicos, que podem gerar acidentes fatais ou com danos físicos e materiais aos ocupantes e terceiros. A empresa orienta os proprietários dos modelos a verificarem no site www.bmw.com.br ou pelo telefone 0800 019 7097 se o seu veículo está envolvido e seguirem as instruções fornecidas: interromper o uso de veículo imediatamente e procurar o SAC ou levar o veículo a uma concessionária da marca.


RECALL 2 – O Procon-SP também informa sobre os veículos Chevrolet Celta e Classic modelos 2013 a 2016, com números de chassis abaixo identificados. A  General Motors deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

Identificação: Chevrolet Celta, fabricação de 22/8/12 a 15/4/15, números de chassis de DG124288 a GG100849; modelo Chevrolet Classic, fabricação de 4/7/12 a 10/6/16, números de chassis de DB186193 a GR160004.

A empresa informa que em caso de colisão com acionamento do airbag poderá ocorrer a soltura do módulo do airbag do volante. Em consequência deste defeito haverá a diminuição da proteção do motorista, podendo causar danos materiais e lesões físicas graves ou fatais. Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca a substituição do airbag do lado do motorista. O atendimento será a partir de 05/08. Para agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 702 4200 e o site www.chevrolet.com.br


RECALL 3 – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall das bicicletas modelos Sirrus e Sirrus X, vendidas entre 2019 e 2020. A Specialized Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

Aempresa informa que os pedivelas podem não ter sido fixados de acordo com as especificações de fábrica, podendo soltar-se e resultar em perda repentina de controle e causar acidentes.

Os usuários das bicicletas/veículos envolvidas deverão suspender imediatamente o seu uso e procurar uma das revendas da marca para revisão dos componentes de fixação. Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone (11) 2789.8200 e o site www.specialized.com


JAGUAR – A Jaguar Land Rover anunciou a nomeação de Thierry Bolloré como novo CEO da Jaguar Land Rover, a partir de 10 de setembro.

O executivo tem ampla experiência na indústria automotiva, mais recentemente como CEO do Grupo Renault e, anteriormente, em posições do alto escalão do fornecedor global automotivo Faurecia.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário